SkyscraperCity banner
1 - 20 of 23 Posts

·
Banned
8,524 Posts
Discussion Starter · #1 ·
IKEA to open 4 new outlets by 2012
IKEA (Sweden) is to invest some €200 million through to 2012 expanding its presence in Portugal. Building on the success of its flagship store in Alfragide, IKEA plans four new outlets for Lisbon and Oporto. It is also considering the possibility of establishing an Iberian distribution centre, says André de Wit Iberian peninsula local director. He said break-even would be attained three years after the opening of the first outlet, an initial investment of some €60 million. He said apart from the new outlet at Matosinhos (North), to be opened in spring 2007, IKEA will roll out further outlets in the greater Lisbon and greater Oporto areas at a cost of €50 million per unit. Anders Dahlvig, IKEA chairman and CEO said the Swedish group has some €1 billion to invest in the Iberian Peninsular through to 2010. The first Portugal outlet at Alfragide opened in June 2004 and current total sales stand at €80 million. The group initially forecast consolidated sales of €100 million by tax year end 2007 but it has now revised its assessment and will achieve this by August 2006. The Lisbon outlet has so far welcomed 2.5 million customers from around the country. The group has 20 Portuguese suppliers from which it acquired €64 million worth of goods over the past 12 months.

·
Uma dúzia de anos disto..
30,728 Posts
Porque não, Barra?

·
Looking up.
540 Posts
Porque significa que o dinheiro que lá gastarmos vai na maior parte parar ao estrangeiro. Parece-me uma ilusão que estas grandes superfícies criem mais riqueza do que a que consomem...

·
Moderator
17,935 Posts
E' claro que sim. O ideal seria todas estas superficies estarem em maos portuguesas.

·
President and CEO
17,578 Posts
A concorrência é boa para o mercado.

·
30,728 Posts
coimbra said:
Porque significa que o dinheiro que lá gastarmos vai na maior parte parar ao estrangeiro. Parece-me uma ilusão que estas grandes superfícies criem mais riqueza do que a que consomem...
É 1 facto e não ponho isso em causa. Mas também há que afirmar que o conceito da IKEA é inovador e altamente atractivo para o consumidor. E se eles planeiam abrir + 4 lojas é porque o publico está a acorrer a Alfragide em bom ritmo!

·
Registered
1,440 Posts
a sonae tem 11 shopings em espanha, 2 em italia, 1 na grecia,e mais uma carrada no brasil... e esta a desenvolver mais dois em espanha, 4 em italia, 2 na grecia e 2 na alemanha...

qual é o problema do investimento estrangeiro cá...

os foruns tbm n são portugueses...

o freeport tbm n é portugues...

o el corte tbm n é portugues...

eu sei que era melhor serem portugas... mas no entanto criam emprego!

·
Moderator
181,858 Posts
coimbra said:
Ora aí está :(

·
30,728 Posts
Entao criem lojas portuguesas do genero e eu vou lá!

·
Moderator
17,935 Posts
[Smeagol] said:
a sonae tem 11 shopings em espanha, 2 em italia, 1 na grecia,e mais uma carrada no brasil... e esta a desenvolver mais dois em espanha, 4 em italia, 2 na grecia e 2 na alemanha...

qual é o problema do investimento estrangeiro cá...

os foruns tbm n são portugueses...

o freeport tbm n é portugues...

o el corte tbm n é portugues...

eu sei que era melhor serem portugas... mas no entanto criam emprego!
Smeagol explica-me uma coisa.. se os salarios nao sobem e a Ikea vende cada vez mais, o que vai acontecer as empresas de mobiliario portuguesas? Se por um lado criam por outro tiram alem de que sabemos muito bem que nao chegamos sequer a cheirar os lucros obtidos pela cadeia. O coimbra tem razao, o ideal seria as empresas serem todas portuguesas.. mas o que e' facto e' que eles vendem mobiliario a precos muito atractivos, nenhum portugues se lembrou disso antes e portanto nao ha grande escolha!

·
Moderator
17,935 Posts
Nos e os outros.. com a globalizacao torna-se cada vez mais dificil ser proteccionista ou como os espanhois fizeram no seculo passado- produzir tudo no pais!

·
Banned
2,618 Posts
Barragon said:
Finalmente estamos de acordo amigo Barra!
A Ikea é uma séria ameaça para a Paços de ferreira e não trás consigo verdadeira riqueza ao país. Tra´s sim postos de emprego miseráveis e lucros ao sueco burguês.

·
Banned
2,618 Posts
O pior da notícia homem_série é que o Governo da Rosa não coloca um travão nesta fuga de riqueza.

1 - 20 of 23 Posts