Skyscraper City Forum banner
Status
Not open for further replies.
1 - 11 of 11 Posts

·
Banned
Joined
·
1,695 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Histórico de Ilhabela
O Município de Ilhabela compreende: Ilha de São Sebastião, Ilhas de Búzios, Ilha da Vitória (habitadas), e mais os ilhotes: das Cabras (também habitada), Serraria (em frente a praia do mesmo nome), Castelhanos, lagoa, Figueira (na baia de Castelhanos) e das Enchovas (na baia das Enchovas).
A Ilha de São Sebastião recebeu este nome em 20 de janeiro de 1502 dado por Américo Vespúcio, nome alusivo ao santo do dia, quando de sua passagem por este canal.
A cidade de São Sebastião surgiu muito mais tarde. Dizem os historiadores que o povoado de São Sebastião teve como primeiro nome Vila da Ilha de São Sebastião, portanto, Ilhabela é o nome do município, a Ilha (acidente geográfico) é Ilha de São Sebastião.
O povoado da Ilha recebeu o nome de Villa Bella da Princesa. Alcançou a sua emancipação política-administrativa em 03 de setembro de 1805 com este nome. Passou a se chamar apenas Villa Bella (popularmente) sem que houvesse medida legal (decreto) para essa mudança. Ficou com este nome até 1940, quando ai sim, por decreto mudou de nome para Formosa, e em 1944 para Ilhabela. O nome Ilhabela, tem portanto 58 anos.
A população do município de Ilhabela sempre se concentrou na faixa próxima ao mar, principalmente na parte do canal, embora o caiçara tenha vivido até hoje, em toda volta da Ilha, principalmente nas praias e lugares mais abrigados.
Até a década de 50 a população do município era genuinamente caiçara. A partir daí começam a chegar os primeiros migrantes e turistas, estes vindos principalmente da capital paulista. E assim é que algumas famílias de turistas que adquiriram propriedades aqui na Ilha naquela época e até antes de 50, as conservam suas até hoje, como a Vila Caiçara, o Engenho D'água, a Garapocaia a Ponta das Canas, a do Catatau.
O turismo desenvolveu-se com mais intensidade a partir de 60 (com o advento da balsa em 1958). A partir daí, até hoje, o município equipou-se de bom comércio, voltado para o turismo.
Até a década de quarenta, o município de Ilhabela teve boa atividade agrícola, desenvolvendo-se principalmente, o plantio de cana de açúcar para o fabrico de pinga, tão famosa e preferida.
Lembramos, como ilustração, os nomes de algumas marcas como Feiticeira, Engenho D'água, Ponta das Canas, Favorita, Consolo, Marafa, Leite Irmãos, Bexiga, Morrão Caiçara, Cocaia, Tangará, Engenho Novo, Amansa sogra.
Na área pesqueira o município teve uma atividade bem desenvolvida principalmente na pesca da sardinha que era feita em grande escala. Ainda com relação à agricultura, desenvolveu-se o plantio do café, banana, laranja, abacate, caju, jaca, feijão, milho e mandioca.
Boa quantidade dessa produção era levada para Santos, para ser comercializada, através das grandes canoas de voga (a remo), e pelos barcos que mantinham uma linha periódica para aquela cidade e de lá para cá. Atualmente a economia do município de Ilhabela está voltada apenas para o turismo.
Fonte: Secretaria de Turismo de Ilhabela



ja seguindo para ilha bela pela balsa, saindo de são sebastião.


ilha das cabras, paraíso para mergulhar.




praia do curral.
















serra do mar ao fundo.


jardim do hotel onde fiquei.


porto de são sebastião.


avenida beira mar , autura da praia do pequerê.


comércio local , 5 km do centro.










espero que gostem , tem mais fotos que postarei em outra oportunidade.:)
 

·
Banned
Joined
·
1,695 Posts
Discussion Starter · #2 ·
só um detalhe, ilha bela tem noventa e oito por cento de mata atlantica preservada , e uma das 10 praias mais bonitas do brasil , a praia dos castelhanos, infelizmente não postei fotos deta praia .:eek:hno:pena que o cara que tirou as fotos é ruim e otempo estava péssimo.
 

·
Crucismogiensis
Joined
·
8,408 Posts
Pena que o tempo estava nublado.

Eu adoro Ilhabela. Devo ter atravessado essa balsa mais de 30 vezes em toda a minha vida, pois meu avô tem casa em São Sebastião.

Algumas vezes fui em bate-e-volta para curtir o movimento na Vila (centro), outras vezes na Praia do Curral e na da Pedra do Sino. Outra vez fui de barco até a belíssima Praia de Jabaquara.

Também passei umas temporadas por lá com amigos, no Perequê, quando nós íamos pra Vila de noite a pé, pois de carro demorava mais de 1 hora por causa do caótico trânsito, pois Ilhabela só possui uma rua que liga todas as suas praias.
 

·
22°52'S 47°03'W
Joined
·
20,845 Posts
Quando fui a Ilhabela o tempo estava bem desse jeito. Era abril e fazia 18ºC à noite e 20º de dia. Mas é um lugar lindo...adoro o litoral norte de SP! :yes:
 

·
Registered
Joined
·
78 Posts
Ilha bela e grande assim? nossa como tem coisas erscondidas em sao paulo que eu nunca vi :bash:
 

·
santos sempre santos...
Joined
·
10 Posts
Eu fui uma unica vez a ILHA BELA litoral tb!! sou de Santos e não é longe, é bem pertinho mais fui uma única vez infelizmente e é simplesmente maravilhoso gostaria de fotos deste local, pq lá é um paraíso!!! PARECE QUE DEUS LITERALMENTE FEZ A MÃO!!! água cristalina e azul, peixes lindos, a cidade é maravilhosa!!! incrivelmente linda!!!
Como não tinha máquina não tirei fotos, se mais alguém tiver a oportunidade por favor coloque aqui!!!. Quero voltar lá e para ficar alguns dias, pois vale muito a pena e dessa vez levar máquina!!
ILHA BELA TEM O NOME QUE MERECE!!!
 
1 - 11 of 11 Posts
Status
Not open for further replies.
Top