SkyscraperCity Forum banner

Ilha de Marajó (PA) | A maior ilha fluviomarinha do planeta, natureza exuberante.

40962 Views 40 Replies 28 Participants Last post by  Bluetof
A ilha de Marajó é uma ilha brasileira do estado do Pará localizada na foz do rio Amazonas.
A Ilha de Marajó é a maior ilha fluviomarinha do mundo, palco da mais famosa pororoca do mundo e fenômeno de formação de ondas gigantescas no encontro da águas.
Destaca-se pelos montes artificiais, nomeados "tesos", construídos ainda em seu passado pré-colombiano pelos índios locais. De acordo com relato de Sir Walter Raleigh, no século XVI a ilha era também chamada de Marinatambal pelos indígenas. Em tempos coloniais foi denominada como Ilha Grande de Joannes.
Com uma área de aproximadamente 40 100 km², é a maior ilha fluviomarinha do mundo. A cidade de Belém situa-se a Sudeste do canal que separa a ilha do continente. Estando a 4 horas de travessia de balsa da capital.
Durante o surto de gripe espanhola de 1918-1919, a ilha de Marajó foi a única área com uma população importante onde não se registraram casos da doença.
A ilha se destaca como o lugar de maior rebanho de búfalos do Brasil.
A proposição de decreto legislativo nº 2419 de 2002 dispõe sobre a realização de plebiscito para a criação do "Território Federal do Marajó". O referido projeto, em tramitação no Congresso Nacional, definiria que caso viesse a ser aprovado, os seguintes municípios do estado do Pará seriam desmembrados para constituir o Território Federal do Marajó: Afuá, Anajás, Bagre, Breves, Cachoeira do Arari, Chaves, Curralinho, Gurupá, Melgaço, Muaná, Ponta de Pedras, Portel, Salvaterra, Santa Cruz do Arari, S. Sebastião da Boa Vista e Soure.
A principal cidade da ilha é a cidade de Breves, com seus 99.223 habitantes.

Turismo

A ilha de Marajó, a partir da década de 1990, insere-se no circuito turístico nacional devido a suas belas praias, igarapés, vigorosa natureza e culinária específica e tem atraído muitos visitantes. Conta na atualidade com estruturada rede de hospedagem e alimentação de várias categorias. Outro atrativo conciliado ao ecoturismo é o artesanato e a criação de búfalos. O artesanato marajoara é famoso em todo o país, assim como as fazendas de criação de búfalos.

História

Ela pode ter sido o primeiro ponto do território brasileiro a ser visitado pelos europeus dois anos antes da expedição portuguesa chegar a Cabrália, mas se o cartógrafo e navegador Duarte Pacheco Pereira passou mesmo por aqui, se fez desapercebido. De acordo com o Tratado de Tordesilhas, pisava em território espanhol.
Marajó foi habitado por diversas tribos indígenas, dentre eles, os aruãs, tribo mais numerosa e mais valente, de onde foram expulsos pelos Caraíbas. Os índios encontravam na ilha o ambiente ideal para viver e trabalhar a sua arte de desenhos geométricos, que hoje é distribuída pela Europa e América do Norte.

Mapa

Todas as fotos estão identificadas com seus devidos autores! :eek:kay:

1 Praia de Araruna, foto Marcelo Soares

2 Praia da Barra Vermelha, destaque a garça, foto Marcelo Soares

3 Búfalo, muito comum no Marajó, foto Marcelo Soares

4 Fazenda Bom Jesus, foto Marcelo Soares

5 Natureza exuberante, destaque ao guará e a garça azul, foto Marcelo Soares

6 Passeio de búfalo, foto Marcelo Soares

7 Praia do pesqueiro, foto Marcelo Soares

8 Ponte sobre o igarapé araruna, foto Marcelo Soares

9 Turistas, foto Marcelo Soares

10 Vegetação, foto Marcelo Soares

11 Rio Paracuary, foto Obaiano

12 Pesqueiro, foto Dário Pedrosa

13 Pesqueiro, foto Planetair

14 Policiamento na ilha, foto Paratur

15 Por do sol, foto Caio Leonardo

16 Pousada dos Guarás, foto Odilson Sá

17 Pousada canto do Frances, foto Brasiladentro

18 Praia marajoara, foto Fernando Stankuns

19 Idem, foto Stanowis Asno

20 Praia, foto Wagner Alves

21 Praia Grande, foto Cesar Teixeira

22 Praia em Souré, foto Alex

23 Praça na cidade de Salvaterra, foto Dário Pedrosa

24 Ribeirinhos, foto Francisco Filho

25 Rio Pará, foto Rendeiro Bruno

26 Ruinas em Joanes, foto Mellagi

27 Idem, foto WMorales10

28 Praia em Souré, foto Jão B. Mello

29 Vaqueiro marajoara, foto Br101

30 Vegetação, foto Marcelo Maestrelli

31 Paracauary Eco Pousada, foto Niani

32 Paracauary Eco Pousada, foto Niani

33 Barco, cena muito comum na Amazônia, foto Paulo Moura

34 Búfalos, foto Niani

35 Idem, foto Paratur

36 Campos marajoara, foto Niani

37 Campos marajoara, foto Carmo Camará

38 Passeio de canoa, foto Mara Hermes

39 Casarão Amazônia, foto Pousada Brasil

40 Casarão Colônial de 1896, foto Obaiano

41 Cavalgada, foto Marcelo Maestrelli

42 Cavalo marajoara, foto Niani

43 Falesias, foto Niani

44 Farol de Souré, foto JWEdielson

45 Fazenda Bom Jesus, foto Niani

46 Guarás, foto José Manuel

47 Igarapé, foto Dário Pedrosa

48 Joanes, foto Marcio_Jac

49 Litoral, foto Sérgio Veludo

50 Manada, foto Marcelo Maestrelli

51 Mangue, foto Marcelo Maestrelli

52 Idem, foto JWEdielson

53 Natureza, foto Scartetibis

54 Pesqueiro, foto Fernando Stankuns

55 Hotel, foto Paulo Moura

56 Hotel, foto Paulo Moura

57 Hotel fazenda, foto Oliver Mondet

58 Hotel fazenda, foto Carmo Camará

59 Hotel fazenda, foto Carmo Camará

:cheers:
See less See more
60
1 - 20 of 41 Posts
Que lugar maravilhosos, a areia bem branquinha! Estou me surpreendendo com essa região do Pará, meio ribeirinha meio atlântica. Valeu pela seleção Drico.
Que coisa linda!!! Dá vontade de tirar o terno e pegar o primeiro barco para lá. :lol:

Belo thred, Drico! Acho que foram as melhores imagens da ilha, até agora!
Éééééégua! eu tinha visto quase nada sobre a ilha, que lugar lindo da @@@@, eu queeeeeeero ir :) valeu drico.
Liiindas fotos

Fui ao Marajó uma vez só, quando tinha 7 anos. Fiquei na cidade de Soures
Achei engraçado os búfalos andando soltos pela rua da cidade, mas a sorte é que eles são bem dóceis

Valeu pelas fotos, Drico! preciso urgentemente voltar ao Marajó
Fantástico lugar :)
Muito Bonita a Ilha de marajó , da ilha eu so conheci o Municipio de Breves , mas achei fantástico o Theread e também as pecularidades e a cultura local , uma delas é a utilização de Béfalos no transporte e também no Policiamento , a maior parte da população parece gostar muito do Béfalo e existe toda uma cultura em volta dele..
A praia da Ilha soure também mostra um cenário paradisíaco , excepcional !!!
A praia do pesqueiro não fica pra trás , essa ilha é um dos lugares mais interessantes do Estado do Pará...
Novamente você está de parabéns, Drico, excelente thread!:applause:
Linda a Ilha de Marajó. Muito interessante a foto 14 o Policiamento na ilha, só tinha visto policiais a cavalos.
O Brasil realmente é surpreendente...trheadshow!!!
Isso que o Drico mostrou foi uma pequena parte das belezas naturais da maior ilha fluvio-marinha do mundo, com destaque para os municípios de Soure e Salvaterra. Dessa ilha, onde existem 12 municípios, eu só não conheço dois que são Anajás e Santa Crus do Arari. Valeu Drico pela bela seleção!
Nossa, natureza exuberante mesmo... sabia que o lugar era bonito mas não imaginava fotos assim, mto legal...:)
belas paisagens ,as praias , o rio ,enfim está excelente essa apresentação .
Fora de série este theread, a ilha possui muitos atrativos turísticos ,essas ilhas são deveras encantadoras !! é de dar vontade mesmo de conhecer mais e mais um pouco da Ilha de Marajó
A natureza é exuberante! As praias Marajoaras é que deixam um pouco a desejar!
"No Pará, Ilha de Marajó, e a velha cabana do Timbó..." Como já dizia o samba que Martinho da Vila compôs chamado "Aquarela do Brasil", a ILHA DE MARAJÓ é FANTÁSTICA!!! :eek2: :eek2: :eek2: :eek2:

Estou extasiado com essas belíssimas fotos!!! :applause: ao criador do thread. Ah que inveja :devil:

Abração
Muito Bonita a Ilha de marajó , da ilha eu so conheci o Municipio de Breves , mas achei fantástico o Theread e também as pecularidades e a cultura local , uma delas é a utilização de Béfalos no transporte e também no Policiamento , a maior parte da população parece gostar muito do Béfalo e existe toda uma cultura em volta dele..

A praia da Ilha soure também mostra um cenário paradisíaco , excepcional !!!

A praia do pesqueiro não fica pra trás , essa ilha é um dos lugares mais interessantes do Estado do Pará...

belas paisagens ,as praias , o rio ,enfim está excelente essa apresentação .

você parece que gostou mesmo do Marajó! :) Apesar de morar bem a frente da ilha, nunca fui lá!
1 - 20 of 41 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.