SkyscraperCity Forum banner

Ilha de Paquetá: um dos mais belos e pitorescos bairros do Rio (inédito no fórum)

48639 Views 84 Replies 49 Participants Last post by  marcusflorida2
A Ilha de Paquetá é um bairro do Rio de Janeiro, localizado na Baía de Guanabara e distante cerca de 15 km do centro da cidade. Toda a ilha é uma Área de Preservação do Ambiente Cultural - APAC, ou seja, é tombada pelo patrimônio municipal. O passeio até Paquetá pode ser feito nas tradicionais barcas, em viagens de 60 minutos, ou em aerobarcos ou catamarãs, que fazem o trajeto em apenas 20 minutos. O principal meio de transporte na ilha são as charretes, as bicicletas, o trenzinho turístico, barcos e canoas. Veículos particulares são proibidos. As ruas conservam o aspecto do século XIX, pois ainda são de saibro. A ilha é extremamente tranqüila e segura. Fazer um passeio por lá é uma volta ao passado, pois grande parte das construções são dos século XIX e princípio do XX. É claro que existem casas contemporâneas, só que elas são a minoria. Essas fotos eu tirei no final do ano passado e não mostram nem um terço da ilha. Tem muita coisa ainda para se ver. Quando visitarem o Rio, não deixem de conhecer esse lindo local. Vamos as fotos:

1.

2.

3.

4.

5.

6.

7.

8.

9.

10.

11.

12.

13.

14.

15.

16.

17.

18.

19.

20.

21.

22.

23.

24.

25.

26.

27.

28.

29.

30.

31.

32.

33.

34.

35.

36.

37.

38.

39.

40.

41.

42.

Espero que tenham gostado. :)
See less See more
42
1 - 20 of 85 Posts
A diversidade de cenários que o Rio tem me impresiona, seria pedir demais você colocar uma imagem do local no GE aqui? Não muito próxima, para ficar mais fácil a localização... Valeu!!! :)
caramba
me senti em paquetá agora
q saudades desse lugar
fui varias vezes la quando morava no Rio
Vinicius said:
Espero que tenham gostado. :)
E tem comonão gostar???
Paquetá é o cúmulo da beleza que complementa o Rio De Janeiro, é o Bucolismo diante da Selva Polis que é a cidade.
Sou louco pra conhecer Paquetá...essa semana mesmo tava falando muito nela.
Espero logo poder conhece-la.
Parabéns pelas imagens, estão demais de interessantes.
See less See more
O Rio é um universo de belos cenários.Só faltávamos ter um centro histórico homogêneo e bem preservado(e menos favelas,é claro).No resto,a cidade está bem servida.
Paquetá,assim como a Urca e Santa Tereza,é um bairro peculiar que parou no tempo.E Paquetá,graças ao seu isolamento geográfico(não passa de uma ilha no meio da baía de Guanabara),praticamente está intacta.Um bairro muito charmoso,sem dúvidas.
See less See more
Paquetá é muito bonita mesmo!!! E o passeio de barca idem... passar por debaixo da ponte Rio-Niterói, ver os botos (que ainda sobrevivem) Ahhh... lembra infancia...
Impressionante!

Não conhecia!

Me surpreendeu mto! Que lugar lindo!

Valeu Vinicius!
See less See more
paquetá é demais mesmo. sempre tive vontade de morar la. o unico problema seria o acesso, mas o lugar é lindo, mesmo assim paquetá nao está livre da praga das favelas é pequena mas tem
Ahhh e vale a pena ressaltar! Não há carros em Paquetá! Só charretes, bicicleta e chinelo!

A foto 24 mostra o Baobá de Paquetá, o Baobá é uma arvore africana impressionante, é um dos poucos examplares do Rio!
UAU!

Minha irmã sempre fala super bem dessa ilha, que adora, que só tem bicicleta, que é uma paz... Realmente! Viver aí deve ser bom demais. As casas são lindas, gradinhas baixas... nossa, adorei hehe
A foto 24 mostra o Baobá de Paquetá, o Baobá é uma arvore africana impressionante, é um dos poucos examplares do Rio!
a famosa Maria-Gorda

heehhehee

pelo menos eu conheci ela assim
See less See more
Se gostei...?

Bahhh, AMEI!!! :cool:

Sério, gostei demais!!!

Eu já tinha ouvido falar da Ilha de Paquetá, mas não tinha muita idéia do que podia se encontrar lá! Na verdade, só conhecia por nome mesmo, então "tudo isso aí" foi uma grande surpresa pra mim!

O bairro é MUITO charmoso e pitoresco mesmo! E bonito, lógico! As casas são todas muito bonitinhas e bem cuidadas, mas as que eu mais gostei foram as das fotos 3, 10, 11, 27 e 34!

É isso! Parabéns pelo thread! Adorei! :)
See less See more
Cara mais um lugar que eu nunca tinha ouvido falr e que suprendeu!
Nossa adorei esse lugar, show de bola mesmo!
faltaram fotos do parque Darke de Matos( se nao me engano) o lugar é muito lindo e tem um mirante legal tb
adorava passar pelo tunel
heheeh
:applause: :applause: :applause:
Simplesmente um dos threads top 10 do mês !
Está muito lindo, essas casas são lindas, as árvores floridas, as ruas, a paisagem natural, é muita beleza e tranquilidade concentrada em um lugar só !
Quando vc se referiu que a ilha é tombada, isso quer dizer que não podem sequer mexer nas árvores e casas correto ?
Muito obrigado pelo tópico ! Sem dúvidas fotos muito comtemplativas, todas !
See less See more
Primeiro, gostaria de agradecer a todos pelos comentários. Muito obrigado mesmo.

A diversidade de cenários que o Rio tem me impresiona, seria pedir demais você colocar uma imagem do local no GE aqui? Não muito próxima, para ficar mais fácil a localização... Valeu!!! :)
É claro que não. Mais tarde eu coloco aqui.

a famosa Maria-Gorda

heehhehee

pelo menos eu conheci ela assim
Sim, é a famosa Maria Gorda. Ela tem 7 metros de circunferência e é um dos 20 únicos exemplares brasileiros do Baobá.

faltaram fotos do parque Darke de Matos( se nao me engano) o lugar é muito lindo e tem um mirante legal tb
adorava passar pelo tunel
heheeh
Eu cheguei a ir lá, só que a bateria da máquina (como sempre) acabou.

Quando vc se referiu que a ilha é tombada, isso quer dizer que não podem sequer mexer nas árvores e casas correto ?
Muito obrigado pelo tópico ! Sem dúvidas fotos muito comtemplativas, todas !
Toda a ilha está sobre o efeito de uma APAC, ou seja, as construções podem estar tombadas, preservadas ou tuteladas. Para explicar isso melhor, eu vou copiar o trecho de um texto do nosso colega arq.henrique, que explica bem essa situação:

"Tombado: É proibida qualquer modificação na morfologia original do edifício, interna e externamente. Qualquer obras necessita da autorização do órgão que decretou o tombamento, pode ser federal (IPHAN), estadual (INEPAC) ou municipal (SEDREPAHC, antigo DGPC). Mesmo obras de restauração.

Preservado: Ferramenta exclusiva do município, ficam tombados apenas os elementos externos, como volumetria, cobertura, fachadas e elementos ornamentais. Todos imóveis preservados estão em APACs ou no entorno de Bens Tombados

Tutelado: Imóvel sem interesse ao Patrimônio Cultural, mas próximos à conjuntos preservados, à Bens Tombados ou centro de APACs, podem ser até demolidos, mas qualquer novo imóvel construído ou modificado requer a autorização do Patrimônio Cultural da prefeitura do Rio.

Anteriores a 1938: O decreto 20.048/2001 protege todos os imóveis da cidade construídos antes de 1938. Qualquer obra de acréscimo, modificação, transformação de uso e principalmente demolição requerem aprovação da SEDREPAHC."
See less See more
Vinícius, como voce sabe que só existem 20 baobas no Brasil? :cool: No Rio tem mais 2... Sou apaixonado por árvores e essa é uma delas... Deixa ver se você me surpeende mais, onde estão os outros 2 exemplares do Rio? :cool:
Muito obrigado Vinícius pelas informações :eek:kay:
Vinícius, como voce sabe que só existem 20 baobas no Brasil? :cool: No Rio tem mais 2... Sou apaixonado por árvores e essa é uma delas... Deixa ver se você me surpeende mais, onde estão os outros 2 exemplares do Rio? :cool:

Acho que tem mais de dois. Que eu me lembre, tem alguns no Campo de Santana, um no Passeio Público e se não me engano no Jardim Botânico. :)

Eu certa vez li uma reportagem que falava que só existiam vinte aqui no Brasil. Não sei se plantaram outros, mas na ápoca diziam que só haviam esses.

Muito obrigado Vinícius pelas informações :eek:kay:
Por nada. :)
See less See more
Acho que tem mais de dois. Que eu me lembre, tem alguns no Campo de Santana, um no Passeio Público e se não me engano no Jardim Botânico. :)

Eu certa vez li uma reportagem que falava que só existiam vinte aqui no Brasil. Não sei se plantaram outros, mas na ápoca diziam que só haviam esses.
Ahhh não tou besta! lol, vc acertou, no JB não tem não... O do Campo de Sant'Ana quase foi decepado pela Presidente Vragas (foi por pouco). Desculpe a brincadeira, mas é que é tão raro encontrar alguém que se interesse por "meras" árvores...
See less See more
1 - 20 of 85 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.