SkyscraperCity banner

1 - 20 of 120 Posts

·
Αλέξανδρ&#
Joined
·
52,566 Posts
Discussion Starter #1 (Edited)
As Ilhas Desertas:
Compõe-se este grupo de três pequenas ilhas conhecidas pelos nomes de ilhéu Chão, Deserta Grande ou simplesmente Deserta e Bugio. Encontram-se na direcção nor-noroeste a su-sudeste com a Ponta de São Lourenço e a sueste da Madeira, ficando mais próximas daquela Ponta....
A Deserta Grande, assim denominada por ser a maior, mede treze quilómetros e meio de comprimento por dois quilómetros e meio de largura é composta por rochas escarpadas sobre o mar e o acesso só pode ser feito a partir de um pequeno porto a oeste. Esta ilha é a única que tem água potável, mas salobra, e de uma só e escassa nascente.
No alto da ilha, forma-se uma pequena planície, atravessada em parte por um vale que tem o nome de Pedregal, e ali se levanta uma eminência de, cerca de 480m de altitude.
Nos nossos dias a Deserta Grande é visitada por muitos turistas, mas quem lá vive são os guardas (Vigilantes da Natureza) que protegem as espécies marinhas em via de extinção, uma vez que as Desertas são "Zona protegida". Estes guardas (Vigilantes da Natureza), permanecem nas Desertas a fim de proteger a fauna e flora.
Reserva Natural das Ilhas Desertas
Embora a protecção destas ilhas tenha sido motivada pela urgência de tomada de medidas para a conservação do Lobo Marinho, o seu objectivo é a protecção e preservação de todo um conjunto de fauna e flora únicos e que englobam várias espécies raras e endémicas.
Como reconhecimento do valor natural e ecológico destas ilhas, em 1992 o Conselho da Europa classificou-as como Reserva Biogenética.
Localização
As Ilhas Desertas são constituídas por três ilheús (Ilhéu Chão, Deserta Grande e Bugio) situados a SE da Madeira, no prolongamento para Sul da Ponta de São Lourenço, distando desta 11 milhas marítimas e do Funchal 22 milhas.
Durante a Segunda Guerra Mundial foram construídos 5 postos de vigia para o controlo de submarinos, que vieram a ser utilizados depois pelos caçadores de baleias, para o avistamento destes cetáceos.
Fauna e Flora
As Ilhas Desertas constituem um dos últimos redutos do LOBO-MARINHO, ali residindo uma colónia estimada em 23 animais que se encontra em recuperação populacional. Como tal, é considerada a espécie emblemática da Reserva.
Este espaço é também um importante centro de nidificação de aves marinhas, tais como a Cagarra, Calonectris diomedea borealis, o Roque de Castro, Oceanodroma castro, a Alma-Negra, Bulweria bulwerii, e a rara Freira do Bugio, Peterodroma feae, esta última com uma distribuição mundial que se restringe à Ilha do Bugio e Cabo Verde.
No Norte da Deserta Grande, no vale da Castanheira, reside a TARATULA DAS DESERTAS, Lycosa ingens, uma espécie endémica desta ilha...

MINI-CRUZEIRO DE EXPEDIÇÃO ÀS ILHAS DESERTAS
09h30 – 17h30
+ 30 min. Mai/Sep
Dia de operação: Seg - Quin
Preço: €80,00 Adulto (incl. Almoço)
Criança: 05/12 anos 50% desconto (incl. Almoço)
Inclui um donativo de €2,00 para a preservação dos Lobos Marinhos
Recomendações especiais:
Calçado apropriado - camisola quente - protector solar.
O Gavião faz-se ao mar na marina do Funchal e ruma às Ilhas Desertas, (115ºSE), covil ancestral de perigosos Piratas e actualmente Reserva Natural de lobos-marinhos e aves raras, recentemente reconhecida como Reserva Biogenética pelo Conselho da Europa. O desembarque acontece numa enseada abrigada da Deserta Grande e inclui um curto passeio guiado de exploração da Ilha, seguido de uma visita à Casa dos vigilantes da Reserva Natural.
Oportunidade ainda para apreciar os prazeres de um banho na água límpida do mar e o reconforto de uma refeição a bordo.
Após o almoço, o Gavião zarpa de regresso à Madeira. Durante o dia diversas informações serão prestadas sobre a História, Geologia, Fauna e Flora das Ilhas Desertas, bem como algumas noções de navegação.
• Preços e programas sujeitos a alteração de acordo com a estaçãoo e o estado do tempo
• Partidas do cais leste da Marina do Funchal

localização das Desertas no arquipelago da Madeira:



mapadas das Desertas:



as ilhas vistas da Madeira:





Deserta Grande com a casa dos guardas da reserva natural parcial das ilhas Desertas:

























as 2 estrelinhas da reserva, Lobo Marinho (Foca Monge) e a Tarantula das Desertas:


 

·
Αλέξανδρ&#
Joined
·
52,566 Posts
Discussion Starter #2
ya poracaso ja tinha penssado nisso :eek:kay:
 

·
Uma dúzia de anos disto..
Joined
·
30,726 Posts
Acho que tem a ver contigo!
Poe a preguiça de lado e trata de arranjar isso, sim?;)
 

·
Registered
Joined
·
205 Posts
De notar que qq pessoa pode visitar de borla as ilhas desertas, apesar de estarem numa zona de reserva integral.

O ideal será a formação dum grupo de pessoas, contactar o CICNA, fazer a marcação e viajar no barco "buteo", que é o que se vê na 3ª foto. Excusado será dizer que devem marcar com bué antecedência. Dica: Digam que são duma Associação, duma faculdade, duma ONG... ;)

Juntamente irá um guia que faz a apresentação pedagogica e indica onde podem por os pés.

Se tiverem sorte como eu, hão-de ver durante a viagem golfinhos negros, lobos marinhos a brincar com os peixes caçados e raias com envergaduras da ordem dos 2 metros. :D
 

·
Uma dúzia de anos disto..
Joined
·
30,726 Posts
Bom, estranho...neste país nada com esta envergadura é de borla...;)
 

·
Αλέξανδρ&#
Joined
·
52,566 Posts
Discussion Starter #8
poix, se fores pas Berlengas pagas e bem :yes: e são so 15 kilometros!!
 

·
Whatever
Joined
·
45,867 Posts
são de facto belíssimas estas ilhas e com tanta vida selvagem, um verdadeiro santuário nacional. Mas estou surpreendidissimo com uma coisa...não fazia ideia de que o meu animal "preferido" habitava aquelas paragens...qual é o tamanho daquela tarantula???
 

·
Αλέξανδρ&#
Joined
·
52,566 Posts
Discussion Starter #11
vou dar uma espiadinha mas parece-me ligeiramente mais pequena que a trantula que deu o nome a este genero de aranhas (Italia).
 

·
Whatever
Joined
·
45,867 Posts
mesmo assim parece-me bem maior que as que temos aqui no continente...aquilo deve ter no minimo o tamanho de uma mão.
 

·
Αλέξανδρ&#
Joined
·
52,566 Posts
Discussion Starter #14
sim maior que qualquer uma do continente, estranho como uma coisa destas foi parar aquela ilha e não existe em mais nehuma ilhada região ne?
 

·
Αλέξανδρ&#
Joined
·
52,566 Posts
Discussion Starter #16
JohnnyMass said:
chama-se mesmo tarantula das desertas? é um endemismo?
é endemismo, um grande enigma da historia natural.
 

·
Whatever
Joined
·
45,867 Posts
estou mesmo muito curioso em saber mais sobre este bicharoco agora!!! embora me repugnem adoro saber sobre elas!:D
 

·
Registered
Joined
·
205 Posts
JohnnyMass said:
mesmo assim parece-me bem maior que as que temos aqui no continente...aquilo deve ter no minimo o tamanho de uma mão.

Meia Mão
 

·
Registered
Joined
·
205 Posts
JohnnyMass said:
chama-se mesmo tarantula das desertas? é um endemismo?
A teoria é que deverá ter chegado dentro dum tronco duma arvore que caiu ao rio ou ao mar enquanto as tarantulazinhas estavam lá dentro a incubar. Depois com o tempo foram formando particularidades que a tornaram endemicas.
 
1 - 20 of 120 Posts
Top