Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 63 Posts

·
Registered
3,939 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Imbituba é um município localizado no Litoral Sul de Santa Catarina, possui cerca de 40 mil habitantes e dista 90 quilômetros de Florianópolis.

É uma das poucas cidades catarinenses planejadas, ao menos na região central. O restante da cidade, que curiosamente é mais antigo do que o centro, é fruto da urbanização espontânea típica do litoral catarinense.

Outra característica que destoa Imbituba das demais cidades de SC é sua horizontalidade: há pouquíssimos edifícios na cidade, todos de baixo gabarito. É também uma cidade muito dispersa, poucos bairros são adjacentes ao centro, a maioria se encontra bem distribuída pelo território, no melhor estilo Florianópolis de ocupação urbana.

Agora vamos ao que interessa: as fotos!

1. Vamos começar a partir da Praia da Vila, balneário localizado bem no centro da cidade.

2

3

4

5. Hotel de um ilustre forista local. :D

6

7

8. Ferrovia Tereza Cristina, que liga as minas de carvão do Sul de SC ao porto de Imbituba.

9. Igreja Matriz

10

11

12

13. Casarões em restauração. Como o Centro de Imbituba não é a parte mais antiga da cidade, não há muito patrimônio histórico na região.

14

15. Urbanismo à la Curitiba.

16

17

18

19. Amplas avenidas. Imbituba ostenta um arruamento de dar inveja a muita cidade metida a rica.

20

21. Urbanismo à la Brasília.

22

23

24. Praia da Vila - Ilha Santana de Fora

25. Ilha Santana de Dentro

26. Canto da Vila

27

28. Subindo para ver a cidade por cima.

29

30

31. Porto de Imbituba

32

33

34

35

36

37. A cidade vista de cima. Como pode ser visto, não há skyline.

38. Lá no fundo dá para ver a Lagoa Mirim.

39

40. Ao fundo o Litoral Norte do município.

41. Voltando às ruas...

42

43

44

45

46

47

48. Agora algumas fotos da área comercial do Centro.

49

50

51

52

53

54. Zona Portuária

55

56

57

58

59

60

61

62

63

64

65. Terminal urbano

66

67

68. Última foto antes de pegar o ônibus de volta para casa.

·
Registered
7,168 Posts
Agradabilíssima cidade! Estas avenidas de lajotas são um problema, pelo menos quando estive lá tinha uma avenida que parecia até piada de tão ondulada que era, deve ser por causa do solo arenoso! Mas a região me passa um sensação muito agradável!

Belas fotos!

·
terra da buRRocracia
3,556 Posts
Caramba, e pensar que eu não conheço essa região ainda...
Belas fotos de um belo local, sem dúvidas...que ajeitada a cidade! Pena só aquela névoa seca que atrapalhou um pouco as imagens obtidas em cima dos morros...

Aliás, tenho um amigo que fez faculdade comigo, cujo sobrenome é Sabino e/ou Silveira se não me engano, que é de Imbituba...conhece, Manezinho?? :lol:

·
Dando um tempo.
15,926 Posts
A cidade realmente é muito bonita! :yes:

·
.
8,819 Posts
Me surpreendeu... Não que eu estivesse esperando algo muito diferente, mas Imbituba superou as minhas expectativas... Achei a cidade muito arrumadinha, agradável, tem muitas casas boas (algumas meio toscas, mas são, inegavelmente, casas de bom nível) e algumas construções interessantes, simpáticas, como as das fotos 9 (bela igreja), 23 (adorei essa casa da direita coberta por trepadeiras, me lembrou a pelotense Igreja Cabeluda, hahah) e 63 (muito bonitinhas)... Valeu pelas fotos! :eek:kay:

Ah, será que temos desconto no hotel da foto 5? :laugh:

·
Moderator
33,710 Posts
Imbituba é bem urbanizada e com casas bem estilosas, muito legal. Lembra Bodega Bay, cidade do litoral da Califórnia onde foi gravado o filme "Os Pássaros", de Hitchcock. Ótimo thread, Manezinho. :cheers:

·
A coragem vem da fé
10,310 Posts
Ah, se um dia 10% das cidades do Brasil tivessem esse urbanismo.
Parabéns!

·
P3CWB
110 Posts
Show de bola, conheço Imbituba, parentes da minha namorada moram nesta cidade, estive lá no feriado de 7 de setembro inclusive. Praia da vila é muito bonita.

·
Santa Catarina
4,274 Posts
Que linda que é Imbituba ! Parece bem tranquila. Nunca entrei na cidade. Vou ver se entro um pouco da próxima vez para apreciar "in loco" uma cidade tão bela.

Obrigado por compartilhar !

·
Registered
16,088 Posts
Que cidade linda. Preciso conhecer. :laugh:

A praça - e seu entorno (foto 10, 11 e 12), que foi reurbanizada recentemente, é agradabilíssimo. Casas de meia idade, muros baixos, bem cuidadas, civilizadas... Além das ruas de paralelepípedo.

Acho curioso e gratificante ver que essa faixa de domínio da Ferrovia Thereza Cristina foi preservada, ao menos no centro (até porque o bicho pega na ferrovia fora daí hehehe).

Outra característica que destoa Imbituba das demais cidades de SC é sua horizontalidade: há pouquíssimos edifícios na cidade, todos de baixo gabarito. É também uma cidade muito dispersa, poucos bairros são adjacentes ao centro, a maioria se encontra bem distribuída pelo território, no melhor estilo Florianópolis de ocupação urbana.
Isso é curiosíssimo mesmo. A cidade é altamente dispersa, polinucleada. Nova Brasília, Vila Nova, Praia do Rosa, Itapirubá, Mirim... Tanto é que muitos visitantes nem sabem que todos esses locais são partes de Imbituba...

A Praia do Rosa volta e meia é emancipada, ou anexada por Garopaba... hehehe

Parabéns Manezinho, mais uma vez. To tomando um relho de você em threads de Imbituba. :(

·
Registered
677 Posts
Ótimas fotos! Imbituba é mais uma das cidades catarinense que me envergonho por ainda não conhecer. Teve uma turma de Civil que fez uma visita técnica ao porto dai, sabes como estão as obras?

·
Banned
11,098 Posts
Realmente um ótimo aspecto; o traçado das ruas, calçadas, fiação aérea organizada, uma floreira aqui outra acolá, construções simples e bonitinhas, tudo contribui para deixar o lugar muito agradável e acima de média.

E nem precisa de prédio residencial bege de 30 andares. Superou!

·
Registered
21,854 Posts
Cidade bem legal, arrumadinha... gostei.
Aliás, o ilustre forista local, que se eu entendi direito é dono do Hotel, poderia fazer um desconto nas diárias para forista que está no outro lado do país ir visitar a regiao hehe.

·
Meteorologista
2,681 Posts
Não vou dizer que o urbanismo é impecável porque eu estaria exagerando, mas de fato é bem acima da média.
Gostei da cidade, muito bonita! A única coisa que não me agradou foram as ruas de paralelepípedo, mas isso é pessoal.

1 - 20 of 63 Posts