SkyscraperCity Forum banner

Imovéis Valores das áreas sobem cada vez mais

1385 Views 13 Replies 3 Participants Last post by  salengasss
Preço de terrenos nas alturas

O preço dos imóveis em Brasília está cada dia mais alto. E o principal motivo é a falta de terrenos para atender à demanda. De acordo com o presidente da
Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-DF), Adalberto Valadão, existem poucas áreas livres no DF e as maioria delas está nas mãos do GDF.

"A Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap) não tem disponibilizado terrenos suficientes para atender à população e o pouco que é liberado sai com o preço lá em cima", afirma Valadão. Exemplo disso é a licitação que a Terracap abriu para uma área destinada à construção de um shopping em Águas Claras.

O terreno tem 64 mil metros quadrados, com disponibilidade de construção de 128 mil metros quadrados, em prédios de até três andares. O lance inicial para este pacote é de R$ 55,1 milhões. Segundo Valadão, se essa venda fosse aberta há 10 anos, o valor seria bem menor. "A situação de hoje é
diferente. A área já está quase toda construída e conta com infra-estrutura e com bons meios de transporte como o metrô", pontua.

Outros lugares

E não é só em Águas Claras que o preço do terreno cresce de forma exorbitante. O mercado imobiliário brasiliense se desenvolve muito rápido. E em áreas comerciais essa valorização ocorre principalmente quando há moradores por perto.

"Quando não tem ninguém perto, ele perde a importância", comenta Valadão.
Com todos os pré-requisitos a favor da valorização do terreno da Terracap, os iniciais R$ 55,1 milhões cobrados pelo lote de Águas Claras se enquadram
no atual valor de mercado, que é altíssimo. Ao fazer uma análise por alto, o presidente da Ademi considera o preço adequado, mas lembra que isso é apenas um ponto de partida do leilão público.

Valadão lembra que os consumidores irão decidir o valor final, que deve ser maior. Odono de uma construtora que investe na cidade considera o valor e a forma de pagamento muito puxados. "A Terracap já costuma ser cara. E como é ela quem tem a terra, aproveita disso para puxar todos os preços
para cima.

Além disso, o fato de a demanda ser intensa coincide com os interesses da companhia", argumenta o construtor. Ele ressalta que, contabilizando o ideal de construção, que inclui os 128 mil metros quadrados, um metro quadrado sai aproximadamente por R$ 4,3 mil.

Explosão

Outro caso de explosão no preço é a própria área residencial de Águas Claras. Inicialmente, um terreno de 1,8 mil metros quadrados na região
para construção de um edifício era comercializado por R$ 150 mil. Atualmente, este investimento custa pelo menos R$ 5 milhões. A situação é a mesma na Asa Norte. Nessa área, o preço do metro quadrado dobrou em dez anos. Um terreno que era avaliado em R$ 8 milhões, em 1998, hoje custa R$
16 milhões.

Contribuem para o aumento do preço do terreno na Capital do País a facilidade de contração de crédito e inflação estável. "Esses fatores permitem
que uma pessoa faça um planejamento a longo prazo para comprar um terreno", explica Valadão.

Fonte: Jornal de Brasília edição 08/05/2008
See less See more
1 - 6 of 14 Posts
De fato, Pesquisa..... dinheiro sobrando acho que ninguém tem! ;)
E ainda tem o shopping do Jarjour..... quero ver aonde vamos parar com esse tanto de Centro de Compras!!!!! Aja grana! ;)
Se sair esse shopping, ficarei stisfeitíssimo...... pertinho de casa! ;)
Será!? Apesar que não gosto muito dessa Cachaçaria...... ;)
^^ Mas voltando ao assunto, me falaram, isso não sei se é verdade, o homi comprou aquele esqueleto verde do Jarjour, vc está sabendo? Digo o homi, é o PO. Pois o homi anda comprando tudo.

Ah, brincou!!!!!!!!! Não estou sabendo não.... mas então é capaz que ele nem construa Shopping, porque senão vai matar o Taguá, pow! Que farão ali, Pesquisa!?
^^ Sinceramente, acho que o Jar Jour poderia ser implodido e transformado em um grande centro multi-uso com grandes edíficios comerciais, Universidades e lojas. Um shopping puro ali não seria interessante pela proximidade do Taguá Shopping!!! No mais, o terreno fica colado na estação do Metrô. Ou seja, excelente para comerciais e universidades!!! Vamos aguardar!!!!

Mas pelo que me consta terá Hipermercado nesse Jarjour Verdão! Bom...... dá pra se fazer muita coisa, né amigão!? Vários estabelecimentos de lazer, uma faculty lá dentro nos Moldes do NDA, do Taguá Shoper...... aguardemos! :bash:
1 - 6 of 14 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.