Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 74 Posts

·
no encalço do meliante
15,137 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Até eu me surpreendi:

Crédito: jornal Tribuna do Norte -www.tribunadonorte.com.br
Edição de 03 de junho de 2007.
Fotógrafo Júnior Santos

·
Registered
3,102 Posts
Ficou Maravilhosa a ponte, as cordas de sustentação vai ficar amarela mesmo? Achei que ficou muito legal :D
Deu um charme a mais para Natal, ficou mais linda ainda

·
cives totius mundi
5,002 Posts
Me desculpe, mas olhando esta ponte do alto, achei que desfigurou completamente a paisagem natural do lugar. Nota-se que a geografia física natural vai perder muito com esta ponte que pelo tamanho da travessia não precisava ser tão grande, talvez nem precisasse existir !
Do lado esquerdo da foto, onde ela acaba parece que vão ter que fazer uma curva de uns 45º e acabar com a paisagem aberta ali também !

A única coisa bonita desta ponte são os estais !

Na minha opinião, existem lugares, paisagens etc que jamais deveriam sofrer intervenções do homem e este lugar com esse recorte litorêneo e o rio, suas curvas e o espaço aberto lindo que tem, com a construção desta ponte cheia de colunas enormes de concreto acabando com tudo, é um deles !

·
Registered
3,902 Posts
Me desculpe, mas olhando esta ponte do alto, achei que desfigurou completamente a paisagem natural do lugar. Nota-se que a geografia física natural vai perder muito com esta ponte que pelo tamanho da travessia não precisava ser tão grande, talvez nem precisasse existir !
Do lado esquerdo da foto, onde ela acaba parece que vão ter que fazer uma curva de uns 45º e acabar com a paisagem aberta ali também !

Na minha opinião, existem lugares, paisagens etc que jamais deveriam sofrer intervenções do homem e este lugar com esse recorte litorêneo e o rio, suas curvas e o espaço aberto lindo que tem, com a construção desta ponte cheia de colunas enormes de concreto acabando com tudo, é um deles !
Concordo quando vc diz que a ponte não precisava ser tão grande! mas que ela é importante e necessária isso ela é!, os engarrafamentos são diários para quem mora na zona norte e precisa vir ao outro lado da cidade, sem falar que com a ponte o turismo irá se desenvolver ainda mais no litoral norte, desenvolvendo uma rehião relativamente esquecida, para mim que moro no extremo sul da cidade(ponta negra) a ponte é ótima vai diminuir bastante o tempo perdido para se ir as praias do litoral norte.

·
Registered
11,640 Posts
Concordo quando vc diz que a ponte não precisava ser tão grande! mas que ela é importante e necessária isso ela é!, os engarrafamentos são diários para quem mora na zona norte e precisa vir ao outro lado da cidade, sem falar que com a ponte o turismo irá se desenvolver ainda mais no litoral norte, desenvolvendo uma rehião relativamente esquecida, para mim que moro no extremo sul da cidade(ponta negra) a ponte é ótima vai diminuir bastante o tempo perdido para se ir as praias do litoral norte.
Quando construíram a 3º Ponte em Vitória não tinha nada do outro lado, diziam que era um elefante branco. Hoje a ponte não suporta mais a demanda e liga ao bairro que mais constrói na RM.

·
cives totius mundi
5,002 Posts
Quando construíram a 3º Ponte em Vitória não tinha nada do outro lado, diziam que era um elefante branco. Hoje a ponte não suporta mais a demanda e liga ao bairro que mais constrói na RM.
Em nenhum momento disse que esta ponte (Natal) é um elefante branco :D e tb não relacionei ela às expectstivas econômicas da cidade de Natal, apenas a sua interferência física na paisagem da cidade, que para na minha opiniao está agredindo a paisagem como um todo nesta península (se posso chamar assim este local) !

Com certeza existem outros locais em que poderiam fazer a ponte, talvez mais atrás deste rio e uma via expressa dando seguimento a sua extensão, levando o "desenvolvimento" para a área menos desenvolvida da cidade como relatou o Ponta Negra !

Enfim , eu não conheço o local, suas demandas, então minha análise fica restrita a apenas o que estou vendo na imagem da foto, que para meus olhos se configura como uma agressão a paisagem local ! hehe

Apenas lembrando, não são apenas pontes que levam desenvolvimento para uma região, podem ser túneis, vontade política etc ! :D

·
Mameluco sangue azul
20,420 Posts
^^ Oi Dott! Estive em Natal a menos de um mês e pude ver que a ponte não estraga o visual não, ela fica numa parte até meio deteriorada da cidade. Com certeza ela virará um cartão postal e as áreas ao redor tendem a ser revitalizadas. Graças a Deus ali não existe paisagens tipo morro do Careca. O tamanho e a altura da ponte é porque o porto fica logo adiante, tem que dar espaço para os navios passarem por baixo. O medo que faz é a marina que estão planejando para a área, se não tomarem cuidado vai tirar o destaque do Forte dos Reis Magos, que está bem próximo.

·
Ohh Yeah!
7,677 Posts
Caramba =O

Ficou show de bola.

·
Registered
5,466 Posts

Concordo plenamente.Existe uma necessidade de manter a paisagem de cartão postal original.Para compreender isso é preciso muita sensibilidade e não ser muito parcial quanto á defesa de obras de arte de engenharia.

Ela poderia muito bem ,analisando a foto ficar bem mais à direita e dessa forma ser até menor,mas não menos bela.Notem que do lado direito da ponte existe um local vazio,onde arbustos predominam e a largura do rio é bem menor.Notem ainda, que a ponte atravessa o rio na DIAGONAL .Bem, qual a menor distância entre dois pontos?

Para encerrar, a ponte ficou bem no pontal , invadindo uma área de Restinga , protegida por leis ambientais. Acredito que poderia ser MENOR e explorar outro ângulo de natal, não invadir paisagens já conhecidas e que poderiam ficar intocáveis.

·
Registered
223 Posts
WOW
vai ficar lindona mesmo. tomara que pintem ela de amarelo e que a noite reforcem com uma iluminacao amarela! vai ser um otimo landmark da cidade!

eh como se fosse um portao de entrada pra Natal (pelo menos no cartao postal) !!!:)

·
Registered
202 Posts
Porque a ponte é tão alta? Passa navio em baixo?
Passa sim, o porto é logo adiante. No vão central a altura é próxima de 70 metros, pois os navios, sejam cargueiros ou transatlânticos, têm que passar ali por baixo com certa margem de segurança.

Sobre o que falaram acima acerca da Ponte estar agredindo a paisagem, pode até ser, mas se ela tivesse sido construída mais para dentro, atrapalharia consideravelmente o movimento do Porto, bem como do outro lado do rio, mais adentro, é tudo manguezal, ou seja, área de preservação, não daria para simplesmente passar com a ponte por cima, ai sim seria uma agressão ao meio-ambiente e à paisagem.

1 - 20 of 74 Posts