Skyscraper City Forum banner
1 - 4 of 4 Posts

·
Ilha do amor
Joined
·
9,005 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Implantado Fórum do Corredor Centro-Norte


Maranhão sedia, nesta sexta-feira (23), a reunião para implantação do Fórum Permanente do Corredor Centro-Norte. O evento acontece no Palácio dos Leões e será coordenado pelo governador Jackson Lago, com a participação de governadores ou representantes dos governos de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí e Tocantins. O Fórum também terá a participação do secretário Especial de Portos, Pedro Britto e do ministro extraordinário de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger.


No evento, os governadores que compõem o Fórum Permanente do Corredor Centro-Norte, formado pelos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí e Tocantins – além do Maranhão – farão pronunciamentos sobre os temas que vão defender com a união de todos em prol do desenvolvimento de uma região que corresponde a 43% de todo o território brasileiro.


Durante o Fórum serão realizadas as palestras “O Corredor Centro-Norte e sua importância logística”, pelo diretor-gerente da Estrada de Ferro Norte-Sul, Eduardo Calleia Junger; “O Porto do Itaqui e o Corredor Centro-Norte”, com João Castelo Ribeiro Gonçalves, Presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) e “O Plano Nacional de Logística e Transporte (PNLT) e o Corredor Centro-Norte”, proferida pelo diretor-geral do Denit, Luís Antonio Pagot.

A instalação do Fórum Permanente dos Governadores do Corredor Centro-Norte será oficializada com a assinatura de um protocolo de intenções entre os Estados, visando o amplo debate das questões de produção de alimentos, bioenergia, minérios e da logística para a produção e escoamento destas riquezas; bem como da solução democrática dos problemas e da sustentabilidade ambiental.


O Fórum, que terá vigência até o dia 31 de dezembro de 2010, deverá ser um instrumento de implantação das políticas nacionais de interesse dos Estados-Membros do Corredor. Entre suas competências, vai promover a articulação entre os ministérios do Governo Federal e os governos estaduais, tendo como objetivo a implantação e dinamização da execução dos projetos incluídos no PAC – Plano de Aceleração do Crescimento; acompanhar, avaliar e propor sugestões à implantação do Plano Nacional de Logística e Transporte (PNLT), em especial no que diz respeito ao Vetor de Logística Centro-Norte; e desenvolver outras ações.


No encerramento do encontro, será assinado o termo de compromisso para instalação do Fórum por todos os governadores. A solenidade será encerrada com o pronunciamento do governador Jackson Lago.

Ferrovia Norte-Sul: elo de desenvolvimento do Corredor Centro-Norte

A Ferrovia Norte-Sul, defendida por todos os estados que compõem o Corredor Centro-Norte, é apontada como principal meio de escoamento da produção agrícola e industrial. A união dos governadores dos sete estados é para propor o apoio do governo federal para que sejam construídos ramais ferroviários. A proposta inicial é de construir os ramais interligando Estreito/Balsas/Eliseu Martins a Miracema/Lucas do Rio Verde.


O traçado inicial da Ferrovia Norte-Sul previa a construção de 1550 km de trilhos, dos quais 724 km encontram-se no Tocantins, 427 km no em Goiás e 215 km no Maranhão, que já estão prontos e em operação comercial. Com a Lei nº 11.297, de 09 de maio de 2006, da Presidência da República, que incorporou o trecho Açailândia-Belém ao traçado inicialmente projetado, a Ferrovia Norte-Sul terá, quando concluída, 1980 km de extensão.


A Ferrovia Norte-Sul foi projetada para promover a integração nacional, minimizando custos de transporte de longa distância e interligando as regiões Norte e Nordeste com o Sul e Sudeste, através das suas conexões com 5 mil quilômetros de ferrovias privadas.
 

·
Banned
Joined
·
27,387 Posts
^^ Reparei que tiraram o DF, inclusive, pois o DF vai ter um ramal independente para a ferrovia. Estranho.
 

·
Registered
Joined
·
22,320 Posts
Sao tantas reunioes e burocracia que nao entendo... O que eu quero e que pelo menos a bendita da Norte-Sul seja concluida, quando isso acontecer, vai ser muito bom para toda regiao, e espero tambem que todos esses ramais e projetos paralelos venham ser realizados tambem.
 

·
Registered
Joined
·
6,038 Posts
Brasília tem que ganhar com alguma coisa dessa Rodovia!!!!!! ;)
 
1 - 4 of 4 Posts
Top