Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 62 Posts

·
Registered
2,699 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
PORTO ALEGRE DO ALTO
Bairros Petrópolis e Jardim Botânico
Vistos do 18º andar de um prédio

LOCALIZAÇÃO DO PRÉDIO

Porto Alegre geral e o prédio

A área mais de perto

O PRÉDIO

Localizado no Bairro Petrópolis, há apenas uma quadra da Av. Protásio Alves e duas da Terceira Perimetral, o prédio tem 18 andares, 2 por andar, e é de um ótimo padrão, classe média. Tentei ir no terraço, equivalente ao 19º andar, mas não consegui, pois a síndica não estava, e o cara do plantão não tinha a chave. Fui nos 2 apartamentos do 18º, pois só desses o plantão de vendas tinha a chave.

AS FOTOS LÁ DE CIMA

1. Nesta foto vê-se os bairros Petrópolis e Jardim Botânico. Mais ao fundo, claro, ve-se outros bairros e inclusive o Lago Guaíba. Aqueles blocos década de 70 à esquerda ainda são no Jardim Botânico. Os prédios mais altos à direita e ao fundo, ainda são Bairro Petrópolis. Ve-se bem no fundo, enevoado, uma parte do centro.

2. Em primeior plano, o Bairro Petrópolis com suas casas classe média-média (eu morava há cerca de 1 ano aí...a minha mãe ainda mora. Consigo ver a casa tranquilamente)

3. Esta foto mostra o Bairro Petrópolis, inclusive os prédios do horizonte, em sua parte mais alta, numa colina, impedindo ver-se a zona norte. Aparecem também os prédio do bairro Bela Vista, no horizonte, mais à esquerda.

4. Além do Bairro Petrópolis , nesta foto é possível ver também prédios do Bairro Rio Branco e Santa Cecília, ambos bem à esquerda da foto.

5. Idem.

6. Petrópolis novamente

7. Os prédios mais perto.

8. Idem.

9. Os prédios mais altos da primeira foto, aparecem mais de perto nessa, com zoom. Bairro Petrópolis.

10. Bairrom Petrópolis em primeiro plano e Jardim Botânico mais adiante. Ao fundo, o Morro Santa Teresa com as antenas de TV.

11. Aqui é possível ver prédios do Bairro Jardim Botânico, e, em primeiro plano, o Campus Olímpico da UFRGS, com a sua piscina olímpica (térmica). Mais ao fundo, no Morro da Polícia alguma favela subindo suas encostas e o Presídio Central de Porto Alegre é bem visível. Bem à esquerda ve-se o Jardim Botânico de POA, com seu pórtico cor de laranja, na Tereceira Perimetral.

12. Em primeiro plano, Bairro Jardim Botânico. Ao fundo, Bairro Partenon e os morros da Polícia e outros. Ve-se bem à direita, o telhado verde do Bourbon Shopping Ipiranga.

13. Casas do Bairro Petrópolis em primeiro plano, com zoom, e mais adiante o Campus Olímpico UFRGS.

14. Nesta, os prédios do Petrópolis em primeiro plano. Mais adiante, à direita, o Jd. Botânico e à esquerda, o terreno do futuro Shopping Belvedere (que será o maior power center da Região Sul). Bem ao fundo, alguns prédios da PUC-RS.

15. A Terceira Perimetral, o terreno do Shopping Belvedere e ao fundo o Morro Santana, o mais alto da cidade, com 311m de altura.

16. Terceira Perimetral, com um terreno vazio, sendo urbanizado, em frente ao terreno do shopping Belvedere, mas que será utilizado para prédios. O "Reserva Petrópolis" (já mostrado no SSC) é um dos prédios, já em construção. Ao fundo, um prédio de uns 14 andares, bem antigo, e o Mirage, de 18 andares, em construção, também já mostrado no SSC.

Era isso, por enquanto. Espero que tenham gostado.

O thread vai continuar, nos próximos dias, com as casas do bairro Petrópolis, ao nível da rua. Aguardem. As fotos já foram tiradas.

.

·
O Show é aqui!
5,738 Posts
Grande Gilberto! Adorei os bairros J. Botanico e Petrópolis.:cheers: :)

Thread bem-feito, e muito bem explicado, e cultural. Gostei da imagem no google localizando o edifício. Muito massa.

Aliás, esse último bairro, Petrópolis, lembro bem dele e vendo essas fotos, nossa, ele tem casas lindas. O skyline é bem denso. As montanhas e morros ficaram um show nas fotos. A qualidade de suas fotos é realmente fantástica. Você consegue visualizar prédios bem distantes, e bem nítidos.
Parabéns!:):applause: :applause: :cheers2: :eek:kay: :eek:kay: :eek:kay:

·
-*-*-*-
26,387 Posts
Lindas vistas desse lugar......uma das areas mais legais da cidade.......e o dia estava perfeito!! :applause:

·
Longe demais das Capitais
10,311 Posts
Lindas as fotos !

É muito bom ver outras regiões da cidade.

Quanto verde!

É, Porto Alegre se faz, mesmo, pelo seu verde e seu relevo privilegiado com bastante morros, e uma orla.
Já imaginou se tivesse construções como Curitiba, Salvador, Recife, Londrina ou Novo Hamburgo...

·
Jônatas
286 Posts
Bah... eu passo na frente deste prédio todos os dias. Moro no Petrópolis no outro lado da Protásio e trabalho quese "no lado" deste prédio, vou a pé para o trabalho!!
O prédio em sí é bem bonito e tem uma vista muito boa (vejam as fotos!!), mas eu acho que ele é um monstro na paisagem, distoa completamente do entorno!

·
world citizen
1,526 Posts
Belas fotos portoimagem, como sempre detonando ehehe..eu moro ali no Jardim Botânico. Eu gosto bastante do bairro, tem o Petrópolis logo no lado, o bourbon ipiranga, o próprio Jardim Botânico da capital...:D

Fora que é uma região com muito verde...

Quando eu tiver com uma máquina de verdade, prometo tirar fotos ao nivel da rua deste bairro tão bonito.

·
Ilha do amor
9,000 Posts
aquela area verde da foto 15 daria um otimo parque, mas parece que vai ser um shopping ne

·
.
8,813 Posts
Muito boas!

Eu gosto muito do Petrópolis mesmo não conhecendo o bairro tão bem quanto eu gostaria! Na verdade eu conheço melhor a parte mais próxima da Terceira Perimetral (trecho da Carlos Gomes)! Ali é muito bonito, extremamente agradável, muito bem cuidado e tem prédios muito bons, sendo que alguns estão entre os melhores de Porto Alegre, provavelmente!

Valeu por ter postado! To esperando pelas fotos ao nível da rua! :eek:kay:

·
Antigo Xinah_Poa to Gui_P
6,753 Posts
Muito boa as fotos, ficaram lindas, a vista é incrivel!

Como passei de onibus por este bairro na minha vida, ta loooco!

shushuashuuhsuhashusuhss

o bairo JB é muito bunito, e um dos que mais valorizam em Poa, em breve vai ser um dos bairros mais caros de Poa, ainda mais quando o Shoping estiver pronto!

Muito verde, ainda tem espaço para construir, é muito bom!

Parabens pelas fotos, estão muito boas, a vista é show!

·
Longe demais das Capitais
10,311 Posts
Lindas as fotos !

É muito bom ver outras regiões da cidade.

Quanto verde!

É, Porto Alegre se faz, mesmo, pelo seu verde e seu relevo privilegiado com bastante morros, e uma orla.
Já imaginou se tivesse construções como Curitiba, Salvador, Recife, Londrina ou Novo Hamburgo...

Fiquei achando que esse comentário, apesar dos elogios, tivesse um fecho um tanto ácido, parecendo desmerecer tanto o trabalho do Portoimagem quanto à cidade de Porto Alegre em si.

Quero me redimir, pois minha intenção não foi essa. Não retiro nada do que eu disse naquele fecho, mas deixo claro duas coisas.
1) Achei o trabalho do Portoimagem está excelente! Os ângulo foram súper felizes. Souberam explorar a região, tirando o que ela tem de melhor.
Mostrou muito bem a densidade para o lado leste. Gostei muito do predio de vidro alí perto.
Mostrou bem o verde as ruas mesmo na região densa.
E mostrou de forma espetacular o o luxuriante verde do lado oeste: na área da Faculdade, no Jardim Botânico e na "reserva" que ladeia a descida da Perimetral.
2) Apesar do exercício de imaginação do fecho do primeiro comentário, aflorando que um crítico feroz dos prédios baixinhos de Porto Alegre e mais crítico ainda do estilo sem sal que continuam tendo, isso é outra história: o fato é que mesmo assim acho essa região das fotos muito bonita! Especialmente porque eu já andei muito pelas ruas do bairro Petrópolis, e afirmo: é um prazer anda por aquelas ruas fartamente arborizadas e com com construções encantadoras: casarões antigos, casarões tipo "espanhol", e muitos predios de bom padrão.
Além de bonita, é uma região agradável e de "primeiro mundo" !

·
RG
714 Posts
Fiquei achando que esse comentário, apesar dos elogios, tivesse um fecho um tanto ácido, parecendo desmerecer tanto o trabalho do Portoimagem quanto à cidade de Porto Alegre em si.

Quero me redimir, pois minha intenção não foi essa. Não retiro nada do que eu disse naquele fecho, mas deixo claro duas coisas.
1) Achei o trabalho do Portoimagem está excelente! Os ângulo foram súper felizes. Souberam explorar a região, tirando o que ela tem de melhor.
Mostrou muito bem a densidade para o lado leste. Gostei muito do predio de vidro alí perto.
Mostrou bem o verde as ruas mesmo na região densa.
E mostrou de forma espetacular o o luxuriante verde do lado oeste: na área da Faculdade, no Jardim Botânico e na "reserva" que ladeia a descida da Perimetral.
2) Apesar do exercício de imaginação do fecho do primeiro comentário, aflorando que um crítico feroz dos prédios baixinhos de Porto Alegre e mais crítico ainda do estilo sem sal que continuam tendo, isso é outra história: o fato é que mesmo assim acho essa região das fotos muito bonita! Especialmente porque eu já andei muito pelas ruas do bairro Petrópolis, e afirmo: é um prazer anda por aquelas ruas fartamente arborizadas e com com construções encantadoras: casarões antigos, casarões tipo "espanhol", e muitos predios de bom padrão.
Além de bonita, é uma região agradável e de "primeiro mundo" !
Acho que os seus comentários, apesar de válidos e de aceitáveis, são extremamente questionáveis e relativos.

Você parte do princípio de que construir alto é construir melhor, mas eu discordo totalmente disso. Acho que tanto prédios altos quanto prédios baixos têm os seus aspectos positivos e negativos. Construções altas tendem a deixar a cidade asfixiante, escura, menos densa (menor número de prédios para acomodar a população numa área) e menos extensa. O argumento que geralmente é utilizado a favor dos prédios altos é que eles são mais imponentes, mas eu não consigo imaginar uma cidade pequena e pouco densa como imponente. Nesse sentido, somente as metrópoles muito populosas conseguiriam ser imponentes com prédios altos, pois, mesmo com eles, vão ser densas e grandes. As metrópoles menos populosas permaneceriam com cara de interior, pois ficariam pouco extensas (população acomodada verticalmente) e pouco densas. Eu, particularmente, acho este modelo entediante. Não é à toa, portanto, que o skyline de Porto Alegre é um dos mais densos e dos mais extensos do Brasil. Perde em altura, mas ganha em outros aspectos.

Com relação aos prédios sem sal, acho que eles existem em qualquer cidade brasileira. Não acho que os prédios baixos e comuns de Porto Alegre sejam mais sem sal do que os paredões brancos de qualquer outra cidade do Brasil, exceto por eles serem baixos, o que não considero um problema.

·
NON FVCOR FVCO
1,676 Posts
Acho que os seus comentários, apesar de válidos e de aceitáveis, são extremamente questionáveis e relativos.

Você parte do princípio de que construir alto é construir melhor, mas eu discordo totalmente disso. Acho que tanto prédios altos quanto prédios baixos têm os seus aspectos positivos e negativos. Construções altas tendem a deixar a cidade asfixiante, escura, menos densa (menor número de prédios para acomodar a população numa área) e menos extensa. O argumento que geralmente é utilizado a favor dos prédios altos é que eles são mais imponentes, mas eu não consigo imaginar uma cidade pequena e pouco densa como imponente. Nesse sentido, somente as metrópoles muito populosas conseguiriam ser imponentes com prédios altos, pois, mesmo com eles, vão ser densas e grandes. As metrópoles menos populosas permaneceriam com cara de interior, pois ficariam pouco extensas (população acomodada verticalmente) e pouco densas. Eu, particularmente, acho este modelo entediante. Não é à toa, portanto, que o skyline de Porto Alegre é um dos mais densos e dos mais extensos do Brasil. Perde em altura, mas ganha em outros aspectos.

Com relação aos prédios sem sal, acho que eles existem em qualquer cidade brasileira. Não acho que os prédios baixos e comuns de Porto Alegre sejam mais sem sal do que os paredões brancos de qualquer outra cidade do Brasil, exceto por eles serem baixos, o que não considero um problema.

Vc deve saber que eu sou um defensor incondicional de prédios altos, mas nesse sentido vc tem toda razão.
POA tem uma população bem menor que outras capitais. Se os prédios fossem altos, ela seria uma cidade relativamente pequena. Vc nao veria aquele skyline extenso daquela foto 25 nesse ultimo thread do Gerson, por exemplo. A cidade seria pequena.
Graças aos prédios baixos que POA é maior em extensão que outras cidades mais populosas que ela. Se vc comparar BH com POA, por exemplo, é difícil saber qual é maior (é parelho, talvez até BH leve, mas a diferença não é muito grande) apesar da população de BH ser consideravelmente superior à de POA.
Mas eu acho feio ter predinhos espalhados por tudo (exceto quando se trata de prédios históricos). Um prédio alto em POA é um tanto desprociornal . Mas uma cidade que tenha um padrão de prédios altos (São Paulo) dá um ar muito mais imponente e cosmopolita.

·
.
8,813 Posts
Vc deve saber que eu sou um defensor incondicional de prédios altos, mas nesse sentido vc tem toda razão.
POA tem uma população bem menor que outras capitais. Se os prédios fossem altos, ela seria uma cidade relativamente pequena. Vc nao veria aquele skyline extenso daquela foto 25 nesse ultimo thread do Gerson, por exemplo. A cidade seria pequena.
Graças aos prédios baixos que POA é maior em extensão que outras cidades mais populosas que ela. Se vc comparar BH com POA, por exemplo, é difícil saber qual é maior (é parelho, talvez até BH leve, mas a diferença não é muito grande) apesar da população de BH ser consideravelmente superior à de POA.
Mas eu acho feio ter predinhos espalhados por tudo (exceto quando se trata de prédios históricos). Um prédio alto em POA é um tanto desprociornal . Mas uma cidade que tenha um padrão de prédios altos (São Paulo) dá um ar muito mais imponente e cosmopolita.
Cosmopolita? Queria saber qual a relação direta entre prédios altos e cosmopolitismo... São Paulo é uma cidade cosmopolita, mas isso não se deve ao fato de possuir prédios altos ou não, mas, sim, com a sua população, a qual é oriunda das mais diversas localidades! Porto Alegre é uma cidade muito mais cosmopolita que Recife, por exemplo, e isso não fica nada evidenciado pela presença de prédios altos na segunda!

Quanto ao comentário do RG, eu concordo totalmente... Eu acho que por um lado é até bom que os prédios de Porto Alegre sejam baixos, até porque o que se vê no mercado imobiliário é uma infinidade de projetos medíocres, sejam eles de muitos ou poucos pavimentos! Sendo assim, eu acho que é bom que esses prédios sejam baixos, pois não ficam se destacando na paisagem e, no fim, até acabam formando um conjunto agradável!

E quanto ao que o portoimagem-II falou, eu, sinceramente, não acho que os prédios de Porto Alegre sejam tão inferiores em termos de qualidade a ponto de haver uma abismo se comparados com os de Salvador, Recife, Londrina (!!!) ou Novo Hamburgo (!!!)... Pra falar a verdade, eu acho que a única cidade que se sobressai nesse sentido é Belo Horizonte... Recife tem alguns prédios muito bons, mas também tem muito "elefante branco"... O que falta na arquitetura de residenciais de Porto Alegre é um pouco mais de ousadia, sair da mesmice!

·
NON FVCOR FVCO
1,676 Posts
Cosmopolita? Queria saber qual a relação direta entre prédios altos e cosmopolitismo... São Paulo é uma cidade cosmopolita, mas isso não se deve ao fato de possuir prédios altos ou não, mas, sim, com a sua população, a qual é oriunda das mais diversas localidades! Porto Alegre é uma cidade muito mais cosmopolita que Recife, por exemplo, e isso não fica nada evidenciado pela presença de prédios altos na segunda!

Quanto ao comentário do RG, eu concordo totalmente... Eu acho que por um lado é até bom que os prédios de Porto Alegre sejam baixos, até porque o que se vê no mercado imobiliário é uma infinidade de projetos medíocres, sejam eles de muitos ou poucos pavimentos! Sendo assim, eu acho que é bom que esses prédios sejam baixos, pois não ficam se destacando na paisagem e, no fim, até acabam formando um conjunto agradável!

E quanto ao que o portoimagem-II falou, eu, sinceramente, não acho que os prédios de Porto Alegre sejam tão inferiores em termos de qualidade a ponto de haver uma abismo se comparados com os de Salvador, Recife, Londrina (!!!) ou Novo Hamburgo (!!!)... Pra falar a verdade, eu acho que a única cidade que se sobressai nesse sentido é Belo Horizonte... Recife tem alguns prédios muito bons, mas também tem muito "elefante branco"... O que falta na arquitetura de residenciais de Porto Alegre é um pouco mais de ousadia, sair da mesmice!

Eu nao disse que tem relação entre prédios altos e cosmopolitismo. Só que prédios altos dão um AR mais cosmopolita. Só isso!!!

1 - 20 of 62 Posts