Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 59 Posts

·
Sampa!
Joined
·
5,809 Posts
Discussion Starter · #1 ·
25/06/2008 - 15h17 - Atualizado em 25/06/2008 - 17h05

Jerusalém inaugura ponte estaiada em curva
Obra de 118 metros de altura foi desenhada pelo espanhol Santiago Calatrava.
Por ela trafegarão bondes de um novo sistema de transporte em implantação



A ponte estaiada em curva inaugurada nesta quarta-feira (25) em Israel tem 118 metros de altura (20 metros a menos que a ponte estaiada recentemente inaugurada em São Paulo) e é visível a quilômetros de distância. Por ela devem trafegar os bondes do novo sistema de transporte coletivo em implantação na cidade israelense. (Foto: Foto: Hovev/CC)



Ponte estaiada de Jerusalém iluminada por fogos de artifício durante a inauguração nesta quarta-feira (25) (Foto: Brad Ratner/Reuters)

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL613828-5602,00.html
 

·
Sampa!
Joined
·
5,809 Posts
Discussion Starter · #2 ·
Seg, 23 Jun, 06h03



JERUSALÉM, 23 de junho /PRNewswire/ -- No dia 25 de junho, a cidade de Jerusalém vai comemorar 40 anos de reunificação com uma espetacular celebração e a inauguração pública da Ponte para Veículos Leves Sobre Trilhos de Jerusalém, projetada por Santiago Calatrava. A ponte servirá como um espetacular e novo ponto de entrada da cidade sagrada e será o centro do sistema de veículos leves sobre trilhos da cidade.

PUBLICIDADE

Calatrava projetou uma ponte estaiada com dois trilhos para veículos leves sobre trilhos, uma passagem para pedestres e uma praça pública embaixo, tudo dentro de uma estrutura leve e transparente. A sua única torre inclinada cria uma clara indicação visual em direção à cidade. Os cabos estão dispostos em uma forma parabólica que evoluem tridimensionalmente no espaço, sugerindo a forma da arpa do Rei David como um símbolo da cidade sagrada e inspirando os residentes da cidade a chamá-la de a "Ponte das Cordas".


"As pontes unem lugares que estavam separados", declarou Santiago Calatrava. "Elas são construídas por causa do progresso e para o cidadão comum. Elas têm, até mesmo, uma dimensão religiosa. A palavra 'religioso' vem do latim e significa 'criar uma ligação'. Uma ponte faz muito sentido em uma cidade como Jerusalém".


A inauguração será organizada pela Municipalidade de Jerusalém e acontecerá no dia 25 de junho, a partir das 6 horas da tarde. À noite serão projetadas imagens da construção da ponte e vídeos de Jerusalém em grandes telas exteriores, além da apresentação da Orquestra Sinfônica de Jerusalém, pontuada por fogos de artifício sincronizados, bailarinos e um coro infantil. A ponte será iluminada aos poucos, emergindo da escuridão da noite e será anunciada por trompetes, arpas e coros. O primeiro-ministro Ehud Olmert e o prefeito de Jerusalém, Uri Lupolianski, presidirão a celebração.




O arquiteto e engenheiro Santiago Calatrava projetou mais de 29 pontes em 13 países desde a abertura do seu escritório em 1981. As mais recentemente inauguradas foram três pontes em Reggio Emilia, na Itália, no fim de 2007. A Ponte Quarto sul Canal Grande, em Veneza, será terminada no fim de 2008. Outras pontes estão sendo projetadas e em construção em Dallas, Texas, nos EUA; Dublin, na Irlanda e Valência, na Espanha.


Outros notáveis projetos de Santiago Calatrava são a Cidade das Artes e das Ciências, na sua cidade natal, Valência, na Espanha, iniciado em 1991 e em andamento; a Estação de Trem do Aeroporto Saint Exupery de Lyon, na França, terminada em 1994; a Estação Oriente, em Lisboa, Portugal, em 1998; o Museu de Arte de Milwaukee, o primeiro projeto de Calatrava nos EUA, em 2001; o Complexo Esportivo Olímpico de Atenas, em 2004 e a Torre Turnig Torso, em Malmo, na Suécia, em 2005. Dentre os edifícios que estão sendo projetados e em construção, incluem-se a Central de Transportes do World Trade Center, em Nova York; um novo centro de música para a Orquestra Sinfônica de Atlanta, em Atlanta, Georgia; o Chicago Spire, que será o mais alto edifício no hemisfério ocidental; instalações esportivas e edifícios na Universidade de Maastricht, nos Países Baixos; a Universidade de Roma II, em Tor Vergata, na Itália e a Estação Ferroviária do TGV Guillemins, em Liege, que será terminada no fim deste ano.

Fonte: http://br.news.yahoo.com/s/080623/24/gjovpn.html


23/06/2008
 

·
Cidade Lendária
Joined
·
6,291 Posts
putz :O
 
1 - 20 of 59 Posts
Top