SkyscraperCity Forum banner

Independencia ou Autonomia reforçada?

12643 Views 177 Replies 33 Participants Last post by  ERVATUGA
Visto que, como é de conhecimento geral, o Estado Portugues já não quer nada connosco e o que não falta cá é potencial em todas as áreas para dar-mos um salto qualitativo grande, gostaria de saber a vossa opinião para a melhor forma de traçarmos o nosso futuro.

Como?
Com que limites territoriais?
Competências governativas?
Que rumo traçar a nível económico?

Não se sintam inibidos, basta explanar as ideias que voçês têm e que vão largando aqui e ali em alguns threads.:cheers:
1 - 20 of 178 Posts
Pequena sugestão aos demais.
Todos são bem-vindos, a discussão também, mas respeitem se o assunto não vá de encontro ás vossas convicções. ;)
Implementação imediata de uma região administrativa: Região Norte, com suficiente escala demográfica, territorial e económica, para gradualmente evoluir, com o reforço de competências legislativas e executivas, para uma Região Autónoma.

Acentuar a convergência e coesão da Euro-Região Norte de Portugal-Galiza.

E dotar a Grande Área Metropolitana do Porto de meios e instrumentos que lhe permitam assumir-se como a locomotiva da Região Norte, promovendo a integração dos vários munícipios desta urbe multipolar, com a eleição directa do presidente e orgãos executivos do Grande Porto. Não obstando a que as várias Secretarias Regionais e os próprios orgãos executivos e legislativos se descentralizem nos vários aglomerados e sub-regiões do Norte.

A Autonomia do Norte teria como limites os símbolos identitários da soberania nacional, como a Defesa, a Diplomacia Externa, a Segurança Nacional e as políticas macro-económicas e monetárias que estão sob a alçada da União Europeia.
See less See more
O modelo para mim é o seguinte:

Cidade do Porto: união dos municípios de Porto, Gaia, Maia, Matosinhos, Valongo, Gondomar e Espinho. (1.3M hab)

Metrópole policêntrica: assumir o arco metropolitano do noroeste, com centros de decisão divididos de forma correcta consoante a população de cada centro, e com sede principal no Porto. (3.65M hab)

Quanto ao governo. É o modelo normal de regionalização, onde cada capital exerce a centralidade política sobre a sua região. Defendo que esta região se cinja estritamente ao arco metropolitano, e não a todo o norte. A outra zona do norte deve ser outra região, com políticas adequadas à sua realidade (completamente diferente da do arco metropolitano).

A nível económico o rumo traçado já está óptimo. Com uma explosão do terciário, ciência e tecnologia, reconversão do património, aumento em flecha do turismo, ensino de competência, indústria pesada e energias renováveis. O Porto está optimo em tudo, excepto nas duas coisas que disse: (1) autonomia política ABSOLUTA (2) limites municipais e metropolitanos. aí está péssimo!!!! (note-se: a menos que a autonomia política seja ABSOLUTA como citei, acharei SEMPRE que em termos de autonomia política estamos péssimos. daí defender a regionalização no seu modo mais drástico.)
See less See more
Sou a favor da regionalização mas não no seu modo mais drástico. Somos um país tão pequeno que não vejo necessidade de dividir e complicar o que é fácil. E o desgoverno a que se assiste actualmente não é só para o norte do país... É para todo o Portugal. Não percebo no que é que o Norte se possa sentir prejudicado.

A única região que gostaria de ver independente, mas independente mesmo era a Madeira. Gostava de assistir a isso. Claro que o Jardim fala, mas no seu pensamento sabe bem que não é isso que ele quer
See less See more
daniel, Espinho não faz parte da zona urbana do Porto, tal como muitas zonas nos concelhos limítrofes.

Penso que é necessario que algo mude rapidamente no Norte para parar o que está a acontecer, com tudo a ser centralizado em Lisboa, não só a nivel politico mas de investimentos, por exemplo, protestos para saber para onde vai o dinheiro dos impostos, etc. O que se passa é que o Norte manteve o pais, e o seu dinheiro seguiu para baixo, e anda o dinheiro la a gerir a economia la de baixo e aqui, com a crise industrial, ficou de rastos.

Quanto à Póvoa dava um thread e um livro inteiro. É algo com bastante mais consistência que um Norte independente. Pelo que não vale a pena debater aqui.
See less See more
As zonas mais prejudicadas no país são todas aquelas fora de Porto e Lisboa.

Estas duas zonas metropolitanas detêm o "sumo" da vida cultural, económica e do trabalho. Os grandes investimentos nacionais têm sido feito nestas cidades também.

Eu acho que a regionalização trás vantagens às regiões em si como um todo, e como tal com esse modelo poder-se-ia criar uma centralidade pelo menos nas capitais de cada uma, em vez de ser sempre nas grandes zonas metropolitanas.
See less See more
peter: o que ta centralizado em lisboa (e mal) é o estado. (a tal falta de autonomia politica que falta ao porto, apenas). de resto o porto detem toda a soberania e poder demografico e economico. (que poderá aumentar ainda mais, após uma regionalizaçao bem feita ;))
E, como se le no barquinho, não ficava um micro-estado tão pequeno assim.

Uma imagem que explicitamente mostra a ligação antiga de Esposende à Povoa.

Quanto ao Porto, não brinques, o Porto não tem poder nenhum, já teve outrora com a Praça Nova temida pelos politicos em lisboa, reforça-se hoje na AMP, o que pode criar algum mau estar em lisboa, dado o contra-poder que isso cria, mas sem poder politico, mas que claro acaba por encostar o governo contra a parede um par de vezes.
See less See more
por vezes penso que nao lêm o que digo. "quanto ao porto, nao brinques. nao tem poder politico"

LOL e o que eh que eu disse em cima CUARALHO?! :lol: é PRECISAMENTE isso que falta ao Porto. (sinonimo de regionalizaçao: correcçao total desse problema).

e sim, mesmo sem poder politico oficial, o poder demografico encosta obviamente o governo à parede,e por isso temos vindo vendo grandes projectos e obras a nascer aki, e projectadas para aki. (algumas delas diga-se, pagas por pessoas daki, e nao pelo estado).
See less See more
Independência já ! :D
Também tenho a mesma opinião...
…francamente…
A nível económico o rumo traçado já está óptimo. Com uma explosão do terciário, ciência e tecnologia, reconversão do património, aumento em flecha do turismo, ensino de competência, indústria pesada e energias renováveis.
Porto está óptimo por iso está na regiao mais pobre de Europa occidental. E o peor ainda está a chegar se nao espera a que o Norte baixe do 50% do pib per cápita da UE no 2010.

Já agora que industria pesada tem o Porto?
See less See more
eh só uma das zonas industriais maiores da Europa. tanto ciume tens tu do Porto :lol:

nao ha ninguem que pare este gajo? eh que vai ser interminavel os threads atras de threads em que ele vai tentar dizer mal do Porto. ja cansa.
quantas vezes é que já te pedi para não lhe responderes? assim não dá pelas razões que já te disse...
LOL! engraçado que quando cheguei aqui vi que estavas a ver o thread e nao respondi porque pensei "eh desta"... depois fiz refresh e ja tinhas saido. entao vi "nao adianta... " e respondi.

de kkr forma o que tem a ver a minha resposta com ele? agora nao se pode responder? o coitinhado? se se responder ele ja tem razao?

nao percebes que ELE a que provoca?! e o pessoal sente-se na legitimidade de responder. ele SEMPRE toma a iniciativa.

e pelo que o arpels me disse, nao sao voces que o vao banir, mas sim entrar em acordo e por maioria se decide. pelo que sei ele pra já é o unico que está a favor da ida de requitó deste gajo.
See less See more
como é que sabes que não o ia fazer? ou agora tb já adivinhas o meu pensamento?

se já te pedi não sei quantas vezes é porque tenho razões para isso não achas? assim perdes toda a legitimidade... já para não falar que é altamente incorrecto vires para aqui dizer o que é que a moderação te disse no respeitante a este assunto.;)
See less See more
isto não devia estar no café

eu apoio a criação de estados zona norte do pais , centro , a capital lisboa sendo o estado federal , o alentejo, o algarve , os açores e a Madeira.

Seguir o modelo brasileiro de divisão do terreitorio
1 - 20 of 178 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.