SkyscraperCity banner

Status
Not open for further replies.
1 - 17 of 17 Posts

·
Annoying ex-moderator
Joined
·
17,639 Posts
Discussion Starter #1
O presidente da Infraero, Cleonilson Nicácio Silva, o governador de Sergipe, Marcelo Déda, e o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, assinaram nesta segunda-feira (3/8), na sede do governo do Estado, acordos para a realização de obras no Aeroporto de Aracaju – Santa Maria e para melhorar a integração cidade-aeroporto. A construção de um novo terminal de passageiros – que terá quatro pontes de embarque e poderá receber 1,8 milhão de passageiros por ano –, a ampliação do pátio de aeronaves e um novo estacionamento para os usuários são algumas das obras previstas na lista dos projetos básicos e executivos que serão elaborados pelo Governo do Estado, conforme prevê um dos acordos.

“Esta é uma importante parceria e quem ganha é o passageiro que terá mais segurança e conforto em um dos principais aeroportos administrados pela Infraero. O crescimento de Aracaju e as perspectivas de desenvolvimento regional são as principais razões que justificam o empenho da Infraero na viabilização desses Acordos. A Infraero entende que o aeroporto é o cartão de visita da cidade e do estado de Sergipe para quem chega”, diz o presidente da Empresa, que deixa a estatal no próximo dia 10 de agosto. “É um orgulho fechar esta gestão com acordos tão expressivos para nós e para a população de Sergipe”, completa.

Para o governador, “trata-se de um projeto estratégico de desenvolvimento do Estado em alinhamento com a política do governo federal de aumento do peso do turismo na economia do Brasil, aponta. Marcelo Déda também elogiou a atuação do presidente da Infraero: “Mostrou compreensão e deu prioridade às ações”, ressaltou.

O acordo prevê que os projetos sejam contratados e pagos pelo Estado e fiscalizados pela Infraero, que também fornecerá o Termo de Referência para a contratação. Prevê, também, a desapropriação e incorporação ao aeroporto de áreas essenciais ao seu desenvolvimento, às custas do Estado. O acordo inclui ainda o pré-compromisso das partes para a realização das obras correspondentes, às custas da Infraero. O investimento da Empresa será de R$250 milhões.

Crescimento com harmonia - Com a Prefeitura de Aracaju, a Infraero assinou outro compromisso: o Acordo de Cooperação Técnica de integração entre o planejamento urbano e o planejamento físico aeroportuário, visando que o planejamento da cidade obedeça, integral e continuamente, ao Plano de Zona de Proteção e ao Plano de Zoneamento de Ruído Aeronáutico do aeroporto e à Área de Segurança Aeroportuária, definidos por regulamentações federais.

Pelo Acordo, a Infraero vai empregar recursos humanos especializados para apoiar a Prefeitura no aperfeiçoamento do sistema de planejamento, licenciamento e controle do uso e ocupação do solo nas áreas sob influência do aeroporto.

Este é o primeiro Acordo do gênero que a Infraero firma diretamente com uma prefeitura. “Esta iniciativa marca uma nova estratégia de relacionamento da empresa com as prefeituras, com o objetivo de alcançar total harmonia entre as cidades e os aeroportos”, ressalta Nicácio. Outros nove acordos semelhantes estão, neste momento, em negociação com outras prefeituras, e deverão ser assinados em breve.

Pista maior - Durante o evento, houve, também, um aditamento a outro acordo, assinado em outubro de 2008 com o Estado, que trata da ampliação da pista de pouso e decolagem, de 2.200 metros para até 2.970 metros, para transferir ao Estado o encargo de elaboração e pagamento dos projetos de ampliação da pista, mantendo-se com a Infraero a fiscalização dos projetos. Anteriormente, o Estado estava responsável, apenas, pelos projetos de rebaixamento do Morro da Piçarreira, necessário à ampliação da pista, e obras externas ao sítio do aeroporto. Agora, o Estado fará e pagará todos os projetos de engenharia dessa obra.

Entre as autoridades da Infraero, também estavam presentes o diretor de Operações e de Engenharia e Meio Ambiente, João Márcio Jordão, e o assessor especial da Presidência, Paulo Sergio Ramos Pinto.

Assessoria de Imprensa Infraero
[email protected]


http://www.infraero.gov.br/noticia_detalhe.php?cod_noticia=3271
 

·
Vitória da Conquista (BA)
Joined
·
8,016 Posts
Ôôô... Aracaju vai ficar joia se isso sair mesmo! Depois dele só vai faltar o de João Pessoa e o de Teresina (e quem sabe um belo ''up'' no de São Luís também) para que todas as capitais do Nordeste estejam ''bem encaminhadas'', pelo menos por enquanto.

Estive no Santa Maria pela última vez em 2001 e não gostei. Já estava bem fraquinho para aquela época.
 

·
:)
Joined
·
18,427 Posts
^^ Mas o terminal de João Pessoa passou por um processo de modernização há relativo pouco tempo.

E sobre o daqui, só acredito vendo.
 

·
:)
Joined
·
18,427 Posts
^^

Ah, esqueci desse detalhe de João Pessoa. Mas eu ainda não vi os resultados da reforma no aeroporto da capital paraibana.
Até que ficou bom, mas faltou a instalação de fingers.
 

·
Annoying ex-moderator
Joined
·
17,639 Posts
Discussion Starter #8
Se Alagoas, cujo peso politico dentro do NE é pequeno, conseguiu um BAITA aeroporto novinho, não vejo porque Sergipe e Aracaju não consigam também.
 

·
Guilherme
Joined
·
3,706 Posts
Espero que saia msm.
Aracaju merece!
 
1 - 17 of 17 Posts
Status
Not open for further replies.
Top