A Trip Linhas Aéreas terá a sua principal base operacional em Belo Horizonte, com a instalação de um centro de treinamento de aeronaves e transferência do centro de manutenção de aeronaves para as proximidades do Aeroporto da Pampulha. A empresa também está ampliando rotas em Minas e investindo R$ 214,2 milhões na aquisição de sete aeronaves ATR-72-500. Esses investimentos estão previstos no protocolo de intenções assinado nesta terça-feira, pelo governador Aécio Neves e o presidente da Trip, João Mário Caprioli, em solenidade no Palácio da Liberdade.
“Hoje é um dia extremamente importante para nós, porque não estamos falando apenas de novas perspectivas, mas estamos colhendo os resultados do que foi feito a partir do ano de 2003. Minas está, de alguma forma, inaugurando algo novo no Brasil, que é o relacionamento profissional entre o Estado e o setor privado. Em Minas, buscamos ajudar e compartilhar da estratégia de cada empresa, induzindo, criando condições de segurança para estimular aquele que queira empreender”, disse Aécio Neves, em pronunciamento, durante a cerimônia.
Novas rotas
O protocolo de intenções prevê a inclusão de mais oito cidades mineiras na rota da Trip. Até 2009, a empresa terá vôos para Almenara, Nanuque, Paracatu, Pirapora, Varginha, Poços de Caldas, Manhuaçu e Juiz de Fora. Hoje a companhia já voa para Belo Horizonte, Montes Claros, Diamantina, Governador Valadares, Ipatinga, Araxá, São João del-Rei, Patos de Minas, Uberaba e Uberlândia.
“Vi com muita alegria que algumas das novas rotas propostas atendem exatamente regiões que estamos buscando desenvolver, com um esforço mais coordenado como o Norte do Estado, os vales do Jequitinhonha e Mucuri, além de regiões que já crescem com o vigor muito grande como o Sul de Minas, o Triângulo Mineiro e o Alto Paranaíba. Registro, também, a importância da transferência para Belo Horizonte do centro de capacitação de pessoal do setor. Isso é um marco importante do setor com outras derivações que serão benéficas para o Estado de Minas Gerais”, afirmou o governador.
O presidente da Trip, João Mário Caprioli, anunciou que o centro de capacitação de mão-de-obra da companhia será implantado num prazo de um ano. A transferência do Centro de Manutenção de Aeronaves, de Campinas para a Pampulha, que já está sendo feita, representará a criação de 150 empregos. O centro para formação de tripulação preencherá uma lacuna no continente sul-americano. Atualmente os pilotos têm de ser treinados no centro de manutenção da ATR, localizado em Toulouse, no sul da França. O novo centro poderá atender a formação de pilotos para o Brasil, América do Sul, Caribe e África.
“Temos um trabalho que mostra tudo que Belo Horizonte e Minas Gerais têm em termos de conhecimento e de infra-estrutura técnica na área aeronáutica. É impressionante. Tem vários cursos de engenharia aeronáutica em Belo Horizonte, no Triângulo, tem vários cursos de nível médio, mas essa é uma área que vamos ter que investir mais nessa formação. A própria Fiemg e o Senai estão analisando essa perspectiva”, disse o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Marcio de Lacerda, em entrevista.
Apoio
O Governo de Minas, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do INDI, prestará apoio e assistência à Trip durante as fases de implantação e operação do projeto, em especial no que se refere ao acompanhamento dos financiamentos e licenciamentos necessários.
A Trip se compromete manter e aumentar a oferta de empregos existentes após a operação de incorporação da Total e promover o treinamento e a capacitação de mão-de-obra, prioritariamente local. A empresa também irá realizar esforços para transferir para Minas Gerais a sede social da empresa, num prazo de dois anos.