SkyscraperCity banner
1 - 20 of 26 Posts

·
Gyn Tônica
2,909 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Diário da Manhã
Cidades (09/06/2008)
Recursos melhoram Entorno

Para corrigir a disparidade de recursos destinados, pelo governo federal, a Goiás e ao DF, o Estado acompanha com atenção a tramitação da Proposta de Emenda Constitucional - PEC nº 170/2007, que prevê a destinação de 10% dos recursos do Fundo Constitucional do Distrito Federal para os municípios do Entorno. O governo de Goiás, por meio, da Secretaria de Segurança Pública, tem atuado fortemente para que esta proposta seja aprovada.

Com a aprovação da emenda, a previsão é de que sejam destinados no mínimo R$ 6 bilhões de recursos do Fundo Constitucional do Distrito Federal para os 22 municípios do Entorno do DF, incluindo, além dos municípios goianos, Cabeceira Grande e Unaí, de Minas Gerais. Conforme a PEC, os recursos serão destinados para a Segurança Pública, Saúde e Educação.

A emenda proposta garantirá ao Estado condições financeiras para solucionar o problema da criminalidade na região do Entorno. O Entorno já foi alvo de muita retórica, com ações que não resolvem o problema de forma definitiva. Esse recurso dará ao Estado condições de atender à enorme demanda reprimida dessa região, defendeu.

Como os problemas do Entorno deságuam em Brasília, o recurso do fundo aplicado em Goiás também beneficiaria o Distrito Federal. O enfrentamento dos problemas do Entorno é responsabilidade tanto do governo goiano quanto do DF. Por esse motivo a PEC não encontrará resistência por parte dos parlamentares do DF. A PEC 170/2007 deve ser votada ainda este mês, na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal.

Mais de 300 pessoas estiveram no restaurante do Anexo III da Câmara dos Deputados para a apresentação da PEC.

A aplicação dos meios de segurança do Entorno do DF é fundamental para que a região se desenvolva de forma harmônica. O item segurança é fundamental em qualquer sociedade para que os membros desta possam se ocupar em trabalhar, estudar, produzir e pesquisar de forma tranqüila.

A responsabilidade social dos cidadãos é diretamente proporcional também às responsabilidades do Estado, que assim como recebem os seus impostos têm o dever de zelar para que os cidadãos honestos tenham a tranqüilidade necessária para constituir as suas famílias e produzirem em suas ocupações de forma séria a contínua.

Oferecer segurança ao Entorno de Brasília, dentro da região de Goiás, é uma obrigação premente dos órgãos de segurança pública. O objetivo é que a comunidade da região, que somada com a Grande Goiânia forma a maior e mais densa massa populacional do Centro-Oeste, tenha condições de aproveitar as chances de desenvolvimento que se apresentam. Tais recursos tornam possível o desenvolvimento de nossa região de forma coordenada e em um ritmo ideal para a população, o que atende diretamente aos direitos de acesso à cidadania.

Cidades (09/06/2008)
Polícia goiana age no Entorno

Brasília – Carro da Força Nacional de Segurança Pública cruza a divisa de Goiás e Distrito Federal em direção ao Entorno

Mesmo com a presença de apenas 150 homens da Força Nacional , um terço do previsto, a criminalidade no Entorno do Distrito Federal caiu quase 30% e surpreendeu até mesmo a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Os bons resultados dos primeiros seis meses de atuação intensiva na região são atribuídos à ação integrada entre as diversas forças que se dedicaram ao trabalho de conter a violência nas cidades que fazem divisa com o Distrito Federal.

Sob a coordenação de um policial militar goiano, o tenente coronel Wellington Rodrigues, os homens da Força Nacional se integraram aos policiais civis e militares que já atuavam na região e reforçaram um trabalho de prevenção e repressão que já vinha sendo desenvolvido.

Desde que foi anunciada a vinda da Força Nacional para Goiás, em outubro do ano passado, o secretário de segurança pública deu ênfase à importância da sintonia entre os que chegavam com os que lá estavam e valorizou a oferta da Senasp, ressaltando que o policiamento preventivo em grande escala proporciona tranqüilidade à população.

Para assegurar presença constante da polícia nas ruas, as cidades do entorno receberam 167 viaturas novas, entregues pela Secretaria de Segurança Pública de Goiás, em setembro do ano passado, num modelo de locação reconhecido e elogiado nacionalmente, pois garante veículos sempre novos e em perfeito estado de conservação, a um custo menor para o contribuinte.

Os dados apresentados à Secretaria de Segurança Pública no último dia 22 de abril demonstraram que a atuação integrada reduziu o número de furtos, roubos, estupros e assassinatos.

No geral, a violência e a criminalidade caíram 29,5% e contribuíram para que o Estado de Goiás assumisse a Coordenação do Gabinete de Gestão Integrada do Entorno (GGIE), que tem a finalidade de promover ações conjuntas de segurança pública e defesa social entre Goiás, Minas Gerais e Distrito Federal.

O GGIE é composto por membros das secretarias de segurança Pública de MG, GO e DF, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e Senasp. Ao noticiar que Goiás assumiria a coordenação do gabinete, o secretário afirmou que se tratava de algo "natural", pois a maioria dos municípios do Entorno do DF está em Goiás e que a gestão do GGIE será voltada para a população. "A sociedade precisa perceber resultados práticos e sentir-se segura. Para isso, precisamos de recursos para aperfeiçoar as ações de prevenção e combate à criminalidade", afirmou.

Pg. 17
http://www2.dm.com.br/digital/index.php?edicao=7521

·
Banned
27,387 Posts
^^ Eu acho dificil essa PEC passar, pois o estado de Goiás está tirando o dele da reta, pq não deixa a região formar outro estado (Planalto Central), e pronto, acaba com esse lenga lenga.

Pois um fala que o local não faz parte, pois os moradores trabalham no DF, e o mesmo acontece o contrário, quando o GDF não pode investir na região por pertencer a Goiás.

E não tem o que dar 10% nada para Goiás, pois para aonde vai os impostos do entorno???? Com certeza vai para algum local. E não é para Brasília.

·
Gyn Tônica
2,909 Posts
Discussion Starter · #3 ·
Passou no Jornal Anhanguera da Globo local daqui em Goiânia sobre esses investimentos... e as discussões envolviam várias pessoas, e entre eles estavam os senadores Lúcia Vânia e Demóstenes Torres que estão lutando para os recursos saírem... o que mais me chamou a atenção foi quando entrevistaram o Demóstenes Torres que é uma pessoa muito respeitada e de boa índole no Senado... ele disse as mesmas palavras que eu já repeti aqui várias vezes.. O entorno existe por causa de Brasília e Brasília e o governo federal é que tem a maior parte da responsabilidade pela região... quem viu sabe que é verdade o que estou descrevendo aqui... e é muito fácil criticar os outros, estando confortavelmente em melhor situação, sem ver sua própria parcela de culpa...

·
Registered
2,292 Posts
O que já acontece a muito tempo é um jogo de empurra com relação ao entorno, parece que tentam reverter a situação, mais ainda irá gerar muita dor de cabeça para quem não quer ter sua parcela de culpa em toda a condição precária da região.
Tomara ao menos que esse PEC seja liberado.

·
Banned
27,387 Posts
Passou no Jornal Anhanguera da Globo local daqui em Goiânia sobre esses investimentos... e as discussões envolviam várias pessoas, e entre eles estavam os senadores Lúcia Vânia e Demóstenes Torres que estão lutando para os recursos saírem... o que mais me chamou a atenção foi quando entrevistaram o Demóstenes Torres que é uma pessoa muito respeitada e de boa índole no Senado... ele disse as mesmas palavras que eu já repeti aqui várias vezes.. O entorno existe por causa de Brasília e Brasília e o governo federal é que tem a maior parte da responsabilidade pela região... quem viu sabe que é verdade o que estou descrevendo aqui... e é muito fácil criticar os outros, estando confortavelmente em melhor situação, sem ver sua própria parcela de culpa...
^^ De forma alguma, o estado de Goiás assumiu o ônus de sediar a capital federal, agora se estão reclamando, então sugiro que se criem outro estado, aí, acaba com esse jogo de empurra, pois se Tocantins continuasse com o estado de Goiás, estaria numa mercadoria só hoje em dia.

O mesmo acontece com o entorno, não tem esse papo de falar que a capital é responsavel, então se Brasília não existisse, com certeza Goiânia não teria sequer 250 mil habitantes hoje em dia, e com certeza, seria ultrapassada em economia por todos os outros estados.

Em primeiro lugar, todos tem sua participação, mas.... O que Goiás fez nos ultimos 50 anos no entorno de Brasília?????

Eu digo isso, pois tenho parentes que moram na região, e os politicos goianos, como senadores e deputados federais somente aparecem lá só em época de eleição.

Então desconhecem a realidade do Entorno, e agora, querem ganhar pontos politicos na região, sorte que o povo pode ser burro, mas não são loucos para votarem nesse tipo de politico.

Quando falta 2 anos para eleição, quer fazer um agrado com a região, e voltando ao assunto, se pegar todos os investimentos no entorno, tem participação zero do estado de Goiás, quem investe na região é os brasilienses e não os goianos.

Vide a UHE Corumbá IV, foi dado de mão beijada para o estado de GO, o mesmo da implantação total de rede de agua e esgoto em Aguas Lindas de Goias e Santo Antonio.

Sequer tem um centavo do governo goiano. Se o DF não corre para socorrer essa região, goiás vai socorrer, nossa tenha paciência.

Agora quero ver o estirpe de vereadores e prefeitos que serão eleitos, em vez de quererem se ficarem ricos as custas dos pobres, deveriam industrializar a região.

Mas nem preciso falar o que acontece.

zero escolas
zero hospitais
zero rede de agua encanada
zero rede de esgotos
zero rede de aguas pluviais
zero rede de coleta de lixo
zero rede de aterro sanitário

Atualmente o maior investimento que está acontecendo em terras goianas está acontecendo em Luziania por um empresário de Brasília, coisa de 3 bilhões de reais.

Detalhe, pq será que a Coca Cola de Goiás não investe no Entorno de Brasília e foi preciso a região de Brasília investir na região, detalhe, não teve um centavo de dinheiro goiano (emprestimos) para viabilizar as industriais brasilienses.

·
Registered
7,546 Posts
O enterno poderia ser um alargamento da DF ou a criaçao desse novo estado. Mas isso implicaria uma dimunuição do atual DF. Também, não acho o nosso modelo governativo propício para criação de novos estados. É um ônus muito grande para a população e mais um enorme armário de empregos.
Se ao menos tivéssemos um modelo mais exuto para regiões menores...

·
Registered
6,037 Posts
Você vai me desculpar, Cruvinel.... o Senador Demóstenes é um político respeitável, de uma integridade que poucos Senadores tem..... e pessoalmente falando ele é extraordinário, já tive a oportunidade de conviver mais próximo a ele!
Mas, o Estado de Goiás NUNCA se importou com o Entorno de Brasília, e ainda hoje, vejo comentários de alguns goianos, inclusive aqui no fórum, que pouco se importam com a condição dessas cidades!
Os moradores da região pagam os impostos que vão para o Estado goiano, mas na hora que necessitam de escola, hospitais, procuram o DF mesmo! O Governo Estatal poderia repassar os tributos pagos pelas famílias que vivem no Entorno pro GDF, pelo menos fica mais justo! O que você acha?!

·
Banned
27,387 Posts
O enterno poderia ser um alargamento da DF ou a criaçao desse novo estado. Mas isso implicaria uma dimunuição do atual DF. Também, não acho o nosso modelo governativo propício para criação de novos estados. É um ônus muito grande para a população e mais um enorme armário de empregos.
Se ao menos tivéssemos um modelo mais exuto para regiões menores...
^^ Mas seria uma melhora, tanto que o novo estado nasceria sendo o maior do Centro Oeste em termos de PIB, de População e claro, com a melhor infra-estrutura.

O povo aqui está esperando que realmente isso venha viabilizar. E a capital seria Luziania.

·
Banned
27,387 Posts
^^ É um efeito dominó, o que se deve fazer é escolher uma ou duas cidades do entorno e concentrar os esforços para que a mesma seja um colchão para conter os impactos que o entorno faz no DF.

Mas aí surge outro problema, eu trabalhei por muitos anos ali perto da Sucupira, e lá, jaz as bases do Hospital Regional de Luziânia, o mais interessante é, que depois que Valparaizo se emancipou de Luziania, o local passou a ser parte de Luziania.

Mas ai vem a bomba, como o governo federal destinou 6 milhões de reais para construção do hospital, ninguem sabe aonde o dinheiro foi parar, e aí Valparaizo quer concluir o hospital e não pode, pois o hospital já recebeu dinheiro.

E Luziania não quer repassar o dinheiro para Valparaizo, pois a região não pertence mais a Luziania, e quem paga o pato por isso é os moradores da região.

·
Registered
22,320 Posts
E verdade, no fin das contas quem paga o pato e a populacao mesmo! :eek:hno: Eu acredito que infelizmente isto nao mudara tao cedo, pois vendo o tipo de politicos que nao so Goias, mas todo Brasil tem, e dificil ter esperanca de melhoras, e a criacao de um novo estado me parece que so aumentaria o numero de politicos e realmente duvido que melhoraria significamente a vida da populacao do entorno, e tambem acredito que o estado de Goias tem de investir mais e chamar responsabilidade para si proprio e botar ordem na casa, afinal de contas o entorno faz parte do nosso estado e deve continuar sendo assim, pois nao podemos ficar perdendo fatias e fatias de territorio, daqui a pouco so vai restar Goiania.
E triste dizer, mas nosso Brasil ainda tem de mudar muito, grande parte da populacao tem de aprender o que e ser um cidadao e exigir seus direitos e cumprir seus deveres, e o governo proporcionar uma vida digna a todos.^^

·
Registered
6,037 Posts
E verdade, no fin das contas quem paga o pato e a populacao mesmo! :eek:hno: Eu acredito que infelizmente isto nao mudara tao cedo, pois vendo o tipo de politicos que nao so Goias, mas todo Brasil tem, e dificil ter esperanca de melhoras, e a criacao de um novo estado me parece que so aumentaria o numero de politicos e realmente duvido que melhoraria significamente a vida da populacao do entorno, e tambem acredito que o estado de Goias tem de investir mais e chamar responsabilidade para si proprio e botar ordem na casa, afinal de contas o entorno faz parte do nosso estado e deve continuar sendo assim, pois nao podemos ficar perdendo fatias e fatias de territorio, daqui a pouco so vai restar Goiania.
E triste dizer, mas nosso Brasil ainda tem de mudar muito, grande parte da populacao tem de aprender o que e ser um cidadao e exigir seus direitos e cumprir seus deveres, e o governo proporcionar uma vida digna a todos.^^

Precisa começar do Governo..... inflizmente eles são prova-viva de como NÃO se deve agir! :bash:

·
Gyn Tônica
2,909 Posts
Discussion Starter · #13 ·
Se eu for falar o que realmente acho, só aumentariam as discussões... e não foi nenhum goiano que quis Brasília ou inventou essa idéia, Sr. Pesquisador... aliás, até hoje carregamos esse ônus do entorno que não foi problema criado por nós e temos que aguentar reclamações, entre outras coisas, de vcs... e se hoje há investimentos, ainda reclamam... é demais :lol: Goiás tem muitos problemas a resolver além dos que NÃO FORAM CRIADOS POR NÓS :lol:

·
Banned
27,387 Posts
^^ Olha para o fim de debate sem consenso, o problema não é dos brasilienses e nem dos goianos, e sim dos politicos, pronto fim de debate, que não leva nada, pois vc alega que o estado de goiás tem ônus, mas os lucros do IPTU e IPVA ficam com goiás, e o que fica com distrito federal? Nada. Brincadeira né.

Sorte que vamos ter a reforma tributária, e Brasília já se situou a favor de Sampa contra Goiás, e o mesmo vai acontecer com a reforma social.

·
Registered
22,320 Posts
Cruvinel meu conterraneo, eu sei que o pessoal de Brasilia reclama muito dos problemas do Entorno, e nos reclamos deles tambem, porem apos ler e reler muito a respeito deste assunto cheguei a seguinte conclusao:

1-Aquela regiao faz parte de Goias, portanto o governo goiano tem de assumir sua responsabilidade e dever, e como ja disse nao devemos perder mais territorio e tambem como voce sabe, nao temos como impedir esse aumento populacional.

2-E bom para Goias que sua populacao aumente, especialmente naquela regiao, com isso podemos atrair mais industrias e investimentos para servir o estado e o DF, ser mais competitivos, e com certeza a nossa arrecadacao e o pib aumentaria significamente, e nao esquecendo que teriamos mais representacao e peso politico em Brasilia.

3-Se os governantes goianos tivesse mais interesse em representar o povo, com certeza veria esse problema como uma oportunidade para o estado se desenvolver mais, e nao um motivo de reclamacoes, lamentadores nunca vao pra frente.

4- Quanto as reclamacoes dos brasilienses, eles tambem tem de entender que de algum modo sempre estarao ligados ao Entorno, pois essa populacao do entorno tambem promove crescimento no DF, nao adianta, os candangos e goianos tem de ser mais unidos.

Bom espero mesmo que esses politicos mude um pouquinho e tomem atitudes que promovam o desenvolvimento do estado e de sua populacao.:eek:kay:

·
Gyn Tônica
2,909 Posts
Discussion Starter · #16 ·
^^Depois dê uma passada lá em notícias, em: "Duas cidades goianas figuram entre as dez mais dinâmicas do país" e procure as posições de Valparaíso de Goiás e Luziânia... Goiás tem progressos até no Entorno que é considerado problemático...

·
Banned
27,387 Posts
^^ O crescimento de Valparaizo é virtual, cite industrias em Valparaizo???? Eu dou um doce para vc provar que tem desenvolvimento lá, por detalhe, meu irmão mora lá e não vem esse dinamismo todo em Valparaizo.

Acontece que, as industrias está aqui do lado do DF, vide União Quimica, Centro de Distribuição do Carrefour, 2 laboratórios da Achê, sem contar é claro, no Porto Seco de Brasília, que fica na divisa.

Então é um crescimento virtual, pois se as industrias sairem de Brasília, o dinamismo de Valparaizo some.

·
.
13,730 Posts
Eu acho que deveria ser 50% para cada estado.

A população do entorno vive entre os 2 estados, então ambos devem arcar com as despesas.

Exemplo: Uma criança(população do entorno) e filha de pais separados, a mãe(Goiás) da a moradia e o pai(Distrito Federal) ajuda financeiramente na criação.

Entenderam crianças? :)

:lol::lol::lol::lol:

·
Registered
6,037 Posts
Cruvinel meu conterraneo, eu sei que o pessoal de Brasilia reclama muito dos problemas do Entorno, e nos reclamos deles tambem, porem apos ler e reler muito a respeito deste assunto cheguei a seguinte conclusao:

1-Aquela regiao faz parte de Goias, portanto o governo goiano tem de assumir sua responsabilidade e dever, e como ja disse nao devemos perder mais territorio e tambem como voce sabe, nao temos como impedir esse aumento populacional.

2-E bom para Goias que sua populacao aumente, especialmente naquela regiao, com isso podemos atrair mais industrias e investimentos para servir o estado e o DF, ser mais competitivos, e com certeza a nossa arrecadacao e o pib aumentaria significamente, e nao esquecendo que teriamos mais representacao e peso politico em Brasilia.

3-Se os governantes goianos tivesse mais interesse em representar o povo, com certeza veria esse problema como uma oportunidade para o estado se desenvolver mais, e nao um motivo de reclamacoes, lamentadores nunca vao pra frente.

4- Quanto as reclamacoes dos brasilienses, eles tambem tem de entender que de algum modo sempre estarao ligados ao Entorno, pois essa populacao do entorno tambem promove crescimento no DF, nao adianta os candangos e goianos tem de ser mais unidos.

Bom espero mesmo que esses politicos mude um pouquinho e tomem atitudes que promovam o desenvolvimento do estado e de sua populacao.:eek:kay:

Mas você está uma verdadeiro brazuca! :cheers: :lol:

·
Registered
22,320 Posts
Mas você está uma verdadeiro brazuca! :cheers: :lol:
Sempre fui e sempre serei, e mais ainda sou um brasileiro no esteroide:lol::lol: So aprendi que reclamacoes e troca de acusoes nao leva a lugar nenhum, sou mais objetivo e dinamico nesse ponto.:banana:

1 - 20 of 26 Posts