SkyscraperCity Forum banner
1 - 20 of 1209 Posts

·
Moderator
196,571 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Governo promete requalificar actual IP3

O Governo vai ligar Coimbra a Viseu através de uma nova auto-estrada, num investimento que deve estar concluído em 2011, mas promete, ao mesmo tempo, requalificar e manter em funcionamento o traçado actual do IP3. "Pretende-se fazer do IP3 uma alternativa para o tráfego local", comentou ontem Santinho Faísca, da empresa Estradas de Portugal, ao apresentar vários projectos da empreitada que o Governo denomina "Auto-estradas Centro".

Na mesma cerimónia, realizada na Câmara de Penacova, o presidente da edilidade, Maurício Marques (PSD), manifestou-se "feliz por o IP3 não ser esquecido" pelo Governo, apesar de ser substituído por uma auto-estrada. Esta vai ligar Coimbra a Viseu, com passagem pela Mealhada, Mortágua e Santa Comba Dão. E terá portagens.

O velho IP3, onde o Governo contabilizou 99 vítimas mortais em acidentes rodoviários registados na última década, vai ser repavimentado e ter sinalização nova, vedações, iluminação e um sistema de gestão e controlo do tráfego, com placards electrónicos a fornecer informação de última hora aos condutores.

Por outro lado, o Governo pretende reformular alguns nós da estrada, por considerá-los perigosos. É o caso dos nós do IC 6, de Oliveira do Mondego, do Cunhedo, de Lameiras e do Rojão Grande. "Serão ainda construídos vários restabelecimentos e ligações", promete o Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, cujo secretário de Estado Paulo Campos esteve ontem em Penacova, numa cerimónia organizada ao pormenor, com projecção de vídeos, painéis e outros suportes de comunicação.

A mesma concessão "Auto-estradas Centro" também foi apresentada em Viseu, ontem, pelo ministro das Obras Públicas, Mário Lino. E já suscitara acções similares do Governo, no dia anterior, em Águeda e Aveiro, depois de ser lançada, em Mortágua, numa cerimónia onde esteve presente o primeiro-ministro.

Estão em causa, entre outros projectos, a ligação Coimbra - Viseu, a de Coimbra - Oliveira de Azeméis no IC2, a de Mortágua - Mangualde no IC12, e a ligação entre o IC2 e Aveiro.

Ontem, em Penacova, o presidente da autarquia local reivindicou ainda, ao secretário de Estado, a requalificação da EN 110, no troço que liga Coimbra a Penacova, à beira do rio Mondego. "Vou daqui não só convencido, mas determinado a que o investimento seja concretizado no mais curto de espaço de tempo", reagiu o governante.

Fonte: JN

·
Hugs are always free
4,910 Posts
^^Alguém já mediu a diferença de km? Entre Coimbra-Viseu pelo actual IP3 e pelo futuro traçado em AE (Coimbra-Mealhada pelo novo IC2 e Mealhada-Viseu pela A??)?
Eu parece-me que não.....
A verde os troços +/- "comuns"
A vermelho o troço do actual IP3
A azul o troço do novo IC2 + nova AE

·
Hugs are always free
4,910 Posts
um bocado ridículo o traçado portanto...
Repara que entre ambos os corredores, junto a Coimbra, tens o Buçaco que é - estamos todos de acordo - intocável.
A alternativa é duplicar o IP3 (ou fazer de raiz no mesmo espaço-canal) ou fazer por norte do Buçaco.
Eu conheço bem o IP3 e não me parece duplicável.... Pelo menos não é duplicável de forma a que fique uma AE de 1ª.

Quando alguém fizer às contas aos kms avise :lol:

·
Hugs are always free
4,910 Posts
eu sei que lá está o buçaco, mas se o IP3 já o contorna...
JM, contorna por sul através de um traçado dos anos 80/90 por entre albufeiras e outras ratoeiras :lol:
Sendo muito complicado usar o mesmo "canal" para fazer a AE (e todos estamos de acordo que falta ligar Viseu a Coimbra em AE), foi necessário encontrar outro "canal".
Ir por norte do Buçaco é praticamente a mesma coisa. Não fica é uma AE directa entre as duas cidades. Há que mudar na zona da Mealhada. So what?
Há muito pessoal que está a ignorar o novo IC2 (que sai do centro de Coimbra directo para norte) e pensa que para Viseu terão de voltar para Oeste, apanhar a A1, sair na Mealhada e apanhar a nova AE. Não será nada disso. O IC2 será prolongado para norte (AE gratuita) sempre a Leste da N1 e "cruzará" a nova AE na zona da Mealhada. Não vai ser necessário apanhar a A1.

·
Hugs are always free
4,910 Posts
a relação é de 1 para 1,1

qual é a distância actual pelo IP3?
Pelo ViaMichelin dá 91 km (centro a centro). Se a diferença é 10% são 9 km (4 minutos em AE). 4 minutos que se anulam se tomarmos em linha de conta que no actual IP3 (mesmo duplicado) só um doido é que precorre aquilo tudo a 120 km/h.

·
Registered
21,081 Posts
eu sei que a distância é sensivelmente a mesma, mas isso não me impede de dizer o que tenho dito, esta solução não é a melhor.. e porquê? fácil, porque a maioria do tráfego não faz Coimbra-Viseu.. Faz Coimbra-Penacova, Coimbra-IC6, Coimbra-IC12, etc..

o troço mais sobrecarregado é Coimbra-Penacova com 15mil veículos por dia (só para comparar, na A1 passam entre Coimbra-Sul e Coimbra-Norte cerca de 25mil veículos por dia) e esse tráfego vai continuar a ser feito pelo IP3 e a nova AE não vai servir para nada. Aliás pessoalmente a nova AE não me vai servir de nada, eu uso o IP3 só até ao IC6 e depois saio, vou continuar a fazer como sempre tenho feito..

porque é que a AE não há-de descer junto a Mortágua e passar no canal de Penacova para ir depois ligar à (já existente) ligação da circular externa? isso sim teria utilidade

·
Hugs are always free
4,910 Posts
o troço mais sobrecarregado é Coimbra-Penacova com 15mil veículos por dia (só para comparar, na A1 passam entre Coimbra-Sul e Coimbra-Norte cerca de 25mil veículos por dia) e esse tráfego vai continuar a ser feito pelo IP3 e a nova AE não vai servir para nada.
A nova AE deverá absorver a maior parte do tráfego de "longo-curso" pelo que o IP3 - mesmo no troço até Penacova - perderá tráfego. Com as obras de requalificação agora anunciadas para o IP3 passarão a existir 2 ligações entre Coibra e Viseu passando ambas por n localidades.
Uma mais a norte, de 1ª categoria, com portagem. Outra mais a sul, com perfil razoável, sem portagem.
Claro que, caso a caso, há quem lhe desse mais jeito que a AE fosse a norte ou a sul do Buçaco. Estou certo que também haverá quem preferisse pelo meio do Buçaco. E também deverá haver quem preferisse Coimbra - Penacova numa AE pelas margens do Mondego.

·
'tou na lua...
41,754 Posts
Não estou a ver duplicação da estrada ali nas Livrarias do Mondego... basicamente é o percurso da antiga estrada nacional que se apanhava para Viseu...

·
Moderator
196,571 Posts
Discussion Starter · #16 ·
Se existir uma duplicação até Penacova, com um melhoramento ali na descida do botão.. tudo bem.

De resto .. a nova AE vai contornar a minha terrinha ... é o Ip3 de um lado e a AE do outro :D (São Miguel do Outeiro por cima de Sabugosa no mapa)

·
Registered user
11,469 Posts
^^Alguém já mediu a diferença de km? Entre Coimbra-Viseu pelo actual IP3 e pelo futuro traçado em AE (Coimbra-Mealhada pelo novo IC2 e Mealhada-Viseu pela A??)?
Eu parece-me que não.....
A verde os troços +/- "comuns"
A vermelho o troço do actual IP3
A azul o troço do novo IC2 + nova AE

Desde o "Nó" da A25 até ao CENTRO de Coimbra pela IP3 actual são MAIS de 80km .. .indo á A1 e voltando para trás pela "velha" IP3 (em sentido contrario) apanhar a IC2 fica ela por ela. :lol:

Entre os dois pontos pelo "futuro" IP3 são MENOS de 70km ... isto sem contar com o futuro IC2(?)

^^ As voltinhas do IP3 são tantas que uma "aparente" volta ao bilhar grande fica muito mais perto ... :cheers:

A viagem longa é a 90km/h e mesmo assim é pedir espatanço (55 min. a 1h?) ... a viagem de AE a 120 (se não tiver bossas de camelo) é mais curta (35/40 minutos nos maximos?). :bash:

A direito pouco passa dos 60km

·
Registered
20,311 Posts
Sky11:

Eu conheço bem o IP3 e não me parece duplicável.... Pelo menos não é duplicável de forma a que fique uma AE de 1ª.
É perfeitamente duplicável entre um pouco a sul de Faíl e as imediaçoes de Santa Comba, ou seja em quase 50% do trajecto. Sem que se tenha de fazer grandes obras de arte. De Santa Comba a Coimbra seria necessário fazer um novo trajecto com as seguintes vantagens:

1 - Menor percurso e portanto mais directo!

2 - Menor movimentação de terras do que no projecto actual!

3 - Construçao dum total de quilómetros em túnel e viadutos menor que na actual alternativa!

4 - Ligação mais directa à circular externa de Coimbra (e para que servem as circulares senão exactamente para melhorar a distribuição de tráfego?)!

5 - Por via de 4 ligação praticamnete directa ao novo traçado (haja bem a alteração!) do IC3!

6 - Melhor ligação local entre as localidades Coimbra/Penacova/Poiares/Mortágua/Santa Comba/Carregal do Sal/Tábua/Tondela/Viseu servindo não só o tráfego directo entre Coimbra e Viseu como aquele entre qualquer daquelas localidades e/ou Coimbra e Viseu!

7 - Evita percursos comuns com outras estradas - no caso IC2 - logo mais alternativas!

8 - Mais barato!!!

Não chega???:)

JM, contorna por sul através de um traçado dos anos 80/90 por entre albufeiras e outras ratoeiras
Sendo muito complicado usar o mesmo "canal" para fazer a AE (e todos estamos de acordo que falta ligar Viseu a Coimbra em AE), foi necessário encontrar outro "canal".
Ir por norte do Buçaco é praticamente a mesma coisa. Não fica é uma AE directa entre as duas cidades. Há que mudar na zona da Mealhada. So what?
Há muito pessoal que está a ignorar o novo IC2 (que sai do centro de Coimbra directo para norte) e pensa que para Viseu terão de voltar para Oeste, apanhar a A1, sair na Mealhada e apanhar a nova AE. Não será nada disso. O IC2 será prolongado para norte (AE gratuita) sempre a Leste da N1 e "cruzará" a nova AE na zona da Mealhada. Não vai ser necessário apanhar a A1.
"So" muito!. Além de que o IC2 não deverá ser gratuito mas também sujeito a portagens.

·
Registered
20,311 Posts
Sotavento:

Desde o "Nó" da A25 até ao CENTRO de Coimbra pela IP3 actual são MAIS de 80km .. .indo á A1 e voltando para trás pela "velha" IP3 (em sentido contrario) apanhar a IC2 fica ela por ela.

Entre os dois pontos pelo "futuro" IP3 são MENOS de 70km ... isto sem contar com o futuro IC2(?)

As voltinhas do IP3 são tantas que uma "aparente" volta ao bilhar grande fica muito mais perto ...

A viagem longa é a 90km/h e mesmo assim é pedir espatanço (55 min. a 1h?) ... a viagem de AE a 120 (se não tiver bossas de camelo) é mais curta (35/40 minutos nos maximos?).

A direito pouco passa dos 60km
Com a construção duma alternativa apenas entre Santa Comba e Coimbra por Penacova as voltinhas acabam e o trajecto poupa para aí 10 km em relação ao que se pretende concessionar. Entre Santa Comba e as imediações de Faíl é sempre a direito. Uma pequena variante de 2 ou 3 km solucionava o problema de Faíl e estamos conversados.

1 - 20 of 1209 Posts