SkyscraperCity banner

1 - 20 of 533 Posts

·
Registered
551 Posts
Discussion Starter #1 (Edited)
Ipatinga é o décimo município mais populoso do estado de Minas Gerais, com uma população estimada em 2015 de 257.345 habitantes, segundo o IBGE. Sexta maior economia do estado e 87ª do Brasil (levando-se em consideração o produto interno bruto nominal a preços correntes e participações percentuais relativas e acumuladas em 2012, segundo o IBGE), a cidade é o polo econômico do leste mineiro, sede de um grande parque industrial no setor de siderurgia e metal-mecânico, além de possuir um forte comércio.

Principal cidade da Região Metropoliana do Vale do Aço, a única do interior do estado, que possui quase meio milhão de habitantes, Ipatinga é apontada pela Fundação Getúlio Vargas como a octagésima quarta melhor cidade do Brasil para se criar carreira. Já a revista Exame a destacou como a septuagésima quarta melhor para se investir em imóveis no país. Essa mesma revista, em sua edição nº 1094, de 5 de agosto de 2015, incluiu o município na 49ª posição na seleta lista das 50 cidades brasileiras “Mais Inteligentes”, cujo ranking nacional é liderado pela cidade do Rio de Janeiro, seguida por São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Curitiba. Além de Ipatinga (49º lugar) e Belo Horizonte (3º), apenas outros seis municípios mineiros se destacam no levantamento: Uberlândia (13º), Nova Lima (15º), Uberaba (22º), Contagem (32º), Juiz de Fora (43º) e Betim (50º). A cidade detém ainda o melhor Índice de Desenvolvimento Humano na região, conforme PNUD, obtendo 0,771 pontos.

Ipatinga também é chamada de "Cidade Jardim", contando com mais de 100 m² de área verde por habitante (9 vezes mais que o recomendado pela OMS). Suas ruas, avenidas, parques e praças possuem uma área gramada total de aproximadamente 450.000m², sendo 40.000 m² de jardins (canteiros e parques) e quase 100 praças públicas e outras áreas verdes.

O turismo de negócios na cidade é outro ponto forte: Ipatinga está incluída na categoria B, da nova metodologia do Ministério do Turismo (MTur) para classificar as cidades pertencentes ao Mapa do Turismo Brasileiro. Para categorizar os municípios foram avaliados variáveis de desempenho econômico: número de empregos, de estabelecimentos formais no setor de hospedagem e estimativas de fluxo de turistas domésticos e internacionais. As 3.345 cidades do Mapa foram agrupadas em cinco categorias hierárquicas de "A" - para os melhores avaliados - até "E" para os piores. A categoria B é a segunda mais importante dentro dos destinos turísticos do país. Além de Ipatinga, o grupo é formado por outros 166 municípios, o equivalente a 5% das cidades avaliadas pelo MTur. São destinos turísticos de 20 estados, com participação expressiva de localidades das regiões Sudeste, Nordeste e Sul. Juntos os grupos A e B, representados por 218 municípios, respondem por 68% do fluxo doméstico brasileiro e 97% do internacional.

As fotos a seguir estão devidamente creditadas aos seus respectivos autores. Aquelas que não possuem autoria conhecida estão assim indicadas, e as que não possuírem qualquer referência autoral, são fotografias tiradas por mim mesmo. Infelizmente, como a cidade possui praticamente um “centro” em cada um dos seus “tentáculos urbanos” que avançam entre os inúmeros vales e morros sobre os quais se situa, fica difícil ter um apanhado fotográfico que pegue boa parte do município.

Sprawl urbano

Localização de Ipatinga no estado

Centro de Ipatinga à direita. Foto por Elvira Nascimento, publicada na página "Eu Amo Ipatinga", no Facebook

Fotos por Elvira Nascimento, publicada na sua linha do tempo no Facebook

Estádio Municipal João Lamego Netto, o "Ipatingão". Foto por Globo Esporte e Prefeitura Municipal de Ipatinga.

Bairro Veneza I à esquerda inferior, Centro da cidade à esquerda superior, kartódromo ao centro, bairro Novo Cruzeiro à direita e Usiminas ao fundo. Foto por Elvira Nascimento, publicada na sua linha do tempo no Facebook

Bairro Jardim Panorama em primeiro plano, Estádio Ipatingão ao centro, bairro Novo Cruzeiro à direita e Usiminas ao fundo. Foto por Jornal Diário do Aço

Avenida JK, via arterial do bairro Jardim Panorama. Foto por Jornal Diário do Aço

Rotatória entre os bairros Iguaçu, Jardim Panorama e Caçula

Uma manhã de inverno no bairro Veneza. Foto por Jornal Diário do Aço

Bairro Veneza, Avenida Macapá ao centro. Foto por Diário do Aço

Novo Centro de Ipatinga. Foto pelo site “Eu Amo Ipatinga”

Avenida Zita de Oliveira, no Novo Centro de Ipatinga. Foto por Jornal Diário do Aço.

Parque Ipanema à noite. Foto por Ricardo Gallo, publicada na página “Eu Amo Ipatinga”

Foto extraída do Google Imagens, autor desconhecido

Foto por Sérgio Mourão, publicada na página “Eu Amo Ipatinga”

Foto por Bruno Rezende, no site flickr

Bairro Jardim Panorama a partir do Parque Ipanema

O Parque Ipanema é o mais famoso point público da cidade

Avenida Burle Marx, nas imediações do Estádio Ipatingão e do Parque Ipanema

Rodovia Fernão Dias (BR-381), no bairro Iguaçu. Foto por HVL, publicada na página da cidade na Wikipédia

Bairro Iguaçu à noite. Foto por Elvira Nascimento, publicada na página “Eu Amo Ipatinga”, no Facebook

Bairro Iguaçu visto a partir do bairro Ideal

Panorama do bairro Iguaçu. Foto por Jornal Diário do Aço.

Foto por Jornal Diário do Aço.

Aérea do Bairro Cidade Nobre, por Portal Diário do Aço

Bairro Cidade Nobre visto a partir do bairro Ideal

Panorama dos bairros Ideal (esquerda e direita, abaixo), Cidade Nobre (acima e centro) e Iguaçu (direita, acima)

Foto por Jornal Diário do Aço

Foto por Jornal Estado de Minas

Rotatória entre as Avenidas Carlos Chagas e Simon Bolívar, no bairro Cidade Nobre. Foto pelo site mapio.net

Bairro Ideal. Foto por Jornal Diário do Aço

Ruas do bairro Ideal

Bairro Canaã visto a partir do bairro Cidade Nobre

Usiminas. Foto por UOL

Foto por Jornal Diário do Aço

Fotos por Elvira Nascimento, publicadas na sua linha do tempo no Facebook

Lagoa da Anta, situada nas dependências da Usiminas

Situado entre a Usiminas e o bairro Horto, o Shopping do Vale do Aço é um dos maiores centros de compras do interior de Minas Gerais. Recentemente passou por sua terceira expansão, praticamente dobrando a sua área bruta locável.

Shopping à direita inferior, Usiminas Mecânica à esquerda inferior, bairro Imbaúbas à direita superior e bairro Bela Vista à esquerda superior. Foto por Elvira Nascimento, publicada na sua linha do tempo no Facebook

Projeto final da expansão do mall (a torre comercial ao centro ainda não foi construída). Foto por Jornal Diário do Aço

Fotos do atual shopping

Bairro Horto a partir do bairro Bom Retiro. Foto pelo usuário bjsilva, publicada no Skyscrapercity

O bairro Horto é um centro financeiro da cidade. Lá ficam situadas inúmeras agências bancárias, faculdade, hotéis, clínicas médicas e odontológicas, enfim, é um lugar de grande efervescência urbana. Foto por WR Construtora

Foto por Elvira Nascimento, publicada em sua linha do tempo no Facebook

Foto por Diário do Aço

Foto por Diário do Aço

Horto, com vista para a saída para BH. Foto por Elvira Nascimento, publicada na sua linha do tempo no Facebook

Horto e parte do Santa Mônica (casas atrás dos prédios maiores). Foto por Jornal Diário do Aço.

Santa Mônica, extensão do bairro Horto. Foto por Elvira Nascimento, publicada na sua linha do tempo no Facebook

Hospital Márcio Cunha, um dos maiores complexos hospitalares do interior do país, no bairro das Águas. À direita, a densa mata do Parque Estadual do Rio Doce. Foto pela administração do nosocômio

Unidade 2 do Hospital Márcio Cunha. À esquerda, parte do bairro Bom Retiro. Foto pela administração do nosocômio

Bairro Cariru, com Rio Piracicaba e Parque Estadual do Rio Doce à direita. Foto por Elvira Nascimento.

Cariru. O bairro por muito tempo abrigou os japoneses que fundaram a cidade junto com a Usiminas. Foto por Elvira Nascimento, publicada na sua linha do tempo no Facebook

Nas proximidades do bairro Cariru fica o encontro de 3 cursos d'água: o rio Piracicaba (à esquerda), o Doce (à direita), e o ribeirão Ipanema (reentrância à esquerda à frente dos dois bancos de areia no rio Piracicaba). Foto por Elvira Nascimento, publicada na sua linha do tempo no Facebook

Usipa: maior clube recreativo do interior de Minas possui um dos maiores zoológicos do país, é onde ocorre o Projeto Xerimbabo - proposta de conscientização ambiental que envolve uma boa produção artística, como esculturas de materiais reciclados para tematizar a campanha ecológica e de aprendizado (que todo ano é diferente), atraindo estudantes de escolas de várias cidades ao redor. Da Usipa já saíram alguns atletas nacionais de destaque, como a nadadora Flávia Delaroli.

O clube se situa na saída para a vizinha, Coronel Fabriciano. Foto por Elvira Nascimento, publicada na sua linha do tempo no Facebook

Foto por Welmo Moura

Foto pela página “Eu Amo Ipatinga”

Foto por Usiminas

Foto por Diário Popular

Foto pelo Jornal Diário do Aço

Projeto Xerimbabo. Foto pelo site da Usipa

Nível de rua - Google Street View

BR-458, Centro indo sentido bairro Iguaçu

Viaduto sobre a Rodovia Fernão Dias (BR-381), com parte do bairro Iguaçu à esquerda

Rodovia Fernão Dias, chegando de Governador Valadares, no bairro Veneza, próximo ao Parque Ipanema

Avenida Burle Marx, indo do Centro em direção ao Parque Ipanema

Parte do bairro Veneza visto de uma rua paralela à Avenida Burle Marx, no bairro Novo Cruzeiro

Memorial da Usiminas, no Centro

Avenida Cláudio Moura (BR-458), Centro

Avenida Maria Jorge Selim de Sales

Avenida João Valentim Pasqual, Centro

Idem

Avenida Zita de Oliveira, Novo Centro

Avenida Macapá, bairro Veneza

Avenida JK, bairro Jardim Panorama

Rotatória entre os bairros Iguaçu, Jardim Panorama e Caçula (parte do bairro Canaã)

Avenida Burle Marx, com portão do Ipatingão à direita. O parque Ipanema fica à esquerda

Pista de cooper do Parque Ipanema

Outro ângulo

Parque da Ciência do Parque Ipanema: uma área onde existem diversos instrumentos, materiais e instrutores explicando sobre fenômenos naturais na ótica científica

Avenida Selim José de Sales, no bairro Canaã. Os bairros Canaã e Bethânia formam um grande aglomerado urbano na zona norte da cidade, concentrando, somente esses dois bairros, mais de 60 mil moradores. Há praticamente tudo nessa avenida: bancos e comércio de todo tipo

Avenida Gerasa, bairro Bethânia

A mesma avenida, mas no bairro Canaã, indo sentido à Cidade Nobre

Trevo das Avenidas Gerasa e Minas Gerais, no bairro Caçula. Os prédios ao longe são do bairro Cidade Nobre

Rotatória das Avenidas Carlos Chagas e Simon Bolívar, bairro Cidade Nobre

Rua Graciliano Ramos, Cidade Nobre

Avenida Monteiro Lobato, praça da Sankyu (empreiteira japonesa da Usiminas) à direita

Rua Crisântemo, bairro Esperança

Avenida Pedro Nolasco, bairro Ideal. À esquerda, cooperativa de consumo dos funcionários da Usiminas, um supermercado com asseio que não vi em nenhum outro, nem em capitais

Avenida José Júlio da Costa, bairro Ideal

Rodovia Fernão Dias (BR-381), em frente à estação Ferroviária

Próximo ao Shopping

Trevo da Estrada das Lavadeiras e Pátio das Transportadoras da Usiminas. A Estrada das Lavadeiras faz a ligação entre o bairro Bom Jardim e a Rodovia Fernão Dias e shopping. Não há qualquer construção em suas margens, só mata

Viaduto sobre a Rodovião Fernão Dias que dá acesso ao Pátio das Transportadoras da Usiminas. Lá ao fundo, o pequeno skyline do bairro Imabaúbas.

Rua Palmeiras, Horto

Bairro Horto visto de um viaduto na Rodovia Fernão Dias

Avenida Fernando de Noronha, ligação entre o Horto e o bairro Bom retiro

Uma rua do bairro Imbaúbas

Rua Gaspar de Lemos, bairro Bom Retiro. Os prédios ao fundo estão no bairro Imbaúbas

Uma rua do bairro Bela Vista

Avenida Kiyoshi Tsunawaki, ligação entre o Bom Retiro e o Cariru

Entrada do bairro das Águas, sentido Bela Vista ao Hospital Márcio Cunha

Avenida Itália, bairro Cariru. Ela praticamente circunda todo o bairro. Essa é a parte oriental dela. À direita da pista de cooper, fica o rio Piracicaba e o Parque Estadual do Rio Doce

Rua do bairro Cariru. Essa construção à esquerda é a igreja católica do bairro

Ruas do bairro Castelo, local construído para abrigar a alta diretoria da Usiminas, mas que hoje conta com moradores de vários segmentos da economia da cidade. As casas do Castelo inicialmente não possuíam muros, já que o bairro era praticamente um condomínio, sendo os visitantes obrigados a se identificar na guarita que existia na entrada. Após a desativação da guarita, a diversificação de moradores e a crescente violência na cidade, muitas começaram a ser muradas, mas algumas ainda preservam a característica inicial

Importante frisar que não foquei muito nas construções porque algumas partes do street view estão extremamente obsoletas. Ipatinga é uma cidade extremamente dinâmica no setor de construção civil, que há vários anos vive um boom. Devido à atual crise econômica, esse setor está em recessão desde 2013, mas ainda está bastante ativo em alguns locais, como no Horto, Imbaúbas e Iguaçu.

Bônus – Zona Rural de Ipatinga (Zona turística da Serra dos Cocais)
A Zona Rural de Ipatinga, apesar de grande em extensão territorial, é desconhecida pela maioria dos seus habitantes. Encrustada entre as pedras da Serra dos Cocais (que se estende para os demais municípios da Região Metropolitana do Vale do Aço), é uma área belíssima, com várias cachoeiras, hotéis-fazendas, condomínios e pequenas comunidades de agricultura familiar. É formada por apenas 3 bairros, todos situados no distrito de Barra Alegre

Mapa pela Prefeitura Municipal de Ipatinga

Foto por Hotel-Fazenda Pouso de Água Limpa

Foto por Malcoln

Foto por Diário Popular

Clube Parque das Cachoeiras. Evento "Ipatinga Gourmet". Foto por Elvira Nascimento, publicada na sua linha do tempo no Facebook

Foto por Clube Parque das Cachoeiras

Cachoeira Véu da Noiva. Foto por Sérgio Mourão

Igreja do bairro Ipaneminha. O Ipaneminha é um dos locais com singularidade cultural na zona rural de Ipatinga. Lá ocorrem a Festa do Congado (tradição religiosa dos primeiros moradores do lugar, descendentes de escravos) e o Festival da Banana.

Festa do Congado. Foto por Jornal Diário do Aço.

É isso aí, espero que tenham gostado! ;)

·
UrbanBR
335 Posts
Que bom ter um novo theard de Ipatinga, a cidade tava precisando e esse foi bem completo, mostrando de ponta a ponta de diversos ângulos. :banana:
Não gosto das fotos panorâmicas de Ipatinga, na minha opinião, do alto a cidade parece ser bagunçada e feia, o que nós sabemos que não corresponde a realidade, já que Ipatinga é uma cidade extremamente organizada e muito bonita; As largas avenidas com seus canteiros bem cuidados junto com a quantidade grande de bairros que fazem o papel de ''centro'' fazem com que a cidade passe a impressão de ser maior do que realmente é, o que eu acho bem legal.
Acho que o único ponto negativo de Ipatinga na minha opinião é o verdadeiro centro que na minha opinião não faz jus a pujança da cidade, tirando isso, só tenho elogios pra essa enorme potência do interior. :cheers:

·
Registered
5,053 Posts
Ipatinga mistura várias cidades e regiões de cidades que eu conheço. Por vezes me lembra Varginha, por vezes me lembra Poços de Caldas, há regiões idênticas a bairros aqui de BH como Dona Clara e Castelo, o parque Ipanema é muito parecido com o nosso Parque Ecológico da Pampulha, enfim, uma belíssima cidade.

·
Ipatinga / Brazil
1,520 Posts
Parabéns Rafael, seu trabalho está muito completo. Você praticamente "escancarou" Ipatinga, mostrando lugares quem nem mesmo eu conheço direito como a zona rural.

Sou suspeito demais pra falar, mas eu amo essa cidade. Sei que ainda é uma cidade nova, e que cresceu desordenada em algumas locais, mas eu me orgulho muito quando eu vejo as áreas mais verdes da cidade, os bairros planejados, com padrão não visto em outras cidades da região, nossas avenidas, nosso estádio, nosso hospital. As pesquisas estão aí sempre pra mostrar que temos potencial pra crescer sem depender tanto da Usiminas. Nosso comércio é forte, temos grandes faculdades. Enfim, somos uma cidade que tem tudo pra continuar crescendo e se desenvolvendo.

·
Registered
25,368 Posts
O Hospital de Ipatinga parece aqueles hospitais americanos.

Linda cidade!!!
Esse hospital é nível de capital. É equipado com tudo que um hospital referência caro e moderno tem.

Ipatinga mistura várias cidades e regiões de cidades que eu conheço. Por vezes me lembra Varginha, por vezes me lembra Poços de Caldas, há regiões idênticas a bairros aqui de BH como Dona Clara e Castelo, o parque Ipanema é muito parecido com o nosso Parque Ecológico da Pampulha, enfim, uma belíssima cidade.
Na minha opinião não parece com nada em Minas. O projeto é do Lúcio Costa que projetou Brasília também. É uma cidade extremamente rodoviarista com cada setor isolado um do outro por manchas enormes de mata. Não é um lugar para ficar sem carro. As avenidas são larguíssimas e bem longas. O mix de produtos e serviços também é bem completo. Tirando a variedade cultural oferece quase tudo que uma capital grande ofereceria. O setor privado é bem dinâmico e o relevo bem plano para os padrões de Minas. O clima é bem quente também por motivos que não sei explicar.

·
Arq City
18,567 Posts
A impressão que tenho da cidade por fotos é que seria impossível viver nela sem um carro :lol:, da impressão que é bem espalhada e a sensação contraria que tenho de Poços de Caldas que também não conheço, que me passa sensação de concentração.
Adorei o parque. :cheers:
Bem Parabéns pelo thread, acho que nunca vi tanta foto de Ipatinga :), continue postando!

·
Registered
228 Posts
As fotos panoramicas com visão geral,realmente não é o forte de Ipatinga. A cidade é daquelas que para se ter uma ideia é preciso conhecê- la pessoalmente como mostra algumas fotos.Linda ,moderna e rica.
Parabéns.

·
Ex nihilo nihil fit
7,394 Posts
Excelente!!!
Quanta saudade esse thread me trouxe, morei em Ipatinga no começo dos anos 2000, mais precisamente no bairro Iguaçu, rua Pedras Preciosas...
Tenho muitos parentes ai na cidade, costumava ir sempre com meu tio e primos no Ipatingão.
Adoro esse parque, adoro Ipatinga, cidade de mulheres muito, mas muito gatas, hehehehe.
Final do ano que vem retornarei à cidade, visitar minha família.
Ps: o único senão de Ipatinga é o calor, misericórdia, kkkk

·
Registered
551 Posts

·
Registered
1,180 Posts
Conheço a cidade, mas essas fotos não ajudaram em nada. Parece outra cidade, não sabia que ipatinga era tão desajeitada olhando por cima, mas quando fui tive a impressão de ser muito mais bonita do que essas fotos.

1 - 20 of 533 Posts