SkyscraperCity banner
1 - 6 of 6 Posts

·
DAVI
3,340 Posts
Discussion Starter · #1 ·
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) oficializou o tombamento da Casa Chico de Mendes como patrimônio histórico nacional. No dia 13 de fevereiro desde ano, o IPHAN decretou no Diário Oficial da União o edital de tombamento da Casa de Chico Mendes e seu acervo, localizada no número 10 da rua Batista de Moraes, Setor 1, Distrito 1, Lote 290, em Xapuri.

A casa é o local onde o líder seringueiro Chico Mendes foi covardemente assassinado já tinha sido tombado como patrimônio histórico do Estado do Acre. O decreto foi assinado em 2006, no Dia da Amazônia, pelo então governador Jorge Viana em cerimônia realizada no Palácio Rio Branco com a presença de autoridades e ativistas ambientais.

Trata-se de uma pequena casa de madeira o local da tragédia que comoveu o mundo e estabeleceu um novo período para a luta dos seringueiros e excluídos do Acre, o local que acabou virando atração turística e já chegou a receber mais de dez mil visitantes por ano. A primeira reforma financiada pelo Governo do Estado manteve as características originais da casa, da mesma época em que o líder ambientalista foi executado.

Viviane Teixeira

·
Registered
12,636 Posts
Bonitinhaa a casa... mas merecia uma revitalização, neh!! Ou não??
Ela precisa ser conservada como era e, até onde sei, está bem conservada atualmente. Não tenho certeza mas acho que essa casa já recebeu uma camada tinta ou uma resina especial que conserva a madeira.

1 - 6 of 6 Posts