Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 114 Posts

·
Banned
Joined
·
9,128 Posts


O Irão, anteriormente conhecido como Pérsia, é um país localizado na Ásia Ocidental.

Tem fronteiras a norte com Arménia, Azerbaijão e Turquemenistão e com o Cazaquistão e a Rússia através do Mar Cáspio; a leste com Afeganistão e Paquistão; ao sul com o Golfo Pérsico e o Golfo de Omã; a oeste com o Iraque; e a noroeste com a Turquia. Composto por uma área de 1 648 195 quilómetros quadrados, é a segunda maior nação do Oriente Médio e a 18ª maior do mundo. Com mais de 77 milhões de habitantes, o Irã é o 17º país mais populoso do mundo.

O país é o lar de uma das civilizações mais antigas do mundo,[14] que começa com a formação do reino de Elam em 2 800 a.C. Os povos iranianos medos unificaram o país no primeiro de muitos impérios que se iriam seguir em 625 a.C., após a nação se tornar no principal poder cultural e político dominante na região.[15] O Irão atingiu o auge de seu poder durante o Império Aquemênida, fundado por Ciro, o Grande em 550 a.C. e que, na sua maior extensão, compunha grandes porções do mundo antigo, que se estendiam do vale do Indo, no leste, à Trácia e Macedônia, na fronteira nordeste da Grécia, tornando-se num dos maiores impérios que o mundo já vira.[16] Os Aqueménidas entraram em colapso em 330 a.C. após as conquistas de Alexandre, o Grande, mas o país alcançou uma nova era de prosperidade após o estabelecimento do Império Sassânida em 224 d.C., sob o qual o Irão se tornou uma das principais potências da Europa Oriental e da Ásia Central nos quatro séculos seguintes.

Em 633, árabes muçulmanos invadiram o Irão e conquistaram-no por volta 651[17] O Irão depois desempenhou um papel vital durante a subsequente Idade de Ouro Islâmica, produzindo diversos cientistas, académicos, artistas e pensadores influentes. O surgimento em 1501 do Império Safávida promoveu o xiismo duodecimano islâmico como a religião oficial e marcou um dos divisores de águas mais importantes da história iraniana e muçulmana.[18][19] A Revolução Constitucional Persa de 1906 estabeleceu o primeiro parlamento da nação, que operava dentro sistema político de monarquia constitucional. Após um golpe de Estado apoiado por Reino Unido e Estados Unidos em 1953, o Irão tornou-se gradualmente autocrático. A crescente oposição contra a influência estrangeira e a repressão política culminou com a Revolução Iraniana, que acabou por criar uma república islâmica em 1º de abril de 1979.

Um país geograficamente diverso, mas principalmente montanhoso, o Irão sempre teve uma importância geopolítica significativa devido à sua localização, no cruzamento entre o Sul, o Centro e o Ocidente da Ásia. Teerão é a sua capital e a maior cidade, servindo como o centro cultural, financeiro e industrial da nação. O Irão é uma potência média e regional[20][21] e exerce uma grande influência na segurança energética internacional e na economia mundial através das suas grandes reservas de combustíveis fósseis, que incluem a maior oferta de gás natural no mundo e a quarta maior reserva comprovada de petróleo.[22][23] O Irão é um dos membros fundadores da Organização das Nações Unidas (ONU), do Movimento Não Alinhado, da Organização da Conferência Islâmica (OCI) e da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP). Seu sistema político único, baseado na constituição de 1979, combina elementos de uma democracia parlamentar com os de uma teocracia religiosa dirigida por clérigos nacionais, na qual a mais alta autoridade governamental é o Líder Supremo. Apesar de ser uma nação multicultural que inclui vários grupos étnicos e linguísticos, o islamismo xiita e o persa são os únicos classificados como a religião e o idioma oficiais do país, respectivamente.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Irão













Teerão | Teheran




















wikimedia
 

·
Registered
Joined
·
2,174 Posts
É realmente bastante bonito. A decoração ao estilo das civilizações antigas dá um ar diferente e exotico.


No entanto sempre que vejo estes sitios faz-me confusão a enorme abundância de espaços verdes. Num sitio onde não existe água sem ser salgada..........isto acarreta custos elevadissimos. Pergunto-me se estes projectos são sustentáveis quando o petroleo acabar.

Enfim. Ao menos desenvolve-se a tecnologia de dessalinização da água à conta disto.
 

·
Registered
Joined
·
702 Posts
Eu nunca hei-de perceber estes árabes...

A arquitectura e o urbanismo é muito americano... parece tudo um casino gigante ou um centro comercial, mas o problema provavelmente até está em mim...
 

·
Registered
Joined
·
702 Posts
^^

IRÃO, não é um país árabe...:)
Tens razão, mas actualmente eles são todos iguais (Norte de África, Médio Oriente) ... no passado havia diferenças, hoje em dia parecem mínimas.
Pior era usar o termo muçulmanos, por isso, que me desculpem os iranianos se levarem a mal, mas o termo árabe também serve para eles... a Pérsia já desapareceu há muito tempo.

Se bem que eu sei que eles ligam muito a essas diferenças, principalmente em relação aos verdadeiros árabes os Sauditas...
 

·
Registered
Joined
·
141 Posts
Teerão - Irão

Apeteceu-me criar uma thread para dar algumas fotos da viagem que fiz recentemente à fascinante cidade de Teerão, capital do Irão.


[1] A ponte de Tabiat, também conhecida como a ponte da natureza, uma belíssima obra de arquitectura que liga dois parques: https://en.wikipedia.org/wiki/Tabiat_Bridge




[2] Da ponte tinha-se uma vista fantástica da cidade com as montanhas por trás:




[3] A torre de Milad, um símbolo da cidade visível de quase qualquer ponto de Teerão.




[4] Com 435m, de altura, a Torre de Milad é a 6a maior torre de telecomunicações do mundo: https://en.wikipedia.org/wiki/Milad_Tower

 

·
Registered
Joined
·
141 Posts
[5] Subi a torre para obter vistas belíssimas.




[6] Este era o aspecto da parte mais cimeira da torre. Neste caso vêem-se bandeiras representando os filhos dos profetas do islamismo.




[7] A vista sobre a parte norte da cidade com as montanhas... de cortar a respiração!




[8] A parte mais a sul é um imenso mar de casas quase todas as mesma cor e com o mesmo tipo e formato. Só a cidade de Teerão em si tem mais de 8 milhões de habitantes!!

 

·
Registered
Joined
·
141 Posts
[9] Este número de habitantes provoca claro grandes engarrafamentos...




[10] Da base da torre as vistas são também fantásticas.




[11] Sempre com as montanhas da cordilheira de Alborz por trás, no norte da cidade.




[12] Isto era a fantástica vista do 26º andar do hotel onde estive. A torre de Milad é um ponto de referência incontornável.

 

·
Registered
Joined
·
141 Posts
[13] Experimentei andar nos transportes públicos, tanto de autocarro como de metro, que tem carruagens mesmo muito longas como se vê aqui. Está foto não tem pessoas porque estava o metro a partir, mas estava sempre cheio de gente.




[14] Todos os transportes públicos têm separação entre homens e mulheres. Aqui vê-se a separação para a parte das mulheres numa estação de metro.




[15] Esta visão "antiquada" deve-se à revolução de 1979, que deu origem À fundação da República Islâmica do Irão, na altura liderada pelo "líder supremo" Ayatollah Khomeini, que entretanto já faleceu mas continua a ter fotos e imagens visíveis por toda a cidade: https://en.wikipedia.org/wiki/Ruhollah_Khomeini




[16] O palácio de Golestan bem no centro de Teerão é património mundial.

 

·
Registered
Joined
·
141 Posts

·
Registered
Joined
·
141 Posts
[25] As formas fazem-nos lembrar o islamismo.




[26] Uma foto que pode ser bem um "postal" de Teerão, com a torre e duas iranianas usando o hijab.




[27] Pode ir-se ao interior da torre de Azadi.




[28] Pode subir-se ao topo da torre de Azadi. Aqui a vista para este, para o centro da cidade.

 

·
Registered
Joined
·
141 Posts
[29] Pode subir-se ao topo da torre de Azadi. Aqui a vista para norte, para as montanhas.




[30] Bem no centro da cidade fica a antiga embaixada dos Estados Unidos, que foi invadida em 1979 por alturas da revolução, tendo resultado em 66 reféns que estiveram presos durante mais de 400 dias. Este é um episódio com grande peso histórico e que está na génese da tensão entre o Irão e os Estados Unidos: https://en.wikipedia.org/wiki/Iran_hostage_crisis




[31] As paredes da embaixada estão pintadas com mensagens contra os Estados Unidos.




[32] E os seus jardins apresentam também mensagens provocadoras.

 

·
Registered
Joined
·
141 Posts
[33] Mesmo as lojas do outro lado da rua em relação à Embaixada têm mensagens anti-usa.




[34] Num dia resolvi acordar pelas 5:30 da manhã e caminhar em direção às montanhas.




[35] Fui para explorar a área.




[36] As vistas enquanto caminhava já eram muito bonitas.

 

·
Registered
Joined
·
141 Posts
[37] Consegui atingir o objectivo de chegar ao teleférico que abria bem cedo.




[38] E com isso ter vistas ainda melhores.




[39] A cordilheira de Alborz tem picos na ordem dos 4000m e a paisagem parece quase lunar à medida que vamos subindo.




[40] O ponto mais acima que se podia atingir via teleférico fica a cerca de 3800m de altura. Aqui fica uma vista dessa zona, mesmo junto ao pico de Tochal, que em tempo de inverno é uma das melhores estâncias de ski do país.

 

·
Registered
Joined
·
141 Posts
[41] As paisagens a quase 4000m de altura são de cortar a respiração. Respira-se também um ar muito mais fresco e limpído...




[42] Parece que estamos num outro planeta.




[43] As formações rochosas são muito bonitas.




[44] Adorei a paisagem montanhosa.

 

·
Registered
Joined
·
141 Posts
[45] Sem dúvida uma viagem de teleférico inolvidável.




[46] Proporcionando vistas das montanhas e da cidade.




[47] Fui também num outro dia espreitar uma espécie de jardim zoológico só de pássaros com paisagens como esta, que não são de todo o que o nosso imaginário ditaria para Teerão.




[48] Fui também ao jardim botânico, que inclui por exemplo estas cascatas. Se fechasse os olhos e os abrisse só aqui nunca pensaria estar no Irão, e apenas detalhes como a língua desta placa nos recordam onde realmente estamos.




E vou ficar por aqui. É uma cidade fantástica e fiquei com pena de não ter mais tempo para explorar tudo o que tem para oferecer
 
1 - 20 of 114 Posts
Top