SkyscraperCity banner
1 - 13 of 13 Posts

·
'tou na lua...
Joined
·
41,754 Posts
Discussion Starter · #1 ·
http://p3.publico.pt/actualidade/sociedade/3641/o-que-se-esta-passar-em-tombuctu-e-uma-loucura

O que se está a passar em Tombuctu “é uma loucura”
Islamistas já destruíram seis mausoléus dos 16 da cidade mítica do Mali, que estão inscritos na lista do Património Mundial da UNESCO

Texto de Cláudia Carvalho • 02/07/2012 - 19:59

Distribuir
Share on facebook Share on email More Sharing Services
Imprimir

//
A A

A situação em Tombuctu é grave e não tem, para já, uma solução à vista. Quem o diz é o maliano Lassana Cissé, do comité científico do ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e dos Sítios) e responsável pelo património mundial no Mali, que teme pela destruição total do património, depois de esta segunda-feira a mesquita Sidi Yahia ter sido atacada pelos combatentes islamistas.



“A situação é muito grave porque os islamistas já destruíram seis mausoléus dos 16 que estão inscritos na lista do Património Mundial da UNESCO”, disse ao PÚBLICO, por email, Lassana Cissé, que está no Mali a acompanhar de perto a situação, lamentando a actual falta de resposta.



A cidade de Tombuctu, que é considerada a jóia africana, foi tomada pelo Ansar Dine, um grupo com ligações à Al-Qaeda e que quer impor no Mali a sharia (lei islâmica), que não aceita que a população local, sufista, venere mausoléus de santos. O grupo islamista prometeu destruir todos os mausoléus e locais de culto e segundo Cissé a ameaça é para levar a sério.



Já em Abril, o responsável pelo património tinha alertado para a situação. “Num momento de guerra, a destruição do património edificado e do enorme tesouro que são os manuscritos é muito possível”, disse então Lassana Cissé ao PÚBLICO e voltou esta segunda-feira a reafirmar, explicando que o que está a acontecer em Tombuctu, cidade Património Mundial desde 1988, “é uma loucura”.



“Eles [combatentes islamistas] arrombaram a porta de entrada de uma das mesquitas classificadas (a de Sidi Yahia) e prometem destruir todos os lugares considerados sagrados, incluindo os cemitérios e os locais com símbolos artísticos”, contou Lassana Cissé, explicando que os islamistas “querem destruir todo o património significativo ligado a um Santo ou uma tradição ancestral (crença em fenómenos sobrenaturais e lendas)”. “A única razão é o extremismo religioso, o fanatismo e o obscurantismo cultural.”



Lassana Cissé lamenta ainda a falta de apoio à população, “abandonada a si mesma”, que nada pode fazer a não ser “assistir impotente à destruição do património que é legado dos seus antepassados desde o século X”.



Situada às portas do deserto do Sara, Tombuctu fica a mil quilómetros da capital, e tem 30 mil habitantes. É património da humanidade desde 1988 e deve a sua fundação aos tuaregues. Graças à prosperidade que atingiu, sobretudo nos séculos XV e XVI devido ao comércio das grandes caravanas, transformou-se no centro cultural e espiritual de África, pólo a partir do qual o islão se alargou a grande parte do continente.



passem a mensagem, é revoltante o que se passa, ao destruir património da humanidade, símbolos de história e de cultura, e ninguém fazer nada pesa ainda mais!! :bash::bash::eek:hno::eek:hno:
 

·
the mitty
Joined
·
11,029 Posts
então Lino!! eram tão porreiros ....
 

·
'tou na lua...
Joined
·
41,754 Posts
Discussion Starter · #5 ·
Deveriam ter vergonha antes destes comentários... é história... cultura... alguma vez os defendi? Ora f....
 

·
Lobito for friends
Joined
·
11,163 Posts
Pior foi os Americanos terem partido os budas ou lá o que foi...

Pior no sentido que aquilo não era deles.



Claro que ainda tenho mais nojo dos fundamentalistas, era deles e não tiveram pena nenhuma.
 

·
Registered
Joined
·
99 Posts
Acho que foi o que deram a entender na tv, mas como já foi há anos...
WTF?!?
A destruição dos budas de Bamyian,foi antes da intervenção das tropas dos EUA no Afeganistão.Foi quando os talibãs impuseram a sharia no país.
Isso é do conhecimento comum...a nível global!
 
1 - 13 of 13 Posts
Top