SkyscraperCity banner
Status
Not open for further replies.
1 - 20 of 25 Posts

·
Registered
1,522 Posts
Discussion Starter · #1 ·
ITA desenvolve laboratório de automação da montagem estrutural de aeronaves
Por Defesa Brasil
30 de Junho de 2009
Projeto em parceira com a Embraer pode revolucionar o processo de produção de aeronaves; Defesa Brasil mostra em primeira mão as imagens do laboratório

São José dos Campos - O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e a Embraer desenvolveram um projeto inédito na indústria aeronáutica mundial. Após onze meses de trabalho, no último dia 24 de junho foi apresentado para o público interno das instituições o Laboratório de Automação da Montagem Estrutural de Aeronaves (LAME).

Financiado pela Finep, o projeto Automação da Montagem Estrutural de Aeronaves (AME) foi coordenado pelo Prof. Luís Gonzaga Trabasso, do ITA, e pelo Eng. Marcos Leandro Simonetti, da Embraer.

Instalado numa área de 300m², o laboratório complementa a infraestrutura do Centro de Competência em Manufatura da Divisão de Engenharia Mecânica do ITA e permite, também, capacitar recursos humanos nesta área tecnológica.

http://defesabrasil.com/site/index....acao-da-montagem-estrutural-de-aeronaves.html

·
Recursive
11,648 Posts
:banana:!!!

Mais um feito extraordinário para a nossa considerável - e em vertiginoso crescimento! lista de orgulhos nacionais :)

·
Brasileiro, sempre.
1,745 Posts
^^

Ultimamente temos bastante do que nos orgulhar, se formos comparar com a situação de alguns anos atrás. :D

·
Soteropolitano
763 Posts
^^
Eu espero que supere antes! :D

·
Soteropolitano
763 Posts
^^

Ultimamente temos bastante do que nos orgulhar, se formos comparar com a situação de alguns anos atrás. :D
É verdade! :)

·
Banned
3,149 Posts
Muito legal, ao menos parece! Espero que a Embraer supere a Boeing e a Airbus em 30 anos!
acho que só o fato da embraer estar puxando investimento em pesquisa emáreas ligadas aeronáutica já é marvilhoso

um exemplo é a Polaris Tecnologia, futura fabricante de turbinas pra aviões que existe com incentivo da Embraer, ITA, Petrobras e Vale

aqui a turbina desenvolvida pela Polaris, se chama TR3500

·
Banned
14,522 Posts
Imagina aviões sendo fabricados em uma velocidade maior??!!
Os preços dos jatinhos vão cair! :banana:
Parabéns pro ITA!

·
Registered
5,072 Posts
Automação = + eficiência + custos mais baixos + preços menores + pessoas viajando mais ++++ empregos.
Mais empregos não sei aonde, mais empregos de aeromoças talvez, até elas serem substituídas por um robozinho.:lol:

·
Recursive
11,648 Posts
Mais empregos não sei aonde, mais empregos de aeromoças talvez, até elas serem substituídas por um robozinho.:lol:
Não entendi, qual a sua proposta?? Voltar á época manufatureira?

É o fim inveitável da economia, um dia toda ela será automada, aí será o fim do "conceito de valor"...

·
Banned
3,149 Posts
mais empregos no turismo né...

é igual a internet, pra cada emprego de carteiro que ela tirou deve ter gerado umas 100 vezes mais empregos de webdesigner, webmaster, analistas, jornalistas...

num existe uma máquina na história que tenha tiradomais empregos que criado

·
Registered
8,874 Posts
Eu digo onde: na area mais importante da vanguarda da tecnologia mundial: na criacao de tecnologia de desenho de bens de capital.

Um salario de um engenheiro mecatronico aumenta a massa salarial (e o principal, o volume de conhecimento tecnologico do pais) mais que 10 operarios apertando os mesmos parafusos.

Gera-se o melhor tipo de emprego em areas importantissimas para o Brasil: engenharia mecatronica e em fabricas que farao os robos e as peças de robo... e como o robo tambem precisa de manutencao, tambem gera-se um grande numero de postos de trabalho na area de manutencao. Ou seja, eh A GLORIA do mercado laboral brasileiro: investir em tecnologia.

·
lost and found
14,785 Posts
Automação= + máquinas - empregos.
Prove....

Esse é um dos maiores mitos da economia. E do mundo.

Tecnologia é um gerador de empregos FANTÁSTICO.

Para cada operário que vai perder o emprego para o robô na foto aí em cima, temos toda uma cadeia de empregados voltados para criar/manter/operar o robô.
Engenheiros, técnicos de manutenção, etc... Fora o dinheiro que a própria empresa vai alocar em outras áreas. A tendência é que uma parte do dinheiro "ganho" com o aumento de produtividade proporcionado pelo robô vai ser empregada na contratação de profissionais qualificados na área de projetos, por exemplo.

Quem perde o emprego é profissional desqualificado.

Fora que, como já disseram, os aviões podem ficar mais baratos, gerando mais empregos na aviação comercial, nos hotéis, restaurantes, etc... é uma cadeia sem fim de melhorias e ganhos de emprego.

·
Registered
5,072 Posts
Não entendi, qual a sua proposta?? Voltar á época manufatureira?

É o fim inveitável da economia, um dia toda ela será automada, aí será o fim do "conceito de valor"...
mais empregos no turismo né...

é igual a internet, pra cada emprego de carteiro que ela tirou deve ter gerado umas 100 vezes mais empregos de webdesigner, webmaster, analistas, jornalistas...

num existe uma máquina na história que tenha tiradomais empregos que criado
Eu digo onde: na area mais importante da vanguarda da tecnologia mundial: na criacao de tecnologia de desenho de bens de capital.

Um salario de um engenheiro mecatronico aumenta a massa salarial (e o principal, o volume de conhecimento tecnologico do pais) mais que 10 operarios apertando os mesmos parafusos.

Gera-se o melhor tipo de emprego em areas importantissimas para o Brasil: engenharia mecatronica e em fabricas que farao os robos e as peças de robo... e como o robo tambem precisa de manutencao, tambem gera-se um grande numero de postos de trabalho na area de manutencao. Ou seja, eh A GLORIA do mercado laboral brasileiro: investir em tecnologia.
Não sou tão otimista com os ganhos da automação, gera-se menos empregos com salários maiores, em uma visão mais macro a longo prazo acho que o resultado será uma massa imensa de sub-empregados.

O caso da internet por exemplo teria que ser feito um estudo se ela gerou mais empregos do que eliminou, e não é só de carteiro não(antes fosse só de carteiro) a internet praticamente acabou com a indústria fonográfica, está acabando com a mídia impressa, os sites de comércio não precisam de vendedores,sites de bancos substituem pessoas em agências, dentre outras coisas...

Antigamente era a área industrial que estava sendo automatizada, mas ela já começou a chegar na área de serviços, nos EUA por exemplo existe supermercado que não tem caixa.

É um caminho inevitável, mas não é o melhor caminho, eu acho, veremos daqui a uns 20 anos como estará o nível de desemprego.

·
Recursive
11,648 Posts
Não sou tão otimista com os ganhos da automação, gera-se menos empregos com salários maiores, em uma visão mais macro a longo prazo acho que o resultdo será uma massa imensa de sub-empregados.

O caso da internet por exemplo teria que ser feito um estudo se ela gerou mais empregos do que eliminou, e não é só de carteiro não(antes fosse só de carteiro) a internet praticamente acabou com a indústria fonográfica, está acabando com a mídia impressa, os sites de comércio não precisam de vendedores,sites de bancos substituem pessoas em agências, dentre outras coisas...

É um caminho inevitável, mas não é o melhor caminho, eu acho, veremos daqui a uns 20 anos como estará o nível de desemprego.
Você está olhando por um único lado! A automação da indústria automobilista acabou com empregos?? Sim, pelo menos uns 500.000 no mundo!! Agora, ela também reduziu DRÁSTICAMENTE o tempo e custo da fabricação de um automóvel (e consequentemente o preço final), além de aumentar a eficiência. Resultado: centenas de milhões de pessoas puderam adquirir seus carros por rpeços bastante acessíveis, inlsuive aquele que eprderam seus empregos por causa da automação!! É um ciclo eterno e cumulativo, lamentar empregos que já não serviam a propósito efetivo é ir contra a própria filosofia do mercado: sobrevivem os aptos.

·
Banned
3,149 Posts
Não sou tão otimista com os ganhos da automação, gera-se menos empregos com salários maiores, em uma visão mais macro a longo prazo acho que o resultado será uma massa imensa de sub-empregados.

Antigamente era a área industrial que estava sendo automatizada, mas ela já começou a chegar na área de serviços, nos EUA por exemplo existe supermercado que não tem caixa.

por essa sua lógica o Japão onde tudoé automatizado deveria estar na miséria e países africanos onde o trabalho é braçal deveriam estar ricos...

·
Registered
5,072 Posts
Você está olhando por um único lado! A automação da indústria automobilista acabou com empregos?? Sim, pelo menos uns 500.000 no mundo!! Agora, ela também reduziu DRÁSTICAMENTE o tempo e custo da fabricação de um automóvel (e consequentemente o preço final), além de aumentar a eficiência. Resultado: centenas de milhões de pessoas puderam adquirir seus carros por rpeços bastante acessíveis, inlsuive aquele que eprderam seus empregos por causa da automação!! É um ciclo eterno e cumulativo, lamentar empregos que já não serviam a propósito efetivo é ir contra a própria filosofia do mercado: sobrevivem os aptos.
por essa sua lógica o Japão onde tudoé automatizado deveria estar na miséria e países africanos onde o trabalho é braçal deveriam estar ricos...
Como eu disse, veremos como estará o nível de emprego, quando a automatização chegar com força na área de serviços, coisa que ainda não aconteceu, quanto ao Japão (e EUA também) está correto mas quanto a África não vou nem perder tempo respondendo.

·
Registered
12,615 Posts
Automação= + máquinas - empregos.
- empregos na indústria, sem dúvida
+ empregos na manutenção dos robôs, CLP's, painéis elétricos, etc...
+ empregos no desenvolvimento e produção de todos os equipamentos necessários para automatizar esse processo.

Automatizar esse processo é um desafio imenso, visto que hoje monta-se uma aeronave com layout fixo e sem robôs. Será uma grande vantagem caso a Embraer consiga incorporar essa tecnologia com um preço competitivo.

1 - 20 of 25 Posts
Status
Not open for further replies.