SkyscraperCity Forum banner

Itabuna, cidade polo do sul da Bahia!

10078 Views 43 Replies 20 Participants Last post by  Grapiúna Roxo
Itabuna/Bahia​

Itabuna está localizada no Sul da Bahia, e possui uma área total de 432,244 km² e está localizada a cerca de 426 quilômetros da capital da Bahia, estando em torno de 333 quilômetros de distância dessa cidade via ferryboat e a 25 quilômetros de Ilhéus. É a sexta cidade mais populosa da Bahia, e no nordeste brasileiro, a cidade ocupa o décimo lugar. A sua população é de 221.046 habitantes, conforme estimativa do IBGE de 2017. A cidade de Itabuna, em conjunto com o município vizinho de Ilhéus, forma uma aglomeração urbana classificada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística como uma capital regional B, exercendo influência em mais de 40 municípios que, juntos, apresentam pouco mais de um milhão de habitantes.

Segundo levantamento realizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, o município de Itabuna apresenta o terceiro melhor Índice de Desenvolvimento Humano do Estado da Bahia, ficando atrás somente da capital baiana, Salvador, e do município de Lauro de Freitas.

É terra natal do escritor Jorge Amado, que a descreve em algumas de suas obras, como Gabriela, Cravo e Canela e Terras do Sem Fim.

A cidade é sede de uma universidade federal, a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e conta com dezenas instituições de ensino superior particulares. Sua economia está voltada para o setor de serviços, indústria, comércio e agricultura, sendo um grande produtor de cacau.

01

02

03

04

05

06

07

08

09

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

See less See more
31
  • Like
Reactions: 5
1 - 20 of 44 Posts
Grande terra do cacau, uma bela cidade que tive o prazer de conhecer tempos atrás e na época já era dinâmica imagino que agora esteja muito mais.
Pelo o que me lembro era que o rio praticamente não tinha muita correnteza.
  • Like
Reactions: 2
Uma das primeira cidades a se verticalizar no interior do Nordeste, grande Itabuna!!! Gratificante ver que nossas " capitais" estão em pleno desenvolvimento, se verticalizando, robustecendo o PIB do interior: Barreiras(Oeste), Itabuna(Sul), Vitória da Conquista(Sudoeste), Juazeiro(Norte) e a locomotiva master, Feira de Santana! A Bahia está em plena forma!:cheers:
See less See more
  • Like
Bonita a cidade! As fotos do entardecer estão muito bonitas!
Percebe-se que que tem pontos verdes (com árvores e vegetação) espalhados pela cidade. Isso é ago bom.
Nas margens do rio também se percebe que tem uma boa quantidade de verde, deixando a cidade bem mais bonita. ;)
  • Like
Itabuna é uma bela cidade, e acredito eu que no futuro irá nos surpreender bastante. É impressionante como a verticalização começou cedo.

Mais um orgulho baiano, e como o jguima falou, o nosso interior está em plena forma!
  • Like
Reactions: 1
:applause::applause:parabéns Cerrado por mais esse belo thread, da nossa querida e bela capital do Sul da Bahia, terra que tanto amamos!
Mas uma vez você nos supreendeu!
  • Like
Uma das mais belas e verticalizadas cidades do nordeste. Itabuna é destaque na Bahia por ter sua economia pujante. Parabéns pelo thread Cerrado.
  • Like
Boas aéreas de Itabuna! Valeu pelo thread, Cerrado! :eek:kay:
Valeu, Will!

Grande terra do cacau, uma bela cidade que tive o prazer de conhecer tempos atrás e na época já era dinâmica imagino que agora esteja muito mais.
Pelo o que me lembro era que o rio praticamente não tinha muita correnteza.
Realmente. o rio é bem lento. Valeu, Eduardo!

Uma das primeira cidades a se verticalizar no interior do Nordeste, grande Itabuna!!! Gratificante ver que nossas " capitais" estão em pleno desenvolvimento, se verticalizando, robustecendo o PIB do interior: Barreiras(Oeste), Itabuna(Sul), Vitória da Conquista(Sudoeste), Juazeiro(Norte) e a locomotiva master, Feira de Santana! A Bahia está em plena forma!:cheers:
Você só esqueceu de citar Jequié, Alagoinhas, Teixeira, LEM e Ilhéus!:D
Valeu, amigo!

Bonita a cidade! As fotos do entardecer estão muito bonitas!
Percebe-se que que tem pontos verdes (com árvores e vegetação) espalhados pela cidade. Isso é ago bom.
Nas margens do rio também se percebe que tem uma boa quantidade de verde, deixando a cidade bem mais bonita. ;)
Verdade, a cidade é bastante verde! :eek:kay:

Itabuna é uma bela cidade, e acredito eu que no futuro irá nos surpreender bastante. É impressionante como a verticalização começou cedo.

Mais um orgulho baiano, e como o jguima falou, o nosso interior está em plena forma!
Valeu, Sandro!:eek:kay:

:applause::applause:parabéns Cerrado por mais esse belo thread, da nossa querida e bela capital do Sul da Bahia, terra que tanto amamos!
Mas uma vez você nos supreendeu!
Uma das mais belas e verticalizadas cidades do nordeste. Itabuna é destaque na Bahia por ter sua economia pujante. Parabéns pelo thread Cerrado.
Com certeza, Novaes!:eek:kay:
See less See more
  • Like
Você só esqueceu de citar Jequié, Alagoinhas, Teixeira, LEM e Ilhéus!:D
Valeu, amigo!
^^

Citei as "capitais" das suas respectivas mesorregiões, é claro que temos muitas outras em franco crescimento, a Bahia é do tamanho da França!!!!!!!!!!.:):wink2:
See less See more
  • Like
:applause: Linda cidade!!! Próspera, desenvolvida e com belas areas naturais!! Parabéns pelas fotos cerrado!!
  • Like
Ótimo thread, obrigado amigo Cerrado!

Itabuna é uma querida, e está entre as 5 preferidas pra morar na Bahia. Eu morei por dois anos na cidade, e posso apontar pontos positivos e negativos, confesso que vale a pena escolher essa cidade pra viver. Primeiro está inserida numa região linda, depois, possui um comércio forte, tendo por sua vez um custo de vida de razoável a bom. O setor de serviços, sinceramente não deixa a desejar, é autosuficiente. D'outro lado ... eu critico muito a insegurança e o urbanismo que em muitos bairros dá o aspecto de abandono.
See less See more
  • Like
^^

Citei as "capitais" das suas respectivas mesorregiões, é claro que temos muitas outras em franco crescimento, a Bahia é do tamanho da França!!!!!!!!!!.:):wink2:
Alagoinhas = Litoral Norte
Paulo Afonso = Nordeste
Teixeira de Freitas = Extremo Sul. :eek:kay:

:applause: Linda cidade!!! Próspera, desenvolvida e com belas areas naturais!! Parabéns pelas fotos cerrado!!
Obrigado, amigo!:eek:kay:

Ótimo thread, obrigado amigo Cerrado!

Itabuna é uma querida, e está entre as 5 preferidas pra morar na Bahia. Eu morei por dois anos na cidade, e posso apontar pontos positivos e negativos, confesso que vale a pena escolher essa cidade pra viver. Primeiro está inserida numa região linda, depois, possui um comércio forte, tendo por sua vez um custo de vida de razoável a bom. O setor de serviços, sinceramente não deixa a desejar, é autosuficiente. D'outro lado ... eu critico muito a insegurança e o urbanismo que em muitos bairros dá o aspecto de abandono.
Concordo com tudo que você escreveu! Valeu, amigo!:eek:kay:
See less See more
  • Like
Bacana notar que na verticalização mantém um bom padrão das edificações.
  • Like
^^
Belas adições, Dedeu! :eek:kay:
:applause: Não conheço Itabuna ainda! mas pelas, fotos, parece ser uma cidade bem agradável!
Abç, cerrado!
  • Like
1 - 20 of 44 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.