SkyscraperCity banner
1 - 20 of 28 Posts

·
Registered
9,467 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Itapoá é o município mais ao norte do litoral catarinense. Possui pouco mais de 10 mil habitantes e fica a 53,1 km (rodoviários) de Joinville. Porém neste trajeto há a necessidade de pegar balsa, por isso muita gente prefere ir por Garuva, aumentando a distância para 78,1 km. Fica na divisa com Guaratuba, no Paraná, e geralmente é por Garuva/Itapoá que entram os turistas que chegam a Guaratuba, mesmo de Curitiba. O município possui 32 km de praias. Em breve provavelmente tirará de São Francisco do Sul o posto de maior PIB per capita do Estado, pois está lá está sendo construído o porto que será considerado o mais importante do Estado, e talvez do país. Por causa do calado natural de 16 metros, o porto de Itapoá vai abrir as portas do Brasil para os supernavios, e os navios que chegarão ao Sul do país passarão primeiro por Itapoá. Fiz um thread onde postarei as notícias sobre o porto. Com isso Santa Catarina terá três grandes complexos portuários, o de São Francisco do Sul/Itapoá, o de Itajaí/Navegantes e o de Imbituba. Clique aqui para ir para o thread. E por causa deste porto e também da alta demanda de joinvilenses para Itapoá, provavelmente em breve construirão uma ponte ligando Joinville a Itapoá, economizando assim 25 km de chão.

Histórico:

ITAPOÁ é um nome de origem indígena, ITA que significa PEDRA.
Pedra que está localizada no mar do Balneário de Itapoá à 300 (trezentos) metros da praia. Fazendo-se curioso o surgimento que segue o encanto das marés. Quanto alta fica submersa, quanto a maré está baixa fica à vista para contemplação. Na verdade os índios ficavam admirando esse acontecimento sempre a espera do ressurgimento da pedra. O povoamento do município de Itapoá esta vinculado ao município de São Francisco do Sul, uma vez que pertencia ao distrito do Saí, Freguesia de Nossa Senhora da Glória parte continental daquele município, situados na penísula do Saí, juntamente com o antigo São João, hoje município de Garuva a quem Itapoá passou a pertencer e foi elevado a categoria de
Distrito no dia 28 de setembro de 1968. Os índios carijós habitavam as terras desde 1810, e deixaram aqui sinais de seus costumes. Os sambaquis que encontraram-se por todo o município trazem marcas expresivas da existência indígena.

SIGNIFICADO EM DICIONÁRIOS INDÍGENAS

ITAPOÁ - âncora, arpão curto e largo
ITA - pedra, navio de cabotagem
POÁ - pinta redonda, ponta.

Gentílico: itapoaense

Agora, as fotos. Primeiro as retiradas do Flickr:

1.

andreadeynha

2.

andreadeynha

3.

andreadeynha

4.

azno51

5.

Fabiano Brito

6.

Gerson Luiz Martins

7.

guilherme.storck

8.

guilherme.storck

9.

jpunker

10.

parchen

11.

parchen

12.

parchen

13.

Ruth P.

14.

Ruth P.

15.

Ruth P.

16.

Ruth P.

17.

Ruth P.

18.

Ruth P.

19.

Ruth P.

20.

Ruth P.

21.

Ruth P.

22.

Ruth P.

23.

Ruth P.

24.

Ruth P.

25.

Ruth P.

26.

Ruth P.

27.

MaikoDS

28.

MaikoDS

29.

MaikoDS

30.

MaikoDS

31.

MaikoDS

32.

MaikoDS

33.

MaikoDS

34.

MaikoDS

35.

MaikoDS

36.

MaikoDS

37.

MaikoDS

38.

MaikoDS

39.

MaikoDS

40.

MaikoDS

41.

MaikoDS

42.

MaikoDS

43.

MaikoDS

44.

MaikoDS

45.

MaikoDS

46.

MaikoDS

47.

MaikoDS

48.

MaikoDS

49.

MaikoDS

50.

MaikoDS

Agora, fotos do Panoramio:

51.

aa_Walter3395

52.

aa_Walter3395

53.

aa_Walter3395

54.

aa_Walter3395

55.

Aroldo Luders

56.

Cal Tedde

57.

gibatrike

58.

Sergio Roza

59.

zimba

·
Registered
3,939 Posts
Ótimo thread! Só senti a falta de fotos da cidade.
Onde seria a suposta ponte Joinville-Itapoá? E onde o porto está sendo construído? Se você souber e puder mostrar no mapa, agradeço. :)

·
Registered
8,837 Posts
Adorei as fotos 53 e 58.

A 53 é de tirar o fôlego tamanha beleza.

·
5,549 Posts
Bela seleção, achei a praia bem movimentada pelas fotos.

·
terra da buRRocracia
3,553 Posts
a praia realmente não é das maaaais bonitas, mas convenhamos que consegue ser mais bonita do que muita praia pelo Brasil afora...

a cor da água e areia mais escura se deve ao fato de algumas partes praias se localizarem dentro ou muito próximo da baia da babitonga...

as de mar aberto são um pouco mais claras, mas nada de exorbitante...

é em itapoá que, dizem, tem as águas mais quentes de SC.

·
Blumenau
583 Posts
Ótimo thread.

Eu acho as praias de Itapoá muito bonitas... A primeira vez que fui em Itapoá fiquei encantando, porque achei que não era tão legal e não é tão famosa assim.

Hoje em dia sempre remeto Itapoá a boas lembranças e bons lugares...

·
Registered
12,616 Posts
Onde seria a suposta ponte Joinville-Itapoá? E onde o porto está sendo construído? Se você souber e puder mostrar no mapa, agradeço. :)
A ponte seria naquele trecho de 1200 metros, que hoje é feito por balsa. Além disso, seria necessário pavimentar mais uns 30 km, por baixo. Mas saindo ali do aeroporto de Joinville, Itapoá estaria tão perto quanto a zona sul de Joinville(no horário de pico certamente leva-se meia hora para mais do que isso, e considerando claro, que o trânsito ande nesse trecho). O porto eu não sei.

·
Eu mesmo!
3,976 Posts
Conheço bem o litoral de SC mas essa ai não tinha ouvido falar!
sempre bom conhecer lugares novos!

·
Registered
15,774 Posts
Conheço Itapoá. Passei verão lá, e curti bastante. É uma cidade agitada e ao mesmo tempo, tranquila. É destino certo de curitibanos e joinvillenses.

Itapoá tem três áreas distintas. O bairro da Barra do Say (ao norte), mais agreste, o Bairro de Itapema do Norte, o point da cidade (onde se concetra bares, vida noturna e a maioria das propriedades e habitantes, e o Centro (mais ao Sul), onde fica a estrutura do Municipio.

·
Goldfinger
2,208 Posts
meu deus, to tonto com tamanha beleza :drool:

·
Registered
9,467 Posts
Discussion Starter · #17 ·
Bem movimentada a praia,estranhei a areia,parece ser meio escura
Já dizia uma música ("Bonde das Impostora - Curitiba Funk City"): a areia é cinza e dura, mas lá é o que há :lol:
Mas na música falavam de Matinhos e Caiobá, no PR.

Valeu pelo comentário! :)

não gostei da cor da areia da praia, tem uma cor escura!
no mais é sem dúvidas um paraiso, belissímo lugar! :eek:kay:
Valeu pelo comentário! :D

Muito bonito!

Confesso que também senti falta de fotos da cidade.. Nunca fui pra Itapoá, então fotos minhas não tem, procurei no Panoramio e não achei, ou estavam bem ruins..

A ponte, como o Positronn mostrou, seria no lugar que hoje é a balsa, na praia do Vigorelli em Joinville. O porto eu não sei exatamente a localização, mas acho que é mais ou menos naquela "curvinha" que entra pra Baía da Babitonga!

Adorei as fotos 53 e 58.

A 53 é de tirar o fôlego tamanha beleza.

A praia não tem nada de especial, aliás, não achei bonita. Mas interessante o thread, ainda não conhecia muito dessa cidade.
Em algumas fotos eu achei bonita, mas de uma maneira geral prefiro as outras praias do estado. Valeu pelo comentário! :)

Bela seleção, achei a praia bem movimentada pelas fotos.
É, no verão aquilo enche! :lol:

a praia realmente não é das maaaais bonitas, mas convenhamos que consegue ser mais bonita do que muita praia pelo Brasil afora...

a cor da água e areia mais escura se deve ao fato de algumas partes praias se localizarem dentro ou muito próximo da baia da babitonga...

as de mar aberto são um pouco mais claras, mas nada de exorbitante...

é em itapoá que, dizem, tem as águas mais quentes de SC.
Olha, eu não sabia dessa informação da temperatura da água.. Interessante, pensei que fosse em Guarda do Embaú!! (mentira! :lol: )

Ótimo thread.

Eu acho as praias de Itapoá muito bonitas... A primeira vez que fui em Itapoá fiquei encantando, porque achei que não era tão legal e não é tão famosa assim.

Hoje em dia sempre remeto Itapoá a boas lembranças e bons lugares...
To sabendo dessas boas lembranças aí! :lol:

Lindo lugar, destaque para as fotos 02 e 03.:)
Valeu pelo comentário :D

A ponte seria naquele trecho de 1200 metros, que hoje é feito por balsa. Além disso, seria necessário pavimentar mais uns 30 km, por baixo. Mas saindo ali do aeroporto de Joinville, Itapoá estaria tão perto quanto a zona sul de Joinville(no horário de pico certamente leva-se meia hora para mais do que isso, e considerando claro, que o trânsito ande nesse trecho). O porto eu não sei.

Ainda que tenha que asfaltar bastante, com certeza valeria bastante à pena! E ainda que só façam a ponte, sem asfaltar, já vai ter muito mais movimento que tem hoje!

Conheço bem o litoral de SC mas essa ai não tinha ouvido falar!
sempre bom conhecer lugares novos!
Que tal conhecer pessoalmente? :D

Conheço Itapoá. Passei verão lá, e curti bastante. É uma cidade agitada e ao mesmo tempo, tranquila. É destino certo de curitibanos e joinvillenses.

Itapoá tem três áreas distintas. O bairro da Barra do Say (ao norte), mais agreste, o Bairro de Itapema do Norte, o point da cidade (onde se concetra bares, vida noturna e a maioria das propriedades e habitantes, e o Centro (mais ao Sul), onde fica a estrutura do Municipio.
Essa Itapema do Norte pelo Google Earth eu pensei ser o Centro (naõ conheço a cidade), mas depois vi que o centro é um pouco mais pra baixo.

meu deus, to tonto com tamanha beleza :drool:
Venha admirar-se pessoalmente! :D

·
Da capital do RECÔNCAVO
6,161 Posts
A lugar já ajuda e com essas fotos de qualidade. Parabéns viu pelo thread :applause:

1 - 20 of 28 Posts