Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 24 Posts

·
Feliz Natal
15,678 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Breve descrição do Sítio

Em 1949, Roberto Burle Marx adquiriu a propriedade junto com seu irmão Siegfried. Naquela época, o sítio denominava-se Sítio Santo Antônio da Bica e possuía uma antiga casa de fazenda e uma pequena capela (século XVII) dedicada a Santo Antônio. Burle Marx restaurou ambos os prédios e começou a trazer para este local sua coleção de plantas, iniciada quando ele tinha 6 anos de idade. Em 1973 mudou-se definitivamente de Laranjeiras (um bairro próximo ao centro da cidade do Rio de Janeiro) para o Sítio.

Em 11 de março de 1985, doou o Sítio ao Governo Brasileiro e aí viveu até sua morte em 4 de junho de 1994. Com a doação, Burle Marx pretendia garantir seu desejo de manter a integridade da propriedade como um todo, bem como criar uma escola dedicada ao paisagismo, botânica e artes em geral. Pretendeu ainda deixar para as gerações futuras não apenas o inestimável jardim botânico que criou, mas também as coleções adquiridas ao longo de sua vida, com objetos de arte e artesanato - "objetos de emoções poéticas". Estes incluem suas próprias pinturas, desenhos, murais em azulejos e tecidos, bem como coleções de vidros decorativos, imagens sacras barrocas em madeira, cerâmica pré-colombiana e uma excepcional coleção de cerâmica primitiva oriunda do Vale do Jequitinhonha (estado de Minas Gerais, Brasil).

Numa área estimada em 600.000m2, Burle Marx conseguiu reunir uma das mais importantes coleções de plantas tropicais e semi-tropicais do mundo. Ao lado dos jardins, ao ar livre, esta magnífica coleção apresenta aos visitantes mais de 3.500 espécies de plantas, entre as quais se encontram indivíduos extraordinários e únicos das seguintes famílias : Araceae, Bromeliaceae, Cycadaceae, Heliconiaceae, Marantaceae, Palmae e Velloziaceae.

Atividades Científicas

Em seu Conselho Consultivo, o Sítio possui alguns dos mais importantes botânicos brasileiros, todos muito amigos de Burle Marx, e ajudando a instituição com seu conhecimento científico. Ao mesmo tempo, estudantes universitários são supervisionados por seus professores nas tarefas de identificação e produção de exsicatas para o herbário do Sítio.
A pesquisa é apoiada por instalações modernas, como um laboratório bem equipado e a própria biblioteca de Burle Marx, com cerca de 3.000 títulos. Cursos e encontros são realizados em um auditório de 60 lugares e duas salas de aula.

Eis o maior paisagista brasileiro e um artísta plástico de certo valor...

Recepção do Sítio:

Total integração com a Natureza, cachorro bebendo água na Bromélia

Aléia dos Pau-Ferro

Raízes ou esculturas? de uma Figueira da Amazônia

Agaves

Agave em Flor

Paineira após floração e já com os frutos

Igreja de Santo Antonio (Sec. XVII - Os franceses quando invadiram o Rio por Guaratiba se esconderam nessa igreja por uma noite)

Do alto da igreja

Cores

Outra espécie de Agave

Agave

Paisagens

Vista da Área de Proteção da Restinga da Marambaia

Pra quem pensa que o Ananás vem do Supermercado

Paineira

Dama da Noite, sem folhas

Antiga casa do Roberto Burle Marx

Teto do Estar, pintado por Burle Marx

Toalha de mesa pintada pelo próprio

Cama e os óculos típicos dele na cabeceira

Quadros/Mosaicos/Tapeçaria de Burle Marx

Atelier antigo

Busto Burle

Segundo e ultimo Atelier

Espaço para festas que Burle realizava

Obras de outros artistas

Todas as fotos foram tiradas por mim. Tenho outras muitas fotos, mais de 200 :lol: se o thread interessar faço um 2...

·
Interessante...
3,446 Posts
Muito bonito esse lugar, apesar de não ser fão do paisagismo de Burle Marx, todo "tropical", gostei muito, passa tranqüilidade e paz!...

·
Registered
542 Posts
:applause::applause::applause::applause::applause::applause:

Parabéns Zeh! Nunca fui ao Sítio Burle Marx. :( Achei muito bonito!:)

Excelentes fotos!

Curti bastante o paisagismo do lugar! :cheers:

Na próxima vez que eu for ao RIO à passeio e estiver lá na região da Barra vou ver se dou uma esticada até Vargem Grande/Vargem Pequena pra conhecer esse lugar tão bonito!

·
Registered
359 Posts
Excelente mesmo !
Nao sabia da existencia desse sitio !
Otimo legado dele !

·
Feliz Natal
15,678 Posts
Discussion Starter · #8 ·
:applause::applause::applause::applause::applause::applause:

Parabéns Zeh! Nunca fui ao Sítio Burle Marx. :( Achei muito bonito!:)

Excelentes fotos!

Curti bastante o paisagismo do lugar! :cheers:

Na próxima vez que eu for ao RIO à passeio e estiver lá na região da Barra vou ver se dou uma esticada até Vargem Grande/Vargem Pequena pra conhecer esse lugar tão bonito!

Visionário, tem que marcar visita ok, eles só recebem o pessoal agendado!! Mas vale muito a pena, a visita é guiada!!!

As visitas devem ser marcadas com antecedência. Favor ligar no horário das 9 h da manhã até às 4 h da tarde para agendá-las.
Realizadas diariamente (inclusive sábados, domingos e feriados) em dois horários : 9.30 h e 13.30 h.
Duração da visita: entre 1h30m a 2h.
O atendimento pode ser individual ou a grupos formados por até 35 pessoas, dependendo da agenda.

Endereço: Estrada da Barra de Guaratiba, 2019 - Barra de Guaratiba - CEP 23020-240 Rio de Janeiro-RJ
Tel./ Fax: (21) 2410-1412 / 2410-1171

·
Registered
542 Posts
Visionário, tem que marcar visita ok, eles só recebem o pessoal agendado!! Mas vale muito a pena, a visita é guiada!!!

Endereço: Estrada da Barra de Guaratiba, 2019 - Barra de Guaratiba - CEP 23020-240 Rio de Janeiro-RJ
Tel./ Fax: (21) 2410-1412 / 2410-1171

Valeu pela dica! :eek:kay: :)

·
Registered
4,657 Posts
#8:Eu ia perguntar onde ficava, mas já tá respondido.
Muito legal o sítio, tem até "cuieira", deve fazer uma calma nesse local, e nem acho que as fotos transmitam verdadeiramente o que o sítio é.
Eu quero poder conhecer um dia de perto.
Olha a cuieira\/

·
Gabriel
7,483 Posts
Uai, mas que luxo e sofisticacao??? Nao vi granito, nao vi BMW... se enxerga, Zeh!!!!!! Tá precisando descobrir o que é luxo aqui no SSC, tolinho!

:D

·
Gabriel
7,483 Posts
Bah, sério, esse lugar é um paraíso!!!!! E ainda mais com esse céu AZUL, bah, eu que nao gosto tanto de natureza fiquei com muita vontade de conhecer toda essa exuberancia, hehehe! Enfim, nao é à toa que o Burle-Marx foi o que foi... ótimo thread (bem específico, e acho que seria muito improvável aparecer por aqui se nao fosse por voce, hehehe) e lindas fotos!

E sobre essa igrejinho colonial, bah, parece que no Rio em tudo quanto é lugar se esbarra com "uma coisinha dessas", hahahaha, o patrimonio histórico do Rio é surpreendente!!!

E Zeh, que construcao é essa? É antiga, né?

Ah, e pra finalizar: qual é a área do sítio?

·
Feliz Natal
15,678 Posts
Discussion Starter · #13 ·
Gabriel :lol: Então não vês o luxo das Árvores que são como um Creme de La Mer?? as Flores tipo uma Louis Vuitton?? as construções históricas equiparadas as Ferraris?? Fora o sítio inteiro que lembra os banquetes cheios de pompa, requinte, luxo, sofisticação e savoir-faire da corte do Luis XVI...

:lol: Qu'est ce que je faire de ma vie... :lol:

·
Registered
1,837 Posts
Belíssimo lugar! Dava até pra intimar o Faxinal do Céu pra um city vs city, ou paisagismo vs paisagismo.:bash:

·
Feliz Natal
15,678 Posts
Discussion Starter · #15 · (Edited)
Bah, sério, esse lugar é um paraíso!!!!! E ainda mais com esse céu AZUL, bah, eu que nao gosto tanto de natureza fiquei com muita vontade de conhecer toda essa exuberancia, hehehe! Enfim, nao é à toa que o Burle-Marx foi o que foi... ótimo thread (bem específico, e acho que seria muito improvável aparecer por aqui se nao fosse por voce, hehehe) e lindas fotos!

E sobre essa igrejinho colonial, bah, parece que no Rio em tudo quanto é lugar se esbarra com "uma coisinha dessas", hahahaha, o patrimonio histórico do Rio é surpreendente!!!

E Zeh, que construcao é essa? É antiga, né?

Ah, e pra finalizar: qual é a área do sítio?
Essa construção ficava no Centro da Cidade, na época das demolições desenfreadas, o diretor do Iphan perguntou se Burle iria querer alguma peça do edifício, Burle quis o prédio todo, desmontou-o e o levou para Guaratiba, se não me engano esse prédio é do séc XIX e era um armazém...
A estrutura do prédio é toda nova só a fachada do antigo foi aproveitada...

Gabriel a área do Sítio é de 600 mil metros quadrados, mas os jardins estão só em 365 mil metros quadrados, o restante são construções (sombreiros, museu, centro de pesquisa e mata atlântica)

·
A volta do malandro
8,633 Posts
Mais um lindo canto do Rio desconhecido pelos próprios cariocas... parabéns pelas fotos!

·
Old is new
3,794 Posts
Nossa, que coisa mais linda! E pior que eu desconhecia compeltamente...Adoro o paisagismo do Burle! A diversidade de espécies, e o jeito com que são organizadas fazem o conjunto parecer algo natural, e não plantado pelo homem. E o que falar sobre as construções, então? Tudo muito charmoso e com muita história.

Fiquei surpreso em saber da história desse armazém transportado do centro do Rio! Realmente, um lugar embasbacante.
Parabéns pelas belíssimas fotos, Zeh. :)

·
Feliz Natal
15,678 Posts
Discussion Starter · #19 ·
^^^merci ;)

1 - 20 of 24 Posts