SkyscraperCity banner
1 - 20 of 27 Posts

·
Piu Forte, porra!
7,278 Posts
Discussion Starter · #1 ·
...que tal então estes projetos?

1-

2-

3-

4-

5-

6-

7-

8-

9-

10-

11-

12-

13-

14-

15-

16-

17-

18-

19-

20-

·
SSC Brasil
17,659 Posts
Para quem não sabe, todos as construções mostradas nesse thread ficavam na antiga Av. Central, atual Av. Rio Branco, no Centro do Rio. Somente a construção da foto 8 ainda existe.

Aliás, sempre tive vontade de comprar esse livro, O Álbum da Avenida Central.

·
Piu Forte, porra!
7,278 Posts
Discussion Starter · #3 ·
Exatamente Vinicius.
Já que os arquitetos brasileiros adoram um rococó,um "new old fashion",taí a minha sugestão.

·
Banned
2,912 Posts
Me desculpem mas esses são todos contemporaneos de uma epoca de catalogos de mal gosto, e hoje é a mesmo mal gosto que impera

·
Piu Forte, porra!
7,278 Posts
Discussion Starter · #6 ·

·
Piu Forte, porra!
7,278 Posts
Discussion Starter · #7 ·
Me desculpem mas esses são todos contemporaneos de uma epoca de catalogos de mal gosto, e hoje é a mesmo mal gosto que impera
Rídiculo traçar paralelo entre esses edíficios,cuja arquitetura na época era contemporânea e esses pastiches vagabundos que costumam lançar nas grandes cidades brasileiras.
Uma coisa é vc não gostar do estilo,outra é tentar estabelecer comparações em interstício de 100 anos de arquitetura.

·
Banned
2,419 Posts
Eu duvido (dou aliás, minha vida para duvidar disso) que se essas construções ficassem em qualquer outra cidade do País teriam sido destruídas. Mas, aqui no Rio de Janeiro...

·
Registered
7,546 Posts
Uma pena terem todas sido destruídas.
O Rio tinham tanta inflência e dinheiro poderia ter escolhido outras áreas da cidade para expandir e contruir um centro moderno que atendece suas nescessidade.
O mal expemplo se espalhou e todas as demais capitais fizeram o mesmo.

Fortaleza tinha edifício muito bonitos, que originais ou não eram bem mais agradáveis do que os atuais e o mesmo para o rio com suas fachadas cegas paredes lisas e inexpressivas, que em nada nos dão identidade.

Aliás estou para ver povo mais órfão de senso estético que brasileiro, salvo raras exceções a maioria acha a Europa linda, porque será?!!

·
Piu Forte, porra!
7,278 Posts
Discussion Starter · #10 ·
Eu duvido (dou aliás, minha vida para duvidar disso) que se essas construções ficassem em qualquer outra cidade do País teriam sido destruídas. Mas, aqui no Rio de Janeiro...
A maioria teve perdas tão significativas para a extensão do seu patrimônio como o Rio.

·
Registered
2,837 Posts
^^^^

Pode se encaminhar para o vão central da ponte Rio-Niterói, porque não foi só no Rio que prédios como esses foram destruídos. Aqui mesmo em Vitória, não perdoaram nem construções do séc. XVI.

Tínhamos uma avenida tão bela quanto a antiga Avenida Central no Rio, e que virou uma típica avenida de Centrão brasileiro com seus paredões ridículos da década de 80.

Fotos:

·
São José dos Campos
3,630 Posts
Eu acho que, a destruição desses prédios foi o maior crime histórico-cultural e arquitetural já cometido no Rio, ou melhor, no Brasil, seria o mesmo hoje, demolir todos os prédios do pelourinho de Salvador!
Uma triste realidade! Infelizmente!
Essa avenida era para ser uma das mais, ou até a mais charmosa do país, uma pena, o que resta-nos é só lamentar!
Mas, eu ainda não sei como que aconteceu esse massacre, alguém poderia dizer-me?

·
Registered
2,773 Posts
Para quem não sabe, todos as construções mostradas nesse thread ficavam na antiga Av. Central, atual Av. Rio Branco, no Centro do Rio. Somente a construção da foto 8 ainda existe.

Aliás, sempre tive vontade de comprar esse livro, O Álbum da Avenida Central.
O preço é salgado para compra em sebos, mas existe um exemplar na Biblioteca Nacional

·
SSC Brasil
17,659 Posts
^^

Bom saber. Obrigado.

Mas, eu ainda não sei como que aconteceu esse massacre, alguém poderia dizer-me?
Essas construções foram sendo demolidas pouco a pouco a partir do final da década de 20. Esse processo acelerou-se com o fim da Segunda Guerra, sendo que na década de 50 ainda encontrávamos uma avenida harmônica, porém já desfigurada. Nas décadas de 60 e 70 o que havia restado foi demolido criminosamente. Hoje, sobrevivem apenas dez construções originais.

O maior trunfo do Centro do Rio, mas que também foi a sua desgraça, é nunca ter deixado de ser o coração da cidade. A Avenida Rio Branco, por exemplo, sempre foi o epicentro financeiro do Rio. Se o nosso centro tivesse sofrido um esvaziamento, como na maioria das capitais brasileiras, talvez muitas dessas construções ainda estivessem de pé.

·
Registered
6,037 Posts
Creio que eram prédios lindíssimos que servia de modelo para a época! Eram todos moderníssimos..... podiam estar todos conservados! Isso é História viva... :)

·
Banned
2,912 Posts
Rídiculo traçar paralelo entre esses edíficios,cuja arquitetura na época era contemporânea e esses pastiches vagabundos que costumam lançar nas grandes cidades brasileiras.
Uma coisa é vc não gostar do estilo,outra é tentar estabelecer comparações em interstício de 100 anos de arquitetura.
contemporanea a uma epoca de pastiches, de catalogos o que voce tem aqui tembem tera na belgica ou na Russia

·
Mameluco sangue azul
20,420 Posts
O que é triste é que esse processo de negação da história continua até hoje. Se atualmente causa comoção vermos prédios maneiristas, barrocos, rococós, neoclássicos, ecléticos e art nouveau virem ao chão por falta de conservação ou por ignorância, exemplos da arquitetura art déco e modernista são demolidos ou irremediavelmente alterados sem dó nem piedade em várias cidades, algo semelhante ao que ocorreu na primeira metade do Século XX, quando os estilos anteriores deram lugar aos dois últimos que mencionei. Para algo se tornar histórico tem que fazer história, o problema é que não dão tempo disso acontecer. Um dia ainda choraremos pelo que se destrói em pleno Século XXI.

·
Mameluco sangue azul
20,420 Posts
Ah! Quanto ao tom irônico do título do thread, concordo plenamente.

·
.
5,648 Posts
Lindos prédios.:drool:

Mas quanto à proposta do thread,já imaginaram cmo ficaria o prédio da 14 com 30 andares a mais?

1 - 20 of 27 Posts