SkyscraperCity banner
Status
Not open for further replies.
1 - 20 of 73 Posts

·
...
Joined
·
44,068 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Quatro terminais de integração, três estações e ônibus articulados com portas do lado esquerdo, ao contrário do padrão em circulação hoje na grande Belém. Essas são algumas das propostas apresentadas pela Jica (Agência de Cooperação Internacional do Japão) para melhorar o transporte na Região Metropolitana de Belém.


As alternativas fazem parte do relatório intermediário elaborado pelos técnicos japoneses. Elas estão subsidiando os trabalhos do projeto Ação Metrópole, desenvolvido pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Projetos Estratégicos. O relatório intermediário foi apresentado na manhã desta sexta-feira (19) durante um seminário, na capital. A equipe da Jica está há dois meses em Belém, com a missão de atualizar o estudo de viabilidade econômica do Plano de Transporte Urbano de 2003.


Os técnicos japoneses trabalham com a concepção de integrar o transporte na região metropolitana a partir de corredores troncais, isto é, vias fundamentais que se interligam à outras, e à terminais e estações de passageiros. A ideia é construir 56 quilometros de corredores troncais nas avenidas Augusto Montenegro, Almirante Barroso e Br-316, onde os ônibus irão circular em canaletas, faixas exclusivas e preferenciais.


Segundo o coordenador técnico da equipe da Jica, Keniche Sekine, uma das principais diferenças em relação ao estudo anterior é a questão dos terminais de integração. O estudo de 2003 sugeria a construção de oito terminais de integração (ponto de partida e chegada das linhas); agora, os técnicos trabalham com a proposta de construir quatro terminais de integração e três estações intermediárias. "O grande problema seria a aquisição de terrenos para construção dos terminais. Já as estações de integração são menores, não precisam de uma área grande e o usuário perde menos tempo para entrar e sair. O embarque e desembarque numa estação também é mais rápido. Esse modelo de estações intermediárias já é usado, com sucesso, em São Paulo e Curitiba. Nós estivemos lá e pudemos constatar isso", ressaltou Sekine.


O plano prevê a construção dos terminais de Icoaraci (Belém), da Cidade Nova (Ananindeua), do Coqueiro (Ananindeua) e de Marituba (Marituba). As estações serão construídas na avenida Augusto Montenegro com o Tapanã (Belém), na Augusto Montenegro perto Mangueirão (Belém), e na Br-316 , na altura da entrada das Águas Lindas (Ananindeua). Também estão previstas instalações de passarelas, elevadores, rampas e escadas para facilitar o acesso dos usuários. Os veículos atuais seriam substituídos pelos articulados, que tem capacidade para transportar até 200 passageiros.


Outra novidade será a questão da altura das plataformas e pontos de parada. Eles serão construídos nivelados com o piso dos ônibus. Essa alternativa, segundo o coordenador de planejamento e gestão do Ação Metrópole, Paulo Ribeiro, agilizará o embarque e desembarque de passageiros. "O embarque e desembarque nas linhas troncais será facilitado, principalmente, para pessoas idosas ou portadores de necessidades especiais, por meio de catracas localizadas nos postos de parada fechados e nivelados com o piso dos ônibus", argumentou Ribeiro.


Custos - O custo total do projeto está orçado em R$ 1 bilhão e 337 milhões. A expectativa do governo do Estado é que a Jica financie R$ 897 milhões, incluindo as obras viárias, os terminais de integração e estações, e os pontos de parada. O sistema deve ser concluído até 2013.


O relatório intermediário divulgado pela Jica também revela que esse modelo proporcionará, além dos benefícios sociais, a redução dos acidentes e da emissão de CO2 (dióxido de carbono) na atmosfera.


A ideia é que o sistema integrado de transporte da região metropolitana seja administrado por um consórcio público. "O consórcio, composto pelo Estado e municípios da região metropolitana, vai fazer o gerenciamento e a orientação administrativa desse sistema integrado. Mas essa proposta ainda está sendo discutida com a sociedade", argumentou Paulo Ribeiro.

Nélia Ruffeil - Sepe

http://www.pa.gov.br/
 

·
Leão
Joined
·
7,946 Posts
^^ dos terminais de integração apenas o da Cidade Nova esta pronto...e falando em Cidade Nova ela vai ser uma das mais beneficiadas

qndo a João Paulo 2º for prolongada até a alça viaria...acredito eu que vão fazer uma ligação para o viaduto ou prox dele... outro na ultima etapa do projeto
se vcs repararem la no site do governo tem uma outra saida e entrada que sai de Marituba e passa pela CIDADE NOVA e vai pela independencia, ou seja não vai precisar passar pela Alm. Barroso

e como eu disse a Cidade nova ja saiu na frente pois foi a primeira a construir o terminal de integração
 

·
...
Joined
·
44,068 Posts
Discussion Starter · #4 ·
^^


o terminal de integração da Cidade Nova foi inaugurado, porém ainda não está funcional!
 

·
Leão
Joined
·
7,946 Posts
continuando falando sobre a Cidade Nova rsrs...a sua localização é tão privilegiada que tem varias maneiras de vc sair e entrar dela

vejam:

soh P/ a BR 316 são 4

pelo viaduto
estrada da providência
estrada do Maguari
e mais uma agora com o prolongamento da Av. 3 corações(em construção)

P/ Augusto Montenegro são 3

pela Independencia
pela transcoqueiro
e indo pela rodovia mario covas em direcão ao satelite
 

·
...
Joined
·
44,068 Posts
Discussion Starter · #6 ·
^^

Faltou mencioar a rua leopoldo teixeira que sai da we 31 e vai até a br 316 as proximidades da AABB.


tem um projeto de prolongamento da rua do fio, que começa na praça da biblia até a bR 316, seria mais uma boa opção de acesso a cidade nova
 

·
Registered
Joined
·
754 Posts
Eu não consigo acreditar em qualquer projeto de mobilidade para Belém que não contemple metrô.

Há de se estudar a viabilidade econômica, claro, mas é o meio de transporte mais eficiente para grandes centros urbanos que não possui mais como abrir novas vias.

Abs!
 

·
...
Joined
·
44,068 Posts
Discussion Starter · #8 ·
^^


como seria o metrô?


acho horrivel metrô de superficie, acaba com o paisagismo de qualquer lugar, ainda mais se for suspenso!
 

·
Leão
Joined
·
7,946 Posts
^^não acredito que seja bem assim...

pois hoje existe tantos profissionais bons e experientes que arranjam
tantas soluções que nem esperamos...
 

·
A Metrópole da Amazônia!
Joined
·
4,110 Posts
:banana: :lol::banana:Caramba, pelo visto Belém vai aderir o mesmo formato de transporte público de Curtiba com catracas localizadas nas paradas de ônibus, ônibus articulados e o nivelamento da plataforma dos terminais com os pontos de parada. Não tô nem acreditando. Percebe-se q enfim Belém tá empenhada em reestruturar o seu sistema viário, o qual já está bastante ultrapassado. Em poucos anos teremos uma cidade transformada e mais humanizada. :banana::lol::banana:

É assim q tem q ser feito, primeiro devemos reestruturar todo o sistema viário como estão fazendo agora com a construção, alargamento, duplicação, prolongamento e readequação das principais avenidas da cidade, adequar o sistema de transporte público e somente depois se pensar em construir um metrô na cidade. Somente assim todos esses sistemas integrados e organizados trarão reais benefícios a nossa querida Belém.
 

·
...
Joined
·
44,068 Posts
Discussion Starter · #12 ·
:banana::banana::banana:


se o nosso sistema de transporte ficar igual ao de Curitiba, Belém só tem a ganhar!!!
 

·
A Metrópole da Amazônia!
Joined
·
4,110 Posts
qual a diferença dos terminais de integração para as estações??
Pelo q eu entendi é q as estações seriam menores, porém dariam maior agilidade na troca de ônibus pelos passageiros. Senti falta de uma coisa, não vão construir terminal de integração/estação no entroncamento?
 

·
A Metrópole da Amazônia!
Joined
·
4,110 Posts
pelo jeito não havera alterações na almirante barroso!
^^
Como vão colocar as portas dos ônibus pro lado esquerdo, todas as avenidas deverão sofrer intervenções. As paradas dos ônibus serão remanejadas para o centro das avenidas.
 

·
...
Joined
·
44,068 Posts
Discussion Starter · #16 ·
^^


se tivermos pistas exclusivas somente para ônibus sera muito bom, o grande problema é saber se isso tera funcionalidade! quem lembra quando a prefeitura tentou implantar faixa exclusiva para ônibus na avenida Nazaré? formava-se imensas filas de ônibus em toda a extensão da via, tanto é que não durou muito, teria que haver uma melhor distribuição dessas linhas.... Se não acontecer isso na almirante barroso, não adiantara ter faixa exclusiva para o transporte coletivo!
 

·
A Metrópole da Amazônia!
Joined
·
4,110 Posts
^^
Pode ser q na Almirante dê certo, pois a avenida possui 4 faixas de rolamento (restariam 3 para os carros de passeio) e além do mais a quantidade de ônibus seria reduzida drásticamente em direção ao centro com a construção desses terminais. Espero realmente q essas medidas façam o trânsito caótico da cidade fluir.
 

·
...
Joined
·
44,068 Posts
Discussion Starter · #18 ·
^^


poderiam dividir as quase 90 linhas de ônibus entre a almirante barroso e joão paulo II quando ela for concluida até o viaduto de acesso a cidade nova!
 

·
Leão
Joined
·
7,946 Posts
agora soh quero saber se quando eles colocarem esse ônibus articulados
, eles vão querer dimunuir o numeros de linhas...soh pelos ônibus serem maiores...se for assim naum vai adiantar eu acho
 

·
A Metrópole da Amazônia!
Joined
·
4,110 Posts
^^
Espero q eles adequem a quantidade suficiente dessa vez. Tem td pra dar certo, basta ter competência. Vai ser muito bom ver ônibus articulados em Belém novamente. A cidade vai dar um salto espetacular em qualidade de vida nos próximos anos.
 
1 - 20 of 73 Posts
Status
Not open for further replies.
Top