Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 39 Posts

·
Emy não...Emerson
4,998 Posts
Discussion Starter · #1 ·
JARAGUÁ DO SUL - SC

Área:532,590 km²
População: 170.380 hab.
Densidade:314,13 hab./km²
Altitude: 30 m

Jaraguá do Sul se localiza no nordeste catarinense sendo a segunda maior cidade da Região Metropolitana de Joinville e oitava maior de Santa Catarina.
A cidade polariza 4 municípios, sendo que dois estão conurbados (Schroeder e Guaramirim) sendo o centro de serviços, lazer e compras do Vale do Itapocu.

Jaraguá do Sul é a quinta maior economia de Santa Catarina, atrás apenas de Joinville, Blumenau, Florianópolis e Itajaí, sendo o terceiro núcleo industrial do estado e sede de algumas das maiores empresas do Brasil nos setores metal-mecânico e de confecções. É conhecida como "Capital Nacional da Malha". Destacam-se também empresas do ramo de tecnologia e prestação de serviços.

Dentre as indústrias sediadas em Jaraguá do Sul podem-se citar a WEG (Soluções em Energia), Marisol, Malwee, Nanete, Elian, Lecimar, AMC (Malharia), Metalúrgica Menegotti, CSM (Equipamento pra construção), Duas Rodas, Choco Leite, Arroz Urbano e Bretzke (Alimentos), Argi, HC Hornburg, Riegel (Carroçarias Rodoviárias), Trapp (Equipamentos para jardinagem), Sol (Paragliders), Santa Clara (Acrílicos), Estofados Jardim, Bell Arte (Estofados), Tritec, Fortiplás (Plásticos), Wolf (Borrachas), Marcatto (Chapéus), Indumak, Raumak (Tecnolgia), Zanotti (Elásticos), Metalnox (Tecnologias e soluções inovadoras para a indústria têxtil e de Foto Produtos). Fato curioso de todas essas indústrias são de origem familiar, e que com o tempo se tornaram grandes complexos industriais.

A cidade possui algumas universidades de ensino superior presencial e à distância: Católica de Santa Catarina, Estácio de Sá, Anhanguera, Jangada, IFSC, Senai, Senac, Unisociesc, Unicesumar e Uninter.

Na área de compras e serviços, a cidade possui dois centros comerciais/shoppings: Jaraguá do Sul Park Shopping (Tenco) e Centro Comercial Fall, algumas redes de supermercados: Giassi, Angeloni (2), Fort Atacadista, Cooper (4), Brasão (4), Rancho Bom (4) e em breve Hipermais.

Na saúde, Jaraguá não possui hospital público, apenas particulares que atendem pelo SUS: Hospital Jaraguá e Hospital São José e particulares de plano de saúde: UNIMED e em breve Hospital dos Olhos do Grupo HOB.

O thread contém fotos minhas e outras que serão devidamente creditadas!

Espero que aproveitem!

1. Pórtico de entrada da cidade

2. Chiesetta Alpina

3.

4. Interior da Chiesetta

5. Vista da cidade

6.

7. Parque Malwee

8.

9. Restaurante Típico Parque Malwee

10.

Elemer Kroeger

11. Restaurante ARMALWEE

12. Ruas por dentro do Parque

leicadreamer

13.

new_level2

14. Bodega do Richter

15.

16. Edificio Piemont (parte traseira)

17.

18. Igreja Matriz São Sebastião

19. Colégio Marista São Luis

20. Saint Sebastian Flat

21. Centro Empresarial de Jaraguá do Sul

22.

23.

24. Sociedade Cultura Artistica (SCAR) onde acontece o famoso Festival de Música de Santa Catarina (FEMUSC)

25. Casa sendo reformada

26.

27.

28. Casas no Champs Elysée, bairro Czerniewicz

29. Estacionamento Giassi Supermercados

30. Giassi

31. Vernon Residence

32. Vista Parcial de Jaraguá

fabio_bonadeu

33.

Elemer Kroeger

34. Casa no interior da cidade

Elemer Kroeger

35.

Elemer Kroeger

36.

Elemer Kroeger

37.

Elemer Kroeger

38.

Elemer Kroeger

39. Praça Martin Luther, bairro Amizade

Elemer Kroeger

40.

41. Villeneuve Residence

42. MADERO na Rua Epitácio Pessoa, a nossa pequena Via Gastronômica

43. Gold Burguer

44. YourBurger

45. Jack American Bar

tripadvisor

46. The John Pub

Por Acaso

47.

48. Kantan Louge

Por Acaso

49. Epic

Por Acaso

50.

51. Calçadão

52.

53.

54.

55. Museu Emilio da Silva

56. Casa reformada pelo Fort Atacadista (antiga sede da Max Wilhelm Refrigerantes)

57.

Paróquia São Sebastião

58. Rua Henrique Piazera

59.

60.

61.

62.

63.

64.

65.

66.

67.

68.

69.

70. Jaraguá do Sul Park Shopping

71.

Daniel Lunelli

72. Parque Malwee

Daniel Lunelli

73. Arena Jaraguá (azul)

Daniel Lunelli

74. Parque Fabril WEG S.A

Daniel Lunelli

75. Chiesetta Alpina

Daniel Lunelli

76.

Daniel Lunelli

77.

Daniel Lunelli

FIM

·
Norte Catarinense
1,071 Posts
Linda e pacata cidade desenvolvida e uma das potências do estado, passa um pouco despercebida até na própria Santa Catarina e região sul, o que é ótimo.

Belos registros Emerson, parabéns pelo thread! :D

·
Embaixador de Castelo.
16,536 Posts
Cada vez que vejo as cidades catarinenses tenho certeza de que se não fosse capixaba queria ser desse estado!
O conjunto cidade e natureza com muito verde presente em inúmeras cidades é o que mais me agrada.
Jaraguá é uma invejável cidade com um parque fabril poderoso e boa infra, moraria com prazer entre essas serras que exalam qualidade de vida!
A fábrica da WEG é bem grande e deve ser um grande orgulho para a cidade ser sede dessa grande empresa, o parque da Malwee também é bem interessante.
Parabéns pelas belas fotos!

·
Registered
12,697 Posts
É a minha atual cidade, muito agradável de morar, segura e limpa. As fotos ficaram excelentes :eek:kay:
Agora, uma coisa que faz falta e se deve ao crescimento orgânico da cidade (uma forma bonita de dizer que faltou planejamento) é que simplesmente não se aproveita o Rio Itapocu. Não existe uma única avenida movimentada no centro que se possa observar o rio, não existe uma ciclovia que o acompanha - comparando por exemplo com a Beira-Rio de Blumenau. Falta aproveitar melhor esse (e outros) atrativos potenciais da cidade.

·
Emy não...Emerson
4,998 Posts
Discussion Starter · #12 ·
MARAVILHOSAAAA CIDADE
Eu sou suspeito de falar. Amo.

Linda e pacata cidade desenvolvida e uma das potências do estado, passa um pouco despercebida até na própria Santa Catarina e região sul, o que é ótimo.

Belos registros Emerson, parabéns pelo thread! :D
Obrigado enderjaras. Acredito que nossa potência industrial tenha diminuído em relação a outras cidades mas a cidade em si tá melhor em opções de lazer, serviços e compras.

Esse deve ser o melhor thread de Jaraguá que já vi por aqui. Parabéns!

A cidade tem vários casarões interessantes, mas o da foto 56 é muito bonito. As montanhas ao redor formam um conjunto belíssimo!
Esse casarão pertence ao Fort Atacadista quando compraram o terreno da antiga fábrica de refrigerantes Max Wilhelm (que inventou a famosa laranjinha). A prefeitura exigiu que reformassem o prédio.

Cada vez que vejo as cidades catarinenses tenho certeza de que se não fosse capixaba queria ser desse estado!
O conjunto cidade e natureza com muito verde presente em inúmeras cidades é o que mais me agrada.
Jaraguá é uma invejável cidade com um parque fabril poderoso e boa infra, moraria com prazer entre essas serras que exalam qualidade de vida!
A fábrica da WEG é bem grande e deve ser um grande orgulho para a cidade ser sede dessa grande empresa, o parque da Malwee também é bem interessante.
Parabéns pelas belas fotos!
A WEG é um orgulho pra cidade, grande geradora de empregos e que tem um grande futuro pois é uma empresa sólida (sou suspeito de falar porque trabalho nela).

Obrigado.

Linda Jaraguá!
Você tá fotografando muito bem, Emerson. Parabéns!
Obrigado Ice, seus threads me inspiram.

Parabéns pelas fotos! Jaraguá é uma das melhores do estado!
O estado de Santa Catarina tem muitas preciosidades que inclusive merecem thread.

Espetacular esta cidade, moraria com o maior prazer neste paraíso! PARABÈNS Emerson!
Obrigado! Eu nasci e sempre morei nessa cidade e não posso reclamar do clima pacato, da segurança e da estrutura que a cidade me oferece.

É a minha atual cidade, muito agradável de morar, segura e limpa. As fotos ficaram excelentes :eek:kay:
Agora, uma coisa que faz falta e se deve ao crescimento orgânico da cidade (uma forma bonita de dizer que faltou planejamento) é que simplesmente não se aproveita o Rio Itapocu. Não existe uma única avenida movimentada no centro que se possa observar o rio, não existe uma ciclovia que o acompanha - comparando por exemplo com a Beira-Rio de Blumenau. Falta aproveitar melhor esse (e outros) atrativos potenciais da cidade.
Exatamente! Pra ilustrar melhor esse tema trago um vídeo de um projeto chamado Jaraguá do Sul 2026, o ano que a cidade completa 150 anos e comenta um pouco desse tema.

A cidade virou de costas para o rio.

Ótimo thread ! Linda cidade !

Valeu dberg
:cheers:

·
Norte Catarinense
1,071 Posts
Tudo impecável. Linda.
Me chamou a atenção o dado de que a cidade fique
a só 30m de altitude. E essas montanhas no entrono?
A altitude da cidade em si é apenas 30m acima do nível do mar mesmo. Mas no entorno existem alguns morros que passam facilmente de 600~700 metros. Eles formam uma espécie de "panela" com Jaraguá dentro. :D
A segunda foto tirada pelo Emerson, fica em uma localidade que chega em um cume de 896 metros [o morro ao lado tem 926m]. Vale considerar também que a cidade está relativamente perto da serra de São Bento do Sul do planalto norte catarinense (800+ metros), dá para ter uma visão parcial da serra ali da cidade.

·
Ilha de Santa Catarina
1,574 Posts
Ótimos fotos, cidade linda, vê nas fotos a qualidade de vida.
Parabéns Jaraguá do Sul !!!

1 - 20 of 39 Posts