Skyscraper City Forum banner
1 - 12 of 12 Posts

·
Whatever
45,866 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Mais um belíssimo jardim português, onde tenho a sorte de trabalhar e passear todos os dias!!:D

No século XVIII, existia entre a estrada para Matosinhos e o lugar da Arrábida, na freguesia de Lordelo do Ouro, uma propriedade denominada Quinta Grande, que pertencia à Ordem de Cristo e da qual se divisava o majestoso panorama da barra do Douro e uma mão cheia de mar oceano. Com a extinção desta ordem em 1759, a quinta é adquirida pelo médico francês Jean Pierre Salabert, que a vê depois confiscada pelo mesmo Estado que lha vendera para se ressarcir dos prejuízos causados em Portugal pelas tropas napoleónicas. Mesmo assim, ao longo de todo o século XIX a prosperidade continuará a ser conhecida pelo seu nome, aliás deturpado para Salaberca na planta da cidade do Porto de 1892. A quinta passa entretanto de mão em mão até que, em 1875, o brasileiro João Silva Monteiro a adquire, manda demolir a velha casa e constrói em seu lugar um palacete, passando a propriedade a denominar-se Quinta do Campo Alegre. Será depois adquirida por João Henrique Andresen Júnior, que em 1895 a renova. Nascido no Porto, mas tendo estagiado na Alemanha e casado com uma discípula do pintor Kazenstein, este filho do famoso industrial e comerciante homónimo de vinho do Porto manda aformoseá-la ao gosto do romantismo ecléctico do fim do século, sendo então melhorados os seus famosos jardins. Em 1949, a quinta foi adquirida pelo Estado e em 1951 passa a denominar-se, por decreto, Jardim Botânico do Porto, sendo integrada na Universidade do Porto e administrada pela Faculdade de Ciências e pelo Instituto de Botânica Dr. Gonçalo Sampaio, coroando uma longa história de criação deste estabelecimento cinetífico na cidade, a qual começa em 1836 com um decreto de Passos Manuel promulgado por D. Maria II, mas que só passados cem anos o Estado concretiza. Ser-lhe-á depois adstrita a Quinta dos Burmester, contígua, para compensar os cortes que os acessos à Ponte da Arrábida e as instalações do Centro Desportivo Universitário do Porto nela fizeram, o que a diminuiu de 12 para 4 hectares, tendo hoje 5,8 quando considerada com aquela outra propriedade vizinha.

O Jardim Botânico, pelo qual muito se bateu o Professor Doutor Américo Pires Lima, compreende actualmente:
. o jardim histórico - para cuja monumentalidade muito contribuíram os Andresen e, depois da instalação do Jardim Botânico, o arquitecto paisagista alemão Karl Franz Koepp e o engenheiro silvicultor Renato Dantas Barreto -, composto por três áreas distintas separadas por grandes sebes de japoneiras;
. áreas de lagos, com plantas aquáticas;
. área de parque, com uma importante colecção de gimnospérmicas e exemplares de faias, carvalhos, tulipeiros, magnólias, etc.;
. um jardim de suculentas;
. uma zona de estufas com plantas tropicais, subtropicais, orquídeas e suculentas.

Gonçalves Guimarães, historiador in Site do Jardim Botânico

Pois é aqui que o JM presentemente trabalha!:D Na Casa do Campo Alegre! Hoje fui lá dar uma volta já que geralmente entro no palacete e fico lá o dia todo...é lindo o jardim, a variedade de espécies é fenomenal e algumas já estão a despontar algumas "Fall colors"!:)

Entrada e Casa do Campo Alegre

Cedros do Líbano

Jardim de Xisto

Entre o Jardim do Peixe e o Roseiral

Roseiral

Jardim dos Cactos, simplesmente espectacular!!

Estufa

Lago dos Nenúfares e Fetário

Afinal há Sequóias em Portugal!

Árvores Centenárias

Flores

Jardim dos Jotas

Entre o Jardim dos Jotas e o Jardim dos Cactos

Folhas de Castanheiro Castanea sativa

Panos Verticais! :D
Sobreiro

Tulipeiro

Faia

Gingko e Liquidambar, cores de Outono amarelo e vermelho respectivamente!:)

·
Feliz Natal
15,678 Posts
não sabia que voce trabalhava no Jardim Botanico do Porto... já agora, voce é botanico?? O Jardim Botanico do porto para mim era totalmente desconhecido... e conheço o Porto relativamente bem... fica em que região?? Tambem cultivo uma grande paixao pelas plantas, principalmente as tropicais, no meu jardim aqui no Rio tem uma grande diversidade... qualquer dia posto as fotos!!

·
Whatever
45,866 Posts
Discussion Starter · #3 ·
agora trabalho...mas não sou botânico!:D o departamento de arquitectura paisagista é que fica lá!:D
fica mesmo na saída da ponte da arrábida.

·
Feliz Natal
15,678 Posts
então é paisagista!

·
Feliz Natal
15,678 Posts
ok!!! no momento tou estudando arquitetura e gosto muito de paisagismo...

·
Whatever
45,866 Posts
Discussion Starter · #7 ·
é paisagismo é bom, aprendem-se os nomes das árvores e tal...:D
ainda estou com vontade de fazer uma especialização em Londres durante mais três anos...

·
Feliz Natal
15,678 Posts
o nome das arvores é o que mais da pica (essa palavra com o sentido do portugues de portugal!!!)...

·
Whatever
45,866 Posts
Discussion Starter · #9 ·
é verdade! adoro olhar para uma árvore e saber o que é! quando estava nos EUA às vezes ia dar passeios com uma amiga lá de casa e ela ficava admiradíssima como é que eu conhecia as árvores todas!:D

·
Registered
1,421 Posts
Um belo jardim, mas não faz muito o meu estilo. Em a.gumas partes parece um amontoado de plantas sem organização. Gosto das coisas mais abertas e simétricas. Apenas uma opinião pessoal....

1 - 12 of 12 Posts