Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 35 Posts

·
Bronzil il il
4,581 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Sexta-feira passada, tempo livre, neblina forte... fotos na certa! :) E eu fui explorar um dos bairros mais desconhecidos e surpreendentes de Porto Alegre, o Jardim Planalto, ou simplesmente Planalto.

Eu até fiquei com um pouco de... receio, sei lá, de postar esse tópico. Porque esse bairro é muito bonito, bem colorido, mas a neblina estava muito forte e achei que isso pudesse tirar o "efeito" das fotos - pois não há nada como um dia limpo de sol claro. Eu até mandei um e-mail perguntando pro Portoimagem o que ele achava. Como ele adorou, então não tive mais dúvida. Resolvi postar as fotos.

Mas ainda vou tentar tirar fotos em dia claro. O problema de tirar fotos nesse bairro é que, por ser de classe média-alta/alta, não ser fechado, e se encontrar na zona norte (quase 'nordeste', onde os bairros são de classe média/média-baixa) ele tem muitos seguranças, em todas as ruas. Então, cara feia é mato! Cada vez que se levanta a câmera, os seguranças de olham torto.

Seria bom ter uma companhia para tirar fotos lá, para aparentar um 'trabalho' de arquitetura/urbanismo, ou coisa do gênero.

Enfim, chega de papo, e vamos às fotos.

Mapa: Fica distante 2km dos shoppings Iguatemi/Bourbon; 600 metros do shopping Boulevard Strip Center; 1,3km do shopping Lindóia; 9km do Centro... Tem 13 praças e é predominantemente residencial.

1. Típica casa do bairro. Esta fica na avenida principal, Adda Mascarenhas. Olhem a 'espessura' (?) da neblina! Estava muito forte. Acho que o campo de visão era de no máximo 15/20 metros.

2. As casas mais simples são assim. Podem até não ser bonitas (também não são feias), mas são grandes.

3. Ao lado daquela casa, está esse prédio que está em fase final de construção.

4. Frente do prédio, que fica voltada para a esquina.

5. Entrada, ainda em obras.

6. Casas. A avenida principal, e mesmo as ruas periféricas, são bem largas.

7. Prédio residencial, visto a partir de uma (das várias) praça, quase invisível por causa da neblina.

8. Outro residencial. Eles são bem baixinhos no geral. Pouquísimos tem mais de 6 andares (até 15, no máximo).

9. Prédio, praça, rua e neblina. :)

10. Casas...

11. ...de diversas cores.

12. Casas geminadas, mas nem por isso pequenas.

13. Como já deu pra notar, a arborização não é tão densa como em bairros tradicionais. Algumas residências, como esta, até tem belas plantas, mas a maioria não.

14. Poste horrível e fiação aérea

15. Aspecto da rua.

15.

17. Alguém quer alugar?

18. Aquela casa que apareceu lá em cima. Parece ou não parece Jurerê? [claro que não]

19. Residenciais. A lateral desse é bem feia, admito.

20. Esse é lindão :cool: Com churrasqueira e lareira.

21. Fundos de algumas casas, vistas por cima do muro de um terreno baldio.

22. Residenciais vistos de longe, a partir de uma praça.

23. Piscina na frente, o que não é comum.

24.

25. Estradinha de uma praça ENORME. Ela faz a divisa entre o Jardim Planalto e o Jardim Itú-Sabará. Deve ser uma das maiores praças de POA. Mas na neblina, fica só essa mostra.

26. Pena que o ângulo + árvore não ajudaram.

27. Aglomerado de árvores, ainda naquela praça (que eu não sei o nome).

28.

29.

30.Olha a neblina, que não acabava nunca.

31. Essa precisa de um trato no muro e na calçada. Mas é linda. E a fiação aérea pegando.

32. Aqui eu peguei só a garagem. Com dois portões, deve caber bastante coisa aí.

33. Um residencial fraco para os padrões do bairro, diante da praça enorme.

34. Casa com um acabamento razoável.

35. Desculpem pelo ângulo :( Essa casa é bem mais ou menos, fica ao lado de um condomínimo horizontal.

36. A maldita fiação aérea para estragar a minha foto.

37. Uma foto para queimar o filme, pois não há nada de interessante. :D

38. Outra para restaurar o filme :D Mostra a arborização

39. Casa ao lado.

40. Caminhada matinal.

41. Condomínio.

42. Residencial.

43. Rua em frente ao residencial.

44.

45.

46.

47. Conjunto legal. Pena a neblina esconder as cores.

48. Mais uma pracinha, com um residencial de alto padrão ao fundo.

49. Aquele conjunto em detalhe.

50.

51. Mesma casa em imagem mais afastada, pegando as ruas de acesso.

52. Residencial.

53. Rua em frente.

54. Da mesma rua em direção a mais uma praça.

55. Aquele residencial vermelho.

56. Fundos de uma casa, visto de uma quadra abaixo.

57. Praticamente o mesmo ângulo, um pouco mais pro lado.

58. Casinha azul. Não coube na foto :) Eu tinha que subir um pouco a rua, para pegar a casa inteira... fica pra próxima.

59. Chegando em uma das melhores partes do bairro, onde há mais prédios e algumas casas enormes.

60. Outono rulez!

61. Aqui eu ia fazer uma panorâmica, mostrando essa casa que aparece no canto esquerdo. Ia porque acabou a memória da câmera. :( Quando não é a bateria é a memória. Essa casa tem um terreno maior que aquele prédio da esquina, lembra uma daquelas... da 3ª Perimetral. Numa próxima vez, de preferência com o sol raiando, eu faço essa panorâmica.

Minha caminhada na neblina termina aqui. Espero que tenham gostado. :) Caso essas fotos da neblina não tenham causado uma boa impressão, vou deixar aqui mais algumas fotos que eu tirei há um bom tempo (6 meses, talvez) num final de tarde de um dia ensolarado, em outra parte do bairro.

62. Maior prédio residencial do bairro com 15 andares (ou 16, não tenho certeza).

63. Mais uma da fachada.

64. Parte de trás.

65. Calçada em frente ao prédio.

66. Mais uma praça, diferente de todas mostradas até aqui.

67. Residencial de alto padrão no fundo, um quadradão (sim, tem alguns desses aqui) no meio, e a praça em primeiro plano.

68. Aquele residencial em detalhe.

Agora acabou de verdade! :D Espero que tenham gostado. E comentem, mesmo que achem horrível!

·
Registered
542 Posts
:applause: :applause:

Parabéns Hed!!

Excelente thread!! Bem completo mesmo!:cheers:

Curto bastante o Jardim Planalto! Só passei umas duas vezes por lá pq fica muito longe daqui da minha casa, mas acho um bairro super pacato e ajeitado! Deve ser muito bom morar por ali!

Todas as casas são bem bonitas! Minha preferida foi a da foto 18!

A foto 22 está bem gaúcha! Haja neblina!:lol:

O pessoal que não está muito acostumado com o frio e a neblina vai delirar com essas tuas fotos! POA está parecendo Caxias!:)

·
.
8,813 Posts
Hmmm... Então é esse o "famoso" Jardim Planalto? :colgate:

Gostei do bairro! Parece ser bem tranqüilo, agradável, bom de se morar! Porém, achei as casas, no geral, meio de mau gosto e algumas (um bom número) até feias! Deve ser um bairro de emergente, heheh...

Às fotos! :D

1. Feia... E acho que pra MANSÃO ainda falta muito... Mas é uma casa BOA, de classe média, média-alta...
2. Feia também...
6. Pra CASARÕES ainda falta muito... Fracas esteticamente... A grade da casa da esquerda tá HORRÍVEL...
13. MANSÃO? :) Essa eu já gostei mais, mas ainda assim muito "comunzinha"...
18. HORRÍVEL! Brega até o último tijolo...
20. Simpático! Deveriam fechar todas as sacadas... A aparência do prédio ficaria mais uniforme!
29. Bonita até... Mas não acho que seja uma MANSÃO ENORME, heheh...
31. Muito estranha, cheia de telhadinhos... Não gostei!
36. Feia... Também não sei o que tem de MANSÃO ENORME nessa casa...
39. Feia também... Esses telhadinhos, essa sacada com o mesmo detalhe do parte envidraçada... Hmm, não gostei!
41. Essa tal "casa extensa" deve ser um condomínio, não, heheh?
44. Parecem ser bonitas...
50. Essa é a única que tá mais pra mansão mesmo, heheh... Bonita até! Só não gosto muito dessas janelas em arco...
62. Gostei desse prédio... Simples, mas bonito! Já tinha visto uma foto dele numa revista...

Bom, heheh... Pode não parecer, mas eu gostei do BAIRRO E DAS FOTOS... O bairro parece ser mesmo muito agradável, gostoso de se morar, mas as casas... Hmmm... Não gostei, não! Quanto às fotos, ficaram muito legais com a neblina... Deram um "clima" bem vittariano, hahah!

Valeu pelas fotos e pelo thread, Hed (rimou até, hahah)! Matou a minha curiosidade... Há muito tempo que eu queria saber como era o tal Jardim Planalto! ;)

·
Registered
33,140 Posts
18 e 38-Gostei muito destas. A 18 então parece uma casa aqui no Belv´s.
O resto eu não gostei muito porque achei as grades muito próximas das construções, parece casa paulistana. Deve ser implicância minha...
25-Isso é saibro na estradinha?
Gostei do bairro porque tem uma boa área verde.
Valeu pelas fotos!

·
Registered
2,699 Posts
Um dos melhores threads de bairros de Porto Alegre !!!!!
Adorei as fotos !!!!!

A neblina (cerração, como dizemos nós, gaúchos) deu um toque especial e BONITO às fotos, todas excelentes !!!!

Gosto do bairro, já passei algumas poucas vezes por ele (tenho uma colega de trabalho que mora por aí), tem muitas casas boas, prédios baixinhos e simpáticos, e com certeza são emergentes ....

Muito bom trabalho Hed !!!!!

Valeu !!!!

.

·
Banned
5,507 Posts
a neblina ate´que deu um toque especial! hehehehe :D
esse bairro deve ser muito bom de se morar! ótima infra estrutura e belas casas!

·
Registered
1,288 Posts
Achei muito boa as fotos em geral....parabens!!!
só não gostei da designação de "mansão" para muitas casas que são de fato belas casas, porém longe de serem mansões.

·
Santista Tricampeão
2,975 Posts
Ótimas fotos, eu adoro neblina, gosto desse charme sombrio. O bairro me agradou bastante, como a maioria dos residenciais de Porto Alegre, parece ser bem tranqüilo e aconchegante.

·
world citizen
1,526 Posts
Belas fotos cara, esse bairro parece ser bem interessante, ótimas residências e uma zona bem calma.

Parabéns :cheers:

·
-*-*-*-
26,387 Posts
Da-lhe Sherlock Holmes Vittariano!!:)

Desbravando o fog gaucho para a alegria dos foristas do SSC!!

Acho que nunca tinha visto fotos desse bairro.....

Local super agradavel, bem arborizado, com muitas pracas.......e boas casas......mas nada de "mansoes"!

·
Bronzil il il
4,581 Posts
Discussion Starter · #12 ·
@Visionário: Obrigado!

@Inconfidente: Talvez seja saibro. Eu, sinceramente, não sei diferenciar saibro de terra batida :D Obrigado.

@Portoimagem: Mais uma vez obrigado.

@Raoni: Valeu!

@Urbano: É um bairro bem calmo sim. A única parte bem movimentada é o entroncamento da avenida principal com uma arterial da cidade. Ali há comércio e serviços. Mas o resto é essa tranquilidade. Obrigado.

@Psychedelic: Ainda não conhecia? Por curiosidade, onde vc mora em POA? Obrigado!

@Farrapo, Snowb, Gerson e Viajante: Primeiramente quero agradecer aos comentários de vocês. Em segundo lugar vou fazer uma correção apontada pelo Farrapo: a "casa extensa" de fato é um 'condomínio', sobrado ou coisa que o valha (na hora de postar eu não lembrei disso). Quanto às que vc não gostou, está ok (gosto é gosto :)).

E em terceiro lugar, por deus, qual é o padrão de vida de vocês? Lembro a todos que o conceito de mansão é bem simples ("Residência de grandes dimensões e luxo requintado") e todas as casas que eu 'designei' como mansões tem mais de 400m² e custam mais de R$ 300 mil (é só procurar nos classificados). Para vocês, se forem ricos, essas casas até podem não ser (ou serem?) mansões. Mas para mim, que sempre vivi em menos de 100m², e para a maioria da população essas casas são sim "residências de grandes dimensões e luxo requintado". Então, se você é pobre como eu, para você essas casas são mansões. Se você é rico como Farrapo, Snowb, Gerson e Viajante, para você as casas são nada de mais. :D

·
world citizen
1,526 Posts
@Psychedelic: Ainda não conhecia? Por curiosidade, onde vc mora em POA? Obrigado!
Não lembro de ter passado por esse bairro alguma vez, portanto não o conheço. Como você mesmo falou, é um bairro desconhecido.

Eu moro no Jardim Botânico e você? :cheers:

·
Registered
2,102 Posts
ah nu é esse aquele bairro de predinhos estilo Brasília?? eu gostei muito dessas ruas residenciais, achoq ue a neblina deixou as fotos mais legais porque ficou uma coisa diferente, uma outra visão no bairro! =D e esse prédio aí da foto 62(do seu avatar tb) acho ele lindão!
Parabéns Hed!

·
Orgulho de ser Gaúcho
5,483 Posts
Bacana esse thread...um bairro q eu só havia escutado falar até agora, concordo com o farrapo q embora sejam super boas as casas...de modo geral elas são sem gracinha...é basicamente...paredes e telhadão...hehehe....e de estilo meio padrão e de gosto duvidoso.Mas ainda q seja assim q nada...qto ao padrão mansão ou não...eu não vivo em uma casa grande...e nao vejo estas como mansão não, são casas grandes de classe média alta, ou seja casa de emergentes..mansões tu vais encontrar no terra ville ou naqueles condomínios de Atlântida.Por fim gostei desse clima outonal das fotos...um ar bem Vittariano...hehehehe.

·
Sirvam nossas façanhas
934 Posts
bah, tive uma namoradinha que tinha uma casa lá .. isto há 10 anos atrás não era nada .. tinha um onte de terreno vaio, como cresceu ...

·
Taking On The World
26,581 Posts
meu pai foi à Montevideo esse feriadão... a neblina estava cobrindo TUDO, desde Buenos Aires até Porto Alegre.

Bom, enquanto ele tava DIRIGINDO, foram mais de 600km de neblina!

·
RG
714 Posts
Acho que a neblina comprometeu bastante a qualidade das fotos e a beleza do bairro... Esperava mais para um thread mostrando este lindo local!!! De qualquer forma, valeu a intenção de mostrar lugares diferentes de Poa!!!

1 - 20 of 35 Posts