SkyscraperCity Forum banner

Jardim Proença, Campinas(SP)

43091 Views 38 Replies 26 Participants Last post by  cassianoitu
Caros colegas foristas: para comemorar meu 1000º post :cheer:, quero mostrar para vocês as fotos de um bairro muito bom de Campinas (ainda que não seja um bairro de classe alta), e bem próximo à região central: o Jardim Proença, também conhecido por Proença. Trata-se de uma bairro de classe média, isto é, tem todo tipo de casas (das malcuidadas às excelentes) e prédios (dos mais simples aos mais chiques). A verticalização é completa na região da Avenida Princesa D'Oeste,com prédios de 12 até 20 andares, diferentemente das partes mais altas do bairro, nas quais ainda é incipiente, com poucos prédios, em sua grande maioria de 6 ou 7 andares.
Estas fotos foram tiradas no feriado de 1º de maio, com um amigo que gosta de longas caminhadas. Estas fotos foram tiradas ao longo de umas três horas. Como vocês podem ver, era um dia de céu azul, sem uma nuvem :).
O thread é um pouco pesado, por isso optei por colocar 51 fotos (das 98 que tirei) em resolução 1024 x 768 (800 x 600 achei muito pequeno).
Só gostaria de deixar claro que Campinas é uma cidade com muita poluição visual e que a fiação aérea é um horror mesmo, mas não dava para evitar...mas o meu estilo de fotógrafo amador é esse: a vida como ela é :D.
Espero que gostem :). Quaisquer comentários construtivos são bem-vindos :D, assim como opiniões :).

Área: 1,09km²
Comprimento (máx.): 1600m
Largura (máx.): 760m
População: 21.807 hab. (pelo Censo de 2000)
Latitude: 22°55'02" S
Longitude: 47°02'39" O
Altimetria: de 660m (córrego da Av. Princesa D'Oeste, próx. ao Brinco de Ouro) a 725m (Av. Monte Castelo, próx. ao bairro Ponte Preta)
Faixas de CEP: 13026-130 a 13026-490 e 13100-400 a 13100-451

Esta é a localização do bairro dentro de Campinas

Aqui estão os limites aproximados do bairro, com a demarcação dos bairros vizinhos e de alguns lugares mais marcantes

01 - Avenida Princesa D'Oeste, próxima ao Guarani. Campinas precisa de uma "lei Cidade Limpa" também :D!

02 - Avenida Princesa D'Oeste. Aqui é possível ver a quantidade de prédios. De outras regiões é possível ver um min-skyline

03 - Alguns prédios da avenida

04 - Outros prédios

05 - Mais prédios

06 - Cruzamento com a Rua Joaquim de Azevado Marques. Como vocês podem ver, poluição visual

07 - Rua Joaquim de Azevedo Marques, ainda com paralelepípedos

08 - Avenida Arlindo Joaquim de Lemos

09 - A simpática igreja de Nossa Senhora Aparecida, construída nos anos 60.

10 - Os prédios da Avenida Princesa D'Oeste vistos do outro lado

11 - O conjunto tombado "Casa Grande e Tulha".
fonte: Prefeitura Municipal de Campinas
O engenho Tulha foi construído no auge do momento açucareiro, entre 1790 e 1795, sendo possível que a Casa Grande seja uma construção remanescente de 1830, período em que iniciava a montagem da estrutura cafeeira local.
Considerada a mais antiga fazenda de café na cidade, a grande propriedade foi herdada por Maria Felicíssima Miquelina de Abreu, do padre e seu padrinho de batismo, Manoel José Fernandes Pinto. Supõe-se que o construtor da Casa Grande tenha sido seu marido Joaquim José Soares de Carvalho. Através dos anos a propriedade foi sendo divida entre seus herdeiros. Arlindo Joaquim de Lemos herdou parte da fazenda que passou a se chamar Chácara Paraíso e posteriormente adquiriu a parte denominada Chácara Proença.
Em 1941, a Chácara Proença foi novamente dividida, cabendo por sorteio a antiga sede da fazenda à Arlindo de Lemos Jr., que a vendeu à família Hossri. Em 1978, o arquiteto Antonio da Costa Santos adquiriu o lote de 2.688,75 m² , com a Casa Grande e Tulha, situação a que foi reduzida a antiga fazenda.
O imóvel foi tombado em 1990 pelo CONDEPACC a pedido de seu proprietário, o arquiteto Antonio da Costa Santos Em seus estudos de doutorado na FAU-USP, o arquiteto tomou esta propriedade como objeto de pesquisa e a partir dele produziu um dos mais importantes estudos sobre a evolução urbana do município.. Antonio da Costa Santos viveu com sua família no local até tornar-se prefeito da cidade de Campinas em 2001.

12 - Outro ângulo, de onde dá para ver a casa: o lugar é muito arborizado :)

13 - Avenida Arlindo Joaquim de Lemos (haverá outras fotos à frente, mas já lá em cima)

14 - De volta à Avenida Princesa D'Oeste...

15 - Início da Avenida (não sei o porquê, mas ela começa no número 570 :eek: - aquele prédio maior ao fundo)

16 - Uma ladeira - há muitas no bairro :)

17 - De um lado do bairro se vê o outro

18 - Rua Frei José do Monte Carmelo

19 - Rua Teodoro Baima - Dois prédios pequenininhos...

20 - Rua Dom Luís Antônio de Sousa

21 - Uma casa em mau estado de conservação :(

22 - O quarteirão da esquerda é dedicado à educação :D: uma EMEI e uma escola estadual

23 - Rua Joaquim de Paula Souza. Notem a fiação aérea...:(

24 - Cruzamento

25 - Rua Allan Kardec

26 - Nesta região, a média de altura dos prédios não é superior a 12 andares...

27 - ...há exceções, claro :)

28 - Ao fundo, o Bosque dos Jequitibás

29 - Avenida Ayrton Senna da Silva (antigamente "dos Esportes"). Vejam a largura da calçada!

30 - Esta avenida liga os dois estádios

31 - Skyline do bairro

32 - Estádio Moisés Lucarelli (apelidado de "Majestoso", porque quando foi construído em mutirão de torcedores, em 1948, era o 3º maior do Brasil, perdia só para São Januário e o Pacaembu

33 - Ruas Salvador Caruso (E)/Fernando Costa (D)

34 - Rua Fernando Costa. Esta linda e pacífica rua às vezes torna-se uma praça de guerra entre a torcida da Ponte e a torcida visitante

35 - Avenida Monte Castelo

36 - Rua Rosa Lopes, vizinha à Praça sugestivamente chamada de "Buracão" :D. Ao fundo, as antenas do Jd. São Gabriel, o bairro mais alto de Campinas (780m)

37 - Vista inversa

38 - Buracão, com a visão do outro lado do bairro (até aqueles dois prédios)

39 - Visão mais distante do Buracão (ê nome feio...:lol:)

40 - Uma casa lindinha, completamente diferente de qualquer outra existente no bairro

41 - Rua Serra do Piauí e o Bosque São José, também chamado de "Bosquinho" (há sagüis, mas eles se escondem bem :))

42 - Rua Barretos, o outro lado do bairro, a fumacinha típica do bar...

43 - Rua Bebedouro: como se pode ver, sem arborização. Ao longe, o Bosquinho

44 - Visão mais distante do Bosquinho. Ao fundo, as palmeiras do Cemitério da Saudade

45 - Pracinha

46 - Avenida Antonio C. de Salles Jr.

47 - Rua Almirante Barroso

48 - Subida da Avenida Arlindo Joaquim de Lemos

49 - Já morei aqui perto :)

50 - Mais uma pracinha...

51 - Este é o final do bairro. A avenida leva ao Extra Abolição, à UNIP Swift, e para Valinhos (a uns 9km)
See less See more
53
  • Like
Reactions: 1
1 - 20 of 39 Posts
excelente trabalho, PARABÉNS!
Adoro threads ao nivel da rua. Quanto ao bairro, gostei muito do que vi, bem agradável e com um bom urbanismo. Parece ser grandinho!!
Parabéns pelo 1000º :applause:
Gostei do bairro... aparenta uma boa qualidade de vida.
excelente trabalho, PARABÉNS!
Adoro threads ao nivel da rua. Quanto ao bairro, gostei muito do que vi, bem agradável e com um bom urbanismo. Parece ser grandinho!!
Ah, realmente é um bairro bem grande! Na verdade, como Campinas não tem limites definidos de bairros e certos bairros menores vão perdendo a denominação e a têm substituída pelo bairro maior, há pelo menos mais três bairros aí dentro cujo nome não é tão usado e que não considerei para tirar as fotos: Jardim Primavera (perto do Estádio), Jardim Novo São José (perto do Bosque) e Jardim Paulistano (perto do Buracão).

Parabéns pelo 1000º :applause:
Gostei do bairro... aparenta uma boa qualidade de vida.

Obrigado pelos comentários :D! Sim, o bairro tem uma boa qualidade de vida :). Não é muito violento, é tranqüilo, mas por causa dessa qualidade de vida os preços de habitação são um tanto inflados...
See less See more
Parabéns pelo trabalho, achei que a região tem uns lugares bem indignas, mas tambem há belas surpresas, como o bosque!
Um bairro bem simpático, quando fui morar em Campinas quase fui morar nesse bairro.
muito bom esse bairro de campinas, parabéns pelas fotos e pelos 1000 posts :applause:
Previamente, agradeço os parabéns de todos :D. É um prazer poder contribuir para este maravilhoso forum, que é o SSC Brasil, uma grande diversão e responsabilidade para poder mostrar bem nossas cidades e os lugares que visitamos.

Parabéns pelo trabalho, achei que a região tem uns lugares bem indignas, mas tambem há belas surpresas, como o bosque!
Acho que v. está falando das últimas fotos, não é mesmo? Realmente a parte sul do bairro e a que fica próxima à linha do trem (o pontilhão da última foto) é bem feinha e perigosa (e olha que eu nem tirei muitas fotos dessa parte). Quanto ao bosque, ele é uma graça mesmo. Extremamente denso, foi urbanizado em 1972.
See less See more
Grande Fabiu!!! Parabéns pelos 1000 post! :D ótimo thread, adorei seu bairro tem uma ótima qualidade de vida mesmo! :)
Tenho dois parentes aí, um na Teodoro Baima, e outro na Barretos, o restante está espalhado por Campinas.

E Olha, não sei como a maioria dos Campineiros tem mania de desvalorizar a cidade, Campinas é lindíssima com essas árvores, monumentos, geografia, clima, enfim. Uma cidade realmente espetacular.

Minha prima já deu uma porrada com o carro ali na Monte Castelo (perto da Tigum), todos lugares bem familiares e bonitos.

Valeu Fabius! :eek:kay:
See less See more
Tenho dois parentes aí, um na Teodoro Baima, e outro na Barretos, o restante está espalhado por Campinas.

E Olha, não sei como a maioria dos Campineiros tem mania de desvalorizar a cidade, Campinas é lindíssima com essas árvores, monumentos, geografia, clima, enfim. Uma cidade realmente espetacular.

Minha prima já deu uma porrada com o carro ali na Monte Castelo (perto da Tigum), todos lugares bem familiares e bonitos.

Valeu Fabius! :eek:kay:
Não seja por isso, thgteixeira!
Vamos por partes...

As duas ruas foram retratadas, não é mesmo?
Quanto a desvalorizar a cidade, juro que eu não o estou fazendo! :) Mas como eu sou do estilo "a vida como ela é", não vou criar uma visão idealizada ou imitar a MT e só colocar as coisas perfeitas ou muito bonitas. Mas como gosto demais desta cidade e especial deste bairro, embora não more nele, quero mostrar o que vejo todo dia (literalmente :D) para todos conhecerem!

A Tigum já fica na Ângelo Simões (aliás, estou te devendo um thread sobre a Ponte Preta, eu espero fazê-lo ainda)!

Quando tiver oportunidade, quero fazer threads dedicados ao Parque Prado, à Ponte Preta, à Nova Campinas...
See less See more
^^ Não Fabius! Você valoriza Campinas, afinal, a divulga, e os defeitos que você citou, como a fiação por exemplo, passam batido, por conta da arborização da cidade que é espetacular.

Mas 90% dos Campineiros que conheço me dizem "Não sei porque você gosta daqui, aqui não tem nada pra se ver..." Absurdo, no mínimo.

Ela bateu bem em cima do viaduto, que passa por cima da linha da Paulista, ao lado do Bar do Candreva :D

Mais uma vez, valeu!
See less See more
muito legal adorei o bairro, parece ser um lugar legal, axo q ainda nao tinha visto bairros assim d campinas nivel da rua! =D
ah Parabens pelo milésimo!
Belo thread! O urbanismo do bairro é meio falho, mas a arborização compensa.

Gostei da casa da foto 40 e das árvores imensas da foto 33.

E parabéns pelo milésimo post!
Parabéns Fabius!!! muito bakana... Conheço um pouco esse bairro, mas passo mais pela Av. Princesa D'oeste mesmo...

vc vai fazer algum Thread sobre o Cambuí??? ficaria da hora ein!! outro dia passando pela Maria Monteiro vi que tinha até uma loja de rua da Kopenhagen, da hora!!!

Abraço.
Só uma observação: Esses dias de Outono em Campinas são muiiito bonitos (mais bonito que no verão até) o céu fica bem mais azul, sem nenhuma nuvem, o Sol não ta muito quente e as fotos saem lindas como deu pra vêr!!!
:applause:
Parabéns pelos 1000 posts Fábio!

Gostei do thread. Com certeza o Jardim Proença é um dos mais agradáveis de Campinas. Adorei as fotos! Acho que tirei uma foto muito parecida com a primeira, mas não tenho certeza... quando minha conta voltar ao normal, vejo!

E a foto 21 me lembrou que neste mesmo bairro, há algum tempo atrás, colocaram uma faixa com os dizerem "Não alimente os leões", em ironia ao desleixo da administração municipal com as praças. Acho que era administração do pinguço...

Valeu pelas fotos!
See less See more
Belo thread! O urbanismo do bairro é meio falho, mas a arborização compensa.

Gostei da casa da foto 40 e das árvores imensas da foto 33.

E parabéns pelo milésimo post!
Essa casa é inconfundível, porque acho que na cidade não há outra em seu estilo. :) Sei que ela foi feita há uns 17 anos. Quanto ao urbanismo, o bairro é de um tempo (as coisas foram em sua maioria entre 1950 e 1975), no qual não havia urbanismo disseminado.

muito legal adorei o bairro, parece ser um lugar legal, axo q ainda nao tinha visto bairros assim d campinas nivel da rua! =D
ah Parabens pelo milésimo!
Realmente há poucas fotos porque há poucos foristas que tiram fotos da cidade :D. Por isso que é necessário o povo da cidade aumentar as suas contribuições!

Parabéns Fabius!!! muito bakana... Conheço um pouco esse bairro, mas passo mais pela Av. Princesa D'oeste mesmo...

vc vai fazer algum Thread sobre o Cambuí??? ficaria da hora ein!! outro dia passando pela Maria Monteiro vi que tinha até uma loja de rua da Kopenhagen, da hora!!!

Abraço.
Outro campineiro no SSC? Ótimo! :D Olha, eu ainda não tenho planos de retratar o Cambuí, acho que isso até já foi feito! Dê uma passada no Google e digite no campo - Cambuí Campinas site:www.skyscrapercity.com . Sem contar que o Cambuí é bem maior que o Proença! :lol:

Só uma observação: Esses dias de Outono em Campinas são muiiito bonitos (mais bonito que no verão até) o céu fica bem mais azul, sem nenhuma nuvem, o Sol não ta muito quente e as fotos saem lindas como deu pra vêr!!!
Disto não tenho dúvida.

:applause:
Parabéns pelos 1000 posts Fábio!

Gostei do thread. Com certeza o Jardim Proença é um dos mais agradáveis de Campinas. Adorei as fotos! Acho que tirei uma foto muito parecida com a primeira, mas não tenho certeza... quando minha conta voltar ao normal, vejo!

E a foto 21 me lembrou que neste mesmo bairro, há algum tempo atrás, colocaram uma faixa com os dizerem "Não alimente os leões", em ironia ao desleixo da administração municipal com as praças. Acho que era administração do pinguço...

Valeu pelas fotos!
Sim você tirou, Eduardo. Mas a minha idéia era essa mesma: ir aonde v. não chegou :lol:. Olhei aquele thread seu e disse: tenho que mostrar aonde ele não foi e foi isso que fiz. Aquela casa da 21 é um choque: muito feia, mas não está abandonada. Quanto à "administração" Chico Amaral, não há muito o que dizer, somente que a Campinas do final dos anos 90 era um lugar bem pior para se viver...:( que hoje :).
See less See more
É bom ver Campinas aqui, a cidade tem muita coisa pra ser mostrada, pena que tô sem Digital, se não eu te ajudava a mostrar um pouco dessa grande metrópole.
Fabius....

Rapaz, você se apaixonou nesse SSC mesmo hein! Entrou para a turma em fevereiro desse ano e já está com 1000 posts!!! uau!!!
Eu entrei dois meses antes de voce e agora que estou na casa dos 160 posts. :)

Muito boas as fotos, parabens! Experimenta qualquer dia desses fazer um thread do distrito de barão geraldo. Há construções muito belas lá e tenho certeza que o pessoal daqui vai gostar. Um grande abraço.
See less See more
1 - 20 of 39 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.