SkyscraperCity banner

1 - 20 of 177 Posts

·
Registered
2,562 Posts
Discussion Starter #1 (Edited)
E depois dos "habitantes do Oceanário de Lisboa" chega a vez de mostrar alguns dos habitantes do zoo. :yes:

Inaugurado em 1884, as suas primitivas instalações foram no Parque de São Sebastião da Pedreira, vindo a serem transferidas em 1894 para os terrenos de Palhavã, no terreno onde hoje se situa a Fundação Calouste Gulbenkian. Mais tarde, em 1905, o Jardim Zoológico foi transferido para a sua actual localização, na Quinta das Laranjeiras, em Sete Rios. (Wikipedia)

Vou metendo aqui as fotos aos poucos, à medida que tenho tempo para as uploadar. Comecemos pelo comum gato doméstico :tongue3:

1.

Sumatran tiger (Tigre de Sumatra) on Flickr

2.

3.

4.

5.

White Tiger (Tigre branco) on Flickr

6.

7.

·
Registered
2,562 Posts
Discussion Starter #5
Já viste os meus comentários no outro thread sobre a localização e falta de apoios financeiros, tirando isso gostei muito, especialmente a parte dos tigres e dos primatas (de todas as espécies) :)

Do que a minha vaga memória me diz esses eram precisamente os que viviam em jaulas com grades, e agora têm ali uns belos alojamentos onde aparentemente são felizes, e para o visitante é muito mais agradavel, vê-los tão perto e sem grandes barreiras! Ah, e os rinocerontes africanos, fantástico quão perto se consegue estar, um dos gordalhões até me molhou quando foi lá para o lago dele e andou ali todo contente. E um dos pinguins a tentar comer-me a máquina :D

Tal como já tinhas referido, a parte dos koalas desiludiu-me um bocado. Aliás, mal os consegui ver, pois o sol batia de frente nos vidros e assim é complicado, juntando o facto de não se conseguir ficar mesmo em frente ao vidro, ao contrário dos tigres. Nem uma só foto consegui tirar...

O que me desiludiu foram algumas coisas relacionadas com a idade do zoo e a crónica falta de fundos, que talvez impossibilite que se contratem os funcionários necessários. Há casas de banho que precisam rapidamente de renovação, há vidros bastante sujos (no reptilário então... e as cobras pouco sujam), quando se anda no teleférico vê-se uns quantos pequenos baldios meio abandonados com tralha e lixo lá metido, e a parte de cima do zoo (já fora do espaço de exposição) está com mau aspecto. Até tinham lá um grupo de camelos e umas zebras.
E depois há a o factor prédios de habitação mesmo ao lado dos animais, de longe o que menos gostei... mas isso não é responsabilidade do zoo nem é de agora.

Um conselho para quem for, vão de manhã pois há muito bicho que gosta de passar os finais de tardes ou a dormir ou recolhido nas suas habitações, e para se ver bem tudo é preciso quase um dia inteiro (eu não vi o show dos golfinhos nem a alimentação dos pelicanos, e saí quase na hora de fecho) :)

·
Moderator
17,489 Posts
Que belo o tige branco!!!

·
Free green
2,934 Posts
Sim, Nuno concordo. E tal como te tinha dito, o Zoo está completamente diferente. E apesar de ser mais caro, por um todo vale mais o preço desde bilhete em comparação com o Oceanário (isto claro sem rebaixar o grandioso Oceanário).

De todos os grupos de animais que tiveram grandes mudanças de condiçoes foram sem dúvidas 3: Todos os primatas (exceptos aqueles que estão num fosso redondo, já antigo e tradicional), os felinos (excepto os leões que já antes eram os que tinham as melhores condições e continuam a ter boas) e os repteis.
Depois as restantes especies, hervivoros apesar de aparentemente manterem os mesmos locais, também houve mudanças, especialmente a forma interior que parece estar mais protegido, com vegetação etc. E a parte das aves parece também estar mais ou menos igual

Quanto à parte do topo do Zoo, são terrenos para expandir e albergar novas especies, assim que houver dinheiro. Por exemplo lembro-me de à uns anos que onde está a actual zona dos ursos, estava em obras para os albergar.
Já agora quando fui lá não vi lobos. Existem? É lá no topo? Lobo foi um animal que nunca consegui ver, na altura por falta de indicação (nao saber se existiam) ou por estarem demasiado escondidos.

Podias fazer aqui um mega thread com grandes fotos (acho que isso é certo), organizado por grupos de especies, ou pela disposição espacial do zoo

·
Registered
2,562 Posts
Discussion Starter #9
Hum...lobos... acho que não havia (?). Pelo menos eu não vi, e não me recordo de ver alguma informação a lobos naquele mapa que dão à entrada. Também não vi os linces nem as panteras, alguns dos bichos que passaram o tempo a dormir e/ou meio escondidos... O panda vermelho idem :/

A maior parte dos primatas deixou de ser vista a partir das 18h, se tivesse deixado para o fim não tinha fotos. E tive sorte com o tigre branco, só mesmo no fim um deles se mostrou e até parecia simpático, pelo menos veio ter à rede onde eu estava quando assobiei para lhe chamar a atenção, e fez o típico som de tigre para "olá" (isto). Deve ter achado que eu era um tratador para lhe dar comida, ou estava simplesmente aborrecido e queria atenção. O outro tigre branco só queria dormir...

No topo, ainda na parte visitável, só tem as chitas, os okapis e outros parecidos com okapis. E já na área dos armazéns (só se vê no teleférico) tinha vários camelos e uma ou duas zebras. Lobos acho pouco provável ali, se existir será talvez perto dos linces, os bichos naquele zona eram todos tímidos.

Sim, vou tentar colocar as fotos organizadas por espécies, mas no final será uma colecção incompleta do total do zoo. Mas à medida que eu ou outras pessoas vão ao zoo pode-se actualizar o tópico com os animais que faltarem. Por exemplo, aves não tenho quase nada, até porque nem gosto de fotografar animais em que se vê grades ou redes, tento sempre enquadrar de modo a deixar isso de fora ou minimizar, e com os pássaros é complicado. :)

·
'tou na lua...
40,027 Posts
Imagino que seja bem diferente agora, lembro-me de se dar o amendoim aos elefantes (creio) e eles tocavam o sino, e lembro-me do show dos golfinhos.... Bem bonitas as fotos. I see a pussycat!

·
Luis M P A N Pereira
8,949 Posts

·
Free green
2,934 Posts
^^ Acho que agora, os reis são mesmo os tigres. São um dos bichos com melhores condições no Zoo, que foi feito um dos maiores investimentos e um dos com maior visibilidade, sendo uma das principais atracções.

Se os Leões têm a seu velho palacete, este têm uma mega vanguardista mansão
Mundam-se os tempos, mudam-se as vontades

·
Luis M P A N Pereira
8,949 Posts
Pois, na óptica dos Leões no Zoo os Tigres serão a nova burguesia, eles a boa e velha realeza.
Já os Tigres pensarão de forma diferente.
:lol:

1 - 20 of 177 Posts