SkyscraperCity banner

1 - 20 of 148 Posts

·
Whatever
45,867 Posts
Discussion Starter #1
No passado sábado, dia 14 de Outubro, depois da visita ao Jardim Botânico da UTAD passámos por lá. Já não era novidade para mim uma vez que seria já a terceira vez que o visitava, mas para a minha "menina" foi uma estreia! Ela ADOROU!:lol:

Breve resenha histórica

A construção do Solar de Mateus data do princípio do séc. XVIII e deve-se ao terceiro morgado de Mateus, António José Alvares Botelho Mourão. A sua implantação implicou a demolição do anterior solar, construído 150 anos antes.

Do traçado original do jardim não permanecem muitos vestígios, excepto a escadaria e a latada que dá acesso a um caminho ao fundo da quinta. O actual desenho do jardim foi iniciado em 1933 pela plantação dos buxos na parte de trás da casa, mais tarde , em 1946 teve lugar a expansão do jardim, com a criação do"jardim de baixo", onde se incluem três tanques e um túnel de ciprestes, estendendo-se até à rua dos arcos de buxo, em 1963 o jardim foi completo, com a criação de parque e arruamentos até ao novo portão, contornando o espelho de água com cerca de 1500 m2.

As últimas modificações são as que maior repercussão tiveram, no aspecto geral do jardim, destacando-se: a construção nos anos 60 de um tanque na parte frontal da casa, acrescentando beleza e harmonia ao palácio; a modificação da entrada principal da casa, que até aqui era feita lateralmente, dando aos visitantes uma visão lateral da casa, ao invés do que acontece actualmente, onde o visitantes podem disfrutar da magnifica frontaria do palácio.

O Palácio é hoje considerado um dos mais belos e grandiosos solares barrocos existentes em Portugal. Em 1911, o Palácio foi classificado como Monumento Nacional, sendo a sua autoria atribuída a Nicolau Nazoni, autor de outras obras na região Norte de Portugal, tal como a Capela Nova em Vila Real.

Os Jardins

Os jardins, delineados com verdejante buxo e pontuados por canteiros florais, estão magnificamente arranjados, proporcionando a série de terraços adjacentes uma agradável visão sobre os vinhedos em redor.

Um túnel de ciprestes separa o jardim inferior em duas partes, uma delas é um pequeno e moderno jardim de água onde preside um Ácer-chorão japonês, a outro é um jardim mais tradicional destacando-se um espectacular desenho em sebes centrado num chafariz. Nesta composição destaca-se uma representação do escudo de armas da família Mateus, em buxo, destacando-se sobre a brita branca que constitui o chão. Entre estes dois jardins está o túnel de ciprestes, com a sua espantosa abobada de meio ponto podada a uma escala especial, uma contribuição à arte topiária portuguesa. O passeio pelos túneis continua nos prados de baixo por meio de uma elegantíssima pérgola.

O acesso actual ao jardim é feito através de uma suave curva, perfeitamente orlada por uma mata existente, o que confere um agradável efeito de surpresa.

Numa perspectiva geral, o jardim localiza-se e orienta-se longitudinalmente, em relação ao Palácio, sendo visível um eixo que passa pelo palácio e delimita, a norte as zonas edificadas, cavalariças, capelas, e a sul as zonas não edificadas, jardins, pomar, vinhas.

Fonte: UTAD

Fotos

Olha quem ele é!:lol:

·
Αλέξανδρ&#
52,566 Posts
mais um excelente jobe made by JM :applause: tu andas com sardinhas no bolso Jikas? :? é soberbo o jardim, bem enquadrado com o palácio mais antigo formando um lindo constraste entre as cores das paredes brancas com as patinas naturais da natureza, a ideia do tanque em frente a casa foi também uma ideia feliz criando uma senssação de frescura.

·
Moderator
17,501 Posts
Lindo!!! Quando for grande quero ter uma assim.

·
Uma dúzia de anos disto..
30,722 Posts
Pelos vistos deixei de ser o membro do SSC que lá foi há menos tempo!:D
Excelentes fotos!!:applause: Quando tiver um tempinho acrescento algumas minhas!;)

Já agora, João:
o trabalhar das copas das árvores (quais são, por falar nisso?) desta forma tem algum nome especifico?:)

·
Uma dúzia de anos disto..
30,722 Posts
Quanto ao gatinho dou-te os parabéns pela foto, que ele é muito fugidio...:D A minha menina (obviamente que não me refiro à máquina!:D) ainda lhe tentou fazer 1 festa, mas em vão...

·
Whatever
45,867 Posts
Discussion Starter #20
são ciprestes talhados!;) tb pode chamar-se de topiária, mas é mais quando se talham com formas mais extravagantes, tipo animais e que tais.;)

quanto ao gatinho...deixou-me fazer-lhe festinhas no pêlo!:D

1 - 20 of 148 Posts