SkyscraperCity banner

1 - 20 of 31 Posts

·
Registered
12,602 Posts
Muito bom thread, já fui uma vez no museu há muitos anos, ele continua impecável. Naquela época não prestei tanta atenção assim, mas dá pra ver pelas fotos, principalmente das cerâmicas que há muitos detalhes que exigem essa atenção do visitante.

·
Pro SP fiant eximia
6,608 Posts
Muito legal mesmo esse museu da imigração.

Como neto de imigrantes espanhóis que vieram para o Brasil fugindo da guerra civil tenho profunda gratidão a esse Brasil generoso que acolheu a nós e a milhares de outros imigrantes.

Parabéns pelo thread Mr.Canello. :applause:

·
Santa Catarina
4,235 Posts
Muito legal o thread ! Belas fotos contando um pouco da história da imigração alemã no sul do Brasil. Valeu !

·
Registered
12,776 Posts
Se tem uma coisa que gosto muito é visitar museu. O de Itajaí, Palácio Marcos Konder, tem alguns antiques.
E em Balneário Camboriú tem um antiquário muito bom no bairro da Barra, Anticqua Antiquário. Tem uns pratos iguais aqui de casa.
Tanto no museu de Itajaí como no antiquário da Barra tem bercinho, coisa mais fofa.
E no antiquario da Barra tem um piano bem antigo.
Então, vale a pena uma visita.
Canello, legal o thread.
E mais uma vez parabéns Joinville.

·
Registered
15,541 Posts
Eu adoro museus municipais e de imigração. O de Joinville parece ser bem interessante, pretendo visitá-lo.

Gostei bastante do thread. Otimas fotos, Canello. :eek:kay:

·
...
1,098 Posts
Boas fotos Mr.Canello , deve ser muito interessante conhecer o Museu!

E já que é thread de aniversário, parabens para a cidade tambem!

·
Rio de Janeiro
31,125 Posts
Muito bonito o thread, sobretudo o museu da imigração. :yes:

Parabéns pelo belo trabalho. :applause:

·
Marcelo Lisa
5,174 Posts
Eu sou fã de museus e este aí já paga uma viagem a Joinville. Espero que quando eu for em Santa Catarina, que eu possa conhecê-lo .
As fotos do seu thread ficaram excelentes! Parabéns!

·
Marcelo Lisa
5,174 Posts
A dúvida que tive é se estes móveis representam como era a decoração no interior das casas de imigrantes ricos ou se era algo comum a presença deste tipo de móveis na casa de todos. O nível de vida exposto aí parece muito alto pra ser comum também nas casinhas enxaiméis pequenas como vemos no interior do estado. ( Pelo menos no Rio Grande do Sul, que é onde conheço, achei as casas enxaiméis bem simples e a maioria pequenas ) . Apesar de instrumentos musicais presentes nas casas da maioria dos imigrantes serem muito mais comuns nas casas de imigrantes com origem nos países da Europa Central do que nos latinos , será que aí no Sul ocorria o mesmo? ( em filmes de época norte-americanos sempre vemos colonos tocando instrumentos e mesmo hoje em dia é muito comum vermos pianos em casas de lá , isto é algo cultural e certamente tem raízes nas origens dos imigrantes). Outra curiosidade que tenho é sobre quem construiu a casa onde hoje é o museu e qual era a função dela no início. Seria moradia? Ela mais se parece um palacete, por fora.

·
Marcelo Lisa
5,174 Posts
Bem vou tentar explicar. Primeiramente todas as fotos de interior nesta sessão foram tiradas dentro da casa onde estavam sendo expostas as retrografias, ou seja, na sede principal! Veja aqui uma parte da história para compreender melhor:

Então obviamente este não é o mobiliário de uma casa de colono, mas sim a casa onde morava o administrador da Colônia Dona Francisca... Podemos classificar o interior deste palacete como uma amostra de como poderiam ser as casas da "classe alta" de Joinville na época!
A caracterização de uma casa de colono pode ser encontrada na casa enxaimel que aparece nesta sessão de fotos, porém no dia estava fechada. Eu já fui lá uma vez, e realmente tem o mobiliário bem mais rústico, porém é de uma riqueza de detalhes bem interessante! Esta casa enxaimel estava em outro lugar da cidade e serviu de moradia para algum imigrante por muito tempo e depois, não sei em que ano ao certo, foi toda desmontada e remontada no pátio do museu!

:eek:kay:

Obrigado pelas explicações. Puxa, que legal deve ser ver também a Casa do Colono por dentro! E as outras construções também, é claro.

1 - 20 of 31 Posts