Skyscraper City Forum banner
Status
Not open for further replies.
1 - 16 of 16 Posts

·
Na Suíça Sertaneja
Joined
·
23,348 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Em Juazeiro, as duas mil vagas criadas superam a soma dos postos abertos no Rio Grande do Norte, Paraíba e Sergipe

O cultivo de uva, manga, maçã e outros negócios agropecuários alavancou o número de empregados com carteira assinada no interior da Bahia. Em virtude disso, no último mês, dos 13.629 novos postos de trabalho gerados no estado, 8.244 (60,5%) surgiram nas cidades interioranas. Esse valor representa 134% a mais do que as vagas surgidas no Ceará (3.510). Somente no município de Juazeiro, com 2.099 postos de trabalho criados, foram geradas mais oportunidades do que a soma de todas as vagas abertas no Rio Grande do Norte (851), na Paraíba (632) e em Sergipe (174).

A região metropolitana de Salvador (RMS), por exemplo, apresentou incremento de 5.375 postos, o que corresponde a 39,5% dos empregos gerados na Bahia em maio. De acordo com Maria Thereza Andrade, superintendente de desenvolvimento do trabalho da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), ainda existem muitas vagas no interior para serem preenchidas, principalmente no setor de mineração, em municípios como Caetité, Guanambi e Jequié. “Isso sem falar no agronegócio na região oeste, que tende a crescer ainda mais”, destaca a dirigente.

Segundo ressalta, o setor elétrico também está com grande demanda no interior, contudo, há escassez de mão-de-obra qualificada. “Não contamos com muitos profissionais que tenham conhecimento amplo de eletricidade de alta voltagem”, revela Andrade. A superintendente pontua ainda que tanto na RMS quanto nos municípios baianos há também necessidade de mais técnicos da informação, engenheiros, carpinteiros e pedreiros de acabamento.

Inclusive, é justamente o setor da construção civil que mais gera empregos na RMS. “Anualmente, há um crescimento de 16,6% de novos trabalhos nesse segmento, que passou um tempo amargo entre 1997 e 2006, mas, no ano passado, teve um incremento significativo”, afirma Ana Margaret Silva Simões, coordenadora da Pesquisa de Emprego e Desemprego do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Fonte: www.correiodabahia.com.br


Juazeiro é a cidade do interior que mais gera emprego

Juazeiro é a primeira cidade do interior que mais gerou emprego na Bahia de janeiro a julho deste ano. O dado foi revelado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). De acordo com o estudo, foram criados no município 5.074 novos empregos, perdendo apenas para Salvador, que alcançou o ranking de 10.361.

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e do Emprego, o volume de empregos com carteira assinada na Bahia aumentou em 3,96% nos primeiros sete meses, em comparação ao mesmo período do ano passado. De janeiro a julho foram gerados aproximadamente 46 mil empregos, contra 44,2 mil registrados no ano passado.

Conforme o diretor de pesquisa da SEI, José Ribeiro Guimarães, o setor agropecuário foi o que mais progrediu, aumentando em 5,47% do nível de emprego no interior. Entre os setores que tiveram um bom desempenho nos sete meses, destacam-se: agropecuária (13.163 ofertas), indústria de transformação (8.764), construção civil (7.743) e comércio (6.631).

Fonte: Jornal da Mídia
 

·
CONTA RECUPERADAAAAAAAAAA
Joined
·
7,129 Posts
espero que continue assim e que não seja algo de momento...

é uma boa notícia (seria melhor ainda se o ritmo fosse acompanhado por todas as outras cidades do nordeste...)
 

·
Troublemaker
Joined
·
2,241 Posts
:banana:da-lhe juazeiro,só falta mais investimento em infra:banana:
 

·
Na Suíça Sertaneja
Joined
·
23,348 Posts
Discussion Starter · #9 ·
:banana:da-lhe juazeiro,só falta mais investimento em infra:banana:
Com certeza... Investimento é que não falta!
O que falta em Juazeiro são políticos realmente preocupados com o desenvolvimento da cidade! :bash:
 

·
Agreste Pernambucano
Joined
·
18,187 Posts
^^ Sanfranciscano, você sabe dizer como anda a situação de Petrolina na geração de empregos? Acredito que não seja muito diferente de Juazeiro, ou estou enganado?
 

·
Na Suíça Sertaneja
Joined
·
23,348 Posts

·
Agreste Pernambucano
Joined
·
18,187 Posts
^^ Excelente! Estas cidades realmente são inseparáveis! Quando uma sai na frente a outra acaba pegando carona também :)
 

·
Perfil
Joined
·
5,549 Posts
E se somar com Petrolina, já viu.
 
1 - 16 of 16 Posts
Status
Not open for further replies.
Top