SkyscraperCity banner
1 - 20 of 34 Posts

·
Banned
472 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Comemorando a criação da Região Metropolitana do Cariri, a primeira do interior do Norte e Nordeste do Brasil, elaborei dois threads com o objetivo de mostrar melhor aos membros do SSC a segunda mais importante cidade do Ceará, e um dos principais polos econômicos do interior brasileiro.

Em POESIA, abordo o lado mais romântico da cidade, inclusive com algumas de suas construções mais antigas; em PROSA, apresento a face mais jovem da nova metrópole, seu lado comercial, os novos e modernos edifícios.

Todas as fotos postadas (exceto as antigas, em preto e branco, que me foram enviadas pelo jornalista e historiador juazeirense Renato Casimiro) são de minha autoria ou da minha esposa, que divide comigo a paixão por esta terra abençoada.

Bem vindos a Juazeiro do Norte, capital do Cariri.

--------------------------------------------------------------------------
POESIA
--------------------------------------------------------------------------

Uma rápida volta ao passado. Juazeiro do Norte, entre as décadas de 1920 e 1940, desenvolveu-se em volta desta praça, a Almirante Alexandrino, atualmente praça Padre Cicero. Após a morte do patriarca, em 1934, os romeiros continuaram a chegar, entre eles diversos artesãos e comerciantes, que transformaram o pequeno povoado numa grande oficina. Aos poucos, a cidade foi ganhando imponentes casarões que, infelizmente, não resistiram ao tempo...

--- x ---

Agora, hora de visitar a Juazeiro do século XXI... Vamos viajar?

--- x ---

Vamos entrar não por Barbalha, pelo sul, como costumam fazer quase todos, mas pela serra de São Pedro, ao norte, na também vizinha Caririaçu. Em primeiro plano a serra do Horto, com a gigantesca estátua bem à direita, fora do campo de visão, assim como a cidade do Crato. Ao centro, Juazeiro do Norte; e bem ao fundo, a velar o imenso Vale do Cariri, a imponente Chapada do Araripe, com o município de Barbalha aos seus pés. Logo depois dela, Pernambuco nos admira...

--- x ---

Agora estamos mais perto, antes de irmos ao centro da cidades vamos subir a serra do Horto. Os brejos e a vegetação exuberante refrescam a alma daqueles que chegam do tórrido sertão que nos avizinha.

--- x ---

Os moradores da antiga estrada que liga o Horto ao centro da cidade possuem uma visão privilegiada...

--- x ---

Ora, meu amigo, não sabe que frutinhas são essas? Apresento a você, então, os pequeninos frutos do juá, do juazeiro. Juazeiro como a cidade que se agiganta lá embaixo...

--- x ---

Agora estamos cá em cima, eu, você e o mito. Santo? Para milhões de brasileiros, ele é sim. E um de seus milagres é a cidade que se estende aos pés da sua estátua, sob seus olhos... e suas bênçãos.

--- x ---

"Eu tenho a mão que aperreia / Eu tenho o sol e a areia / Sou da América / Sul da América / South America / Eu sou a nata do lixo / Sou do luxo da aldeia / Sou do Ceará"

--- x ---

Uma outra visão de um mesmo pôr-do-sol... São galhos? Ou artérias?

--- x ---

Casarão construído pelo padre Cicero. Aqui, ele meditava e repousava, tendo todo o Vale do Cariri ao seu alcance. Como ainda hoje, aliás...

--- x ---

Tudo bem, chega de altura, vamos descer e conhecer a cidade. Ela já está ali, pertinho, atrás de um arbusto, quase ao alcance da mão.

--- x ---

Ah, você quer ver os prédios novos, a agitação das grandes avenidas? Calma, isso é para o outro thread. Vamos descobrir o que sobrou dos antigos casarões? É, não ficaram muitos, nem mesmo os mais bonitos, mas o centro antigo ainda guarda um pouquinho daquele jeito de cidade pequena, onde a vida parece passar sem pressa...

--- x ---

Casa onde morou e faleceu o padre Cicero Romão Batista. A que ele nasceu? Se ainda existir, fica na vizinha cidade do Crato, outro dia passamos por lá...

--- x ---

Lembra a praça Padre Cicero, das fotos do início? Olha ela aí, algumas décadas depois... Mais ao fundo, no centro da foto, o imenso Luzeiro do Sertão, e à sua esquerda a serra do Horto, de onde descemos agora há pouco. Indo mais um pouco pra trás, à direita, a serra de São Pedro, de onde iniciamos a nossa viagem. E mais uns 400 km depois damos de cara com Fortaleza...

--- x ---

Encerrando nossa viagem com um novo começo... No próximo thread vamos sair daqui, da Chapada do Araripe, no município de Barbalha, e conhecer o Juazeiro moderno. Nesta foto, mesmo a 20 km de distância, já vemos os prédios da Lagoa Seca, o bairro mais movimentado e pujante da cidade. "E ali logo em frente, a esperar pela gente, o futuro está..."

--- x ---

Obrigado por me acompanhar nessa viagem. Que a luz do Luzeiro, ou da lua cheia, guie seus passos para a nossa próxima jornada... Até mais!

·
Brasiliense da Bahia!
2,750 Posts
Adorei conhecer Juazeiro do Norte!!
Bela cidade! Fazia tempo que ela não aparecia aqui no SSC!
Já se nota seu skyline se desenvolvendo!!

Parabéns pelo thread!!

·
O Show é aqui!
5,738 Posts
que thread bucólico, nossa, um dos melhores de Juazeiro por aqui.
Fantástico, show de bola!
As fotos antigas estão com uma qualidade excelente, lindo os casarões antigos!
Os textos correspodem às fotos novas, com uma riqueza nos detalhes impressionantes.
Adorei as poesias, foi uma viagem passear por este tópico.
Só nos resta dizer: parabéns!

·
.
5,648 Posts
Excelente thread,as fotos mais bonitas que já vi da cidade em que tenho fincadas as minhas raízes familiares...eu conheço tudo isso ai que você mostrou ao nível da rua!

·
Agreste Pernambucano
18,187 Posts
Finalmente um forista de Juazeiro para nos mostrar com maestria esta grande cidade do interior do NE! E diga-se de passagem, já começou com o pé direito! :) As fotos antigas e as novas estão demais! Percebo que Juazeiro conseguiu preservar boa parte das construções antigas, isso é muito bom!

Não demore para apresentar a segunda parte! :eek:kay:

·
Nothing left to fear
2,057 Posts
Muito bom! Adoro threads "poéticos"! :D
Aguardo a segunda parte.

·
Registered
16,240 Posts
Ficou muito bom seu thread Martins... parabéns por divulgar Juá do Norte! Existem poucas fotos da cidade na net e no SSC ... agora sua nova missão é fotografar o Crato que é o meu "xodó" do Ceará isso porque tenho uma amiga que é de lá e vive me falando Muito bem dessa cidade! Aguardo Fotos! :)

·
Banned
2,750 Posts
Mto massa o thread!
Belas fotos!
Vou ficar no aguardo do proximo thread!:)

1 - 20 of 34 Posts