SkyscraperCity banner
1 - 14 of 14 Posts

·
Banned
6,736 Posts
Discussion Starter · #1 ·

Judeus comemoram 200 anos da chegada à Amazônia dia 20
17 Nov 2010 . 19:10 h . Felipe Carvalho, Com Informações de Assessoria . [email protected]

Uma das maiores singularidades da presença judaica são os chamados “Hebraicos da Amazônia”, descendentes de judeus com caboclos, praticantes de interessantíssimo sincretismo religioso.

Manaus - Neste ano, comemoram-se os 200 anos da chegada dos primeiros imigrantes judeus à Amazônia. Para celebrar a data, nesta sexta-feira (20) e sábado (21), representantes da maior entidade da comunidade judaica no Brasil se reunirão, pela primeira vez em Manaus, para promover a 41ª Convenção Anual da Confederação Israelita do Brasil (CONIB).

A abertura do encontro será no Salão de Eventos do Clube do Trabalhador, zona leste de Manaus, e é dirigido aos líderes das 14 comunidades judaicas federadas a CONIB. Na ocasião, haverá a entrega do Prêmio Prof. Samuel Benchimol, marcando assim os 200 anos de Imigração Judaica à Amazônia.

200 Anos da Imigração Judaica

Originários, em sua maioria, do Marrocos, os judeus marcaram sua presença com uma importante interação cultural e influência nos costumes da região.

As principais comunidades judaicas localizam-se atualmente em Belém e Manaus, mas houve importantes centros em muitas cidades do interior, sobretudo na época do ciclo da borracha. Os judeus também chegaram a Rondônia, ao Acre e ao Amapá.

Uma das maiores singularidades da presença judaica são os chamados “Hebraicos da Amazônia”, descendentes de judeus com caboclos, praticantes de interessantíssimo sincretismo religioso.

http://www.d24am.com/amazonia/povos/judeus-comemoram-200-anos-da-chegada-a-amazonia-dia-20/11262

·
Manaus, Amazonas, Brasil
10,881 Posts
^^
Minha família materna é uma das famílias de judeus marroquinos que migrou para o Amazonas (Parintins e Manaus) no começo do século passado. :D
Shalom!

·
Manaus, Amazonas, Brasil
10,881 Posts
Deixo aqui registrada a minha singela homenagem a algumas famílias de judeus marroquinos, hoje amazonenses, que ajudaram a construir uma parte da história do estado do Amazonas:

Assayag
Benayon
Benchaya
Benchimol :banana:
Benzecry
Cohen
Levi
Levy
Sabbá
Tobelem

^^
Somos filhos de famílias com origem na mesma região (Casablanca).

·
on the road
34,543 Posts
Pergunta: os descendentes destes judeus amazônicos se qualificam para imigração de retorno a Israel?

·
Manaus, Amazonas, Brasil
10,881 Posts
Pergunta: os descendentes destes judeus amazônicos se qualificam para imigração de retorno a Israel?
Podes formular melhor a tua pergunta?

·
Manaus, Amazonas, Brasil
10,881 Posts
De acordo com a Lei do Retorno, judeus são todos aquele nascidos de mãe judia e também os nitgaier (judeus residentes fora de Israel) e não pertencentes a outra religião.
A Lei do Retorno, após alterações feitas pelo Knesset, confere o direito de emigração para Israel aos descendetes de judeus até a terceira geração. Tal direito de emigração é chamado de direito de aliah.
Em tese, filhos e netos de judeus podem requerer a cidadania israelita.

·
Norte do Brasil
58,948 Posts
Os judeus também chegaram a Rondônia
Aqui em Rondônia a galera vai reconhecer uma família desses judeus que é bem conhecida, são os Bennesby (acho que o jornalista Marcelo Bennesby é dessa família também).
Eles que fundaram a Sabenauto. Se estabeleceram primeiro em Guajará-Mirim.

·
Manaus, Amazonas, Brasil
10,881 Posts
Aqui em Rondônia a galera vai reconhecer uma família desses judeus que é bem conhecida, são os Bennesby (acho que o jornalista Marcelo Bennesby é dessa família também).
Eles que fundaram a Sabenauto. Se estabeleceram primeiro em Guajará-Mirim.
^^ Outra família que o pessoal de Porto Velho vai lembrar: os Castiel :D
Conheci o Marcelo pessoalmente, em um evento promovido pela sede da Rede Amazônica de Televisão, em Manaus.
Não conheço os Castiel. Talvez não haja representantes dessa família no Amazonas.

·
Norte do Brasil
58,948 Posts
^^ Há várias famílias. Eu só citei as mais conhecidas, mas lá em Guajará-Mirim a presença deles é em peso. Em Porto Velho idem :D

Meu vizinho pertence a família Castiel :D
Ah, e o Marcelo Bennesby agora está trabalhando na TV Candelária/Record.

1 - 14 of 14 Posts