SkyscraperCity banner
1 - 20 of 78 Posts

·
Mineiro da Mata
11,254 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)

Cidade do século XIX, em estreita vinculação com o dinamismo do Rio de Janeiro, não participou da cultura colonial mineira. Seu desenvolvimento industrial,
pautado pela modernização capitalista, trouxe para a cidade, além de apitos das fábricas e da luz elétrica, o desejo de civilizar-se nos moldes dos centros europeus.
Seus teatros, cinemas e intensa atividade literária refletiam a vontade de criar uma nova imagem para a cidade, fugindo à tradição escravista e se tornando uma
cidade de vanguarda na época.

Juiz de Fora chegou a ser a cidade mais importante de Minas Gerais, devido ao forte crescimento industrial conseguido durante a época em que era chamada de
"Manchester Mineira". Com a criação da capital Belo Horizonte, a cidade ainda assim continuou a progredir até o ano da grande crise econômica de 1929,
quando a economia dos municípios mineiros ligados à cafeicultura sofreu grande abalo. Juiz de Fora só conheceu novo período de desenvolvimento nos tempos da
ditadura militar. Durante a década de 1980, a cidade passou por longo recesso econômico, no entanto nos últimos anos os grandes investimentos voltaram à cidade
dando um novo fôlego a economia local.

Desmembrado de Barbacena e elevado à categoria de município em 31/05/1850, Juiz de Fora comemora 158 anos de muita histórica, cultura e pioneirismo, sendo
uma das principais cidades do interior brasileiro.

História...

Casa do Juiz de Fora (foto de 1847), magistrado do tempo colonial, nomeado pela Coroa Portuguesa, para atuar onde não havia Juiz de Direito.
Alguns estudos indicam que um Juiz de Fora esteve de passagem na região e hospedou-se por algum tempo numa fazenda e que,
mais tarde, próximo a ela, surgiria o povoado de Santo Antônio do Paraibuna, hoje a cidade de Juiz de Fora.

1.

Vista da cidade em 1861 tirada na visita de Dom Pedro II, mais tarde esse mirante foi chamado de Mirante do Imperador.
2.

Centro em 1923, a cidade foi uma das primeiras no Brasil a ter um sistema de bondes.
3.

Usina de Marmelos, Juiz de Fora foi a primeira cidade da América do Sul a ter uma usina hidrelétrica, o que lhe valeu a condecoração de Farol do
Continente. Foi inaugurada em 1889, sete anos depois da primeira usina da América do Norte. A Usina de Marmelos é o primeiro grande marco do
setor elétrico brasileiro.
Localizada na antiga rodovia União e Indústria, a CEMIG assumiu o seu patrimônio, preservou seu sítio arquitetônico e restaurou suas instalações,
transformando-as em um espaço cultural que contribui para a preservação da memória do setor elétrico nacional.
4.

Cultura...
O Museu Mariano Procópio é o primeiro museu de Minas e o 2º mais importante museu imperial. Abriga um dos acervo mais significativos do país,
com cerca de 45.000 peças que resgatam parte da essência cultural e histórica da vida colonial brasileira e do império.

5.

Cine Theatro Central
Construído em 1929, o Cine Theatro Central é considerado o mais importante teatro mineiro. As pinturas do teto, feitas por Angelo Biggi, representam a
mais pura pintura muralista de tradição italiana. Com seus 2.300 lugares, é palco de grandes eventos artísticos. Está localizado na praça João Pessoa, no
Calçadão da Rua Halfeld.

6.

MAM - Museu de Arte Moderna Murilo Mendes
7. O prédio pertecia a antiga reitora da UFJF.

Espaço Cultural Bernardo Mascarenhas
8. Fachada na Av. Getúlio Vargas

Os colégios e faculdades que foram fundados no século XIX e nas primeiras décadas do século passado, como a Academia de Comércio -
primeira escola de ensino superior de comércio do país, o primeiro Grupo Escolar de Minas Gerais, a Escola Normal, o Colégio Santa Catarina,
o Instituto Granbery e vários outros colégios e faculdades, projetaram Juiz de Fora como a "Atenas de Minas". A expansão da sua rede oficial
de ensino, seus cursos de idiomas e de artes, a fundação da Universidade Federal de Juiz de Fora em 1960, e da explosão de faculdades
particulares nas últimas décadas, possibilitaram Juiz de Fora manter-se como um importante centro educacional.

9. Academia de Comércio

10. Escola Normal

11. Instituto Metodista Granbery

12. Colégio Santa Catarina

13. Universidade Federal de Juiz de Fora

Arquitetura...

Rua Halfeld
14. Construção próxima ao Cine Central

15. Banco do Brasil, agência Halfeld

16. Antiga prefeitura, hoje secretaria de cultura do município.

17. Prédios de escritórios, todos das décadas de 50, 60 e 70.

18. O Banco de Crédito Real foi inaugurado em 1889, em 1964 virou o 6º museu de banco do mundo.

Av. Rio Branco
19. No centrão da cidade é comum ver essa união entre os edifícios

20.

23. Alber Ganimi, o mais alto da cidade com 28 andares.

Av. Getúlio Vargas
24. Esquina com rua Halfeld

25. Destacando o Credireal

Av. Independência
26.

Ruas do centro
28. Batista de Oliveira, esse prédio pertence ao Colégio Granbery.

29. Rua Mister Moore

Rua Santo Antônio
30. Constantino Hotel

32. Rua Rei Alberto

33. Granbery

Pça da Estação
34. Centro antigo da cidade.

35. Pça iluminada

Complexo arquitetônico da Pça Antônio Carlos
36. A Pça Antônio Carlos depois que sofreu uma remodelação se tornou o lugar para eventos no centro da cidade.

37. Lateral do Espaço Mascarenhas e fachada da Biblioteca Municipal

38. Mercado Municipal

39. Prédio histórico, hoje funciona um orgão da prefeitura.

40. Escola Normal

41. Castelinho da Cemig

Igrejas...

42. Catedral Metropolitana

43. Igreja da Glória

Avenidas...

Rio Branco
A mais importante da cidade e uma das maiores em linha reta do Brasil.
44. Centrão

45. Esquina com Independência

46. Vista de cima, esquina com Floriano Peixoto

47. Mergulhão

48. Trânsito no ínicio da noite

49. A Rio Branco ainda conserva alguns casarões ao longo de sua extensão.

Independência
Faz a ligação do centro a zona sul e Br. 040, além de dar acesso ao shopping, UFJF e aeroporto.

50. Viaduto Augusto Franco, início da avenida

51.

Getúlio Vargas,
52. Avenida central que concentra grande parte do comércio popular da cidade.

53. Getúlio a noite

Calçadão da Rua Halfeld
Coração financeiro, comercial e social da cidade

54. O fluxo de pessoas é intenso durante o dia.

55. Existe muita poluição visual em toda a extensão do calçadão

56. Sempre se esbarra com algum artista de rua no calçadão.

As Galerias
Juiz de Fora tem um sistema de galerias que interligam as ruas centrais.
57.

Parque Halfeld
Pequeno e único espaço verde e de lazer no coração da cidade.
58. Cercado por prédios

59. É a área de "respiro" no denso centro de JF.

60. Largo do Riachuelo na região central

O trem faz parte da rotina juizforana, os trilhos cortam 22 KM de área urbana.
61. O movimento de composições tem aumentando bastante nos últimos anos.

62. JF tem 12 passagens de níveis e apenas 3 viadutos, dificultando ainda mais o fluxo de veículos na cidade.

63. A cidade já teve linhas regulares de passageiros, inclusive com o extinto "Xangai" que fazia a ligação
Santos Dumont-JF-Matias Barbosa e funcionava como uma espécie de trem de subúrbio.

Transporte Coletivo
A cidade tem 7 empresas de ônibus urbanos, cada uma responsável por uma região da cidade e sua ligação ao centro, ao todo são cerca de 570 ônibus
circulando pela cidade. O sistema está no limite, é comum em horários de picos filheiras de coletivos, pontos abarrotados, tumultos etc.

64.

65.

66. São cerca de 450 táxis circulando pela cidade, número ainda insuficiente para atender a demanda na cidade.

Independência Shopping
A cultura da cidade de ser um grande shopping a céu aberto, fez com que só agora Juiz de Fora tivesse seu primeiro shopping de verdade.

67. Vista aérea, nos fundos do shopping está se criando um complexo comecial na entrada do bairro Estrela Sul.

68.Interior

Rodoviária
69. Terminal Rodoviário Miguel Mansur, no bairro Sao Dimas, são 31 plataformas sendo 10 de desembarque, fica a 7 KM do centro.

Aeroporto
70. Francisco de Assis, no bairro Aeroporto a 10 KM do centro.

71. O Rio Paraibuna corta boa parte de JF, ponte da Rua Halfeld próxima a Pça da Estação.

Ângulos da cidade...

72. Amanhecer no mirante

73. Aérea, detalhe da avenida Rio Branco cortando a cidade ao meio.

74. Cidade vista da matinha da Santa Casa

75. Centro visto da sacada de um flat na rua Brás Bernardino

76. Morro do Imperador

77. Totem da Estrada Real na entrada da cidade

78. Juiz de Fora até pouco tempo era a sede da 4ª Região Militar, essa é a "pça do canhão" no centro.
Durante o golpe militar tropas saíram de JF em direção ao Rio de Janeiro.

79. Vista do bairro Mariano Procópio, ao fundo bairros da zona leste

80. Granville, um dos vários condomínios de luxo na zona oeste da cidade, ao fundo bairros mais pobres da região.

81. Entrada principal do bairro Bom Pastor na zona sul.

82. Descendo uma rua do bairro Granbery

83. Bairro São Mateus a noite

84. Centro da cidade visto do Alto Grajaú na zona Leste

85. Vista da cidade, em primeiro plano o cemitério Parque da Saudade, no bairro Sta Terezinha.

86. Noturna

87. Estádio Radialista Mário Helenio

Parque da Lajinha
O Parque da Lajinha foi criado em 1983 e é um dos principais pontos turísticos de Juiz de Fora, ocupa uma área de 140 mil m².
Juntamente com as matas do Campus Universitário, da Reserva de Santa Cândida e do Morro do Imperador, essa é uma área preservada
de Mata Atlântica.
88.

Zona Norte
É a região industrial da cidade e bastante populosa.

89. Av. JK é a principal avenida da Zona Norte, foto na altura do bairro Nova Era a 12 KM do centro.

90. Existe um gasoduto no meio da avenida.

91. Já no bairro Benfica, a 15 KM do centro, o bairro funciona como uma mini-cidade prestanto serviços para os moradores dessa região.

92. No centro do bairro Benfica

93. Ainda na Zona Norte, ficam os distritos industriais, fábrica da Daimler Crysler no Distrito Industrial II, onde está sendo fabricado o Mercedes-Benz CLC.

94. A BR 040 é a principal rodovia que passa por Juiz de Fora, as obras de duplicação estão praticamente concluídas no trecho de JF-Barbacena.

95. Mirante da Br 040 na saída da cidade, além de um restaurante o lugar ainda oferece uma bela vista panorâmica.

Panorâmicas
Passeie pelas fotos

96. Bairro Cascatinha, na zona Sul com seus predinhos.

97. Centro visto no mirante do bairro São Bernardo

98. Vista do centro no bairro Granbery

99. Panorâmica tirada do bairro N. Sra Aparecida

100. Panorâmica total no mirante do Morro do Imperador

Bandeira

Brasão

Bom é isso, esse thread ficou enorme e acho que bem pesado, mas mostrei bastante coisa de Juiz de Fora,
A maioria das fotos são minhas, mas também tem algumas do panoramio e até daqui do ssc.
Espero que gostem!

·
Itabirinha-MG
1,141 Posts
Parabens a Juiz de Fora pelos 158 anos....As fotos estao excelentes as melhores que ja vi de Juiz de Fora, cidade impressionante interior com cara de capital uma Campinas mineira...parabens por esse belissimo thread

·
Equilíbrio, viagens e paz
4,686 Posts
ô a minha bela, como amo você, princesa da zona da mata, muitos anos de desenvolvimento e bençãos de Deus sobre teu chão. Apaixonados por suas avenidas, sua bela arquitetura, seu povo tão distinto e educado, seu pionerismo, sua pujança econômica, admiradores de seu brilhante passado e adorável futuro, estes não faltarão, mesmo que longe de ti estejam. As possíveis máculas de mal administradores não serão eternas, e essas lembranças servirão como aprendizado. Rogo a Deus Pai que seja eterna, ó Juiz de Fora, para que sempre possamos nos alegrar em tuas ruas e praças, o coroação se encher de alegria ao ver a Halfeld. Chegar em teus limites é sentir que estamos em um lugar aconchegante, estamos mais perto de Deus. Adoro tuas montanhas, a sombra de teus muitos prédios, ah como é bom ver o vai e vem no parque Halfeld... Que eu tenha a chance de viver muitos bons momentos nessa cidade que amo tanto, uma declaração espontânea e emocionada de um verdadeiro amante dessa cidade querida por mim e por tantos.

·
Registered
24,262 Posts
UAUUAU!!! Ótimo thread, espetaculares fotos. Parabéns à Juiz de Fora pela tradição cultural, e pelo retorno do dinamismo econômico!

·
Banned
806 Posts
Eita, mais fotos pra minha pasta Juiz de Fora, vo salva algumas aki! Muito boas A fotos, to doido prA conheçe Juiz de Fora, si Deus quisé esse ano to ae!! Belíssima foto panoramica a ultima e do shopping d+++ tb, parabéns, sua cidade é nota 10! :applause::applause:

·
Registered
5,673 Posts
Driano, gostei tanto do thread q pra mim eh um dos mais bem elaborados q ja vi nesse forum, alem de fotos ineditas ficou mto explicativo.

Uma das coisas me impressionou mto eh a qtde de predios patrimoniais servindo a cultura na cidade, alem da qtde, a boa preservacao e beleza deles...da pra contar nos dedos qtas cidades no Brasil tem um patrimonio cultural tao expressivo e belo como o de JF!

Cine Theatro Central....perfeito! Espaço Cultural Bernardo Mascarenhas, uma reliquia, Academia do Comercio, Escola Normal, Instituto Metodista Granbery, Colegio Sta Catarina...meu Deus, qta diversidade, e tantos outros como o da foto 14 e a antiga prefeitura, todos belissimos!

Eu gosto da densidade da cidade, acho imponente a qtde de predios juntos como na foto 19.

Apesar de ter uma densidade 'feia', antiga...fiquei contente :))) qdo vi q tem varios empresariais de bom gosto, nao sabia q eram tantos.

Agora, faz favor e mostra mais fotos da praca da estacao (34)....parece ser um lugar fantastico e unico!

Mercado Municipal (38), predio historico (39), Escola normal (40) e castelinho da Cemig (41)...meu Deus, q inveja...todos belissimos!

45, esquina com Indep. se o movimento tivesse maior, poderia dizer q era SP!

Eu sempre gostei do calcadao da rua Halfeld (54), gostaria q na minha cidade tivesse um tb, esse de JF parece q vive lotado, gosto de ver imagens do lugar.

O parque Halfeld no centro parece ser bem agradavel, pra quem tem problemas de claustrofobia, JF nao deve ser um lugar mto bom...eu nao tenho, mas soh de ver a foto 58 me deu falta de ar..hehe.

O novo shopping ficou excelente, a cidade merece!

Gostei mto das fotos 84 e 85. A densidade de JF nao eh mto bonita, pq tem mto predio antigo e nao forma um skyline interessante por causa do relevo...mas junto com Campinas, pra mim eh a mais imponente densidade do interior brasileiro...de cair o queixo...:eek2:

Nao sabia q o trecho JF/Barbacena ja tava duplicado, excelente noticia. As panoramicas sao todas mto boas...a 100, merece nota 100!:)

Tem gente q nao acha, outros nao gostam... mas pra mim JF se parece mto com BHZ, soh nao tem predios tao belos, mas eh uma 'mini' (nao tao mini) BHZ.

Mais uma vez parabens pelo thread, sua cidade eh fantastica, uma das q mais admiro no Brasil...:cheers:

Ahh...ja ia me esquecendo....e parabens pelos 158 anos....torco mto pra q cidade se desenvolva cada vez mais e continue melhorando a qualidade de vida de seus habitantes.

·
.
8,803 Posts
Muito bom o thread!

Juiz de Fora é a cidade que eu mais gosto do interior de Minas (tirando as cidades históricas)... Tem um patrimônio muito bom, algumas construções são muito bonitas... Apesar de não dar muita bola pra isso, a densidade de Juiz de Fora impressiona... Essa Avenida Rio Branco mesmo parece que fica numa cidade grande... Gostei do Independência Shopping, o interior ficou muito bom...

Ah, parabéns pra Juiz de Fora! ;)

Valeu pelas fotos! :eek:kay:

·
Dando um tempo.
15,926 Posts
Excelente Juiz de Fora! Demorou para carregar todas as imagens mas valeu a pena mesmo!

Impressionante a densidade desta cidade,e esta última panorâmica tá matadora.:eek:

·
The Force´s Strong in you
588 Posts
SHOOOOOOOOOOWWWWWWWWWW de fotos !!!!

Nossa cidade ficou mais bonita do que já é nessas fotos, Driano. Parabéns pelo thread, e parabéns a JF pelos seus 158 anos !!!

·
Banned
1,860 Posts
Gosto muito de JF. Sempre que dá dô um pulo ai pra comer um pastel na Mexicana. A única vergonha de JF é ser a terra natal do Strike e ter o Bejani como prefeito...ahahaa

·
Mineiro da Mata
11,254 Posts
Discussion Starter · #13 · (Edited)
Galera valeu pelos comentários! :)

O thread ficou grande e pesado mas gostei do resultado final, de certa forma esse foi meu 1º mostrando a cidade de forma geral, já tinha feito outros com pontos específicos e tal.

Faltou mostrar mais coisas, construções belíssimas ainda ficaram de fora e também alguns bairros importantes da cidade, mas isso fica pro próximo então.

·
Mineiro da Mata
11,254 Posts
Discussion Starter · #14 · (Edited)
Driano, gostei tanto do thread q pra mim eh um dos mais bem elaborados q ja vi nesse forum, alem de fotos ineditas ficou mto explicativo.

Agora, faz favor e mostra mais fotos da praca da estacao (34)....parece ser um lugar fantastico e unico!
Valeu Bruno, acho que ficaria meio vago eu só postar fotos sem comentários, aliás acho que uma das funções do SSC é informar, então acho que threads sem comentários as vezes não são tão interessantes, claro, tirando aqueles que as imagens dispensam comentários. :lol:

E seu pedido é uma ordem...

Gosto muito de JF. Sempre que dá dô um pulo ai pra comer um pastel na Mexicana. A única vergonha de JF é ser a terra natal do Strike e ter o Bejani como prefeito...ahahaa
Verdade Bejani e Strike é complicado... agora só quem já comeu pra falar que é um dos melhores pastéis do mundo, esse caminhãozinho é velho, já faz parte da história de JF tb :)

·
Guinness Book
5,598 Posts
uau! Thread de catxiguria!

As fotos estão fantásticas. Uma linda cidade, cheia de história e tradição.

Parabéns!!

·
Registered
5,673 Posts
Valeu pelas fotos da praca da estacao Driano, mas ainda continuo curioso por ver mais fotos. Na verdade achei a estacao tao bonita q eh um lugar q vou ter q conhecer pessoalmente, engracado q nao me lembro de ver fotos do predio da estacao antes.
Abraco,...:cheers:

·
Agreste Pernambucano
18,187 Posts
Excelente thread! E parabéns a esta grande cidade! :applause:

·
Registered
4,505 Posts
Linda JF! Com esses morros parece cidade litorânea!
Adorei alguns prédios que apareceram aí, bem modernos!
Parabéns a cidade e valei pelo thread!

1 - 20 of 78 Posts