SkyscraperCity banner

1 - 20 of 36 Posts

·
Cantareira-Mairiporã
442 Posts
Discussion Starter #1
Continuando minhas visitas em todas as cidades da Grande SP, essa semana visitei Juquitiba, uma pequena cidade no caminho para o Paraná.
A cidade esbanja natureza, com rios, cachoeiras e florestas, e também tem todos os pontos positivos de uma cidadezinha de interior.
Na parte urbana a cidade ainda precisa de ajustes, um tapa no visual ia bem.
A cidade tem o segundo menor IDH da Grande SP, atrás apenas de Francisco Morato.

Sempre tive a impressão de que Juquitiba não fazia muito sentido dentro da Grande SP, muita gente a considera como sul do estado.
Mas estando lá pude ver como a cidade é dependente de Itapecerica da Serra, há ônibus entre as duas a cada 20 minutos e muita gente sai de lá para trabalhar em Itapecerica, Embu das Artes e até na Zona Oeste da capital.

População 2013 - 30.239
IDH 2010 - 0,709

Aí vão as fotos:

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43

44

45

46

47

48

49

50

51

52

53

54

55

56

57

58

59

60

61

62

63

64

65

66

67

68

69

70

71

72

73

74

75

76

77

78

79

80

81

82

83

84

85

86

87

88

89

90

91

92

93

94

95

96

97

98

99

100

101

102

103

104

105

106

107

108

109 - Prainha do rio Juquiá, famoso pelos raftings, estava bem tranquilo.

110

111

112

113

114

115

116

117 - Eu também nadei no rio, e que água deliciosa!!!

118

Blog do Projeto

Facebook do projeto

·
Igor Rodrigues
114 Posts
Boas fotos, achei um aspecto bem de interior pelas imagens, e interessante o fato de não ver um prédio na cidade, a cidade também parece ser um pouco turística por causa do rio, deve receber visitantes no fins de semanas, feriados, ou época de férias

·
Registered
1,409 Posts
Achei a cidade em si, em termos arquitetônicos, bem feinha: muitíssimas das casas tem um aspecto realmente bem simples, mas tem o acabamento concluído. Algumas outras ainda chegam a ser bonitinhas. Os prédios comerciais, em geral, são bem feios mesmo, de doer os olhos. A fiação sendo enterrada daria uma outra cara à cidade, sem dúvida.

Porém, num geral, pareceu ser bem arrumadinha. Humilde, simples, até meio "pobrinha", mas arrumadinha. Não vi sujeira nas ruas, o que mostra um grau de cuidado muito bom por parte dos seus cidadãos.

Sem contar a natureza que cerca a cidade, que por si só já dá um outro nível para o município. :cheers:

·
Non Dvcor Dvco
10,211 Posts
Eu gostei de Juquitiba. Já estive aí muito tempo e mudou pouca coisa. Porém, acho a cidade bem limpa, calma, mais organizada, tem algumas casinhas bonitas (antigas), mas há outras bem feias por sinal. Algumas indústrias de pequeno porte aí na cidade já quebrariam um galhão.

Agora o destaque é a natureza. Que rio, que floresta, o potencial turístico na área de esportes radiciais é bem explorado. Há também o trekking próximo ao rio Juquiá e dizem que tem belas cachoeiras no curso.

Não sei se moraria, mas depois de uma semana de trabalho pesado, aí seria um local perfeito para relaxar e curtir a natureza. Quem gosta de tranquilidade, parece ser o ideal.

·
Registered
11,337 Posts
Já passei pela Regis mas não lembro desta cidade, que aliás me lembra Carapicuíba, só que menor e com muito mais verde, que aliás é o principal (diria único) atrativo do lugar. Porém apesar de pobre a cidade tem dignidade, limpa e arrumadinha.

·
Cantareira-Mairiporã
442 Posts
Discussion Starter #9
Boas fotos, achei um aspecto bem de interior pelas imagens, e interessante o fato de não ver um prédio na cidade, a cidade também parece ser um pouco turística por causa do rio, deve receber visitantes no fins de semanas, feriados, ou época de férias
É realmente um destino conhecido de final de semana.
Prédios não tem e creio que nunca vai ter, a cidade está inteira em área de manancial, esse tipo de construção é muito restrita.

bom conhecer mais de Juquitiba. Realmente é longe de tudo na RMSP.
Longe mesmo, demorei bastante pra chegar lá haha
Obrigado pelo comentário!

·
Cantareira-Mairiporã
442 Posts
Discussion Starter #10
Achei a cidade em si, em termos arquitetônicos, bem feinha: muitíssimas das casas tem um aspecto realmente bem simples, mas tem o acabamento concluído. Algumas outras ainda chegam a ser bonitinhas. Os prédios comerciais, em geral, são bem feios mesmo, de doer os olhos. A fiação sendo enterrada daria uma outra cara à cidade, sem dúvida.

Porém, num geral, pareceu ser bem arrumadinha. Humilde, simples, até meio "pobrinha", mas arrumadinha. Não vi sujeira nas ruas, o que mostra um grau de cuidado muito bom por parte dos seus cidadãos.

Sem contar a natureza que cerca a cidade, que por si só já dá um outro nível para o município. :cheers:
Em termos arquitetônicos e na aparência urbana ela faz jus ao seu PIB baixíssimo e seu IDH abaixo da média.
É o tipo de cidade onde falta um pouco mais de cuida por parte do poder público, felizmente por parte da população ela é bem cuidada.
Limpa, sem pichações...
A natureza cobre mais de 95% da área da cidade haha

Eu gostei de Juquitiba. Já estive aí muito tempo e mudou pouca coisa. Porém, acho a cidade bem limpa, calma, mais organizada, tem algumas casinhas bonitas (antigas), mas há outras bem feias por sinal. Algumas indústrias de pequeno porte aí na cidade já quebrariam um galhão.

Agora o destaque é a natureza. Que rio, que floresta, o potencial turístico na área de esportes radiciais é bem explorado. Há também o trekking próximo ao rio Juquiá e dizem que tem belas cachoeiras no curso.

Não sei se moraria, mas depois de uma semana de trabalho pesado, aí seria um local perfeito para relaxar e curtir a natureza. Quem gosta de tranquilidade, parece ser o ideal.
Acho difícil qualquer indústria se instalar por lá, as restrições ambientais são muito severas nesse sentido.
Só vejo futuro pra Juquitiba apostando pesado no turismo.
É realmente um belo lugar pra descansar, quando cheguei ao rio Juquiá quase esqueci que levei mais de 3h de ônibus pra chegar na cidade :lol:

·
Cantareira-Mairiporã
442 Posts
Discussion Starter #11
Cidadezinha de aparência normal.

Quem diz que é bem feia nunca deve ter visto feiura verdadeira...
Concordo haha

Belas imagens, muito bom conhecer mais uma cidade da RMSP.

A cidade carece de melhorias urbanas, porém se percebe o mínimo de civilidade por não ter lixo nas ruas nem pichação.
Sim, eu notei isso também. Nada de pichação, nada de lixo.
O problema das melhorias urbanas é que a cidade é realmente pobre de recursos, mas consigo enxergar um futuro legal pra ela.

Já passei pela Regis mas não lembro desta cidade, que aliás me lembra Carapicuíba, só que menor e com muito mais verde, que aliás é o principal (diria único) atrativo do lugar. Porém apesar de pobre a cidade tem dignidade, limpa e arrumadinha.
Sacanagem comparar logo com Carapicuíba, muito maior e sem quase nenhum verde haha
Mas entendi parte da comparação, o centro da cidade deixa a desejar visualmente, Juquitiba querendo ou não é uma cidade bastante pobre.
Mas só de não ter pichação ou lixo já coloca a cidade muito na frente no meu conceito.

·
Cantareira-Mairiporã
442 Posts
Discussion Starter #13
Juquitiba, inclusive, já faz parte do Vale do Ribeira.
Mas só geograficamente viu, a cidade lá é muito dependente de Itapecerica, assim como Mairiporã faz mais sentido na região Bragantina, mas sempre foi mais dependente economicamente de SP e Franco da Rocha do que de Atibaia e Bragança.

·
Registered
1,409 Posts
Mas só geograficamente viu, a cidade lá é muito dependente de Itapecerica, assim como Mairiporã faz mais sentido na região Bragantina, mas sempre foi mais dependente economicamente de SP e Franco da Rocha do que de Atibaia e Bragança.
Juquitiba é extremamente dependente de Cotia, pelo que meus amigos que moram na cidade dizem.

·
Cantareira-Mairiporã
442 Posts
Discussion Starter #15
Juquitiba é extremamente dependente de Cotia, pelo que meus amigos que moram na cidade dizem.
Cotia? Mas sequer tem ônibus de lá pra Cotia. Todas as linhas (menos a do Tietê) saem com destino a Itapecerica.
Cotia sequer fica na mesma estrada, não faz sentido pra mim :lol:

·
Registered
1,409 Posts
Cotia? Mas sequer tem ônibus de lá pra Cotia. Todas as linhas (menos a do Tietê) saem com destino a Itapecerica.
Cotia sequer fica na mesma estrada, não faz sentido pra mim :lol:
Eu também estranhei, mas foi o que eles disseram. Só se eles se confundiram. Eles não usam ônibus, de qualquer maneira, só carro. Provavelmente falaram das necessidades deles como se fossem do povo num geral. Eles moram num condomínio afastado e dizem que, na região (que deve incluir Itapecerica), "não tem nada", tendo que ir fazer as coisas em Cotia.

·
Cantareira-Mairiporã
442 Posts
Discussion Starter #17
Eu também estranhei, mas foi o que eles disseram. Só se eles se confundiram. Eles não usam ônibus, de qualquer maneira, só carro. Provavelmente falaram das necessidades deles como se fossem do povo num geral. Eles moram num condomínio afastado e dizem que, na região (que deve incluir Itapecerica), "não tem nada", tendo que ir fazer as coisas em Cotia.
Ah sim, quando você disse eu também pensei nisso, Cotia é uma cidade maior e com muito mais coisa, só é um pouco fora de mão.
Mas eu também preferiria Cotia a ir pra Capital por exemplo.
Agora pra população em geral acho que o mais próximo é mesmo Itapecerica, lá tem um shopping simples, além de escolas e provavelmente alguns empregos.
É um centrinho regional, não é uma cidade como Cotia, mas em termos de praticidade parece mais perto.

·
Registered
13,214 Posts
Parabéns LagoMüller pelo trabalho!!!
Bem, Juquitiba é uma cidade pobre de RM, portanto não dá para esperar muita coisa em termos de aparência! Imóveis mal conservados são bastantes comuns por lá!
Entretanto, a pouca presença de lixo e pichações, mostra que Juquitiba é pobre mas é limpinha, hehe!!!

·
Registered
13,214 Posts
Itapecerica e Embu das Artes tem um comércio razoável que atende tanto Juquitiba quanto Embu-Guaçu mas, é evidente que Cotia tem uma força comercial muito maior, até porque atende aquela imensidão de condomínios!

·
Cantareira-Mairiporã
442 Posts
Discussion Starter #20
Parabéns LagoMüller pelo trabalho!!!
Bem, Juquitiba é uma cidade pobre de RM, portanto não dá para esperar muita coisa em termos de aparência! Imóveis mal conservados são bastantes comuns por lá!
Entretanto, a pouca presença de lixo e pichações, mostra que Juquitiba é pobre mas é limpinha, hehe!!!
Itapecerica e Embu das Artes tem um comércio razoável que atende tanto Juquitiba quanto Embu-Guaçu mas, é evidente que Cotia tem uma força comercial muito maior, até porque atende aquela imensidão de condomínios!
Realmente não dá pra esperar muito, Juquitiba ainda está no caminho da região mais pobre do estado de SP, então recebe pouca influência das cidades mais ao sul.
Mas a cidade é boa, tem um clima gostoso, creio que apostando no turismo e estruturando melhor o centro tem tudo pra ser uma boa cidade.

1 - 20 of 36 Posts