SkyscraperCity Forum banner
1 - 20 of 111 Posts

·
O Prof Godin
6,652 Posts

Lérida (em catalão e oficialmente: Lleida) é uma província no nordeste da Espanha, a oeste da comunidade autónoma da Catalunha. A sua capital é a cidade homônima de Lleida

Da população total, 439 253 habitantes segundo os censos de 2010, cerca de 30% vivem na capital. Algumas localidades conhecidas desta província são: La Seu d'Urgell (residência do bispo de Urgell, copríncipe de Andorra), Mollerussa, Balaguer, Tàrrega, Cervera. A província é dividida em 231 municípios.

Esta província contém a comarca Vale de Aran, que dispõe de uma autonomia particular, nomeadamente ao seu dialeto, o aranês, um dialeto occitano.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lérida_(província)

Lleida | Lérida

Lérida (em castelhano) ou Lleida (em catalão e oficialmente) é uma cidade e município da província de homónima, da qual é capital, na comunidade autónoma da Catalunha, na Espanha. O município tem 211,7 km² de área e em 2016 tinha 138 144 habitantes (densidade: 652,5 hab./km²).

Chamada de "Iltrida", Indíbil e Mandonio defenderam a cidade dos cartagineses e dos romanos. No ano 205, passou a chamar-se "Ilerda". No final do século III, foi fortificada com uma ponte de pedra que foi destruída por bandos de bárbaros germânicos. Até o ano 716, a cidade foi ocupada por muçulmanos, passando a denominar-se "Lareda". Em 1149, foi tomada por Raimundo Berengário IV e por Ermengol VI de Urgell. Em 1300, criou-se a primeira universidade da Coroa de Aragão, activa até 1717, quando Filipe V ordenou o seu encerramento e destruição do burgo universitário. Deste período, conserva-se a antiga catedral Seu Vella (Sé Velha de Lérida).

Na sequência da Guerra dos Segadores, a cidade foi ocupada por forças catalãs e francesas. Em 1644, Lérida foi conquistada pelas forças espanholas lideradas pelo português Felipe da Silva.

O caminho-de-ferro chega à cidade em 1860. Actualmente, Lérida dispõe de sete pontes sobre o rio Segre, sem contar com a futura ponte que unirá a rua Príncipe de Viana com a avenida Tarradelles.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lérida

Lérida é uma bela terra próxima de Barcelona. Quando passo no inverno gosto de ir lá. Tem uma belíssima fortaleza/convento numa situação de promontório sobre a cidade.
Recentemente (+-) fizeram algumas obras de reabilitação e acessibilidade, com a introdução de uma enorme torre(elevador que liga o centro histórico (Praça Velha) com o convento. Para rentabilizar o investimento urbanizaram a base da fortaleza com um enorme edifício/muro.
Na Praça Velha, fruto da descoberta de alguns vestígios (romanos?), foi feito um arranjo, a meu ver incorrecto, que destruiu a unidade formal da velha praça. Mas alegrou, com certeza, o povo.

Edifício sede da Ordem dos Arquitectos de Lérida

Praça Velha

Edifício Muro

·
Moderator
8,820 Posts
Lérida ou Lleida, eu já tenho passado ás vezes por alí de comboio ou do carro no caminho de Barcelona, mas nunca parei... :(
Belas fotos, obrigado, prof! :yes:

·
Whatever
45,866 Posts
esta é daquelas cidades que sempre me "baralharam" um bocadinho, nunca soube se a amava se a detestava!:D é uma cidade de algum modo estranha mas com edifícios muito bonitos.

·
¡Viva el metro!
DavoR
38,551 Posts
Lleida é muito bela, sim!
:yes:
Estão invitados.
:wink2:

·
President and CEO
17,578 Posts
Quando fui a Barcelona fartei-me de ver placas a indicar esta cidade mas acabei por nunca ir lá!

·
O Prof Godin
6,652 Posts
Discussion Starter · #16 ·
Cartografia antiga

1 - 20 of 111 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.