SkyscraperCity Forum banner

Lago Caracaranã - Uma das maravilhas da natureza do lavrado roraimense. Venha conhecer!

6445 Views 21 Replies 15 Participants Last post by  jvitor2012
Olá pessoal! :hi:

Esse thread eu fiz para mostrar um pouquinho do Lago de Caracaranã, um lugar muito especial para os roraimenses, que fica dentro da reserva indígena Raposa-Serra do Sol e que também é um locais que mais recebem turistas em todo o estado.

Vale ressaltar que as fotos não são minhas. São de Emily Costa, uma fotógrafa do G1 de RR. A ideia desse thread é apenas compartilhar e divulgar mais para os brasileiros esse paraíso de Roraima. Então vamos às fotos! :)

1 -

2 -

3 -

4 -

5 -

6 -

7 -

8 -

Link para a matéria completa: http://g1.globo.com/rr/roraima/foto...rr-reserva-belezas-paradisiacas.html#F1171425

Obrigado a todos pela visita, e comentem! :cheers:​
See less See more
8
  • Like
Reactions: 5
1 - 20 of 22 Posts
Que lugar bucólico, agradável e bonito! Roraima tem lugares lindos, e é muito legal vc divulgá-los a todos nós! Abraços!
  • Like
Reactions: 1
Belo lago, um paraíso digno !!! Roraima é um estado encantador, fora de série !!!
  • Like
Muito lindo! O entorno mostra como a vegetação de RR é bem diferente da densa floresta amazônica, aliás, nada a ver!
  • Like
Nossa, não sabia que esse lugar existia! Muito lindo! RR deve ter o maior potencial turístico inexplorado do BR junto com a BA. Belas fotos!
  • Like
Lugar belíssimo que pede um bom banho!!!! :cheers:

Lembrei do lago de Ypacarai, no Paraguai.

Fica a quantos km da capital, Vitor?
  • Like
^^ Fica a cerca de 180km de distancia de Boa Vista, Bombexx. A estrada pra lá é boa, cheia de belas paisagens, metade da viagem é no asfalto e a outra metade é estrada de terra, mas em boas condições.
  • Like
Muito bonito! Foge ao nosso senso-comum de região amazônica.
  • Like
^^ Obrigado pelos comentários, pessoal! Fico feliz que tenham gostado. :)
Que bela surpresa! Linda paisagem! Sempre acho que tem muitos lugares lindos no Brasil que não são divulgados. Como é a estrutura turística do local jvitor2012?
  • Like
lugar lindíssimo!!! :eek:kay:
  • Like
Que bela surpresa! Linda paisagem! Sempre acho que tem muitos lugares lindos no Brasil que não são divulgados. Como é a estrutura turística do local jvitor2012?
Fico feliz que tenha gostado, é realmente um lugar muito bonito, Maldonado.

No passado, a uns 5 anos atrás, antes da área se tornar reserva indígena, o Caracaranã era bem mais turístico, pois tinham os chalés e até um restaurante. O lago ficava numa propriedade privada do municipio de Normandia, a família que era dona do local abria-o para o público e sempre lotava de banhistas nos fins de semana. Infelizmente com a demarcação contínua da reserva indígena Raposa-Serra do Sol, o lago passou a ser propriedade dos índios e a família que era dona do lago e todos os não-índios que viviam na região foram expulsos de suas propriedades e o lago Caracaranã ficou fechado para o público, os chalés e toda infraestrutura turística que o local tinha acabou se deteriorando e os índios destruiram quase tudo na época do conflito.

Felizmente, no ano passado os índios voltaram a liberar o local para o público e as pessoas passaram a ir de novo ao lago. O problema é que os índios só liberam o lago para visitação nos dias que eles quiserem(mas com aviso prévio) e as pessoas se preparam pra ir, pois vale muito a pena.
See less See more
Bem, esta história levanta muitas questões, a família foi indenizada? Se não foi, qual foi o motivo?
Se a área era realmente indígena, os índios deveriam ter postura profissional como qualquer outro e trabalhar decentemente, pois atividade turística requer profissionalismo, o que falta em muitos destinos no Brasil, e parece que neste também.
  • Like
^^ Eu não sei se a família já foi indenizada, talvez eles tenham recebido alguma coisa já, mas era dona do local há gerações, pois a área já era ocupada desde o inicio do século XX. A demarcação dessa reserva indígena foi pura pilantragem, mas aí já é outra história...

Esse vídeo fala bem sobre o que aconteceu com a area e a familia que era dona do local, e também da situação que a reserva criou em Roraima, vale lembrar que esse video já é um pouco antigo e a situação das pessoas que aparecem nele já está melhor, veja o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=Mt3xcoOT-Sk
Grandasso! Mal posso esperar para ter dinheiro o suficiente para conhecer esse mundão que é o Brasil!
  • Like
Pois é, foi o que eu desconfiei, pois de acordo com a Constituição pra ser considerado área indígena a ocupação de outras etnias deveria ser após 1988, e esta reserva criou polêmica por mais uma vez o STF ir contra a Constituição...
Enfim, espero que no fim todos tenham uma situação satisfatória...
  • Like
1 - 20 of 22 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.