SkyscraperCity banner

1 - 20 of 182 Posts

·
You may call me Lamp...
11,734 Posts
Discussion Starter · #1 ·
LAGOA

in:wikipedia.com

In:viajar.clix.pt

·
You may call me Lamp...
11,734 Posts
Discussion Starter · #2 ·
Lagoa é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Faro, com cerca de 6 100 habitantes.

É sede de um pequeno município com 88,50 km² de área e 23 835 habitantes (2006) [1], subdividido em 6 freguesias. O município é limitado a nordeste pelo município de Silves, a noroeste por Portimão e a sul tem costa no Oceano Atlântico.

População do Concelho de Lagoa

População do concelho de Lagoa (1801 – 2004)
1801 1849 1900 1930 1960 1981 1991 2001 2004
4913 8232 12135 13088 13846 15635 16780 20651 22658

História

Muito antes das relatadas conquistas de D. Paio Peres Correia (1242–1246) as terras de Lagoa foram sendo conquistadas aos árabes e consequentemente integradas no reino de Portugal, ficando anexadas ao termo de Silves.

A 16 de Janeiro de 1773 por alvará de D. José foi criado o Concelho de Lagoa, tendo sido elevada à condição de vila a sua principal povoação – Lagoa.

Segundo fontes históricas o primitivo aglomerado de Lagoa terá nascido em redor de uma lagoa, cujos pântanos foram sendo secos com a finalidade de se criarem terras férteis e habitações onde os povos do império muçulmano acabaram por se instalar.

As potencialidades naturais desta região contribuíram decisivamente para actual estrutura económica assente nas seguintes actividades: agricultura, pesca, pequena indústria e turismo.

A actividade piscatória (das comunidades de Ferragudo, Benagil, Carvoeiro e Senhora da Rocha), a cultura da vinha e a tradicional cultura de sequeiro constituíam, até algumas décadas atrás, as principais fontes de receita do concelho.

Dinamizada pela pesca, a indústria conserveira, no início do século passado, assolou estas paragens trazendo consigo grande prosperidade e riqueza.

No entanto, a partir da década de 60, foi o turismo o principal impulsionador do desenvolvimento do concelho, criando as estruturas necessárias de apoio à dinamização do tecido económico, com importantes reflexos, no mercado de emprego, nomeadamente ao nível da criação de postos de trabalho. Rapidamente esta actividade se afirmou como motor da economia local, a grande alavanca do desenvolvimento, convertendo-se num marco permanente e estrutural da economia do concelho.

Em paralelo com o turismo, foi crescendo todo um conjunto de actividades complementares, nomeadamente na área dos serviços, da construção civil, comércio e indústria.

Freguesias

As 6 freguesias de Lagoa são as seguintes:

Praia do Carvoeiro
Estômbar
Ferragudo
Lagoa
Parchal
Porches
Todas as freguesias possuem o estatuto de vila,excepto Lagoa,a qual tem a categoria de cidade.

Património

Igreja Matriz de Lagoa
Igreja Matriz de Estômbar
Convento de São José
Convento de Nossa Senhora do Carmo
Forte de São João do Arade

A Lagoa de Hoje

Lagoa é, actualmente, um dos mais importantes concelhos turísticos do Algarve. São vários os factores que contribuem para este reconhecimento, nomeadamente a oferta diversificada (a beleza das suas praias - apoiadas por magníficas unidades hoteleiras, os campos de golfe, o património cultural), a correcta ocupação do solo em termos de ordenamento do território, a estabilidade social e a afabilidade das suas gentes.

Com uma renovada visão cultural, preconizada pela actividade turística, Lagoa acarinha inúmeras técnicas ancestrais, ligadas à olaria, à doçaria, com o intuito de as potenciar e valorizar como componente do produto turístico.

A comprovar esta dinamização está a grande mostra de artesanato, realizada anualmente no Parque de Feiras e Exposições de Lagoa – FATACIL.

Alguns conjuntos patrimoniais têm vindo a ser alvo de iniciativas que visam torná-los espaços vivos de cultura, nomeadamente a Biblioteca Municipal e o Convento de São José – Centro Cultural da Cidade de Lagoa - onde se leva a efeito espectáculos de vária ordem e origem, exposições, entre outras actividades. Por outro lado, há que referir também, as inúmeras actividades de âmbito cultural realizadas no Parque Municipal das Fontes, em Estômbar, ao longo do ano, nomeadamente teatro, danças e cantares tradicionais.

O grande desenvolvimento do Concelho tem assentado numa estratégia de grande preocupação ambiental. Lagoa tem resistido à invasão do desordenamento, preservando a sua linha de costa e mantendo uma harmoniosa conjugação entre habitações antigas e modernas. Construção equilibrada, sem impacto ambiental, onde os edifícios de muitos pisos não têm lugar.

Nos últimos 15 anos, Lagoa registou um dos maiores índices de desenvolvimento económico suplantando todos os concelhos da região algarvia. Hoje em dia, encontra-se dotado de inúmeros equipamentos na área da saúde, do ensino e educação, desporto, lazer e turismo.

Gentílico Lagoense

Área 88,50 km²
População 23 835 [1] hab. (2006)
Densidade populacional 233 hab./km²
N.º de freguesias 6
Fundação do município
(ou foral) 16 de Janeiro de 1773
Região Algarve
Sub-região Algarve
Distrito Faro
Antiga província Algarve
Orago Nossa Senhora da Luz
Feriado municipal 8 de Setembro

In:Wikipedia.com

·
You may call me Lamp...
11,734 Posts
Discussion Starter · #3 ·
Lagoa

Zona em que eu andei

·
You may call me Lamp...
11,734 Posts
Discussion Starter · #6 ·
01.Entrada em Lagoa pela estrada que faz a ligação á na EN-124, ou seja, quem vem de norte

02.Bairro Che Lagoense

03.Rua Joaquim Eugénio Judice. Já vamos passar por aqui a penantes

Vamos dar primeiro uma voltinha de carro

04.

05.Rua Coronel Figueiredo

·
You may call me Lamp...
11,734 Posts
Discussion Starter · #7 ·
06.

07.

08.

09.

10.

·
You may call me Lamp...
11,734 Posts
Discussion Starter · #8 ·
11.

12.

13.

14.

15.

·
You may call me Lamp...
11,734 Posts
Discussion Starter · #9 ·
16.

Finalmente fora do carro, vamos começar o passeio a pé

17.Casa na Rua José Estevão. Vamos subir em direcção á R. Joaquim Eugénio Judice...

18. ...onde vamos encontrar este belo edificio, que não consegui descobrir o que é

19.Ao lado fica a Junta de Freguesia de Lagoa. A torre já faz parte do Convento de São José

20.

·
You may call me Lamp...
11,734 Posts
Discussion Starter · #10 ·
21.Torre do Convento de São José

22.

23.Bem antigo

24.Entrada para o Convento de São José. Vamos só dar uma espreitadela a este pateo

25.Onde podemos encontrar este belo painel de azulejos

·
You may call me Lamp...
11,734 Posts
Discussion Starter · #11 ·
26.E um menir

27.

28.

29.A Torre, do outro lado

30.Continuando pela Joaquim Eugénio Judice, avistamos lá atrás a Torre Sineira da Igreja Matriz de Lagoa

·
You may call me Lamp...
11,734 Posts
Discussion Starter · #12 ·
31.Na Rua Hintze Ribeiro. Vamos seguir ali pela direita, por uma ruela

32.Á esquerda da Hintze Ribeiro

33.

34.A tal ruela

35.Ao abandono

·
You may call me Lamp...
11,734 Posts
Discussion Starter · #13 ·
36.

37.

38.

39.Viemos dar ao largo dos Combatentes da Grande Guerra, onde está a Igreja Matriz

40.

·
You may call me Lamp...
11,734 Posts
Discussion Starter · #14 ·
41.

42.Á esquerda o Arquivo Municipal e á direita a Biblioteca Municipal

43.A bonita entrada do Arquivo Municipal

44.E a da Biblioteca

45.Igreja Matriz

·
You may call me Lamp...
11,734 Posts
Discussion Starter · #15 ·
46.Os postes de iluminação, sempre bem decorados

47.Arquivo Municipal

48.Largo dos Combatentes da Grande Guerra

49.

50.Infelizmente estava fechada

·
You may call me Lamp...
11,734 Posts
Discussion Starter · #16 ·
51.Jardim do Largo dos Combatentes da Grande Guerra, a igreja está atrás das árvores

52.Entrada para o cemitério

53.Apesar de esquisito, gostei

54.Os moradores deste tem vista para o esquisito da foto anterior

55.Já quase no final da Hintze Ribeiro, sentido sul...

·
You may call me Lamp...
11,734 Posts
Discussion Starter · #17 ·
56.E no cruzamento da Hintze Ribeiro com a Rua da Liberdade, encontramos...

57. ...esta bela construção, que faz parte dos edificios camarários

58.CM de Lagoa, na Rua da Liberdade

59.Interessante

60.Vamos pela direita, continuando pela Rua da Liberdade

·
You may call me Lamp...
11,734 Posts
Discussion Starter · #18 ·
61.Onde mais á frente encontramos... isto.

62.Rotunda da N125 que passa/atravessa por Lagoa

63.Vamos mais para o interior, para o Largo 5 de Outubro, com o seu coreto e esplanadas

64.Rua 25 de Abril

65.No cruzamento da 25 de Abril com a Mouzinho de Albuquerque encontramos este belo edificio...

·
You may call me Lamp...
11,734 Posts
Discussion Starter · #19 ·
66. ...com alguns tags...

67. ...e que está para venda

68.No cruzamento, virámos á esquerda, e subimos pela Rua Coronel Figueiredo

69.

70.

·
You may call me Lamp...
11,734 Posts