está explicado o aspecto menos bom, aka, "moderno" do solar...
Começou a recuperação da Quinta de Vale de Abraão
"Está já em curso a construção do conjunto turístico "Aquapura Douro", que resulta da recuperação de edifícios da Quinta de Vale de Abraão, em Samodães, Lamego. Depois da instalação de estaleiros e abertura de acessos,
começaram os trabalhos de demolição das paredes do corpo principal do edifício, cujo interior, recorde-se, ficou destruído por um incêndio em finais de Novembro do ano passado.
Para o efeito foi criada uma empresa que tem como finalidade o desenvolvimento do projecto turístico, a "Aquapura Hotels Resorts & SPA , SA", com sede em Lisboa. Trata-se de um hotel de luxo, de cinco estrelas, que abrangerá uma área de intervenção de 15 mil metros quadrados. O investimento ronda os 24 milhões de euros e a obra deverá estar concluída até final de Outubro de 2006.
É um dos maiores investimentos de sempre feitos no Douro, nesta área. Vão trabalhar na obra cerca de duas centenas e meia de operários.
De referir que, apesar das paredes originais e restantes estruturas serem todas demolidas, foi feito um levantamento milimétrico prévio, que vai possibilitar a reconstituição da traça original do imóvel.
O complexo turístico, situado junto ao leito do Douro, terá cerca de 60 quartos, piscinas e campos de ténis. O projecto contempla, ainda, a construção de uma fluvina, uma unidade terapêutica de SPA, suites, restaurante, bar, vários salões e alguns "bungalows".Almeida Cardoso"
Fonte:
http://jn.sapo.pt/2005/06/14/pais/comecou_a_recuperacao_quinta_vale_ab.html
Como não podia deixar de ser...recuperar equivale a demolir e construir de novo. Leva-me a acreditar que o incêndio não terá sido puramente acidental...
Quem não se lembra da "reconstituição" do mercado de aveiro? Como todos bem sabemos ficou "tal e qual" como era originalmente...