SkyscraperCity banner
1 - 8 of 8 Posts

·
Moderator
Joined
·
38,495 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Lançadas obras do pátio da Norte-Sul em Palmas

19/06/2008 - O Girassol (TO)

Com a proposta de agregar mais de 20 indústrias em seu entorno, foram lançadas nesta quinta-feira, 19, as obras do Pátio Multimodal da Ferrovia Norte-Sul de Palmas/Porto Nacional, no distrito de Luzimangues, município de Porto Nacional. A obra, que promete gerar mais de dois mil empregos, foi uma das três ordens de serviços assinadas pelo governador Marcelo Miranda, pelo presidente da Valec – Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., José Francisco das Neves, e pelo prefeito de Porto, Paulo Mourão, além do representante da empresa construtora SPA – Engenharia, Indústria e Comércio Ltda, Reinaldo Magalhães.
Mais de R$ 290 milhões em recursos serão empregados na construção do Pátio, na extensão de 99 km da ferrovia, entre a TO-080 e o município de Fátima, e na construção de um viaduto tipo passagem de nível na TO-080, rodovia que dá acesso a Luzimangues, a cerca de 30 quilômetros do centro da capital. “Este é mais um momento importante para o Tocantins, para seu desenvolvimento e essas famílias que estão se aportando aqui vão nos ajudar com esse desenvolvimento, porque estamos gerando emprego”, ressaltou o governador, parabenizando a Valec e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela construção da Ferrovia, que vai gerar 17 mil empregos diretos e 50 mil indiretos.

“A obra está a todo vapor e vai gerar inúmeros empregos nesta região, com a previsão de várias industrias. A Valec espera que na licitação entrem mais de 20 indústrias neste Pátio Multimodal”, disse José Francisco das Neves, o Juquinha, que durante a solenidade recebeu a ‘Comenda Cidadão Honoris Causa de Porto Nacional’. Ele disse que o Pátio Multimodal da Ferrovia é o maior a ser construído no Tocantins e vai mudar o perfil econômico não só da região de Palmas e Porto, mas de todo o Estado.

Licença

Em seu pronunciamento, o presidente da Valec anunciou que a licença para operação da Ferrovia até Araguaína será liberada no dia 21 de outubro, quando deverá estar presente o Presidente Lula, e a expectativa é que até o final de dezembro seja liberada a licença até Guaraí. Já para operação até Porto Nacional o presidente Juquinha adiantou que a licença deverá ser expedida em meados de 2009 e, em 2010, a ferrovia deverá estar operando até Anápolis (GO).

O prefeito Paulo Mourão elogiou o trabalho da Valec e do governador Marcelo Miranda pelo empenho junto ao governo federal para construção da ferrovia. “Aqui se verá, a partir de agora, o que nós vimos na China, nos Estados Unidos, que é o desenvolvimento sustentável, para atrair cada vez mais indústrias, empregos e investidores”, disse o prefeito.

Fonte: Revista Ferroviária - Clipping
Link: http://www.revistaferroviaria.com/index.asp?InCdEditoria=2&InCdMateria=6239
 

·
Brasil
Joined
·
1,367 Posts
ÓTima notícia...
 

·
Location:Canoas - RS - Br
Joined
·
5,253 Posts
Alguém tem o mapa da Ferrovia Norte-Sul? Qual o trajeto afinal?
 

·
Moderator
Joined
·
38,495 Posts
Discussion Starter · #4 ·
A Ferrovia Norte-Sul é o trecho entre Açailândia (MA) e Anápolis (GO). O trecho pontilhado é o que ainda não foi completado.
Na verdade, esse mapa está desatualizado, pois agora a ferrovia vai até Araguaína (TO). São aproximadamente 150 km entre
Araguaína (TO) e Estreito (MA):


No site da ANTT, tem um KMZ do Google Earth para baixar, ele também tem esse traçado:

http://www.valec.gov.br/tracado.htm


E agora estão colocando novos projetos de expansão: para construir um trecho entre Anápolis e Santa Fé do Sul, e entre
Santa Fé do Sul e Porto Murtinho (não mostra no mapa, mas fica a oeste do Mato Grosso do Sul.

Aliás, o trecho entre Açailândia e Palmas (720 km) foi concedido à Vale, e ela vai construir o trecho que falta (entre Araguaína
e Palmas, num total de 358 km). O restante do trecho deverá ser licitado no primeiro semestre de 2009, e o trecho entre Anápolis
e Uruaçu (por volta de 150 km) já está em construção.
 

·
ontogeny recapitulates...
Joined
·
3,032 Posts
Norte-Sul

Comentando dois pontos:

1) A Ferrovia Norte-Sul "full", completa, deverá ir de Belém-PA até Rubinéia-SP, sendo, de fato, a primeira ferrovia de integração nacional.

2) Nota-se que uma boa parte da malha ferroviária nacional segue em bitola métrica, ao mesmo tempo que todos os novos projetos são em bitola larga. Acho salutar a elaboração, por parte da ANTT, de um plano, de muito longo prazo, para conversão de todas as ferrovias brasileiras para bitola larga, padronizando-se assim a malha nacional.
 

·
Moderator
Joined
·
38,495 Posts
Discussion Starter · #6 ·
Esses são os projetos da Norte-Sul atuais (e de outras ferrovias de bitola larga), retirados desse link (quarto balanço do PAC): http://www.brasil.gov.br/pac/.arquivos/pac4.3.pdf



Tem outros projetos de bitola estreita sim, inclusive novos, Ar-Nimruzîr. Só que a maioria dos projetos é mesmo de bitola larga. Na minha opinião, todos os novos projetos deveriam ser de bitola larga, mas eles deveriam contemplar a transformação de ferrovias de bitola estreita para ferrovias de bitola mista (porque não dá para simplesmente adaptar todos os vagões e locomotivas existentes para bitola larga. Isso é feito aos poucos, na compra dos novos vagões e locomotivas).
 

·
Banned
Joined
·
27,387 Posts
^^ Ainda em relação a ferrovia, ela vai ter um ramal, passando por Brasília/DF e chegando em Formosa/GO esse trecho já está incluido no PAC segundo a Dilma Rousseff.
 

·
Banned
Joined
·
1,194 Posts
Interessante.
Isso possibilita a existência de dois corredores ferroviários no país, sendo um de bitola larga (Ferrovia Norte-Sul, o trecho da CPEF pertencente a ALL, e MRS) e outro de bitola métrica (FCA, e o trecho da CMEG, EFS e RFFSA pertencente a ALL)
 
1 - 8 of 8 Posts
Top