Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 29 Posts

·
:)
18,427 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Amigos, depois de um tempinho sem fazer thread, resolvi fazer um com fotos não muito recentes (Do início de 2008) que tenho da cidade histórica de Laranjeiras. O estado de algumas construções na época não estava bom. Tomara para que hoje o patrimônio está melhor cuidado.

-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-

Algumas informações sobre a cidade:

Distando 23 Km de Aracaju em rodovia pavimentada, encontra-se Laranjeiras, cidade Histórica Nacional, Patrimônio Artístico Cultural do povo de Sergipe. Erguida em 1594 no Vale do Cotinguiba, denominada primeiramente pelos Jesuítas como povoado da Vila de Nossa Senhora do Socorro, essas terras guardavam um futuro vastíssimo na rica cultura e arte do povo sergipano.

Em meados do século XIX, devido a sua pujante participação político social na província, a próspera vila é elevada a categoria de cidade com o nome de Laranjeiras. Fato que também marcou história na mudança da capital de São Cristóvão para Aracaju, quando foi cogitada a vinda para Laranjeiras.

Hoje o conjunto de obras sacras e históricas reserva para Laranjeiras o título de "Museu a céu aberto", título proferido pelo então ministro senador Jarbas Passarinho em visitas às terras sergipanas.

Devido às profundas raízes dos tempos em que a ilustre cidade recebeu com pompa e honra o visitante. Ss. Mm o imperador D. Pedro II e a imperatriz Thereza Cristina, a cidade preserva um variado contraste entre a cultura negra popular surgida na época escravagista com o riquissímo acervo sacro do estado de Sergipe.

http://www.cmlaranjeiras.com.br/laranjeiras/historia.html

Vídeo e trilha sonora sugeridos para acompanhar a visita ao thread:
[/youtube]NDWfy5VYDNA[/youtube] (http://www.youtube.com/watch?v=NDWfy5VYDNA)

Vamos às fotos:

1. Acesso para quem chega de Aracaju.

2. Vista parcial da cidade e seu centro histórico.

3. Idem.

4. Vista da Igreja do Senhor do Bonfim no alto de uma colina.

5. Capela de Bom Jesus dos Navegantes (1905) que fica no alto da colina que pude tirar as fotos acima.

6. Idem.

7. Chegando na colina da foto 4 temos essa vista.

8.

9.

10. Igreja do Senhor do Bonfim (1836).

11. Lateral.

12. Cemitério dos fundos.

13. Descendo para o centro...

14. Museu de Arte Sacra.

15. Museu e a matriz.

16. Museu visto do jardim (Cemitério?) da matriz.

17. Entrada do jardim.

18. Lateral da Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus (1791).

19. Fachada da matriz.

20. Matriz e pedaço da praça central.

21. Escadarias da matriz, praça e igreja do Senhor do Bonfim ao fundo.

22. No interior da matriz, um antigo orgão (Acho que do século XIX).

23. Coreto e igreja do Senhor do Bonfim.

24. Redondezas da praça.

25. Não me perguntem o que é isso.

26. Banco do Estado de Sergipe.

27.

28.

29.

30.

31.

32.

33. Detalhes em uma casa.

34. Grandes sobrados.

35.

36.

37.

38. Ruínas.

39. 1ª Igreja Presbiteriana de Sergipe (1884).

40. Museu Afro-Brasileiro de Sergipe na extrema esquerda.

41.

42. Detalhes.

43.

44. Calcação do centro, com seus muitos sobrados.

45.

46. Foto curiosa. Uma janela mostra a escuridão e a outra o céu.

47.

48. Mercado central em dia de feira na cidade (Sábado).

49.

50. Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito

51. Interior.

52. Fundos do Mercado central e de um trapiche. Este é o rio Cotinguiba.

53. Para finalizar, uma foto (Não muito boa) da gruta da Pedra Furada.

Espero que tenham gostado de conhecer Laranjeiras! :eek:kay:

·
Marcelo Lisa
5,174 Posts
Adorei o seu thread!
Você citou que quase transferiram a capital para Laranjeiras. Que bom que não fizeram isto senão não teria sobrado nada de seu patrimônio. Eu gostei muito do Mercado, daquele calçadão entre as casas , do órgão ( será que ele ainda toca?), da fotos com os panos roxos sobre as janelas ( era Semana Santa?) e adorei ver tanto verde preservado ao redor da cidade ( nas primeiras fotos). Só faltou você dar uma palhinha e mostrar algumas praias que banham o centro histórico! Hehe.... ( coisa de mineiro...). No dia em que eu for a Sergipe quero conhecer principalmente três lugares: Laranjeiras, São Cristóvão e o belo lago que vocês têm em uma hidrelétrica aí (Canyons do Xingó). :)

·
Marcelo Lisa
5,174 Posts
Na foto 7 ficou bem interessante ver a Igreja ao alto como que vigiando tudo que está abaixo assim como faziam os castelos na Idade Média. Simbolicamente a igreja estando ao alto mostra que não há poder acima do da Igreja naquele lugar.

·
Marcelo Lisa
5,174 Posts
Eu, particularmente, gosto muito destas igrejas históricas do litoral do Nordeste com uma torre só. Não sou arquiteto mas percebi que além do patrimônio colonial , a cidade recebeu também outros estilos ( eclético? ) e isto significa que ela não entrou em decadência no século XIX mas que sua economia continuou firme em alguma atividade econômica. Os locais onde a arquitetura colonial se manteve intacta são os que decairam ( como no caso de OUro PReto cujo ouro se esgotou rápido) já nas que tiveram grande presença do eclético ou do neoclássico é onde outras atividades substituiram a anterior e também por influências da Corte. Acredito que a cana-de-açúcar manteve-se firme no lugar por séculos ininterruptos. Não sei como está isto hoje.

·
Eu mesmo!
3,976 Posts
gostei muito de ver esse tread! diferente! deve ser muito rico de história esse lugar, visto que quase foi a capital! alguns locais preservados outros não...mas gostei muito!

·
.
178,362 Posts
Laranjeiras é uma das muitas cidades históricas que o NE possui, uma pena não serem tão divulgadas como as mineiras. Como sempre, as fotos estão impecáveis, Tito! :)

·
18,427 Posts
Discussion Starter · #11 ·
vixe! as fotos estão demorando para abrir...
O patrimônio histórico é interessante, mas a conservação...:eek:hno:
Ué, demorou?! Eu coloquei poucas fotos (Por volta de 50) e em tamanho 800x600 justamente para facilitar. De qualquer forma espero que tenha conseguido ver todas. :)

Adorei o seu thread!
Você citou que quase transferiram a capital para Laranjeiras. Que bom que não fizeram isto senão não teria sobrado nada de seu patrimônio. Eu gostei muito do Mercado, daquele calçadão entre as casas , do órgão ( será que ele ainda toca?), da fotos com os panos roxos sobre as janelas ( era Semana Santa?) e adorei ver tanto verde preservado ao redor da cidade ( nas primeiras fotos). Só faltou você dar uma palhinha e mostrar algumas praias que banham o centro histórico! Hehe.... ( coisa de mineiro...). No dia em que eu for a Sergipe quero conhecer principalmente três lugares: Laranjeiras, São Cristóvão e o belo lago que vocês têm em uma hidrelétrica aí (Canyons do Xingó). :)
Pois é Marcelo, ainda bem que a capital é Aracaju. Sem dúvida alguma o patrimônio não estaria como está hoje, e olha que já foi um tanto descaracterizado. Eu acho que o orgão ainda funciona. Lembro que em Mariana tem um também, não é? Estive lá na semana santa mesmo. O altar da matriz estava todo coberto com um grande pano roxo.

Quando vier, não deixe de avisar. :)

Na foto 7 ficou bem interessante ver a Igreja ao alto como que vigiando tudo que está abaixo assim como faziam os castelos na Idade Média. Simbolicamente a igreja estando ao alto mostra que não há poder acima do da Igreja naquele lugar.
Sim, é verdade. Essas igrejas tentam chamar a atenção pela localização.

Eu, particularmente, gosto muito destas igrejas históricas do litoral do Nordeste com uma torre só. Não sou arquiteto mas percebi que além do patrimônio colonial , a cidade recebeu também outros estilos ( eclético? ) e isto significa que ela não entrou em decadência no século XIX mas que sua economia continuou firme em alguma atividade econômica. Os locais onde a arquitetura colonial se manteve intacta são os que decairam ( como no caso de OUro PReto cujo ouro se esgotou rápido) já nas que tiveram grande presença do eclético ou do neoclássico é onde outras atividades substituiram a anterior e também por influências da Corte. Acredito que a cana-de-açúcar manteve-se firme no lugar por séculos ininterruptos. Não sei como está isto hoje.
Sim, Marcelo, recebeu outros estilos, mas assim como você, não sei dizer mais sobre o assunto. :)

Muito obrigado pela visita! :eek:kay:

Minúscula e simpática. Mas realmente o estado de conservação nao é lá essas coisas...
O bom é que em um dia você pode ver toda a região central da cidade com suas igrejas e museus. Como eu disse lá em cima, tomara que o estado hoje esteja melhor. Aliás, sei que o Monumenta está restaurando algumas construções. :)

Obrigado pelo comentário! :eek:kay:

·
18,427 Posts
Discussion Starter · #12 ·
gostei muito de ver esse tread! diferente! deve ser muito rico de história esse lugar, visto que quase foi a capital! alguns locais preservados outros não...mas gostei muito!
Tenho certeza que você iria gostar de conhecer pessoalmente. A cidade já foi muito importante, mas hoje em dia está um tanto esquecida, infelizmente.

Obrigado pelo comentário! [:)]

Laranjeira é uma das muitas cidades históricas que o NE possui, uma pena não serem tão divulgadas como as mineiras. Como sempre, as fotos estão impecáveis, Tito! :)
Pois é, Tony. São tantas as cidades com um acervo relevante. Pena que estejam esquecidas e mal cuidadas.

Obrigado! Estou precisando fazer threads de Salvador ao nível da rua. Logo vou tirar fotos decentes de serem psotadas. :colgate:

^^ Pois é Tony!
Muito bom conhecer Laranjeiras aqui no SSC!
Obrigado pelo comentário! :)

Mto legal as fotos, pena o estado de conservação que não é dos melhores em algumas construções, é um belíssimo patrimônio e pouco divulgado mesmo.
Obrigado Driano! :)

Pois é, para você ter noção, o patrimônio é pouco divulgado até aqui no estado mesmo.

·
Banned
11,098 Posts
Nossa, que agradável surpresa Tito!

Adorei messssssmo!

E vou além, mesmo as fotos tendo sido do início de 2008 e haver "algumas" construções necessitando de reforma, o que mais achei fantástico em Laranjeiras é que não houve muita intervenção contemporânea...A cidade continua histórica mesmo...

Uma jóia este lugar!!!!Acho que poucas cidades históricas estão tão intactas assim como parece ser em Laranjeiras... Parabéns!

·
18,427 Posts
Discussion Starter · #16 ·
Que cidade encantadora!

Sou apaixonada por ciadades antigas.

Parabéns pelas belíssimas fotos!
Thilindha, somos dois! :colgate:

Muito obrigado! :eek:kay:

Nossa, que agradável surpresa Tito!

Adorei messssssmo!

E vou além, mesmo as fotos tendo sido do início de 2008 e haver "algumas" construções necessitando de reforma, o que mais achei fantástico em Laranjeiras é que não houve muita intervenção contemporânea...A cidade continua histórica mesmo...

Uma jóia este lugar!!!!Acho que poucas cidades históricas estão tão intactas assim como parece ser em Laranjeiras... Parabéns!
É, acho que fui bondoso em falar "algumas", não é? :)

Acho que você também iria gostar de conhecer São Cristóvão. Lá também há construções que precisam ser melhor cuidadas, mas o acervo é maior e mais importante que o de Laranjeiras.

Muito obrigado! :eek:kay:

Simpática cidade
Obrigado pelo comentário! :)

·
Rene Hass
4,331 Posts
Adoro essas pequenas cidades no interior do nordeste. Especialmente cidades como essa, com esse riquíssimo patrimônio arquitetônico.

Parabéns pelas fotos!

·
Viva o Frevo
30,394 Posts
Muito boas as fotos, Tito.

A cidade é bem interessante. A vista de cima dessas colinas é linda.

·
.
178,362 Posts
Pois é, Tony. São tantas as cidades com um acervo relevante. Pena que estejam esquecidas e mal cuidadas.

Obrigado! Estou precisando fazer threads de Salvador ao nível da rua. Logo vou tirar fotos decentes de serem psotadas. :colgate:
^^
Quando vier, vê se avisa! :eek:kay:

·
Rodrigo!
10,786 Posts
Bonita cidade, com um enorme patrimônio histórico, gostei da região em volta tbm... Cheia de colinas. Deve ser um bom lugar para passar um fim de tarde.
Valeu por mostrar!

1 - 20 of 29 Posts