Skyscraper City Forum banner
1 - 14 of 14 Posts

·
Belém - Pará
39,108 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Largo das Mercês - Novo espaço das artes em Belém

O largo das Mercês fica no centro comercial de Belém e por isso o espaço sofreu com muita degradação. Essa realidade está mudando, parte do conjunto arquitetônico da região foi recentemente recuperado e em breve a igreja das Mercês será também restaurada.

A prefeitura também está com projeto para retirar os camelôs que ocupam uma parte do espaço. O largo das Mercês tem uma importância histórica para Belém, além de abrigar uma das igrejas mais antigas da cidade, que data do século XVII, foi nesse espaço que aconteceu um dos mais violentos conflitos da Cabanagem.

Nessa praça foram mortos mais de 800 Cabanos...

...depois da longa noite colonial uma madrugada de fúria; sem comando unificado; desfeita em fogo e aço, Belém amanhecia em transe de laborioso parto de um rio de sangue. Enquanto restos de incêndio consumiam o palácio de Landi com sinais de fumaça escapando por janelas e portais anunciavam violências inauditas pelas ruas e bairros do centro histórico. Inocentes e culpados, naquelas horas terríveis, pagavam pela Tragédia do brigue Palhaço e outros crimes da conquista das Almazonas...

Assim, começou a terceira etapa da revolução paraense. Antônio Vinagre e Eduardo Angelim recuaram para o interior onde reorganizaram forças com tropas de tapuios, índios, cabocos e negros e voltaram a atacar Belém agora à frente de 3 mil homens. Após nove dias de luta acirrada, Belém voltou a cair diante dos cabanos. Entretanto, Antonio Vinagre foi morto em combate no Largo das Mercês e Francisco Vinagre foi tido por desaparecido. Então Eduardo Nogueira Angelim, com apenas 21 anos de idade, assume o governo da Província do Pará.

Hoje com a recuperação do espaço, vários grupos culturais da cidade tentam ocupar o espaço por meio das artes, ali surgem novos estúdios fotográficos, galerias, escolas de dança, teatro, escondidinhos...

1 -

Odilson Sá

2 -

Odilson Sá

3 -

Odilson Sá

4 -

Odilson Sá

5-

Odilson Sá

6-

7-

8-

9-

10-

11-

12-

13-

14-

15-

16-

17-

18-

19-

20-

21-

22-

23-

24-

25-

26-

27-

28-

29-

30-

31-

32-

33-

34-

35-

36-

Projeto Campina Circular

37-

38-

39-

40-

41-

42-

43-

44-

45-

46-

47-

48-

Fonte: http://www.fotoativa.org.br/?p=4057

·
Belém - Pará
39,108 Posts
Discussion Starter · #4 ·
Cultura belenense sempre muito forte
Belém tem uma cultura própria, uma personalidade muito forte.

Mas a cidade está sempre aberta ao que vem de fora e dentro desse caldeirão, tudo é misturado e se transforma em novas formas de manifestação.

Ótimo tópico, Belém exala cultura e história, tenho orgulho disso :cheers:
Espero que continuem os trabalhos para revitalizar todo o nosso patrimônio :cheers:

Tomara mesmo.

Belém tem um grande patrimônio histórico que conta a história da cidade nos diferentes períodos. Isso tem que ser preservado.

·
Registered
2,798 Posts
A Mercês tem a fachada mais bonita entre as grandes igrejas históricas de Belém, na minha opinião. Depois da reforma, vai ficar mais evidente, claro.

Muito bom saber que o Largo está se tornando o nosso Pelourinho.:cheers:

Valeu, Ric!!!:eek:kay:

·
Belém - Pará
39,108 Posts
Discussion Starter · #6 ·
A Mercês tem a fachada mais bonita das grandes igrejas históricas de Belém, na minha opinião. Depois da reforma, vai ficar mais evidente, claro.

Muito bom saber que o Largo está se tornando o nosso Pelourinho.:cheers:

Valeu, Ric!!!:eek:kay:
A fachada dela é rara no Brasil, se eu não estou enganado.

Eu também a acho linda. Na expectativa para vê-la toda reformada!:banana:

Valeu, Bombexx!

·
Belém - Pará
39,108 Posts
Discussion Starter · #8 ·
Ficou legal....adorei mesmo...da p fazer até um complexo estilo "complexo Feliz Lusitanea" quando reformarem a igreja.
Realmente, essa região tem condições de se tornar um feliz lusitânia 2.0, mas voltado para manifestações culturais de todos os tipos.

E fica próximo a Estação, outro exemplo de recuperação urbana de Belém.

·
apaixonado pelo paysandu
2,302 Posts
Adoro esse ar de cultura viva que essa região respira. O centro de Belém é uma região muito bonita.

·
...
44,160 Posts
Que orgulho dessa cidade!
Belém precisa resgatar seu passado urgentemente, que a cada dia parece cair no esquecimento! Eu não sabia que o Largo das Mercês tinha toda essa movimentação a noite! A prefeitura tem que atrair frequentadores para essa região do CH, principalmente a noite, a proximidade com a Estação das Docas seria um trunfo, basta querer!!
Espero que acomodem esse ambulantes em outra parte!

Lindo thread, achei parecido com parte do CH de São Luís!!:cheers:

·
Banned
9,176 Posts
Cabanagem, não teria sido mais um movimento "separatista" de busca de autonomia e que foi distorcido ao longo do tempo?
Muito bonito o Largo das Mercês, tão histórico, importante e e atraente como o consagrado Pelourinho baiano(mas só esse ganhou méritos e fama nacional)....

·
Belém - Pará
39,108 Posts
Discussion Starter · #13 ·
que Belíssimo minha cidade! espero que continuem assim acho que evento assim só contribuem para que o centro fique mais vivo e com isso venhas a ser preservado. :)
Valeu Ian!!

Adoro esse ar de cultura viva que essa região respira. O centro de Belém é uma região muito bonita.
Valeu, Pedrones!!

Que orgulho dessa cidade!
Belém precisa resgatar seu passado urgentemente, que a cada dia parece cair no esquecimento! Eu não sabia que o Largo das Mercês tinha toda essa movimentação a noite! A prefeitura tem que atrair frequentadores para essa região do CH, principalmente a noite, a proximidade com a Estação das Docas seria um trunfo, basta querer!!
Espero que acomodem esse ambulantes em outra parte!

Lindo thread, achei parecido com parte do CH de São Luís!!:cheers:
Oremos para que essa região fica cada vez mais viva e atraia frequentadores.

Belém merecer!

Cabanagem, não teria sido mais um movimento "separatista" de busca de autonomia e que foi distorcido ao longo do tempo?
Muito bonito o Largo das Mercês, tão histórico, importante e e atraente como o consagrado Pelourinho baiano(mas só esse ganhou méritos e fama nacional)....

Muito parecido com o que ocorreu a[i no RS.

1 - 14 of 14 Posts