SkyscraperCity banner
1 - 15 of 15 Posts

·
Registered
1,008 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Experiência do Eixão será estendida

Adriana Bernardes - Correio Braziliense

Publicação: 28/05/2008 08:33 Atualização: 28/05/2008 09:30

Em vez de um, o Distrito Federal terá 27 eixões do lazer. Ou eixinhos. Todo domingo, em cada cidade do DF, uma rua será interditada para os carros. Nela, crianças, adultos e idosos vão ficar à vontade para aproveitar o dia com caminhadas, brincadeiras, corridas ou, simplesmente, para jogar conversa fora. O projeto recebeu o nome de “Rua do Lazer” e já tem dada para sair do papel: 8 de junho.

Inicialmente, o governo escolheu cinco cidades como piloto. Candangolândia, Sobradinho, Sobradinho II, Núcleo Bandeirante e Gama. Os endereços das ruas de lazer vão ser discutidos no decorrer desta semana. Também não está definido qual será o horário de funcionamento. No próximo domingo (01/06), durante o Esporte nas Cidades, os moradores de Sobradinho e Sobradinho II saberão onde os novos pontos de lazer vão funcionar. “Queremos fazer desses locais uma tradição, assim como é o Eixão do Lazer. A diferença é que o freqüentador terá outras opções além da bicicleta, da caminhada e do skate”, antecipou o secretário de Esporte, Aguinaldo de Jesus.

Parceria
Além de envolver a comunidade, o governo quer o apoio dos empresários. A idéia é que a rua do lazer funcione perto de equipamentos públicos como praças e quadras poliesportivas. Os comerciantes serão convocados a ajudar com doação de bolas, uniformes, reformas de quadras, por exemplo. Caberá a cada um dos administradores escolher onde será a rua de lazer. “Não queremos que cause transtorno ao motorista”, ressaltou Aguinaldo de Jesus.

O projeto é um desafio lançado pelo governador José Roberto Arruda aos administradores regionais. Em reunião presidida pelo secretário de Governo José Humberto, na quarta-feira passada, Arruda ligou e pediu que a idéia fosse discutida. A responsabilidade por colocar a idéia em prática é das secretarias de Esporte, Cultura e da Coordenadoria das Cidades. Uma das motivações é minimizar a falta de opções de lazer nas cidades que cercam Brasília.

O grupo ainda não definiu quando as ruas de lazer vão começar a funcionar nas outras regiões administrativas. A idéia é testar a reação das pessoas ao projeto nas cinco primeiras cidades, fazer as correções necessárias e partir para a próxima etapa. Mas uma coisa é certa: a comunidade desempenhará um papel fundamental para a consolidação do projeto.

Fonte:
http://cbnews.correioweb.com.br/htm...ssao=13&id_noticia=9234/noticia_interna.shtml

·
.
13,730 Posts
Cidades do DF? Não é apenas Brasília?

Boa iniciativa, o lazer deve ser em todo o município, não só nas áreas centrais.

:applause:

·
Banned
27,387 Posts
^^ Olha sinceramente não acho válido, pois, em vez da população utilizar os 65 parques querem utilizar as pistas. Eu sou totalmente contra, pois o governo não investe nos 65 parques pq o povo prefere fechar ruas para fazer essas ruas de lazer.

O eixão eu concordo, não tem comércio e nada que impeça, agora nos outros bairros, eu quero ver os comerciantes aceitarem perder um dia de trabalho.

·
@davidpiresmaciel
2,942 Posts
Otima noticia!
Pesquisa 65 Parques é?
A maioria das regiões administrativas de Brasília, não tem parques decentes
Ja viu um parque na ceilandia, Samambaia, Recanto das Emas e etc?
Em brasília lazer so existe no plano piloto!

·
Registered
1,008 Posts
Discussion Starter · #5 · (Edited)
Sobre os comerciantes perderem um dia de trabalho, deve se lembrar que o dia será domingo. Muitos já não abrem nesse dia. E se a rua for bem escolhida e o projeto for bem planejado, dá até pra ser bom pro comércio, por conta da atração de mais gente pros locais...

Sobre os parques, da reportagem que coloquei no outro tópico:
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=635408

"Dos 73 [parques] criados, apenas 10 funcionam com uma estrutura mínima para visitação. O restante ficou no papel ou está em péssimas condições."

Se não me engano, já ouvi falar de projeto semelhante em Curitiba, mas não achei nada q confirmasse isso agora...

Edit: Achei agora:
http://bicicletanavia.multiply.com/journal/item/130
"Em Curitiba, não há uma rua fixa. Cada bairro tem o seu próprio espaço destinado ao lazer. A cada fim de semana, a Secretaria Municipal do Esporte escolhe cinco ruas na periferia para desenvolver atividades recreativas. As interdições acontecem em horários alternados e podem ser apenas em um período do dia ou durante o domingo inteiro."

·
Registered
6,037 Posts
Esse "Eixão do Lazer" não pode ser o dia todo não..... acho uma bela besteira! Olha quanto Parque tem.... não precisa de ficar fechando pistas não!

·
Banned
27,387 Posts
Sobre os comerciantes perderem um dia de trabalho, deve se lembrar que o dia será domingo. Muitos já não abrem nesse dia. E se a rua for bem escolhida e o projeto for bem planejado, dá até pra ser bom pro comércio, por conta da atração de mais gente pros locais...

Sobre os parques, da reportagem que coloquei no outro tópico:
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=635408

"Dos 73 [parques] criados, apenas 10 funcionam com uma estrutura mínima para visitação. O restante ficou no papel ou está em péssimas condições."

Se não me engano, já ouvi falar de projeto semelhante em Curitiba, mas não achei nada q confirmasse isso agora...

Edit: Achei agora:
http://bicicletanavia.multiply.com/journal/item/130
"Em Curitiba, não há uma rua fixa. Cada bairro tem o seu próprio espaço destinado ao lazer. A cada fim de semana, a Secretaria Municipal do Esporte escolhe cinco ruas na periferia para desenvolver atividades recreativas. As interdições acontecem em horários alternados e podem ser apenas em um período do dia ou durante o domingo inteiro."
Vc tem que levar em consideração, que as industrias de Brasília são o comércio, então, agora falar que comerciante não abre no domingo, acho que vc desconhece o comercio.

O Dia que mais vende no comércio é justamente o domingo, aonde as pessoas tem mais tempo para comprar.

Agora com relação aos parques, acho que vc desconhece o Parque de Aguas Claras, o Parque de Samambaia entre outros, que funcionam sim, sem contar no Parque do Clube do Congresso no Lago Norte.

Eu sou totalmente contra, se investir nessas iniciativas, então melhor nem tirar do papel os parques, para que cria-los se ninguem vai usa-los, alegando que ficam longe das casas.

Isso que se escutou na Asa Norte, as pessoas utilizam o eixão no domingos e feriados pq na Asa Norte não tem parque, então melhor nem construir o Burle Max, pois ninguem da asa norte vai querer largar o eixão.

·
Ubique patria memor
1,086 Posts
Esse "Eixão do Lazer" não pode ser o dia todo não..... acho uma bela besteira! Olha quanto Parque tem.... não precisa de ficar fechando pistas não!
Concordo plenamente. Acho uma droga esse Eixão do Lazer. Além de haver vários parques e áreas de lazer que dispensam esse fechamento, temos que olhar para a realidade atual de Brasília e ver como isso hoje, pelo tamanho da frota e pela população da cidade, é inviável. Numa época em que o Eixão era ocioso, isso não causava transtornos; hoje, fecha-se o Eixão e os Eixinhos viram uma zona, cheios de carros, quase intransitáveis. Aí vc, no meio dessa confusão, olha pro Eixão e tá vazio, com pouca gente ali fazendo esporte ou passeando. Realmente não dá.

·
Registered
5,200 Posts
Tmabêm acho uma ideia de jeca, detesto esse eixão do lazer, parece coisa de cidade do interior, quando eu morava na 316 n achava totalmente sem pé nem cabeça ir andar na "frigidera" de asfalto. Fora todos os parques que existem em Brasilia a maioria das super quadras são bem arborizadas e possuem bons caminhos para passear.

E para mim o Correio Braziliense caiu muito na minha cotação pela campanha aberta que fez pelo "eixão do lazer" acho que o jornal deve informar e discutir todos os lados da situação, mas o jornal fez uma campanha viceral, e nem se deu ao trabalho de consultar a comunidade ára saber quantas pessoas são realmente a favor do "eixão" todas as pessoas que eu conheço são contra, e estou acostumado a passar lá e só ver uns poucos gatos pingados andando....

·
Registered
6,037 Posts
O Pasquim da cidade é do Vice-Governador, ué.... tá na cara que eles apoiarão as ações do Governo! :bash:

·
Registered
1,008 Posts
Discussion Starter · #11 ·
Novo espaço para a diversão

Autor: Alan Costa

Thyago Arruda

A partir do dia 15, Avenida dos Pioneiros será fechada aos domingos e feriados

A cidade do Gama será mais uma a se beneficiar com a avenida do lazer. O projeto de autoria do deputado distrital Pedro do Ovo (PMN), que foi aprovado em primeiro e segundo turnos, começa a entrar em vigor na satélite no próximo dia 15. A inauguração da avenida contará com a participação de vários órgãos e entidades. O objetivo é proporcionar à comunidade, além de lazer, serviços em diversas áreas, como: saúde, estética, orientação nutricional, educação, cultura e outros.

O novo espaço de lazer na cidade irá funcionar aos domingos e feriados. A Administração Regional do Gama ficará responsável para dar suporte a todos aqueles que quiserem organizar eventos de esporte e lazer no local. Além também de um monitoramente para a segurança dos moradores que irão praticar atividades. O horário de funcionamento será das 8h às 17h, na Avenida dos Pioneiros, entre o Estádio Bezerrão e o Shopping do Gama, no Setor Central.

A rua será um espaço diferente e inovador para os moradores. A criação da avenida veio para proporcionar à população da cidade uma nova área destinada à prática de esportes e diversão. "É com muita alegria que estamos proporcionando à população um espaço como este. O Gama não tinha uma área destinada para o lazer", comemorou o distrital Pedro do Ovo.

Práticas como futebol, voleibol, basquetebol, skate, tênis de mesa, dança, capoeira, teatro e apresentações musicais estão entre as atividades que devem ser implantadas. O projeto pretende beneficiar pessoas idosas, crianças e adultos, sem distinções. Além de favorecer o lazer aos moradores do Gama, a avenida também contribuirá para os moradores de cidades vizinhas como Santa Maria e Novo Gama, que poderão desfrutar do local.

A idéia inicial é fechar a Avenida dos Bombeiros, no trecho de pista dupla que possui como limite norte, o semáforo situado junto à Companhia Regional de Incêndios - CRI dos Bombeiros, e como limite sul, o balão próximo ao supermercado Super Maia, aos moldes do que acontece no Eixão. Para evitar que o fechamento da avenida não atrapalhe o comércio próximo à região, o distrital fará ainda essa semana uma reunião com comerciantes locais para verificar a opinião deles. "Nosso objetivo não é prejudicar nenhum comerciante e morador local, e sim beneficiar a todos com uma avenida destinada ao lazer. Queremos toda a comunidade integrada no projeto. Caso haja reivindicação da população, iremos procurar uma maneira que agrade a todos, sem prejudicar ninguém", afirmou Pedro do Ovo.

Povo Fala

Qual a sua opinião sobre a avenida do lazer?

"Vai ser bom para a cidade ter um espaço como este. Irá beneficiar a todos, pois vai incentivar a prática de esportes".
Silvânia Maria 32 anos, dona de casa

"A cidade está crescendo e precisa de investimentos assim. É muito bom este projeto. Melhorias são sempre bem vindas".
Caio Rodrigo 23 anos, segurança

"Vai incentivar a prática de esportes na cidade. Vai melhorar muito para quem gosta de caminhas e se exercitar. Com certeza é muito bom".
Gildarliu Souza, 23 anos auxiliar técnico de telecomunicações

"É um beneficio para a cidade. O Gama precisava de incentivos como este. A população precisa de um espaço assim para poder caminhar e praticar esportes. É um ganho para todos".
Valder Santos33 anosauxiliar técnico de instalação

Data : 10 de junho de 2008
Fonte: http://www.tribunadobrasil.com.br/?ned=2345&ntc=66297&sc=58

·
Banned
27,387 Posts
^^ O problema disso é que o Parque Vivencial vai virar setor de Industrias, parabens para o povo do Gama que ganha uma rua de lazer e também ganha uma área industrial numa área de proteção ambiental.

Sem falar claro nos invasores é claro.

·
Registered
2,078 Posts
Correr na rua é muito bom para maratonistas, pois proporciona maior resistência. Contudo eu tbm prefiro parques como áreas de lazer. O maior impecílio parece ser a gestão destes.

·
Banned
27,387 Posts
^^ O que falta é empresários adotarem esses espaços, se eles querem anular suas emissões de CO, a melhor coisa é manter os parques. Mas também não adianta muito o governo criar parques e a própria população destruir ele.

Vai no Parque da Cidade e vê as depredações lá, e olha que não é mendigo que destroi os banheiros e pincham o local, são todos filhos de papai com muita grana.

·
Registered
6,037 Posts
Isso mesmo, moçada.... a população não auxilia e destroi tudo! Realmente, é muito difícil...... :eek:hno:

1 - 15 of 15 Posts