Skyscraper City Forum banner
1 - 13 of 13 Posts

·
Moderator
Joined
·
19,771 Posts
Discussion Starter · #1 ·
CASA DE CHÁ DA BOA NOVA REABRE EM JUNHO



Chef Rui Paula quer um restaurante de excelência, com uma gastronomia que honre a arquitetura de Siza Vieira.

“Foi amor à primeira vista. Há aqui um degrau onde se vê o céu, o mar e a terra. Nunca vi um sítio tão bonito. A Casa de Chá tem um encanto especial. Vou incutir esta paixão em todos os meus colaboradores”, disse o Chef Rui Paula, na cerimónia de assinatura do contrato de arrendamento.

O contrato agora assinado surge na sequência da decisão da Câmara Municipal de Matosinhos, em novembro do ano passado, de ceder, em regime de comodato, a concessão da Casa de Chá da Boa Nova à Associação Casa da Arquitetura (ACA) por um período, renovável, de 20 anos.

A Casa de Chá da Boa Nova, classificada como monumento nacional, é da autoria de um dos principais arquitetos da Escola do Porto, reconhecido nacional internacionalmente e vencedor do prémio Pritzker-Álvaro Siza Vieira.

De acordo com o protocolo celebrado, uma das obrigações da ACA era “promover o arrendamento do espaço, após a sua requalificação, a pessoa singular ou coletiva, detentora de elevados padrões de qualidade, reconhecimento e excelência gastronómica, nomeadamente, com prémios e galardões a este nível”.

A escolha recaiu sobre o conceituado Chef Rui Paula, já com uma longa carreira no universo da gastronomia, com vários prémios conquistados. Abriu restaurantes em Portugal e no Brasil, editou com sucessos livros temáticos e participou em inúmeros programas de televisão, entre os quais o “Master Chef”.

“Antes, a Casa de Chá da Boa Nova era um bom restaurante, mas como tantos outros que temos em Matosinhos. A nossa aposta, ao escolher o Chef Rui Paula, foi de termos um restaurante de excelência”, esclareceu o Dr. Guilherme Pinto, na qualidade de presidente da direção da ACA.

De acordo com o edil, “a principal renovação é na cozinha, que levou uma transformação completa”. Todos os trabalhos, frisou, estão a ser acompanhados de perto pelo arquiteto Siza Vieira.
 

·
Moderator
Joined
·
19,771 Posts
Discussion Starter · #2 ·
Finalmente, porque era medonho ter um monumento nacional naquele estado de abandono.

As obras penso que começaram no ano passado, e incluiu a envolvente do edificio.
 

·
Registered
Joined
·
1,527 Posts
^^
Pelo que estou a ver, só temo que se venha a tornar num restaurante de elites, o que é uma pena...
 

·
Moderator
Joined
·
19,771 Posts
Discussion Starter · #4 ·
É esperar para ver. Ainda por cima agora, como o chef Rui Paula está no Masterchef da TVI, é provável que apareçam por lá muitos curiosos. Mas como estava é que não podia ser.
 

·
Moderator
Joined
·
19,771 Posts
Discussion Starter · #6 ·
Casa de Chá da Boa Nova reabre remodelada 2 anos depois
As obras da Casa de Chá da Boa Nova, do arquitecto Siza Vieira, estão concluídas e para sexta-feira está marcada a reabertura do Monumento Nacional em Leça da Palmeira, que acolherá um restaurante do chef Rui Paula.


O presidente da Câmara de Matosinhos, Guilherme Pinto, realçou esta quarta-feira a “Importância total” desta reabertura, sublinhando que a reabilitação da peça arquitetónica, que é monumento nacional, foi feita com “todo o cuidado”, um investimento de 441 mil euros.

“Para nós, não deixa de ser muito gratificante poder reabri-la às pessoas”, disse Guilherme Pinto.

A Casa de Chá da Boa Nova encerrou em Março de 2012, tendo em Novembro de 2013, durante o curso das obras, sido cedida à Associação Casa da Arquitectura.

“Temos uma grande expectativa relativamente ao momento porque nós gostaríamos muito que este fosse conhecido como ‘o’ restaurante”, antecipou, considerando que este “espaço único” vai aliar a qualidade da gastronomia do chef Rui Paula à qualidade do monumento.

Sobre o atraso das obras – cujo projecto foi do próprio arquitecto Siza Vieira – o presidente da Câmara de Matosinhos considerou que a “pior coisa que uma pessoa pode fazer é valorizar as dores do parto”, garantindo que a autarquia não perdeu um dia, mas que, “mesmo trabalhando em prazo recorde, o projecto e a construção tem as suas delongas”.

Guilherme Pinto disse ainda que às horas de refeição a Casa de Chá da Boa Nova só funciona como restaurante, mas que fora destes períodos poderá ser visitada como Monumento Nacional, com entradas pagas que reverterão a favor da Associação Casa da Arquitectura.

A reabertura oficial do espaço está marcada para sexta-feira, de manhã, e o restaurante concessionado a Rui Paula estará a funcionar, de acordo com informação da autarquia, a partir de terça-feira.

“Todo o edifício foi objecto de uma intervenção profunda, a qual permitiu actualizar equipamentos, impermeabilizar o imóvel e recuperar a cobertura, as madeiras interiores e exteriores, as caixilharias e o betão aparente”, refere o comunicado da Câmara.

De acordo com o mesmo texto, “o mobiliário original, criado por Álvaro Siza, foi também reproduzido de acordo com os desenhos da época e usando os materiais inicialmente previstos, implicando um investimento que ascende aos 70.000 euros”.
 

·
Moderator
Joined
·
19,771 Posts
Discussion Starter · #7 ·
As obras neste monumento nacional assinado por Siza Vieira terminaram e a reinauguração está marcada para esta sexta-feira. A partir de terça-feira, dia 22 de Julho, abre ao público na Casa de Chá da Boa Nova, em Leça da Palmeira o novo restaurante do chef Rui Paula, com a ambição de uma estrela Michelin. "Lista breve de coisas que podem ser vistas quando se visita um edifício classificado como Monumento Nacional: vidros partidos, vidros sujos, excrementos, telhas levantadas, caleiras roubadas, etc". Uma "vergonha mundial", dizia a vereadora Alexandra Gavina. Era assim que no PÚBLICO se resumia, em 2012, uma visita à Casa de Chá da Boa Nova, edifício projectado pelo arquitecto Álvaro Siza na década de 1950 e monumento nacional. Localizada junto ao mar em Leça da Palmeira, vizinha de outro monumento nacional por Siza (a Piscina das Marés), a casa de chá chegou a um estado de ruína tal que abriu várias frentes de polémica. Agora, o edificio foi "totalmente remodelado", conforme assegura a câmara de Matosinhos em nota enviada à imprensa. A obra de restauro e requalificação, segundo projecto do seu arquitecto original, prolongou-se por dez meses e terá custado mais de 440 mil euros. Uma "intervenção profunda", resume a autarquia, que permitiu "actualizar equipamentos, impermeabilizar o imóvel e recuperar a cobertura, as madeiras interiores e exteriores, as caixilharias e o betão aparente". E até o mobiliário original, desenhado por Siza, foi "reproduzido de acordo com os desenhos da época e usando os materiais inicialmente previstos". O fotógrafo João Morgado levanta o véu sobre o novo espaço













 

·
Registered
Joined
·
8 Posts
até que enfim.
aquilo estava uma nojeira. é pena é que agora é presiso estar cheio de dinheiro para lá ir ao restaurante
 

·
Registered
Joined
·
252 Posts
Muito lindo! Pena não poder lá ir jantar mas fico contente de ter sido recuperado! Estava um bocado para o mau...
 
1 - 13 of 13 Posts
Top