SkyscraperCity banner
1 - 20 of 23 Posts

·
Registered
8,874 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Oi, Crianças. Passei toda a semana em Washington DC, num congresso MEDONHO de chato sobre Energia a partir do Oceano (ondas, mares, vento, etc).

Quase nao tive internet, tempo ou paciencia para escrever de la, mas agora que estou em casa de novo, escreverei minhas impressoes sobre Washington, como fiz com a Cidade do Mexico.

So que amanha, porque hoje vou ter que olhar O MILHAO de posts que puseram por aqui durante a semana.

Tentarei ser imparcial (como alias tentei ser com a Cidade do Mexico). Naturalmente, a Cidade do Mexico e muito mais interessante que Washington, razao pela qual nao escreverei todo aquele loooooongo texto que escrevi sobre o Mexico.

Um beijaaaao
Legal

·
Internauta viajante
787 Posts
OK. Estamos esperando. A propósito, você está nos EUA a estudo?

·
Carpe Noctem
4,756 Posts
Afff... mil posts! E olha que o cara nem postou as fotos ainda! =P
Achei engraçado que uma vez encheram meu thread de comentários dizendo que não dava pra ver as fotos, quando eu consertei, quase ninguém postou... ¬¬

·
Registered
8,874 Posts
Discussion Starter · #11 ·
Putz grilo! E eu achando que tinham esquecido! La vai:

Fui a um Congresso de Negocios Internacionais e a um evento de Energia do Oceano no Centro de Convençoes de Washington ha cerca de 2 semanas.

Eu ja tinha estado na capital americana em outras 2 oportunidades, mas agora fui com o objetivo de observar o espaço urbano. COmo ja tinha comentado, a cidade nao eh tao impressionante, grande ou monumental como, por exemplo, a Cidade do Mexico, de modo que os comentarios tambem nao serao tao longos. A primeira caracteristica marcante eh que os famosos monumentos que a gente conhece por fotos sao muito pequenos. O Jefferson Memorial, o Lincoln Memorial, a propria Casa Branca sao relativamente pequenos (Nos Memoriais, voce entra e sai como quem entra numa sala de estar de um apartamento. Estou exagerando, mas sao muito simples e pequenos). A parte de tras da Casa Branca ainda esta muito exposta. Os turistas (e qualquer pessoa mal intencionada) pode chegar no muro da propriedade sem grandes estorvos. Logo na chegada, voce entra numa periferia muito, mas muito deteriorada. A cidade de Washington esta dividida entre uma periferia constituida por gente endinheirada que nao gosta de morar no stress da capital (num cinturao que passa por Alexandria e vai ate Dumfries) e uns bairros de gente pauperrima. Simplificando: os bairros ricos sao brancos e os pobres sao predominantemente negros. A maior parte da populaçao na capital eh negra, mas voce so os ve na cidade limpando hoteis, dirigindo taxi ou em tarefas nao muito sofisticadas. O mesmo aconteceu nos eventos de que participei: os porteiros do Centro de Convençoes, seguranças e agentes de limpeza eram quase todos negros. Os participantes dos eventos, empresarios, politicos e cientistas eram na sua esmagadora maioria brancos. Atençao: Estou apenas constatando um fato, nao julgando uma coletividade a partir dele.

Vou continuar no proximo post, para nao correr o risco de perder o que ja escrevi

·
Registered
8,874 Posts
Discussion Starter · #12 ·
O espaço urbano.

Washington tem melhorado muito o cuidado com o espaço urbano, as ruas estao limpas, com muitas flores, muito organizadas, o asfalto esta novo em muitas areas (em claro contraste com minha visita em 1999, quando as ruas estavam quase todas esburacadas).
Ha uma quantidade ALUCINANTE de mendigos morando nos parques (99% deles de cor negra), pedindo esmolas nas esquinas. A cidade realmente da uma ma impressao nesse sentido, pois voce nao pode sentar em muitos dos parques, ja que os bancos estao "ocupados" com barracas improvisadas de sem tetos deitados.
A arquitetura que impressiona esta quase toda concentrada ao redor do Congresso Nacional. A Biblioteca do Congresso eh realmente espetacular, imenso, com inspiraçao europeia. O STJ (Suprema Corte) tem estilo greco-romando. Eh realmente muito bonito. Na verdade, quase toda a cidade "busca" o padrao europeu (frances) ou o padrao "greco-romano". Muito predio com colunas, que parecem meio fora de contexto na America do Norte. Os predios nao sao altos, pois nao podem ser mais altos que o Washington Monument (Obelisco no centro, que esta em renovaçao agora e solta uma poeira desgraçada em quem passa).

Tem muito predio com "chapeuzinho", mas copiados, nao "originais", modernizados diria eu. Eu gosto deles. Os restaurantes nao estavam tao caros como eu imaginava que estariam (restaurantes do mesmo nivel estao, surpreendementem, mais caros na Cidade do Mexico, por exemplo).

Gravo de novo.

·
Registered
8,874 Posts
Discussion Starter · #13 ·
COmo ja deu para notar, Washington nao eh a minha cidade favorita no globo terrestre, mas como era de se esperar, tem muitos museus de alto nivel, vida cultural invejavel e os restaurantes que eu visitei estao de bom nivel (nada fora do normal, no entanto). O hotel em que fiquei (Windham perto do Thomas Circle) eh muuuuuito cafona, acho que deve ter sido construido nos anos 80, com uma plataforma cafonissima onde ha um relogio gigantesco cuja existencia deveria ser ilegal. Muito feio mesmo.

Eles estao fazendo algo muito inteligente com o Centro de Convençoes (pessimo Centro de Convençoes, diga-se de passagem, sem opçoes de restaurante, com uma cantina que so vende porcaria e uns restaurantes muuuuuito fuleros, e COBRAM internet dos participantes (1 dolar o minuto! OU seja, cheiraram cola!!!!).
O interessante do Centro de COnvençoes eh que foi construido numa das "fronteiras" da cidade boa e da cidade degradada, de modo que de um lado, ha um boom de construçao de predios de bom nivel e do outro um monte de bairro de casas velhas caindo aos pedaços que da FISICO medo!!! A ideia com a construçao do Centro de Convençoes la e fazer com aquela area receba novos investimentos. (Lembrou-me o Caso da Cracolandia em Sao Paulo, onde a Sala Sao Paulo, a Pinacoteca e a Estaçao da Luz vao lentamente melhorando o aspecto de uma regiao degradada). Em Washington, o processo parece ir mais rapido.

Bem crianças, um beijo e fiquem a vontade para fazer perguntas, se desejarem!

·
.
16,901 Posts
Ah, valeu a pena ressuscitar o thread! :) Adoro ler depoimentos sobre cidades, quando mais longo melhor. Sempre se fala de mendigos nas grandes cidades americanas, mas não esperava que fossem em quantidade "alucinante". Se bem que o mais impressionante é essa história de internet a 1 dólar o minuto! :eek:

·
Registered
8,874 Posts
Discussion Starter · #15 ·
Bruninho Maravilhosinho

Os mendigos em Washington realmente sao numerosos... eh algo realmente surpreendentemente para uma cidade tao "pequena". Eles ficam nas praças ou pedindo dinheiro na rua. Dois me pediram dinheiro e um pediu a uma amiga minha num semaforo. Eles fazem "barraquinhas" nos bancos, colocando plastico no encosto dos banquinhos e dormindo embaixo, para se proteger do clima nao muito amigavel de la. As autoridades parecem nao fazer nada, pois eles pedem nas ruas sem a menor cerimonia.

A cidade eh agradavel e isso nao a estraga. So acho que deveriam ter mais preocupaçao com a mendicancia na capital do pais...

·
Registered
4,450 Posts
Muito Obrigado Legal!!! Gostei do relato!! Mas me decepcionou um pouco... principalmente a coisa sobre os monumentos.
Sobre os mendigos, sei lá, uma migo meu viajou de carro pelo costa leste dos EUA (de Miami a NY), e falou q o país tem muito mendigo... ele descreveu como "um pulgueiro", ele q disse...

·
Carpe Noctem
4,756 Posts
E depois escarram o Brasil...!
Não sei como pode haver tanto descaso na cidade onde o homem mais poderoso do mundo trabalha... e como eles querem que o mundo acredite na lorota do american way of life ou do sonho americano se nas costas do homem que defende essas mentiras tem um monte de medigo pedindo esmola?

E pelos comentários a cidade não pareceu tão grandiosa...
Esperava bem mais de Washington, tem muita cidade que não tem tanto poder e que é bem melhor que Washington!

·
Registered
292 Posts
Gostei do seu relato, Legal. Isso de internet e 1 dólar/min realmente é terrível! Mas então, eu não cheguei a ver o thread falando da Cidade do México... alguém pode me passar o link?

·
Registered
meow
9,842 Posts
Eu acho triste essa disparidade racial que tem nos Estados Unidos. Em nenhum lugar isso é justificável, temos um monte aqui no Brasil, mas lá, o país mais rico do mundo, teria todas as condições de ajudar essa gente a melhorar de vida. Em Atlanta acontece o mesmo, tem uma avenida ou freeway que separa o lado negro e violento do lado branco e rico.

Eu tenho muito mais vontade de visitar a Cidade do México que Washington e pelo que você comentou, Ottawa parece ser MUITO mais interessante que Washington, apesar de não ter lá grandes monumentos famosos, é uma cidade linda e impecável.

·
Gabriel
7,483 Posts
Opa, valeu ao Bruno por ressucitar o thread e principalmente ao Legal pelos relatos! ;)

Legal, Washington tem fama de ser uma cidade violenta? Porque outro dia eu li num site estrangeiro (mas pessoal), falando sobre a violência, que a taxa de homicídios em Washington a cada mil habitantes era mais alta que a de São Paulo! Mas não tinha data, não sei se está desatualizado...

E nem o Capitólio é muito grande? Porque por fotos e tudo o mais, eu sempre o imaginei gigantesco!

Pra finalizar, hehehehe: numa comparação Brasília x Washington, o que você acha?

1 - 20 of 23 Posts