SkyscraperCity banner
1 - 18 of 18 Posts

·
Tall and High!
Joined
·
443 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Olá pessoal, ja conhecia esse forum antes mas diante da noticia que vi hoje, não pude me conter e como não vi nenhum forista Douradense, resolvi postar...

Deem uma olhada:

Obra de hotel é suspensa em Dourados

As empresas Bert Administração e Bens Próprios e Empreendimentos Imobiliários Ingá suspenderam ontem as obras de construção do Íbis Hotel que está sendo edificado ao lado do Avenida Shopping em Dourados. Esta semana O juiz Jonas Hass Silva Júnior da 5ª Vara Civil de Dourados deferiu liminar impetrada em uma Ação Popular contra a construção.

Os cerca de 100 trabalhadores que estavam trabalhando no local compareceram ontem no canteiro de obras, mas apenas receberam orientação dos encarregados de que deveriam aguardam o desdobramento jurídico do caso. Alguns temem o desemprego e espera uma solução o mais rápido possível para o impasse.

A ação proposta por alguns empresários do setor hoteleiro da cidade é pedido que seja declarada ilegal a lei municipal que autorizou a venda de parte da área doada para a construção do shopping para que fosse construído o hotel. A comercialização foi autorizada pela Câmara Municipal no dia 27 de abril do ano passado e segundo o despacho do juiz fere Lei Complementar 008. Ao analisar o pedido o juiz entendeu que a obra fere a lei sobre o zoneamento do uso do solo no município que determina que as construções comerciais não podem exceder a 70 por cento do total do terreno.

O empresário Domingos Bertoncello disse que se a questão não for favorável a ele os investimentos podem ser levados para as cidades de Maringá ou Cascavel. Ao todo devem ser investidos na construção do hotel cerca de 7 milhões de reais.

Até agora a prefeitura de Dourados que foi ré no processo movido pelos hoteleiros ainda não se manifestou oficialmente sobre o caso. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo, Ilton Ribeiro disse que é lamentável que uma disputa que parecia superada possa inviabilizar a construção. Ele foi um dos maiores incentivadores da vida do Íbis para Dourados. (Antonio Coca)

Fonte: www.douradosnews.com.br


Esse hotel seria teria 10 andares e encerraria uma sequencia de quase 10 anos sem lançamento de edificios maiores que 7 andares em Dourados e essa porcaria dessa lei de uso do solo tem freado o setor imobiliário e o desenvolvimento da cidade. :eek:hno:

Tenho varios amigos arquitetos e eles dizem que essa lei está freando o desenvolvimento da cidade, tanto que construtoras de grande porte estão indo investir em outras cidades, pois a lei de uso do solo aqui não permite construir edificios maiores que 12 pavimentos, a não ser que haja uma "compensação" para o meio ambiente, a nova lei de zoneamento permite construir acima disso... :eek:hno:

Veja bem, antes essa lei so permitia construir até 6 pavimentos e como não era facilmente divulgada, quando começou a ter varios lançamentos de edificios acima disso, os que foram concluidos receberam pesadas multas, inclusive isso ocasionou na falencia de uma grande construtora... Outras obras foram embargadas... :bash:

Ta certo que a cidade é bonita, tem muita arborização (vide thread by lunardelli) inclusive se prima pelo meio ambiente, sendo essa uma das causas da não liberação para grandes investimentos urbanos, mas a cidade tem perdido investimentos... inclusive algumas lojas do shopping (que ainda nem tem 60% de ocupação) ja decretaram falencia...

Quando viajei para o interior de São Paulo e Minas Gerais, via cidades com 70, 80 mil hab com uma urbanização, skylines que deixam Dourados no chinelo...

Para quem não sabe, Dourados deve ter uns 20 edificios acima de 6 andares e os mais altos são uns 4 com 12 andares... Pouco para uma cidade com 185 mil habitantes...

NUNCA VAI TER UM EDIFÍCIO MAIOR QUE ISSO... PONTA PORA TEM UM DE 20 ANDARES, CORUMBÁ UM DE 15, TRES LAGOAS UM DE 14... as construtoras estão migrando para o interior de MT ou de GO pois nao compensa comprar um terreno em Dourados (que é até mais caro que Campo Grande) para construir um empreendimento com no máximo 12 pavimentos...

Dourados é uma cidade promissora, mas tem esse lado que muitos não conhecem... Se a cidade se descuidar, Três Lagoas logo logo será a segunda cidade mais importante do estado (Já deixou Corumbá para tráz) e está no encalço de Dourados...

Sou contra a lei de uso de solo vigente... Se tivesse um thread de piores skylines do Brasil, Dourados certamente seria a primeira...

Desculpem mas foi mesmo um desabafo!!! :eek:hno:

Comentem por favor!!!
 

·
Registered
Joined
·
2,292 Posts
Entendo seu desabafo tudo que um cidadão quer ver é sua cidade no caminho do desenvolvimento, bem-vindo ao fórum. Mais acho que postou no local errado.
 

·
Demitec
Joined
·
48 Posts
E engraçado essa decisão certamentE foi tomada por meia duzia de possas na camara Municipal !! e a população?? acho que deveria ser consultada sobre isso ... eu não vejo problemas em construir predios assima de 15 andares,.... :vai agredir o meio ambiente em quê ??? .. A POPULAÇÃO DE DOURADOS PERDE COM ISSO...:eek:hno:
 

·
CGr / MS / C-O / BR
Joined
·
18,963 Posts
Engraçado essa "compensação ecológica". Um prédio de 20 andares e 2 apartamentos por andar é bem mais ecológico que um conjunto de 40 casas.
Além disso a cidade tem pouco espaço pra se expandir, pois é rodeada por grandes fazendas com alta produção e tecnologia.
Lamentável uma cidade como Dourados ter uma lei orgânica mais ultrapassada do que uma dos anos 40.

Ah, este tipo de thread tem de ser abertos nas "Notícias da Região".
 

·
Annoying ex-moderator
Joined
·
17,643 Posts
NUNCA VAI TER UM EDIFÍCIO MAIOR QUE ISSO... PONTA PORA TEM UM DE 20 ANDARES, CORUMBÁ UM DE 15, TRES LAGOAS UM DE 14... as construtoras estão migrando para o interior de MT ou de GO pois nao compensa comprar um terreno em Dourados (que é até mais caro que Campo Grande) para construir um empreendimento com no máximo 12 pavimentos...
Tudo bem, mas a Galeria Pantanal é um dinossauro!
 

·
Tall and High!
Joined
·
443 Posts
Discussion Starter · #7 ·
Puxa pessoal, me desculpem, eu realmente procurei onde postar mas achei que aqui era o melhor local... Tava com muita raiva no momento... Será que o tópico será removido?
 

·
arquiteto e urbanista
Joined
·
579 Posts
Engraçado essa "compensação ecológica". Um prédio de 20 andares e 2 apartamentos por andar é bem mais ecológico que um conjunto de 40 casas.
Além disso a cidade tem pouco espaço pra se expandir, pois é rodeada por grandes fazendas com alta produção e tecnologia.
Lamentável uma cidade como Dourados ter uma lei orgânica mais ultrapassada do que uma dos anos 40.

Ah, este tipo de thread tem de ser abertos nas "Notícias da Região".
Não necessariamente é mais ecológico, principalmente se do lado desse prédio tiver outro, e do lado deste outro...e não tivermos uma infra-estrutura suficiente pra atender a todos (transporte, saneamento, energia...).
 

·
Where else?
Joined
·
338 Posts
ridículo!!! LOM dos anos 70! hahaha, uma cidade com praticamente 200.000 não pode ter um edifício com mais de 12 andares e nem mais 70% de um terreno de área construida.
A população deve cobrar um aprimoramente e adequamento à realidade da obsoleta LOM dos veradores municipais, pois pelo que li, no caso em concreto cerca de 100 trabalhadores estão sem trabalhar por um embargo judicial!!!
Numa época difícil e com pouco emprego a obsoleta justiça prefere suspender o "ganha pão" de um cidadão do que reformar um "lixo" de Lei como esta.
Cada caso deve ser analisado à parte, pois, como li num post acima um prédio de 20 andares pode ser mais ecológico que um conjunto habitaciona de 40 casas. Para isso existem os projetos que, devem ser analisados com particularidades, ou seja, cada caso é um caso, e não proibir a consrução por conta de uma construções não estar de acordo com uma Lei "do passado".
Ademais tal projeto de construção que com certeza foi apresentado as autoridades do município deveria não ter sido aprovado antes do início das obras, e não no curso delas... e agora? quem irá resarcir a construtora, seus investidores e os trabalhadores que estavam empregados? é algo a se pensar!
 

·
Registered
Joined
·
1,591 Posts
concordo com todo q foi dito, mas predios não significam qualidade de vida e nem desenvolvimento....adoraria q essa lei fosse reformulada, concerteza iriam pipocar predios em dourados....mas memso assim dourados é uma cidade muito foda e a falta de predios na cidade não a deixa inferior a nenhuma outra cidade!!1
 

·
Registered
Joined
·
842 Posts
apesar de a falta da verticalização poder tornar Dourados um pouco mais charmosa e diferente das outras cidades brasileiras eu prefiro que essa lei seja extinta, para que o desenvolvimento da cidade fique aparente a qualquer um que visitá-la e mesmo seus habitantes, quero que esse desenvolvimento torne-se uma coisa notória.

;)
 

·
Tall and High!
Joined
·
443 Posts
Discussion Starter · #13 ·
Como morador de Dourados e autor do thread, acredito que essa lei está atrasada para a cidade e brecando o desenvolvimento da mesma. Em conversa com alguns amigos engenheiros e arquitetos eles dizem que há investimentos imobiliarios se dirigindo para Ponta Porã, Três Lagoas e até para Naviraí!!! Não compensaria para muitas comprar um terreno caro no Centro (so onde pode construir prédios) e fazer um "high-rise" de 12 pavimentos... Os investimentos estão voltados agora para condomínios verticais (quase nem há espaço pra isso, pois aqui é cheio de área de preservação ambiental...)
E outra, Dourados vai virar "Terra de índio" :lol:
 

·
Fasten your seat belt
Joined
·
1,508 Posts
Como morador de Dourados e autor do thread, acredito que essa lei está atrasada para a cidade e brecando o desenvolvimento da mesma. Em conversa com alguns amigos engenheiros e arquitetos eles dizem que há investimentos imobiliarios se dirigindo para Ponta Porã, Três Lagoas e até para Naviraí!!! Não compensaria para muitas comprar um terreno caro no Centro (so onde pode construir prédios) e fazer um "high-rise" de 12 pavimentos... Os investimentos estão voltados agora para condomínios verticais (quase nem há espaço pra isso, pois aqui é cheio de área de preservação ambiental...)
E outra, Dourados vai virar "Terra de índio" :lol:
Hahaha! Se os planos da Funai se concretizarem Dourados será a capital da "Nação Guarani", que será o maior produtor de mandioca do mundo.:cheers:
 

·
CGr / MS / C-O / BR
Joined
·
18,963 Posts
Pode ficar tranquilo quanto a essa história de MS virar "terra de índio". Se for para o Congresso votar, não sai nem a pau. E outra: de onde o Governo vai tirar dinheiro pra pagar as indenizações? Tem regiões que querem desapropriar que chegam a valer quase R$20.000/ha. Se pra duplicar a BR-163 e gerar riquezas não tem dinheiro...
 

·
Registered
Joined
·
1,591 Posts
...mas o brasil inteiro é terra de indio, não sei da onde nós achamos q vamos "dar" terras pra indios....e o brasil continua com o etnocentrismo e a falta de politica e estudos nessas áreas....se preserva, é porque não "desenvolve" ou atrasa o desenvolvimento, e se libera, a elite do latifundio continua com o monopólio e injustiças acontecem e novamente, não diversifica a economia e bla bla bla.....mas é dificil toda essa situação!
 

·
CGr / MS / C-O / BR
Joined
·
18,963 Posts
^^ não se pode corrigir um erro cometendo outro. E outra, se criar todas essas reservas, com que perna o MS vai andar? Tudo gira em torno do agronegócio. Muitos podem defender que isso seria uma forma de se investir mais na industrialização, mas acho que isso não tem fundamento. Pelo contrário, a agroindústria fecharia as portas, criaria desemprego, diminuiria-se a renda dos trabalhadores e, consequentemete, o poder de compra dos sulmatogrossenses. Que indústria iria querer se instalar aqui? Que comércio resistiria? O Estado entraria em uma decadência jamais vista, muito maior (mas muito maior mesmo) que a crise criada pela aftosa.

E isso não desenvolveria muito o norte do Estado, que é mais voltado pra pecuária, exceto regiões como São Gabriel d'Oeste. Os solos mais férteis estão no sul.
 

·
Registered
Joined
·
1,591 Posts
mas falando assim dar-se a entender q nao tem terra pra todos!!!
sei la cara é uma situacao dificil!!!
e conconrdo plenamente q naum se pode corrigir um erro cometendo outro!!
 
1 - 18 of 18 Posts
Top