SkyscraperCity banner

Votem.

Status
Not open for further replies.
1 - 20 of 24 Posts

·
Mameluco sangue azul
20,420 Posts
7/10

·
Registered
12,776 Posts
Muito interessante. Antigamente o UPC dava jus mesmo ao fórum. E essa foto tem muito a ver com o SSC por isso merece um 9,5 pq resgata a essência do Urban.

·
Registered
1,281 Posts
Humm..
Eu olhei várias fotos do UPC dessa semana, olhei essa e dei 10.
Não é bem assim "fácil de tirar" como foi dito.
Está bem enquadrado, gostei do alinhamento dos postes. Se percebe que teve esse cuidado para os postes ficarem alinhado com o corte da foto. A silueta dos morros atrás.. Esperar passar um taxi amarelo que é um ícone do Rio... A silueta do morro está em sintonia com os postes, não brigando ou um atrapalhando o outro. Sem contar a cor, esse tom quase sépia deu uma vida diferente pra foto. Pra mim a foto diz muita coisa.. Sem contar a resolução da selva de prédios no fundo, super nítidas.
Ao mesmo tempo vejo fotos totalmente sem graça aqui no UPC levando 10. Ou 9,5 que é uma nota ótima.
Não sei qual o critério, mas realmente não entendo. Acho que rola uma panela aqui. Tipo, se não houvesse "assinatura" nas fotos, aposto que as notas iriam variar mais. Segue uma sugestão. Acho que nenhum tipo de favorecimento deve acontecer se o intuito do UPC é contabilizar votos. Quando não se sabe de quem é a foto, acredito que ninguém vai votar 10 só proque é "amigo" nem ter medo de dar "5" e ficar como antipático.

·
Registered
12,776 Posts
Realmente Ander Vaz tem muita gente votando 9,5 e 10 e dizendo "excelente" foto, para uma imagem cortada ou que não tem muito a ver com critérios de uma boa fotografia. Essas pessoas não entendem de fotografia ou estão puxando o saco do autor da foto. Não sabem o que é uma foto simples de thread, por exemplo.
Não digo essa foto, digo outras. Pois essa foto está bem alinhada e enquadrada, como dito.

·
Danielz - xdanielz
1,696 Posts
Discussion Starter #15 (Edited)
Humm..
Eu olhei várias fotos do UPC dessa semana, olhei essa e dei 10.
Não é bem assim "fácil de tirar" como foi dito.
Está bem enquadrado, gostei do alinhamento dos postes. Se percebe que teve esse cuidado para os postes ficarem alinhado com o corte da foto. A silueta dos morros atrás.. Esperar passar um taxi amarelo que é um ícone do Rio... A silueta do morro está em sintonia com os postes, não brigando ou um atrapalhando o outro. Sem contar a cor, esse tom quase sépia deu uma vida diferente pra foto. Pra mim a foto diz muita coisa.. Sem contar a resolução da selva de prédios no fundo, super nítidas.
Ao mesmo tempo vejo fotos totalmente sem graça aqui no UPC levando 10. Ou 9,5 que é uma nota ótima.
Não sei qual o critério, mas realmente não entendo. Acho que rola uma panela aqui. Tipo, se não houvesse "assinatura" nas fotos, aposto que as notas iriam variar mais. Segue uma sugestão. Acho que nenhum tipo de favorecimento deve acontecer se o intuito do UPC é contabilizar votos. Quando não se sabe de quem é a foto, acredito que ninguém vai votar 10 só proque é "amigo" nem ter medo de dar "5" e ficar como antipático.
Obrigado Ander pelo seu comentário, da pra perceber que entende bem de fotografia e tem um excelente critério de avaliação, nota-se pela sua sensibilidade e olhar apurado que relatou exatamente muitas das intenções que eu quis "imprimir" nessa imagem.
A sinuosidade das montanhas alinhada com os postes, o taxi amarelo que eu esperei mesmo ate que passasse e não podia ser qualquer um (rs), esperei também que a ciclovia estivesse livre sem ciclistas ou corredores para dar mais enfase a ela e a uma intenção de contrapor a pista retilinea da via de veículos com a ciclovia sinuosa que "pega emprestado" esse traçado da também sinuosa linha das montanhas se aproximando até que se cruzam ao horizonte onde a vista não alcança e o olhar se perde no paredão denso de prédios. É bem o espírito do título, de deixe-me mostrar um caminho que pode guardar mais surpresas e ser mais interessante que esse retilíneo e caretada via de veículos. O tom da cor foi um artificio para dar um caráter de uma fotografia que não foi corriqueira de um turista qualquer que sacou uma camêra compacta sem nem olhar direito o enquadramento no viewfinder pra tentar despertar o interesse de que essa não é uma foto qualquer que ela tem significados, intenções e capaz de se comunicar com o observador.
Isso por que foi uma fotografia facil de fazer. :lol:

Concordo plenamente com tua idéia de que não haja assinaturas nas fotos, porque claramente existe mesmo uma coisa estranha aqui no UPC, uma postura ruim da maioria dos participantes que contribui muito negativamente para esse espaço.

Realmente Ander Vaz tem muita gente votando 9,5 e 10 e dizendo "excelente" foto, para uma imagem cortada ou que não tem muito a ver com critérios de uma boa fotografia. Essas pessoas não entendem de fotografia ou estão puxando o saco do autor da foto. Não sabem o que é uma foto simples de thread, por exemplo.
Não digo essa foto, digo outras. Pois essa foto está bem alinhada e enquadrada, como dito.
Então Thina. O UPC é complicado, eu participo muito esporadicamente aqui, e quando ponho uma foto sempre evito de comentar algo pra poder dar mais qualidade ao processo de avaliação mas sempre que participo sinto isso que você e o Ander pontuaram. Essa foi a segunda vez que vim aqui olhar os comentários, até tinha decidido que não viria mais porque da primeira vez já tinha visto que continuava a mesma merda, parece um joguinho de comadre, isso desmotiva muito a participação e deixa esse espaço totalmente sem credibilidade, nada pessoal contra outros autores que passaram, passam e que venham a passar por aqui mas vê-se fotos que tem muito pouca qualidade técnica e que nem com muito esforço consegue passar mensagem nenhuma e ganham um 9,5 ou um 10 sem critério nenhum.

·
Registered
12,776 Posts
Danzin, é isso mesmo. E é bom discutir sobre o assunto avaliação. Acho que notas ou qualquer outro tipo de avaliação deveria ter um critério a parte, talvez um "manual" de como avaliar a foto, um sticky.
Vamos ver como vai ser em 2011, a avaliação é um dos pontos mais fracos do UPC.

·
Registered
12,776 Posts
Adoro o Project Runway, as criticas de (Heidi, Tim, Michael e Nina). Por exemplo, se não está bom, o Tim Gunn, diz e pronto.

·
Registered
1,281 Posts
Adoro o Project Runway, as criticas de (Heidi, Tim, Michael e Nina). Por exemplo, se não está bom, o Tim Gunn, diz e pronto.

ahaha
Eu também Thina!E aprendi a avaliar e criticar muita coisa pelo Project Runway.
Adoro outros realities que também possuem uma avaliação rigorosa, ou do tipo crítica construtiva. Daquele tipo de dica que em casa a gente se dá conta que realmente ficaria melhor (Top Chef, Shear Genius..)
Existe uns que as críticas são meio forçadas (American Next Top Model, poe exemplo), mas no geral a melhor parte do programa é a crítica dos jurados.

Danzin, não dá nada cara. Eu também tinha meio que desistido do UPC, mas sempre que bato uma foto que acho que vale a pena espalhar, acabo voltando. Mas é bem o que tu disse.. As vezes fotos bem chinfrin até, que nem deveriam estar concorrendo, recebem um 10. Aí aquela foto, que eu levei umas 2 horas pra esperar, montar a maquina, dar uns 300 cliques e escolher uma só... AS vezes o momento certo do por-do-sol, o momento certo do raio caindo... Recebe 8.. Tipo, se ela for merecedora de 8, beleza. Não é a melhor foto do mundo nem eu sou um fotógrafo profissional. Porém,
não dá pra avaliar desse jeito, dois pesos-duas medidas.. Se a foto for merecedora de 8, ótimo. Desde que a foto do "amigo" receba 6. Ou 5.
Senão perde a credibilidade.

1 - 20 of 24 Posts
Status
Not open for further replies.